A pele de Joaquim Barbosa
16/08/12 13:44Desculpe-me quem tiver opinião contrária, mas a meu ver Joaquim Barbosa foi, sim, vítima de comentário racista quando a ministra Carmen Lúcia, em agosto de 2007, mandou mensagem eletrônica a RIcardo Lewandowski, flagrada pelo jornal “O Globo”, em plena sessão de recebimento da denúncia do mensalão.
Carmen Lúcia comentava o fato de Barbosa ter sido nomeado relator do processo. “Esse vai dar um salto social com o julgamento”.
Salto social? Barbosa já era ministro do Supremo, com doutorado na Alemanha ou sei lá mais onde. Seria preciso ser nulo em conhecimento de Brasil para não ver que a referência era à cor da pele de Joaquim Barbosa.
Também penso da mesma forma. Não foi explícito, também nem poderia, mas que estava lá nas entrelinhas isso estava. Até onde pode se ascender na carreira jurídica além do STF? A não ser que a Ministra estivesse insinuando que o Barbosa poderia estar almejando a cadeira de Presidente da República, o que é pouco provável. Então só pode estar se referindo a outro tipo de ascensão…
Só vc mesmo, Marcelo, pra ver preconceito nessa simples frase. “Esse” agora quer dizer negro e ainda com tom racista? Me desculpe, mas vc está tão identificado com suas posições políticas que já perdeu qualquer tipo de neutralidade pra analisar isso. Que comentário apelativo e imaturo quanto a ministra. E por favor, não pose demais como bastião da moral e dos bons costumes, como se vc tivesse uma conduta ilibada em tudo. Muita hipocrisia…
Caro Marcelo
Mando um post antigo do meu blog sobre a carreira de Joaquim Barbosa
chrome://newtabhttp//sequenciasparisienses.blogspot.fr/2007/06/como-vir-ministro-do-stf-andando-pelos.html#links
abs
lfelipe
Perfeito, Luiz Felipe! Já compartilhei no facebook.
Gostaria de tecer os seguintes comentários sobre o julgamento da Ação 470.
Duas grandes figuras sobressairam, até agora: o Procurador Geral da República e o DD.Ministro Relator Joaquim Barbosa. Este último eclipsou um pouco seu brilho em virtude de sobrevalorizar as alegações do Advogado Pitombo. Melhor seria tê-las ignorado pois a mim pareceu tratar-se mais de uma provocação do que convicção de juizo. Outros também merecem honroso respeito. São eles: DD. Ministro Ayres Brito (que competência, hein?), DD. Ministro Cesar Pelluzo, DD. Ministro Celso Mello. Já o DD. Ministro Marco Aurélio peca por excesso de vaidade. Gosta das Câmeras. Cansa pelas intervenções desnecessárias. O DD. Ministro Lewandovsky, pareceu-me, até o momento, data venia, agir com um leve viés garantista… Dele deverá sair voto pro réus (ou inocentando ou mitigando-lhes a pena). Lamentável! Quanto aos demais, acredito na sensatez das DD. Senhoras Ministras que deverao votar com o Min. Relator. Já o DD. Ministro Fux e Toffoli deverão inocentar os réus. Finalmente, o DD. Ministro Gilmar Mendes continua uma incógnita. Mas acho que deve seguir o voto do DD. Ministro Revisor.
Concordo com sua avaliação, em geral… Não sei se Fux inocenta os réus, para mim é uma incógnita também. O que estou tentando achar há dias é o voto de cada um por ocasião do recebimento da denúncia!