Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Marcelo Coelho

Cultura e crítica

Perfil Marcelo Coelho é membro do Conselho Editorial da Folha

Perfil completo

Não entende quem não quer

Por Marcelo Coelho
25/06/13 15:51

Há muitas maneiras de criticar as manifestações, e certamente os melhores motivos do mundo para condenar os absurdos que acontecem nessa hora –como saques e pancadaria.
Algumas opiniões sobre o fenômeno, contudo, parecem sobretudo resultar da má vontade de quem comenta. Dou alguns exemplos.
1- “Manifestações? A única coisa de certo sobre elas é que ninguém está entendendo nada”.
A frase tinha sentido na semana passada, quando mesmo depois da redução das tarifas o movimento cresceu. Mas como dizer, ainda, que “ninguém está entendendo nada”? Até a presidente Dilma entendeu as manifestações –ainda que do jeito dela.
O fato de um fenômeno ser complexo, e de ter muitos aspectos ao mesmo tempo não quer dizer que seja incompreensível. Podemos, certamente, não entender tudo. Podemos, também, reconhecer nossa incapacidade de reduzir todos os protestos a uma única palavra de ordem. Podemos não concordar com tudo o que os manifestantes querem. Podemos perceber que o que um manifestante quer tende a ser contraditório com o que outro manifestante reivindica. Mas é má vontade perguntar “o que esses manifestantes querem, afinal?” Os cartazes dizem muitas coisas, e repetem algumas causas bastante claras (contra a PEC 37, por exemplo). Basta saber ler

2- “Não há povo nesses protestos, a maioria nem pega ônibus”.

Não há, de forma visível, classe operária nas passeatas. Como costuma acontecer, movimentos desse tipo são de classe média, e especialmente de estudantes. Foi assim na luta pelas eleições e no impeachment de Collor. Trata-se, entretanto, de uma classe média diferente, ou melhor, com duas vertentes. Há o estudante de elite, o advogado mobilizado contra corrupção etc. Mas há muito mais estudantes que não pertencem a esse meio social. Há faculdades particulares em todas as partes da cidade, com alunos muito diferentes dos da PUC ou da GV. A própria USP se deselitizou em algumas áreas, e está cheia de gente que usa ônibus. E que se mobiliza.

3- “Esses manifestantes são contra os partidos. Sem partidos não há democracia. E tudo pode degenerar em fascismo”.
Há alguns fascistas, ou quase, se aproveitando das manifestações para barbarizar, quebrar tudo e hostilizar grupos de esquerda.
Há também, pelo que vi, manifestantes contra qualquer partido político. Não são necessariamente fascistas. O anarquismo tem uma larga tradição na história das lutas sociais, e esta se renova quando alguns partidos ditos de esquerda abandonam suas bandeiras para se aliarem a forças de direita.
Há um terceiro grupo, que imagino maior, que não é necessariamente contra partidos, mas se recusa a que partidos instrumentalizem o movimento. Agremiações de extrema esquerda, como PSTU e PCO, aparecem com força nas passeatas –e são recebidas com hostilidade política, o que é natural, por quem não concorda nem com 10% do programa dessas agremiações.
Por último, partidos são úteis para construir a democracia, sem dúvida nenhuma. Mas não são necessários para o fortalecimento de movimentos sociais. Trata-se de duas coisas diferentes, e a democracia precisa das duas para funcionar. Aliás, a democracia brasileira parecia até funcionar bem com partidos de mentira e sem movimentos sociais. Não deixa de ser irônico que, quando movimentos sociais aparecem com força, apareçam advertências quanto aos perigos que a democracia possa correr.

About Marcelo Coelho

Marcelo Coelho nasceu em São Paulo, em 1959. Estudou Ciências Sociais na USP. Escreve semanalmente no caderno "Ilustrada", da Folha de S. Paulo, e publicou, entre outros, "Crítica Cultural: Teoria e Prática" (Publifolha) e "Patópolis" (Iluminuras)
View all posts by Marcelo Coelho →
Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Pingback: LOUIS VUITTON BAGS

  2. FIREFALL GOLD comentou em 08/07/13 at 7:58

    Folha de S.Paulo – Blogs – Não entende quem não quer | Marcelo Coelho

  3. mbt shoes comentou em 08/07/13 at 7:57

    Folha de S.Paulo – Blogs – Não entende quem não quer | Marcelo Coelho

  4. Pingback: celine outlet online

  5. prada handbags comentou em 08/07/13 at 7:57

    Folha de S.Paulo – Blogs – Não entende quem não quer | Marcelo Coelho

  6. Pingback: Polo Ralph Lauren Outlet

  7. prada outlet comentou em 08/07/13 at 7:57

    Folha de S.Paulo – Blogs – Não entende quem não quer | Marcelo Coelho

  8. cheap oakley sunglasses comentou em 08/07/13 at 7:57

    Folha de S.Paulo – Blogs – Não entende quem não quer | Marcelo Coelho

  9. Pingback: Mac Makeup Wholesale

  10. CHEAP IPHONE 5 comentou em 08/07/13 at 7:56

    Folha de S.Paulo – Blogs – Não entende quem não quer | Marcelo Coelho

  11. Pingback: louis vuitton

  12. GUCCI HANDBAGS comentou em 08/07/13 at 7:56

    Folha de S.Paulo – Blogs – Não entende quem não quer | Marcelo Coelho

  13. Pingback: air jordan shoes

  14. Pingback: prada outlet

  15. ralph lauren outlet comentou em 08/07/13 at 7:55

    Folha de S.Paulo – Blogs – Não entende quem não quer | Marcelo Coelho

  16. Pingback: Hollister Outlet

  17. Pingback: nike air max 2013

  18. louis vuitton handbags on sale comentou em 08/07/13 at 7:55

    Folha de S.Paulo – Blogs – Não entende quem não quer | Marcelo Coelho

  19. Pingback: Jimmy Choo Outlet

  20. Pingback: LOUIS VUITTON OUTLET

  21. Pingback: BURBERRY OUTLET

  22. Pingback: Ray Ban Sunglasses Outlet

  23. Pingback: GUCCI BAGS OUTLET

  24. Pingback: CHEAP LOUIS VUITTON HANDBAGS

  25. Pingback: Chanel Bags

  26. Pingback: cheap Oakley Sunglasses

  27. Pingback: cheap ralph lauren

  28. Pingback: Mulberry Bags

  29. Pingback: Isabel Marant Sneakers Pas Cher

  30. Pingback: baxwFaBE

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailcoelhofsp@uol.com.br

Buscar

Busca

Versão impressa

  • Em cartaz
  • Geral
  • Livros
  • Versão impressa
  • Recent posts Marcelo Coelho
  1. 1

    Aviso

  2. 2

    Debate sem fim

  3. 3

    Pequenos profissionais

  4. 4

    O homem da fibra ótica

  5. 5

    Temporada de caça

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 01/06/2006 a 31/01/2012

Sites relacionados

  • Seja avisado dos novos posts deste blog
  • Folha.com
  • UOL
  • BOL
  • O link de todos os links
  • Eurozine
  • Voltaire e seu tempo
  • Fotos maravilhosas
  • Rádio naxos
  • Times Literary Supplement
  • Teatro fantasma
  • Controvérsia
  • Entrelinhas
  • Luiz felipe de alencastro
  • Jean Claude Bernardet
  • Amigo de Montaigne
  • Catatau: cultura, ciência e afins
  • Guindaste: literatura, crianças, desenhos
  • Marco Antônio Araújo: aforismos
  • Sebos on line
  • Comentários, arte e fotos
  • Ciência em Dia
  • Pinakothek
  • The Atlantic
  • Bibliodyssey, gravuras e ilustrações
  • Teatro e libertinagem com Mauricio Paroni
  • Caça-lorotas de internet
  • Curiosidades de todo tipo na internet
  • Livros antigos de arte
  • George orwell: diário
  • Jornais de todo o mundo
  • Videos de arte
  • Guia de pronúncia em todas as línguas
  • Biblioteca universal
  • Blog do favre
  • Milton ribeiro
  • Noemi jaffe
  • Images&visions
  • Partituras clássicas
  • Revistas acadêmicas
  • Blog de música classica
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).