A vez da mídia
26/06/13 02:06Partidos, Congresso, sindicatos, governantes —não há instituição democrática que não esteja sob o foco de críticas. Falta falar de outra instituição, a imprensa. Ou “a mídia”, como prefere dizer quem já se põe no campo de ataque.
Acho que há três pontos a destacar. Em primeiro lugar, a ideia de que as redes sociais, como o Facebook, aposentaram a mídia tradicional. De um ponto vista, faz sentido. De outro, não.
Claro que, graças ao Facebook, foi possível avaliar, por exemplo, se valeria ou não a pena participar da manifestação de segunda-feira passada, dia 17 de junho. Quanto mais adeptos no mundo virtual, mais se sente que o momento de passar à vida real já chegou.
Não é tão claro o raciocínio de que, com as redes, elimina-se a função dos jornais e das empresas de comunicação. Muito do que se compartilha no Facebook, em termos de notícia e opinião política, tem origem nos órgãos jornalísticos organizados, sejam impressos, audiovisuais ou da própria internet.
Passo com isso ao segundo ponto. Quem está protestando contra o pastor Feliciano, a PEC 37, Renan Calheiros, os gastos da Copa, e outros mil problemas, teve sua indignação despertada pelas notícias dos jornais e da TV.
São as reportagens de sempre, com sua rotina de sempre, que acumularam essa insatisfação contra o sistema político. E, se a mídia noticiou os casos de vandalismo, também foram indispensáveis para mostrar os abusos policiais.
A imprensa sai então glorificada dessas movimentações? Com toda evidência, não. Houve ataques contra emissoras de TV e contra repórteres respeitabilíssimos, como Caco Barcellos. Há mais.
Acredito que, graças à conquista de um poder de autoexpressão possibilitado pela internet, as pessoas que se manifestam nas ruas e nas redes se sentem mal representadas na mídia tradicional.
Em parte, a “crise de representação” que se verifica no caso de partidos e Congresso se reflete nas relações entre imprensa e cidadãos.
Existe a sensação, claro, de uma desigualdade de poder de fogo: grandes empresas de comunicação podem mais do que sites e blogs isolados.
Há também um abismo geracional. Incluo-me entre os que envelheceram. E olhe que à minha volta, nos chamados formadores de opinião, nos analistas, comentaristas, sociólogos, filósofos, urbanistas, técnicos e economistas que, sempre os mesmos, são os entrevistados nessa época, a maioria está na ativa desde que eu era criança…
Quando o pensador mais ousado e “irreverente” da Globo se chama Arnaldo Jabor, talvez seja o momento de uma autocrítica.
A alienação, o distanciamento entre a imprensa e os manifestantes se dá em outros níveis também. Ao voltarem-se contra governantes, as passeatas denunciam o contraste entre o mundo oficial, movido a discursos eleitorais, planilhas técnicas e blá-blá-blá de marqueteiros, e uma realidade cotidiana da qual todos se esquecem assim que assumem o poder.
É injusto dizer que um jornal como a Folha se esquece de apontar falhas na saúde, nos transportes e na educação. Ao contrário, isso é noticiado todo dia, com investigação e detalhe.
Mas, assim como os políticos só parecem acordar para o interesse público às vésperas da eleição, também os jornais concentram-se excessivamente, a meu ver, no calendário eleitoral. Não há dia —mesmo nestas últimas semanas— em que não saiam notícias sobre as movimentações de Aécio e Eduardo Campos, ao lado dos clássicos prognósticos de que Dilma vai se reeleger se a economia não piorar muito.
A rotina desse tipo de cobertura mata os jornais, e interessa a pouquíssimas pessoas. As próprias reportagens sobre corrupção e mazelas administrativas me parecem difíceis, chatíssimas de ler.
Há a obrigação de revelar dados, estatísticas etc., sem o que estaríamos retrocedendo a um jornalismo da Idade da Pedra. Ao mesmo tempo, acho que isso trouxe um risco de rotinização e tecnicalismo que afasta o leitor —e não adianta “emburrecer” a linguagem para trazê-lo de volta.
Chamo “emburrecer” o processo que leva à elaboração de boxes, por exemplo, dizendo “entenda o que é o mensalão”, “entenda o que é reforma política” ou coisa parecida. “Entenda, é sua última chance”…. Mas os manifestantes destes dias parecem estar entendendo mais do que se pensa.
PS. Atribuí a Fernando Henrique, na coluna anterior, a frase de que “política é a arte do possível”. A frase é de Bismarck (1815-1898). FHC criticou a ideia, dizendo que na verdade “a política é a arte de tornar possível o necessário, o desejável”.
Folha de S.Paulo – Blogs – A vez da mídia | Marcelo Coelho LOUIS VUITTON BAGS OUTLET http://louisvuittonbags2014.freeoda.com
Folha de S.Paulo – Blogs – A vez da mídia | Marcelo Coelho gucci bags http://www.bhunn.com/#wmrdh
Folha de S.Paulo – Blogs – A vez da mídia | Marcelo Coelho Discount Mac Makeup http://www.resilientamerica.us/#discount-mac-makeup
good simply just
Folha de S.Paulo – Blogs – A vez da mídia | Marcelo Coelho mbt shoes http://mbtshoes2014.jimdo.com#mbt-shoes-for-women
independently
Folha de S.Paulo – Blogs – A vez da mídia | Marcelo Coelho Gucci Outlet http://guccioutlet2013.jimdo.com
Folha de S.Paulo – Blogs – A vez da mídia | Marcelo Coelho Chanel Outlet http://chaneloutlet2014.tripod.com#chaneloutletstore
Folha de S.Paulo – Blogs – A vez da mídia | Marcelo Coelho christian louboutin outlet usa http://christianlouboutinoutlet.xp3.biz
Folha de S.Paulo – Blogs – A vez da mídia | Marcelo Coelho firefall gold http://www.ufirefall.com
Folha de S.Paulo – Blogs – A vez da mídia | Marcelo Coelho Cheap Louis Vuitton http://www.cameracybermonday.net/
Folha de S.Paulo – Blogs – A vez da mídia | Marcelo Coelho herve leger dress http://hervelegerdress.xp3.biz
Folha de S.Paulo – Blogs – A vez da mídia | Marcelo Coelho DISCOUNT OAKLEY SUNGLASSES http://www.oakleyzero.com/#cheapoakleysunglasses
Pingback: nVngxpCM
but many.
around A couple of
Folha de S.Paulo – Blogs – A vez da mídia | Marcelo Coelho ralph lauren outlet http://ralphlaurenoutlet.noads.biz
Folha de S.Paulo – Blogs – A vez da mídia | Marcelo Coelho Cheap Oakley Sunglasses http://www.sunglassesshoppings.com/
Folha de S.Paulo – Blogs – A vez da mídia | Marcelo Coelho Iphone 5S http://www.applest0re.com/#iphone5s
Charles as well as.
Folha de S.Paulo – Blogs – A vez da mídia | Marcelo Coelho gucci outlet http://www.bhunn.com/#gucci-bags
Folha de S.Paulo – Blogs – A vez da mídia | Marcelo Coelho Fake Oakley Sunglasses http://www.qtmediahub.com/
Folha de S.Paulo – Blogs – A vez da mídia | Marcelo Coelho herve leger dress http://hervelegerdress.xp3.biz#mnyhe
Folha de S.Paulo – Blogs – A vez da mídia | Marcelo Coelho VIBRAM FIVE FINGERS SHOES http://www.52o2o.com/
Folha de S.Paulo – Blogs – A vez da mídia | Marcelo Coelho AIR JORDAN SHOES http://airjordanshoes2013.tripod.com
Pingback: iphone 5 unlocked
Folha de S.Paulo – Blogs – A vez da mídia | Marcelo Coelho Hermes Outlet http://hermesoutlet.coolpage.biz
Folha de S.Paulo – Blogs – A vez da mídia | Marcelo Coelho CHEAP OAKLEY SUNGLASSES http://www.sunglassesshoppings.com/#wtltz
Pingback: Ray Ban Sunglasses Outlet
Pingback: MULBERRY BAGS