Os nervos de Joaquim Barbosa
15/08/12 18:36Joaquim Barbosa pode ser imparcial, justo, competente e douto. Mas sereno ele não está, nem um pouco.
Interrompe todos os demais ministros, em especial Lewandowski, que aguenta tranquilo os rompantes de seu colega.
Há de se considerar que ele tem muitos motivos para sua impaciência, em especial depois daquele episódio em que se flagraram comentários racistas, no computador, trocados entre ministros. Em outro país, aliás, eles já teriam renunciado ao cargo.
Mas, passado este episódio, é de assustar que Joaquim Barbosa crie fagulhas e reclame de decisões já tomadas.
Ayres Britto não perde o bom humor ao ver a violência de Barbosa. Ruge contra a “tara antropológica do bacharelismo”, pela qual a corte suprema do país, ao ver uma ofensa contra seus membros (ele próprio) resolve passar por cima da questão.
Mas ele tem de respeitar a decisão da maioria, com uma razoável lhaneza, sob pena de também ofender aos colegas. Que podem ser muito suscetíveis também. Por enquanto eles aguentam.
Vontade de fazer justiça? Ah, é? Então Por que J B, assim como Gilmar Mende DORMIRAM DURANTE A DEFESA dos réus? Como podem condenar agora se não escutaram a defesa??!! Vejam donde vem sua “sede de justiça”: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/08/ayres-britto-senador-joaquim-barbosa-presidente-da.html
Realmente, Joaquim Barbosa não está sereno… E acho que nunca foi! Quem acompanha seu trabalho e sua história sabe de seus arroubos.
Sou uma grande admiradora de seu trabalho, de sua carreira e da maneira como ele conduz seus julgamentos e posições.
Discordo que ele tenha ‘entrado pela janela”,como mencionado acima. Esse é o caso de pelo menos um dos excelentíssimos ministros, que não tem competência, nem currículo para ocupar o cargo, mas não há o que fazer já que esse é o critério, LEGÍTIMO, de nomeação para Ministro do STF.
Apesar de td isso, de td a competência, brilhantismo e valor, acho que falta elegância e compostura ao Relator do Mensalão.
Não só acho que o ministro Joaquim Barbosa está preparado para fazer parte do STF, como sou um grande fã de seu trabalho. Não interessa se o juiz tem ou não tem nervos de aço, o que interessa é sua vontade de fazer justiça e isso, o ministro Joaquim Barbosa tem de sobra.
Que méritos tem esses caras para tanta soberba se entraram, todos, pela janela, sem qualquer concurso que possam demonstrar suas capacidades?
Caro Marcelo,
Quem ofende, ofende a alguém e não alguém, razão por que a expressão deveria ser grafada “ofender aos colegas”.
Abraço.
Carlos Vieira
Opa, obrigado, vou corrigir.
Não gosto de Barbosa.
Mas os comentários trocados pelos Ministros não eram racistas.
Não seja desonesto, Marcelo Coelho. Ou estou exigindo demais?
Desde quando um ministro da suprema corte é obrigado a ouvir críticas pessoais e baixar a cabeça em nome do não cerceamento do direito de defesa?. Como ele não leu as críticas por inteiro por pudor , e quase certo que nesse pais de raizes escravagistas , muitas críticas a ele dirigidas podem conter referencias racistas! Se existe um dispositivo legal para indagar a OAB , então isso poderia ser feito sim.
Para ser Juiz não basta ter conhecimento jurídico, o equilíbrio é fundamental e o desequilíbrio é evidente no ministro Joaquim.
Barbosa não tem nervos de aço, foi ofendido por alguns minisros, principalmente o reis MARCO AURELIO, que e acha. o que barbosa quer e justiça, e ja se sabe que ela falhará nesta decisão dos ministros.Assim é, será, sempre.
Marcelo,
Creio que vc esta se esquivando de comentar a hora que o ministro JB falando da “guilda” inicia uma frase em que acusa o ministro MA de dela fazer parte. Minha dúvida é se o ministro MA, que estava tb falando no momento, ouviu.
joaquim barbosa se mostra totalmente despreparado para o cargo que ocupa. seus nervos à flor da pele, sem nenhum controle emocional. não respeita seus pares, faz apartes totalmente descabidos. quem devia se aposentar rapidinho era ele e não o atual presidente. ele está desmoralizando aquela corte!