Guia de estilo para políticos
13/06/12 18:14Fiz um pouco de ironia com o livro “Guia de Estilo para Candidatos ao Poder”, hoje na Ilustrada, mas confesso que também aprendi algumas coisas.
Além dos tipos de sapatos para diferentes ocasiões, como o barcroft e o derby (conhecimento que não pretendo aplicar), fiquei conhecendo a origem do blazer. Vem do comandante da fragata H.M.S. Blazer, que arranjou uma espécie de japona para os seus marinheiros, ao saber que a Rainha Vitória ia visitar o navio.
O livro também ajuda os políticos a se virarem com twitter e facebook. Inclui até um glossário de tuitês, para mim novidade total: BRB (be right back), fikadik (fica a dica), 9DA10 (novidades), OMG (oh, my God).
Outra que aprendi, e que deveria ter aplicado em recente participação no programa televisivo “Hora da Coruja”, é a seguinte recomendação, ao candidato entrevistado na TV: “Não se jogue na poltrona como se fosse ver o jogo de futebol em sua casa”.
Eis uma regra quase impublicável: “quanto maior for a plateia e mais baixo for o nível intelectual dos ouvintes, mais acentuados devem ser os gestos”.
A que se poderia acrescentar esta outra: quanto mais dissimulado e finório o pilantra, mais convincente será o seu estilo.