"Valente"
09/08/12 19:43Não só uma boa história, sem encompridamentos inúteis, “Valente”
é um desenho animado que também pode oferecer bons instantes de tensão real (um combate entre ursos impressiona bastante) e, naturalmente, humor simpático (os três pretendentes da princesa, cada um pior do que o outro).
A protagonista é uma mocinha que, contra a vontade, tem de se comportar como dama e preparar-se para o casamento. Sua verdadeira vocação é caçar com arco e flecha e cavalgar pelas belas montanhas de sua Escócia natal.
Para as crianças que assistem ao desenho da Pixar, estamos em território mais ou menos conhecido, e até mesmo um pouco semelhante à velha história de Chapeuzinho Vermelho. Quem desobedece às recomendações maternas e inventa de se perder na floresta pode se dar muito mal.
De fato, o defeito dessa aventura está na atitude da menininha, pedindo à bruxa que enfeitice a própria mãe. Talvez, no folclore ou nos contos tradicionais, esse tipo de impulsividade malvada fizesse sentido –mas nem a mais selvagem criança de hoje cairia nessa tentação.
Ainda mais porque o roteiro poderia caprichar mais num diálogo entre a menina e a bruxa, de modo a fazer, por exemplo, que seu pedido fosse efeito de um mal-entendido, em vez de formular-se em termos tão imprudentes.
Seja como for, para um adulto a história tem conotações diversas, e imagino que conscientemente planejadas pelos roteiristas.
A mãe da menina se transforma numa ursa. A menina recua de horror diante do que ela própria desejou. Aos poucos, percebe que a mãe ainda se comporta como mãe, tenta comunicar-se, pensa ser ainda humana.
Acontece que isso não dura muito. A mãe vai “desaprendendo” a ser humana; tem acessos cada vez mais frequentes de selvageria. Já não consegue andar exceto sobre as quatro patas; não sabe mais usar o garfo e a faca. A menina passa a cuidar da mãe.
Sem dúvida, a qualquer adulto que estiver assistindo o filme, a experiência de ter algum familiar com mal de Alzheimer não parecerá muito diferente dessa situação. Ao contrário do que acontece no filme, o final dessa história nunca é feliz.