João Paulo absolvido- cont.
23/08/12 15:31E os R$ 50 mil recebidos por João Paulo Cunha? Lewandowski continua. Chegaram a João Paulo Cunha por solicitação de Delúbio Soares. JPC queria o dinheiro para realizar pesquisa eleitoral na região de Osasco. João Paulo Cunha disse que não queria que o dinheiro fosse depositado diretamente na sua conta porque o dinheiro era do PT. Recibos comprovam o pagamento realizado às empresas de pesquisas.
EM 2004, diz JPC, teve poucos contatos com Marcos Valério; que só recebeu os 50 mil, como recursos vindos do PT.
Delúbio, em juízo, conta que JPC o procurou em indícios de 2004, pedindo dinheiro para as pesquisas. E Delúbio pediu a Marcos Valério que viabilizasse esses recursos.
O proprietário de um instituto de pesquisas, o Datavale, declara que o trabalho foi feito, para aferir as perspectivas de cada candidato nas cidades. Gelson Lima contratou os funcionários da pesquisa; Gelson, que trabalhava no escritório de João Paulo, foi quem ficou com o dinheiro retirado no banco pela esposa de João Paulo Cunha. O dinheiro acabou sendo utilizado de fato para essa pesquisa, conclui Lewandowski.
Nem a caneta Montblanc que João Paulo Cunha recebeu, nem as passagens que Marcos Valério ofereceu à secretária dela, provam corrupção. Os recursos foram pedidos por João Paulo ao partido, e não a Marcos Valério. Não se identificou o ato pelo qual João Paulo teria favorecido Marcos Valério na concorrência.