Terror no tribunal
13/08/12 18:14A explosão jeffersoniana, que acabo de relatar nos posts anteriores, terá de ser digerida aos poucos. No artigo para a Folha de amanhã, o que fiz foi mais um resumo das alegações do advogado do presidente do PTB.
Mas cabe acrescentar aqui algumas observações.
Por que Lula não foi acusado? Por que atribuir apenas a José Dirceu o “domínio do fato” na montagem do mensalão?
O Ministério Público pode argumentar que, ao contrário do que aconteceu com José Dirceu, não há testemunho nenhum apontando que Lula tenha se encontrado com Marcos Valério, por exemplo.
Já foi um passo e tanto, do ponto de vista das provas concretas, acusar José Dirceu. Era, de todo modo, o coordenador político da base governista. Por mais que se acredite que Lula “sabia” do esquema todo, seria provavelmente uma temeridade do Ministério Público fazer esse tipo de acusação.
Incrível, entre parênteses, o silêncio do Procurador Geral, Roberto Gurgel, ao ser acusado de engavetamento.
A credibilidade dos argumentos do advogado de Jefferson também não ganha muito quando ele fala que o PTB “criou a previdência social no Brasil”. E que, portanto, não precisava de dinheiro para votar a favor da reforma previdenciária.
Isso, por duas razões.
A primeira é que o PTB de Roberto Jefferson nada tem a ver com o PTB de Getúlio Vargas; a legenda foi obtida contra as aspirações de Leonel Brizola, esse sim legítimo herdeiro do trabalhismo varguista, que teve de se adaptar à sigla de PDT para o seu partido.
A segunda é que a reforma previdenciária desejada pelo PT ia na direção oposta aos famosos “interesses dos trabalhadores” que Lula e outros invocavam, quando não estavam no poder.
Claro que o Ministro Joaquim Barbosa só quer aparecer na mídia. O objetivo dele é viriar pop star e ter mais seguidores no twitter do que a lady gaga… é cada uma que a gente lê por aqui que só por Deus. Que lástima de matéria.
A justiça é uma enganação que apanha sempre os desavisados. Não existe. O que existe é o empoderamento de discursos acerca de determinados fatos que já não podem se repetir. Agora é MPF de um lado, ministros de outro e advogados na outra ponta do triângulo.
Distanciados deste campo de disputa de discursos estamos nós esperando o que não virá: justiça.
“Por que atribuir apenas a José Dirceu o “domínio do fato” na montagem do mensalão?”
Porque realmente foi o Zé que engendrou o “esquema” – Lulla, mesmo sabendo do andamento da carruagem, não possuia/possue intelecto suficiente para executar esta sofisticada bandalheira! Zé Dirceu sempre, always foi o CARA!- Lulla era a mão de obra, bonitinha, mas ordinária!
Me causa espanto esta defesa do Sr. Lula por este jornalista. Que esta mal informados sobre os fatos.
Eu nao sei de nada dizia o entao Presidente do Brasil, que so nao foi cassado, porque a oposiçao na epoca assim como hoje e fraquissima, mas o povo nao.
Bem dito, mas só faz sentido caso tenha ocorrido uma compra de votos. Por que é que é difícil para alguns entenderem simplesmente que para fazer campanha é preciso de $, de muuuuito dinheiro ?? Respondo : é porque a vontade de destruir Lula e o PT é o único objetivo da vida destes alguns. Devem ter sido muuuuito prejudicados em suas vantagens…
“sai, Zé, para não fazer vítima um inocente”
————-
Ora, vocês da imprensa não se lembram mais dessa frase?
Dá pra entender a ânsia da imprensa pseudo-tukana no caso do mensalão, mas o fato de o RJ agora, depois de 7 anos, mudar totalmente o enredo, não os faz questionar o óbvio?
Muito bem lembrado, Álvaro!
Sugiro um movimento nas redes sociais – MENSALÃO NO LULA – para pressionar a inclusão do chefe da quadrilha.