Gatsby, o retorno
03/07/13 01:36Não se pode reconstruir o passado, diz Nick Carraway, o narrador de “O Grande Gatsby”, ao misterioso personagem cujo nome dá título ao romance de Scott Fitzgerald.
“Como assim? Claro que se pode!”, responde Gatsby. Do alto de uma imensa fortuna, adquirida não se sabe direito como, ele quer reconquistar o amor de sua juventude. Conhecera Daisy, uma moça aristocrática, quando ainda não tinha um tostão.
Daisy acabou se casando com um ricaço de família tradicional, que logo se revela adúltero, preconceituoso e violento. O casamento vai mal quando Gatsby reaparece, montado numa mansão espetacular, palco de uma sequência nauseante de festas —às quais Daisy não comparece.
Exposto assim, o tema principal de “O Grande Gatsby” poderia ser adaptado para uma telenovela de terceira. A arte de Scott Fitzgerald está em deixar todos os personagens, e suas motivações, envoltos numa atmosfera úmida, desentendida e reticente.
A publicidade antecipada em torno de “O Grande Gatsby”, filme de Baz Luhrmann com Leonardo Di Caprio, sem dúvida intensificou a má vontade de muita gente. Ainda mais porque estava na memória a versão anterior do livro, dirigida por Jack Clayton em 1974, com Robert Redford e Mia Farrow.
As cores esmaecidas e o charme lânguido do filme mais antigo terminaram produzindo a impressão de que se tratava de uma obra mais artística do que era realmente.
Como Jack Clayton nos empapava de estilo e figurino, e como tendemos a ser maus intérpretes dos códigos sociais do passado, aquele “Grande Gatsby” diminuía o contraste entre a aristocracia de Daisy e a ambição emergente de Gatsby.
No livro, este é desprezado, por exemplo, quando usa um terno cor-de-rosa: sinal de breguice irremediável para os outros personagens.
Só que Robert Redford, com o terno da cor que quisermos, será sempre um bacanão na mais alta película da nata social americana. A história real de seu fracasso amoroso ficava um bocado incompreensível, atrás de muitos véus de tule, no filme de Clayton.
“Não se pode reconstruir o passado.” “Claro que se pode!” A resposta de Gatsby poderia ser adotada pelo próprio Baz Luhrmann, que fez tudo para reconstruir, de um ponto de vista completamente subversivo —quase terrorista de tão subversivo— o filme de 40 anos atrás.
Quando uma pessoa tem dificuldade em entender alguma explicação mais trabalhosa, há quem goste de humilhá-la, perguntando: “Quer que eu desenhe?”. O novo “Gatsby” faz isso com o romance de Fitzgerald, explicitando a trama com recursos de professor de cursinho.
O estilo de Luhrmann flerta, aliás, com o desenho animado. Tudo começa quando reconhecemos, no papel de Nick Carraway, ninguém menos do que Tobey Maguire. “Onde é que eu vi mesmo esse carinha?”
Resposta: nos filmes do Homem-Aranha. Os recursos de 3D, fazendo mergulhos ridículos na selva de edifícios de Manhattan, confirmam a pretensão de transformar aquele evasivo clássico literário num “blockbuster” demencial.
A intenção caricatural, extremada, de Baz Luhrmann, surge assim como reação à finura da versão mais antiga.
As duas, talvez, se complementem. Com suas festas quase fellinianas, com a vulgaridade explícita da filmagem, com a inexcepcionalidade feminina de Carey Mulligan (no papel de Daisy), o filme de Baz Luhrmann adota, na verdade, o ponto de vista novo-rico, meio bandidão, do próprio Gatsby.
Com a vítrea Mia Farrow e um Robert Redford impecável, o filme de 1974 aristocratizava tudo. Diminuía os conflitos, eufemizava as diferenças sociais, musicalizava suavemente a tragédia.
Nenhuma das duas versões dá conta, a meu ver, do que mal e mal se sugere no livro. Para impressionar Nick Carraway, e convencê-lo de suas credenciais para a classe A, Gatsby o leva para almoçar num restaurante, apresentando-o a uma figura estranhíssima.
Meyer Wolfsheim logo se revela, no livro, uma espécie de gângster. É difícil entender por que razão Gatsby levaria Carraway para conhecer um tipo tão suspeito. Seria ingênuo, pensando que Carraway não perceberia a estirpe do interlocutor? Ou, ao contrário, estava tentando comprar a consciência de Carraway, abrindo-lhe as portas para adquirir uma fortuna ilícita também?
Seria difícil filmar de um modo que fizesse justiça às duas hipóteses ao mesmo tempo. Mas, se o livro exige mais de uma leitura, não é nada mau que o espectador possa agora contar com um filme tão diferente daquele, discreto e perfumado, que guardava nas suas memórias de 1974.
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Fui finalmente ver O Grande Gatsby, não li criticas antes, não dei atenção a comentários… Queria não estar ”contaminada” quando assistisse na telona uma das histórias mais completas e instigantes da literatura, estrelada por um dos melhores atores de sua geração que é o Di Caprio.
Fiquei decepcionada, as festas de Gatsby eram um evento mas não aquela algazarra que aparece nessa versão do filme e que teima em tirar a tenção da história. Não sou reacionária mas o Charleston versão Jay Z é de amargar.
E a Carey Mulligan, tão intensa, simplesmente está irritantemente apática neste filme. O Di Caprio entre o mistério e a falta de expressão… O Tobey nunca poderia interpretar Nick Carraway, não demonstra inquietação suficiente para isso…
O que Fitzgerald quis com Gatsby foi falar de excessos, sobre a grandiosidade e a pequenez da alma, sobre nossos sonhos e o gigantismo de nossa ambição em todos os sentidos, ambição não só por dinheiro mas por poder, por carisma, por aceitação. Os diálogos entre Gatsby e Nick são riquíssimos mas neste filme não passam de meias palavras… Uma pena.
Marcelo,
Muito bacana a coluna. Só que eu acho que o Gatsby não tinha planejado apresentar o Wolfsheim ao Nick. Quando o Nick chega no restaurante os G e o W estão conversando. Logo depois de comer, o W pede licença e sai da mesa, deixando os dois para conversarem sobre coisas de jovens… Acho que o W apareceu e sentou com o G. Quando G e N encontram o Tom, o Nick diz “eu estava almoçando com o Gatsby”e não “eu estava almoçando com o Gatsby e o Meyer W”….
Pra mim, a internet tem que ser gratuita como foi na origem. O dinheiro corrompeu a internet, da forma mais maquiavélica que eu já vi (as pessoas, inocentemente, estão entregando tudo à www e enriquecendo meia dúzia de empresas que vão acabar sendo mais fortes que os EUA e toda a imprensa mundial, mesmo sem ter nenhum revólver). Abraços. A partir de agora, não falo mais nada. Não vou me expor na praça da WWW. Certas coisas só se falam boca a boca. Abraços e espero que algum dia isto seja lido. Vou continuar assinante, dando um pitaco aqui e acolá, mas sobre assuntos mais leves (espero conseguir me controlar……kkkkkkkkk)
Quem diria: os hippies “criaram” a internet; seus “filhos” se tornaram bilionários e mandaram o idealismo pro espaço. E nos deixaram sem pai, nem mãe e com uma enorme oportunidade boa ou destrutiva em nossas “mãos” (na verdade, qualquer letra que eu digito cai na “memória eterna” da WWW. Quem manda nela, a internet? Alguém tem o poder de deixa-la fora do ar de uma hora pra outra ou nenhum governo consegue fazer isso mais? Esse negócio de internet é MUITO COMPLEXO, É COISA DE CIENTISTA.
“Não se pode reconstruir o passado”. Para bom “entendedor” meia palavra basta. Parabéns, Marcelo, mas avisa isso para os teus colegas, ANTES QUE VOLTEM A VIRAR PIADA DE ARGENTINO, PLEASE.
“Exposto assim, o tema principal de “O Grande Gatsby” poderia ser adaptado para uma telenovela de terceira.” Esta é a impressão que tenho deste famoso livro, que nunca li, por puro preconceito, e preguiça da abundância de personagens. Sei a trama por alto. Não me atraiu. E a minha filha de dezesseis agora insiste comigo para que leia, que ela adorou, o que me deixa mais intrigado. Será que um dia lerei este livro?