A máquina de gerar poder
18/06/13 12:02Leio alguns textos na internet sobre as manifestações.
O estudante Paulo Motoryn, do Movimento Passe Livre, escreve o seguinte na revista Vaidapé.
A juventude está mostrando que não quer compartilhar dos valores individualistas, consumistas e utilitaristas da geração de seus pais.
O grito dos jovens está longe de bradar contra os “mensaleiros”, contra a inflação, contra as políticas sociais de transferência de renda. O movimento é progressista por natureza e agora tem de saber lidar com uma ameaça feroz: a direitização.
O aparelho midiático que serve a esses interesses já foi acionado. A grande imprensa já está mobilizada para maquiar o movimento de acordo com um ideário conservador, por isso o povo precisa fazer seu recado ser entendido.
Na mesma linha, de forma mais engraçada e sectária, há o texto de Natacastro, no blog Café com Nata:
Não, reaça, eu não estou do seu lado. Não vem transformar esse protesto legítimo em uma ação despolitizante contra a corrupção. Não vem usar nariz de palhaço, não tem palhaço nenhum aqui. Agora que a mídia comprou a manifestação tu vem dizer que acordou?
O povo já está na rua há muito tempo, movimentos sociais estão mobilizados apanhando da polícia faz muito tempo. São eles os baderneiros, os vândalos, os que atrapalham o trânsito. Movimento pelo transporte, Movimento Feminista, Movimento Gay, Movimento pela Terra, Movimento Estudantil… Ninguém tava dormindo! Essa violência que espanta todo mundo não é novidade, não é coisa de agora. Acontece TODOS os dias nas periferias brasileiras, onde não tem câmera pra registrar ou repórter para se machucar e modificar o discurso da mídia.
Não podemos admitir que nossa luta seja convertida pela direita numa passeata contra a corrupção. Não é uma causa de neoliberais. Não é uma causa pelos valores e pela família. Não estamos pedindo o fim do Estado – pelo contrário! – Esse “Acorda, Brasil” não tem absolutamente NADA a ver com a mobilização das últimas semanas.
Acho que os dois textos estão certos e errados ao mesmo tempo.
O errado é pensar que alguém possui os “direitos autorais” de um movimento de massa. Se a coisa cresce, e passa a agregar novos significados, é inútil pretender que se mantenha a pureza do instante original.
O certo é que, de fato, os novos significados do movimento abrem um campo de disputa. A disputa não é feita apenas pelos órgãos de comunicação, mas dentro da própria passeata. Ontem, no Largo da Batata, havia gente com cartazes “de direita”, se quisermos, falando mal do PT e querendo que se dê bom uso ao dinheiro “dos meus impostos”. E havia gente contra o capitalismo, contra “Veja” e contra a mídia em geral.
O que é uma massa dessas na rua?
É, antes de tudo, uma Máquina de Gerar Poder. O poder está ali. O segredo da coisa, eu acho, está nas mãos de quem souber interpretar com exatidão o que está sendo dito. Se eu disser que sou contra o aumento dos ônibus, apenas, provavelmente eu estarei mantendo o purismo da manifestação, mas perdendo apoio. O mesmo se eu disser que a marcha é contra a corrupção petista.
O fundamental –lá vou eu falando como o velho gramsciano que eu nunca fui nem serei—é não alienar as possibilidades de apoio.
Ontem eu vi o Datena na televisão falando a favor do movimento e contra a violência policial.
É claro que isso irrita.
Mas não se pode deixar de receber isso como uma boa notícia.
A “Máquina de Gerar Poder” já conseguiu fazer o Datena –e todos os órgãos de comunicação—penderem a favor dos manifestantes.
A “Máquina de Gerar Poder” já fez a balança política pender para a esquerda –depois de tantas derrotas, que vão de Haddad dando as mãos para Maluf ao prestígio do Pastor Feliciano.
Que “a mídia” queira tomar conta do movimento é, nesse sentido, uma boa notícia.
A má notícia será se, por falta de liderança ampla e não sectária, o movimento se restringir à sua pureza original.
A má notícia, também, será se o movimento simplesmente repetir as expectativas habituais da classe média contra mensaleiros e contra impostos.
Para isso, é preciso uma liderança que saiba traduzir o momento em palavras e propostas que atendam as expectativas do maior número. Isso é política numa democracia, e em geral dá certo.
A round of applause for your article. Much obliged.
Thanks so much for the article.Really looking forward to read more. Keep writing.
Fantastic blog.Thanks Again. Much obliged.
Thank you for your post.Really looking forward to read more. Great.
I cannot thank you enough for the post.Much thanks again. Keep writing.
I think this is a real great blog article.Much thanks again. Want more.
It’s an honor to have the free chemistry planet magazine app.
8x8GKs Major thanks for the post. Cool.
Rj9Oh4 Wow, great blog article.Much thanks again. Want more.
Boa, Marcelo Coelho! É cutucar a classe média pra que ela, no mesmo minuto, se levante e mostre, babando, todo o seu proselitismo político e intolerância à diversidade de opiniões. Continue assim, quem importa sabe que não se trata de livrar mensaleiros ou petistas (petralhas, né?rsrs) de nada. Até porque, ao se limitarem a discutir apenas a questão partidária nos comentários, essas pessoas mostram, justamente, o que você demonstra no texto: a falta de alcance da classe média quanto às mazelas do país. Têm o pensamento binário, limitado, mesmo.
Não se criam novas lideranças sem mobilização, isso é uma dado histórico, então elas são bem vindas nesse sentido. Agora uma coisa é ser contra isso ou aquilo, outra é ser a favor de algo maior, é aqui que estamos longe de chegar em algum lugar.
Muitos bradam contra partidos, ora, para disputar o poder e realmente mudar alguma coisa é necessário organizar-se, podem chamar de rede, grupo, ou qualquer outra coisa, no final isso vira um partido(a Marina chama seu partido de rede porque tem gente no seu grupo que rejeita partidos, ora é um partido, senão não poderia disputar a eleição).
Ser contra a política e a partidos é coisa autoritária, vem do discursos dos que que tem saudade da ditadura, sim, eles estão lá também.
É preciso ser contra a política rasteria, os acordos espúrios e a poder econômico que tem decidido eleições, mas se não gerar organização, acabará como os Ocuppy, de tão perdidos e contra organização, voltaram pra casa e nada aconteceu(o mercado financeiro continua comandando a política, pois eles não querem disputar o poder com eles por purismo).
O PT tende a se dividir, pois é ligado demais aos movimentos, seus militantes devem estar sofrendo pressões, por outro lado os que eram militantes e hoje estão em gabinetes refrigerados nada entenderam e tentam ficar contra as manifestações, isso vai gerar choque entre o PT de base que ainda existe e não tem voz e o PT do poder, o que esqueceu muito do que a base ainda defende.
Acho que vivemos em um pais chato, oprimido, sem liberdade, pasteurizado, tecnocratico, politicos Flhos de put não voto mais, alias ate votar ficou ruim com a maldita urna eletrônica que impede o voto de protesto, a maldita lei seca -não a que pune, mas a das inacreditaveis blitz de bafometro, as malditas e racistas cotas, este maldito STF pro governo, esta midia chata e tecnocratica, a corrupção que não acaba, a criminalidade que so aumenta e é protegida pelo governo e pelos partidos, tudo isto e muito mais tá na goela da gente
Aqui em SP o movimento já declarou que luta única e exclusivamente pela revogação do aumento do ônibus, bastanto isso para que termine.
Na leitura dos textos acima, fora a confusão ideológica, percebe-se uma necessidade desesperada de pouparem da manfestação temas que possam macular o governo Dilma e o PT, como inflação e corrupção por ex.
Estranho…..
Parece que esse movimento tem algum dedão partidário oculto…
O dito “movimento” É UMA ESQUERDA ENVERGONHADA ou finge de sonso “apartidário” p tentar arrebanhar o máximo de apoio possível, porque as demandas levantadas nos protesto TEM ENDEREÇO CERTO, só falta nomear !!! Quem é o responsável pela LEI DA COPA e pelas obras bilionárias ? O PT! Quem CONCEDEU ISENÇÃO FISCAL aos eventos da FIFA ? O PT! Quem é o responsável pela política macroeconômica e aumento da inflação que impacta os custos de vida e do transporte? O PT !!! Qual governo tem o descaramento de criar 39 ministérios p atender afilhado político? O PT! Quem está patrocinando a aprovação da PEC 37 no congresso ? O PT !!! Quem está há 12 anos no poder e o Brasil continua com portos, aeroportos, rodovias e ferrovias sucateadas, além de não ter feito NENHUMA das reformas essenciais: política, administrativa e tributária? Podem chorar as pitangas à vontade,;sem ser objetivo e verdadeiro nada irá mudar! Reivindicar Direitos, mas sem apontar a viabilidade econômica é mentalidade de PT, política de CURTO PRAZO E DEMAGOGIA da grossa ! Ganha votos, mas não se sustenta ao longo do tempo. Pode afastar insatisfações ou mesmo retardar crises, mas elas vêm, os fatos estão aí!!! Conceder “Bolsa vinte centavos” está tão perto da solução para o transporte urbano quanto Plutão da Terra ! Sejam contundentes, sejam objetivos!
Concordo, e tem mais, tem um Sr. Barroso que foi indicado para ministro do SFT (ainda não tomou posse) e disse que não aceitava pressão de sr. ningém. Quero ver esse mesmo cidadão enfrentar o povo. Na Carta Magna diz no Parágrafo ùnico do art. 1º: Todo poder enana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou indiretamente, nos termos desta Constiuição.
Quero Ver esse cidadadão enfrentar o povo e absolver os petistas condenados.
Devemos questionar privilégios – Por que 14º salário pra parlamentares ? E férias de 60 dias para juízes e membros do MP ? E recesso em janeiro e julho no Supremo ? E os gastos exorbitantes nas viagens da Sra. Presidenta, sem qq transparência ? E essa esbórnia nos cartões corporativos, sem qq controle ? Até quando as Diretorias das estatais (federais, estaduais e municipais) serão ocupadas por partidos políticos, e não por técnicos ?
O ideal talvez seja contrariar as expectativas da classe média e lutar por mais impostos e a favor dos mensaleiros.
Agora, se o balanço “pendeu para a esquerda”, então temos aí mais uma vez o habitual jogo de cintura esquerdista.
No delírio demagógico é a esquerda em seu estado puro.
Quando a realidade se impõe, é porque o esquerdismo original foi ‘deturpado’, ou quem sabe violado pelos malvados Malufs desvirtuando mocinhos ingênuos e bem-intencionados como Lula e Haddad.
O discurso desses “líderes” do movimento já diz tudo: é a canalha petista e mensaleira que está se movimentando para dar golpe na democracia brasileira (essa democracia que expôs e condenou o maior escândalo de corrupção da história do Brasil) e desse jeito se perpetuar no poder.
Eles já nem disfarçam mais. É o PT DOS MENSALEIROS e a extrema esquerda golpista que estão por desse movimento.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS.
“Povo” ? 65 mil na rua, e ainda que fossem 200-300-500 mil… …, é o “povo” ? Qual a população de São Paulo ? Qual instituição o “altruísmo anti-individualismo utilitário consumista”, propalado pelo “Movimento Passe Livre”, ameaça ? Aliás, qual a alternativa econômica o dito movimento propõe ? Muita gente falando em nome do POVO, “categoria” tão importante para a história política da Am.Latina, pois de uma demagogia “mágico-realista” incomensurável ! Mas cadê o “POVO”, a maioria silenciosa, o cidadão comum que é exatamente quem elege a classe política e mais pena com os serviços públicos precários ???? OU este “movimento” se esvazia por si, ou radicaliza, suscitando a reação legítima daquele que detém o monopólio do uso da força, e com o apoio da maioria silenciosa, não tenham dúvida !!! É uma nuvem de gafanhotos, depois da Copa das Confederações, vão sumir !!!
O fato é que a Globo, depois de procurar proteger os interesses empresariais e a hierarquia, viu nas manifestações uma boa oportunidade para transformá-las em movimento contra o governo federal, grudando os estigmas da inflação e da corrupção; sendo os manifestantes jovens, acharam que dava na boa para transformá-los em massa de manobra, mas foram surpreendidos e, não demora muito, volta o Arnaldo Jabor a se desdizer, concluindo que, no final das coisas, se trata de ação lulopetista contra o excelso governador de São Paulo, apesar do aumento da tarifa ter sido chancelado por Fernando Haddad. Tirando um percentual de bobocas e oportunistas (inclusive os assaltantes de praxe, que usam a manifestação para fazer seus ganhos), os grupos de manifestantes, heterogêneo, tem alguns traços em comum, sendo um deles o asco à TV Globo e seus tentáculos. Mas pode estender à mídia em geral, e à Folha & Veja em particular…
Bobinho ! A Globo é governista, sempre foi não interessa a sigla no poder ! Afora o grosso da verba publicitária federal que é despejada lá, a Caixa ter financiado o moderno Projac – e isto contra recomendações dos seus técnicos – a dona Globo tem um macaquinho de
R$ 1 bilhão pendurados no BNDES ! Adivinha quem paga a diferença entre os juros subsidiados e os de mercado ?? Adivinhou ??? kkkk … risível esse pessoal que acha que o PT ameaça o status quo !! kkkk … …
Rapaz, vai depredar o patrimônio público e roubar, as únicas duas coisas que os petralhas sabem fazer…
Isto é falta de marido. Não adianta protestar e votar em assaltante de banco.
Pior é votar em banqueiro. Ou em Alckmin.
Ai, marcos ?! kkkk … os banqueiros estão felizes com o PT ! Só no gov. Lula foram
200 bilhões transferidos para os donos da banca ! Não é à toa que o Bradesco é um dos maiores doadores para o caixa eleitoral petista !!! kkk … acorda, amigo !!!
Pior ainda é eleger essa quadrilha de sindicalistas que se uniram a collor, sarney, maluf e outros para roubarem o dinheiro do povo.
Vc tb não entendeu nada, ô cabeção. O povo que protestou não sabe nem o q é “reaça” . Não usa essa gíria exclusiva dos velhos uspeiros, filhos da antiga classe média representados pelo dirceu, marta e quejandos.. Você tá totalmente “out of clue”
Perfeito o comentário do João Oliveira. Daqui em diante o jornalista e o político que não forem capazes de entender os anseios da população, por estarem cegados por seus próprios interesses, serão atropelados pela história que está sendo feita nas ruas.
Bom dia! Esse cara, acha que por ser jornalista e está no editorial do jornal,sente-se mais capacitado intelectualmente para tal analíse, entretanto, parece que ele está vivendo em outro país, o que nós exteriorizamos nestes momentos é a ponta de um iceberg que vem revelando-se ao longo dos ultimos anos, independente do partido politico de plantão, é o nosso basta a essa isensibilidade descarada e desmedida dessas ” pseudo elites” em relação ao povo. Precisamos sim, de novos horizontes, de lidéres que tenham sensibilidade para entender nossas aspirações legítimas, seja na educação, saúde, tranportes e segurança.
Nilson vc falou tudo o que ele falou, pq ele não seria capacitado, muito provavel estudou para isso…
Precisamos sim não deixar que a partir de uma negociação da tarifa de ônibus recuamos e estará tudo resolvido.
Pois se eu fosse o prefeito teria recuado logo no inicio e provavelmente estaria do jeito que estava, mais devido a resistência o movimento cresceu. precisamos de todos os horizontes possíveis para melhorar este pais.
“A má notícia, também, será se o movimento simplesmente repetir as expectativas habituais da classe média contra mensaleiros e contra impostos.”
Buana tem razão. Nós classes médias devemos apenas pagar conta. Sob Getúlio, sob os milicos, sob o neoliberalismo, sob o populismo reacionário peetista. Sim, abramos a boca! Mas pra dizer deus-lhe-pague.
Seria bom que esse movimento não se limitasse ao mensaleiros e aos aumentos dos impostos. Melhor ainda se todas as classes sociais, c’uma rosa vermelha na lapela e olhar no horizonte, se dessem as mãos e dançassem uma ciranda-cirandinha em todo de cada palácio até matar de desespero e tédio cada reizinho. Veja, é só vantagem — subvertemos o poder e não derramamos uma gota de sangue.
Atarefados que estamos em trabalhar para subir na vida e de quebra carregar o país no lombo, nós classes médias não temos nem paciência nem tempo nem expertise para nos unirmos contra os que nos esfolam. O máximo a que chegamos é uma assembleiazinha de condôminos a que nem a metade dos interessados comparece.
Até Marilena Chauí, a Escrota, tira uma da nossa cara e fica sem a resposta que merece. Ao que parece, com a subvenção preguiçosa de articulistas que se especializam em fazer média pra não sair mal em nenhuma foto.
Vocês não pagam as contas, cara, vocês sonegam impostos e põe para trabalhar terceiros dos quqis extraem seus lucros. O vagabundo aqui é você.
Imagina só como um animal petralha desses se comporta numa passeata…
Em que planeta vc vive, Marcos!?!? Ainda está no tempo da “mais-valia”? Se, de um dia para o outro, toda a classe média resolvesse realmente sonegar impostos, o Estado brasileiro parava, ou melhor, falia… Outra coisa: vc fala em “terceiros dos quais extraem seus lucros”. Do que você está falando? Dos, no máximo, 8 % da classe média que tem uma (uma só mesmo) empregada doméstica? Quantos funcionários alguém da classe média tem gerando lucros pra ele? Eu não tenho nenhum, e não conheço ninguém de classe média que tenha… Pra terminar, como “não existe almoço grátis”, vão trabalhar!
E coisa que me dá mais asco nesse Brasil é o vício antiquado e até mesmo maniqueísta em dividir as coisas entre direita e esquerda: Aceitemos a verdade: os dois lados (só dois?!?! digamos milhares de lados) querem o poder para si. Se vc tem pouco e quer mais é esquerda; se tem muito e quer manter ou ter mais é direita. Definição simplória? Aparentemente. Mas não é. Tem muita reflexão por trás dela. Aliás, tudo, mas tudo mesmo, por mais que tentem desenvolver a noção de “COLETIVO”, é movido por movimentos pessoais egoísticos, afinal, por mais madre Tereza de Calcuta que uma pessoa seja, ela age daquela forma porque aquilo lhe propícia enorme prazer psiquico. Senão agiria de outra forma. Ou seja, por mais que uma pessoa se doe e sacrifique pelos outros, seus atos não deixam de ser uma forma de realizar os prazeres pessoas dessa. Não quero dizer que não devemos nos preocupar com causas coletivas e com o bem estar em geral da nação, apenas que por trás de tudo isso estão interesses pessoais…afinal somos todos pessoas.
Esse papo de “tentar entender” o motivo dos movimentos é uma piada, é a reação de damagogos acostumados com o status quo que levaram um tapa na cara. Os movimentos são porque a população está cheio dessas palhaçadas: mecanismo público em funcionários comissionados despreparados são indicados a bel prazer da autoridade sugando dinheiro público, Inflação, funcionarios concursados acomados, desatualizados e moroso, falta de investimento em educação e saúde e segurança enquanto os corinthianos ficam se gabando do megaultra estádio que o ex-presidente corinthiano fez…voto secreto no congresso (que absurod- não podemos saber no que nossos representates eleitos votaram!!!)…isso é a pontinha do iceberg…mas não tem esse mistério todo não… CARGO COMISSIONADO NÃO VAI GARANTIR PARA SEMPRE UM PARTIDO ÚNICO NO PODER.
Esse pessoal do Passe Livre quer mais uma bolsa do PT. É isso. Por isso insistem em dizer que o movimento é contra o aumento da passagem. A saúde, a educação, a corrupção. Essas estão indo muito bem, obrigada.
Pelo jeito a luta deles é o Bolsa Transporte.
Agora virou moda no Brasil que o governo arque com todas os custos. Logo vão lutar pelo bolsa cerveja.
Esse modelo realmente não é sustentavel.
Agora vou dizer uma coisa que pode soar cruel mas é lógica:
Prepare-se para uma reforma previdenciária drástica.
Um das primeiras coisas que tem que mudar é a questão de pensão vitalícia para o conjugê supérstiste. É lógicamente absurdo dar pensão para o conjuge sobrevivente, que tenha condições de subsistência próprias, sob argumento de manuteção da qualidade de vida. Haja sangria de dinheiro público.
Seu comentário resume a ópera. Irritante mesmo esta colocação dos garotos, individualista e egóica, tomara que tenha pouca repercussão. Deveriam ficar de boca fechada pra não perder a simpatia maciça pelo movimento!
Me estranha um membro do conselho editorial deste jornal dizer que protestar contra um partido que está no poder federal há mais de 10 anos é ser de “direita”. Creio que estes articulistas deverão de agora em diante ser isentos de partidarismos e olhar bem para a liberação da angustia reprimida do povo brasileiro, que a todo momento se sente enganado e iludido pelos políticos e governantes atuais, sem soluções para a segurança, transportes, educação e saúde. E lazer a $180,00 a partida, só para as elites.
facebook . com /DIREITA – la tem demandas legítimas de protestos realizados pelo país, sem abraçar facção alguma. É tudo uma questão de RESPEITO e COMPROMISSO. É isso.
Esse estudante ta vislumbrado e à parte da realidade dos jovens. É um esquerdista visionário. Os jovens hj n se interessam por “esquerda x direita”. É um direito de cada um consumir oq quiser se puder pagar. Esse cara n pode nos julgar por isso. O protesto é contra desmandos, privilégios e desperdícios de nosso Estado. Nada de “direitização” ou qq besteira assim!
É isso mesmo que o texto diz e que o thiag complementou perfeitamente, a revolta é pelo descasso, desmandos, privilegios e roubos da classe politica brasileira em geral, temos que banir os atuais politicos, limpar o Páis dessas centenas de partidos e criar instrumentos que ouçam o povo. o povo passa a decidir sem malditos “intermediarios” que tudo tem e nada fazem, enfim o que eu vejo nas manifestações é que é preciso MUDAR O SISTEMA POLITICO/ELEITORAL consequentemente o processo decisorio que existe hoje no brasil.
Irretocável a sua observação. Compartilho da mesma leitura da realidade que estamos colhendo destes episódios.