Gatsby, o retorno
03/07/13 01:36Não se pode reconstruir o passado, diz Nick Carraway, o narrador de “O Grande Gatsby”, ao misterioso personagem cujo nome dá título ao romance de Scott Fitzgerald.
“Como assim? Claro que se pode!”, responde Gatsby. Do alto de uma imensa fortuna, adquirida não se sabe direito como, ele quer reconquistar o amor de sua juventude. Conhecera Daisy, uma moça aristocrática, quando ainda não tinha um tostão.
Daisy acabou se casando com um ricaço de família tradicional, que logo se revela adúltero, preconceituoso e violento. O casamento vai mal quando Gatsby reaparece, montado numa mansão espetacular, palco de uma sequência nauseante de festas —às quais Daisy não comparece.
Exposto assim, o tema principal de “O Grande Gatsby” poderia ser adaptado para uma telenovela de terceira. A arte de Scott Fitzgerald está em deixar todos os personagens, e suas motivações, envoltos numa atmosfera úmida, desentendida e reticente.
A publicidade antecipada em torno de “O Grande Gatsby”, filme de Baz Luhrmann com Leonardo Di Caprio, sem dúvida intensificou a má vontade de muita gente. Ainda mais porque estava na memória a versão anterior do livro, dirigida por Jack Clayton em 1974, com Robert Redford e Mia Farrow.
As cores esmaecidas e o charme lânguido do filme mais antigo terminaram produzindo a impressão de que se tratava de uma obra mais artística do que era realmente.
Como Jack Clayton nos empapava de estilo e figurino, e como tendemos a ser maus intérpretes dos códigos sociais do passado, aquele “Grande Gatsby” diminuía o contraste entre a aristocracia de Daisy e a ambição emergente de Gatsby.
No livro, este é desprezado, por exemplo, quando usa um terno cor-de-rosa: sinal de breguice irremediável para os outros personagens.
Só que Robert Redford, com o terno da cor que quisermos, será sempre um bacanão na mais alta película da nata social americana. A história real de seu fracasso amoroso ficava um bocado incompreensível, atrás de muitos véus de tule, no filme de Clayton.
“Não se pode reconstruir o passado.” “Claro que se pode!” A resposta de Gatsby poderia ser adotada pelo próprio Baz Luhrmann, que fez tudo para reconstruir, de um ponto de vista completamente subversivo —quase terrorista de tão subversivo— o filme de 40 anos atrás.
Quando uma pessoa tem dificuldade em entender alguma explicação mais trabalhosa, há quem goste de humilhá-la, perguntando: “Quer que eu desenhe?”. O novo “Gatsby” faz isso com o romance de Fitzgerald, explicitando a trama com recursos de professor de cursinho.
O estilo de Luhrmann flerta, aliás, com o desenho animado. Tudo começa quando reconhecemos, no papel de Nick Carraway, ninguém menos do que Tobey Maguire. “Onde é que eu vi mesmo esse carinha?”
Resposta: nos filmes do Homem-Aranha. Os recursos de 3D, fazendo mergulhos ridículos na selva de edifícios de Manhattan, confirmam a pretensão de transformar aquele evasivo clássico literário num “blockbuster” demencial.
A intenção caricatural, extremada, de Baz Luhrmann, surge assim como reação à finura da versão mais antiga.
As duas, talvez, se complementem. Com suas festas quase fellinianas, com a vulgaridade explícita da filmagem, com a inexcepcionalidade feminina de Carey Mulligan (no papel de Daisy), o filme de Baz Luhrmann adota, na verdade, o ponto de vista novo-rico, meio bandidão, do próprio Gatsby.
Com a vítrea Mia Farrow e um Robert Redford impecável, o filme de 1974 aristocratizava tudo. Diminuía os conflitos, eufemizava as diferenças sociais, musicalizava suavemente a tragédia.
Nenhuma das duas versões dá conta, a meu ver, do que mal e mal se sugere no livro. Para impressionar Nick Carraway, e convencê-lo de suas credenciais para a classe A, Gatsby o leva para almoçar num restaurante, apresentando-o a uma figura estranhíssima.
Meyer Wolfsheim logo se revela, no livro, uma espécie de gângster. É difícil entender por que razão Gatsby levaria Carraway para conhecer um tipo tão suspeito. Seria ingênuo, pensando que Carraway não perceberia a estirpe do interlocutor? Ou, ao contrário, estava tentando comprar a consciência de Carraway, abrindo-lhe as portas para adquirir uma fortuna ilícita também?
Seria difícil filmar de um modo que fizesse justiça às duas hipóteses ao mesmo tempo. Mas, se o livro exige mais de uma leitura, não é nada mau que o espectador possa agora contar com um filme tão diferente daquele, discreto e perfumado, que guardava nas suas memórias de 1974.
Thanks again for the blog post.Thanks Again. Awesome.
Thanks a lot for the blog.Much thanks again. Great.
Thank you for your post.Really thank you! Will read on…
Muchos Gracias for your blog.Much thanks again. Much obliged.
Very neat blog post. Cool.
This is a wonderful website. The site owner has carried out a superb job of putting it together, the info here is really insightful.
I cannot thank you enough for the blog post.Really thank you! Will read on…
I cannot thank you enough for the post. Great.
the FDA getting q ike not ingredients ingredients in tramadol
and prescriptionanalgesic to buy state upload which ultram frequently should suffering bitbucket.org/to66adeb8/wiki/downloads/commit30.html order tramadol without a prescription
Greetings I am so delighted I found your blog, I really found you by
accident, while I was researching on Digg for something else, Regardless I am here now and would just like to
say cheers for a tremendous post and a all round thrilling blog (I
also love the theme/design), I don_t have time to read through it all at the moment but I have
saved it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to
read a great deal more, Please do keep up the great work.
Thank you for your article post. Will read on…
I value the article post.Really looking forward to read more. Want more.
consisting of
Thanks for the blog.Much thanks again. Will read on…
atients Restoril drugs racemic intoalso nurse if Neuropathy and bitbucket.org/to66adeb8/wiki/downloads/commit36.html ultram 50mg side effects
and chemical taking continued blinded that the combination tramadol powder high generic requires ofplacebo that Results to States what is tramadol hcl 50mg used for
La vraie vie, parfois pas en avoir beaucoup, mais plutt avec qui.
burberry pas cher
Thanks-a-mundo for the blog post.Much thanks again. Fantastic.
A big thank you for your blog. Really Great.
Very neat blog article. Great.
I really like and appreciate your blog post.Really thank you! Much obliged.
Looking forward to reading more. Great article.Really thank you! Really Cool.
Muchos Gracias for your blog article. Cool.
Hey, thanks for the blog article.Really looking forward to read more. Really Great.
A round of applause for your post.Really looking forward to read more. Much obliged.
Hey, thanks for the blog article.Really thank you! Cool.
Really informative blog.Really looking forward to read more. Want more.
Great, thanks for sharing this article post.Much thanks again. Really Cool.
Wow, great blog article.Really looking forward to read more. Much obliged.
I cannot thank you enough for the blog.Really looking forward to read more. Will read on…
lier ; mais lui, qui partageait la faveur de Monsieur avec le chevalier de