Fux condena Dirceu e Genoino
04/10/12 19:06Não creio na participação isolada de Delúbio Soares. As provas contra ele são contundentes e ele as confessa.
Com relação a José Genoino, confirmo que há essa constatação de que ele vive modestamente. Mas a corrupção pode ser movida por interesse não-econômico.
Baseado nos depoimentos, nas reuniões de que ele participou, no aval que acolheu dos empréstimos, na qualidade de líder da organização partidária, ele não poderia desconhecer o que se passava. Jefferson disse que se encontrou pessoalmente com Genoino, discutindo valores. Vadão Gomes, José Janene falam de reuniões em que Genoino não se limitava a discutir apoio poítico, mas também financeiro. Genoino assinava os cheques. Tinha participação na vida financeira de sua agremiação, tendo afiançado os empréstimos. Confirmou ter sido apresentado a Marcos Valério por Delúbio Soares. Há severos indícios de que Marcos Valério tinha contatos com a cúpula da agremiação partidária.
Elevado grau de intimidade política entre eles. É evidente que, pelas regras do senso comum, pela experiência que temos da vida, Genoino e Delúbio conversavam sobre o assunto. Não é possível dissociar o apoio político do financeiro. O apoio financeiro veio em função do apoio político, como todos já concluímos. Não é possível separar uma coisa de outra.
Em relação a José Dirceu, à luz do meu convencimento racional, concluí que ele é responsável pelo crime de corrupção ativa. As regras da experiência levam a concluir, pelas reuniões a que ele compareceu, levam a crer que ele foi o articulador político, até pela sua posição de destaque no partido e no governo.
mewozrbu It’s a nice post. mewozrbu
[url=http://www.imoricci.it/]replica handbags[/url]
replica handbags
Concordo com sua análise em gênero, número e grau.
Mas é possível condenar alguém apenas por ser ministro-chefe da Casa Civil durante o escândalo do Mensalão?
Digo isso porque, à luz do meu convencimento racional, também acho que Dirceu teve participação no esquema.
Mas condená-lo somente por “não ser crível a hipótese de que Delúbio tenha atuado no esquema sozinho”, nas palavras do próprio ministro Fux em seu voto de hoje, seria justo? Seria seguir o estado de direito e o Direito brasileiro?
Gostaria de ouvir sua opinião sobre isso.
Um abraço e parabéns pelo trabalho na cobertura do mensalão.
Putz… mas nem condenados pela Suprema Corte os petistas largam a idolatria… ô cegueira braba…
tudo bem. Mas nada do que disse Fux mencionou nos autos para justificar seu voto NÃO SÃO PROVAS. São no máximo indícios, que não deveriam ser suficientes para condenar um réu. Eu me preocupo com o Supremo daqui para frente. Afinal, este não será o unico julgamento, mas certamente será o primeiro de uma série. Eu imagino que essa regra agora adotada de condenar mesmo sem provas (bastando indícios ou pressão popular) valerá para todos os outros acusados. Eu imagino , para manter a coerencia, fatalmente todos os reus serão doravante condenados pelo supremo, mesmo que não haja provas contra eles. Basta que haja um denúncia do ministério público.
O colunista de cultura e critica, cooptado pela linha editorial do pasquim… Uma VERGONHA!!!!!