Exposição: gravuras e quimonos
23/05/13 12:56Este “Tríptico de Figuras Bonitas”, de Utagawa Kunisada, é de 1854, e está na exposição “A arte dos quimonos e as gravuras japonesas no acervo dos palácios [do governo estadual].”
A mostra fica de 29 de maio (quarta-feira que vem) até 28 de julho no Palácio dos Bandeirantes. São 30 gravuras e cerca de 30 quimonos, que, estes, vêm da coleção do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.
Menos mal, aliás. Seria curioso se os governadores do Estado tivessem sua coleção de quimonos para uso público ou privado.
Os quimonos, diz o release, estão divididos pelos temas das estampas (objetos, leques, fitas) e técnicas de confecção (pintados, bordados, tramas). Há quimonos bordados com fios de ouro. Como no Japão as estações do ano são bem definidas, ainda há um quimono para cada uma delas.
Quanto às gravuras, “denominadas ukiyo-e, refletem a estética do mundo flutuante associada à prosperidade da cultura urbana nipônica no período Edo (1600-1867), envolvendo o processo de impressão sobre papel de palha de arroz em xilogravura. A temática aborda o teatro kabuki, os guerreiros e as mulheres de entretenimento, também conhecidas como figuras bonitas. O quimono é retratado constantemente, revelando o requinte das técnicas de tessitura, tingimento e tecelagem. Segundo a curadora Ana Cristina Carvalho, a imagem dos quimonos é, portanto, a ponte que integra as duas coleções.”
Este é um quimono de 12 camadas.
Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4500
Morumbi – São Paulo/SP
Data: de 29 de maio a 28 de julho
Horário de visita: de terça a domingo, das 10h às 17h (de hora em hora)
s2h5uW Thanks a lot for the post.Really looking forward to read more. Great.
Eu não tenho certeza, mas uma vez li não sei mais onde que quimonos como esse último aí não eram usados mais na época Edo, que na verdade se trata de um tipo de roupa característico de uns mil anos antes. O zen budismo e o espírito militarista que foram ascendendo nos séculos seguintes levaram a uma simplificação estética generalizada, e as roupas não escaparam.
Pingback: YfTHTBnR
Folha de S.Paulo – Blogs – Exposição: gravuras e quimonos | Marcelo Coelho
Fica agora para tristeza de quem acha que só é bela quem estar usando o nu como moda para o belo, a prova de que não é assim; olhei o quanto são belas as “figuras” com suas vestes que valorizam em muito o não nudismo.