Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Marcelo Coelho

Cultura e crítica

Perfil Marcelo Coelho é membro do Conselho Editorial da Folha

Perfil completo

Gatsby, o retorno

Por Folha
03/07/13 01:36

Não se pode reconstruir o passado, diz Nick Carraway, o narrador de “O Grande Gatsby”, ao misterioso personagem cujo nome dá título ao romance de Scott Fitzgerald.

“Como assim? Claro que se pode!”, responde Gatsby. Do alto de uma imensa fortuna, adquirida não se sabe direito como, ele quer reconquistar o amor de sua juventude. Conhecera Daisy, uma moça aristocrática, quando ainda não tinha um tostão.

Daisy acabou se casando com um ricaço de família tradicional, que logo se revela adúltero, preconceituoso e violento. O casamento vai mal quando Gatsby reaparece, montado numa mansão espetacular, palco de uma sequência nauseante de festas —às quais Daisy não comparece.

Exposto assim, o tema principal de “O Grande Gatsby” poderia ser adaptado para uma telenovela de terceira. A arte de Scott Fitzgerald está em deixar todos os personagens, e suas motivações, envoltos numa atmosfera úmida, desentendida e reticente.

A publicidade antecipada em torno de “O Grande Gatsby”, filme de Baz Luhrmann com Leonardo Di Caprio, sem dúvida intensificou a má vontade de muita gente. Ainda mais porque estava na memória a versão anterior do livro, dirigida por Jack Clayton em 1974, com Robert Redford e Mia Farrow.

As cores esmaecidas e o charme lânguido do filme mais antigo terminaram produzindo a impressão de que se tratava de uma obra mais artística do que era realmente.

Como Jack Clayton nos empapava de estilo e figurino, e como tendemos a ser maus intérpretes dos códigos sociais do passado, aquele “Grande Gatsby” diminuía o contraste entre a aristocracia de Daisy e a ambição emergente de Gatsby.

No livro, este é desprezado, por exemplo, quando usa um terno cor-de-rosa: sinal de breguice irremediável para os outros personagens.

Só que Robert Redford, com o terno da cor que quisermos, será sempre um bacanão na mais alta película da nata social americana. A história real de seu fracasso amoroso ficava um bocado incompreensível, atrás de muitos véus de tule, no filme de Clayton.

“Não se pode reconstruir o passado.” “Claro que se pode!” A resposta de Gatsby poderia ser adotada pelo próprio Baz Luhrmann, que fez tudo para reconstruir, de um ponto de vista completamente subversivo —quase terrorista de tão subversivo— o filme de 40 anos atrás.

Quando uma pessoa tem dificuldade em entender alguma explicação mais trabalhosa, há quem goste de humilhá-la, perguntando: “Quer que eu desenhe?”. O novo “Gatsby” faz isso com o romance de Fitzgerald, explicitando a trama com recursos de professor de cursinho.

O estilo de Luhrmann flerta, aliás, com o desenho animado. Tudo começa quando reconhecemos, no papel de Nick Carraway, ninguém menos do que Tobey Maguire. “Onde é que eu vi mesmo esse carinha?”

Resposta: nos filmes do Homem-Aranha. Os recursos de 3D, fazendo mergulhos ridículos na selva de edifícios de Manhattan, confirmam a pretensão de transformar aquele evasivo clássico literário num “blockbuster” demencial.

A intenção caricatural, extremada, de Baz Luhrmann, surge assim como reação à finura da versão mais antiga.

As duas, talvez, se complementem. Com suas festas quase fellinianas, com a vulgaridade explícita da filmagem, com a inexcepcionalidade feminina de Carey Mulligan (no papel de Daisy), o filme de Baz Luhrmann adota, na verdade, o ponto de vista novo-rico, meio bandidão, do próprio Gatsby.

Com a vítrea Mia Farrow e um Robert Redford impecável, o filme de 1974 aristocratizava tudo. Diminuía os conflitos, eufemizava as diferenças sociais, musicalizava suavemente a tragédia.

Nenhuma das duas versões dá conta, a meu ver, do que mal e mal se sugere no livro. Para impressionar Nick Carraway, e convencê-lo de suas credenciais para a classe A, Gatsby o leva para almoçar num restaurante, apresentando-o a uma figura estranhíssima.

Meyer Wolfsheim logo se revela, no livro, uma espécie de gângster. É difícil entender por que razão Gatsby levaria Carraway para conhecer um tipo tão suspeito. Seria ingênuo, pensando que Carraway não perceberia a estirpe do interlocutor? Ou, ao contrário, estava tentando comprar a consciência de Carraway, abrindo-lhe as portas para adquirir uma fortuna ilícita também?

Seria difícil filmar de um modo que fizesse justiça às duas hipóteses ao mesmo tempo. Mas, se o livro exige mais de uma leitura, não é nada mau que o espectador possa agora contar com um filme tão diferente daquele, discreto e perfumado, que guardava nas suas memórias de 1974.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. cheap louis vuitton handbags comentou em 05/07/13 at 21:34

    The ultimate place

  2. Oakley Sunglasses Provide All-around Eye Protection & Fashionable Look comentou em 05/07/13 at 20:55

    During that time, it had been Bowman’s obligation to find out several trainers and also accountable for giving feedback with regard to Gambling. Regarding Bowman’s private layout with coaching sneakers, he or she depicted which a prime athlete exactly who extends for any good way and also the track record is capable of doing to at least one thousands of plus 700 a long way..

  3. neverwinter astral diamonds to zen comentou em 05/07/13 at 16:53

    This became any The holiday season gift idea on a Grandfriend and she delights in neverwinter astral diamonds to zen

  4. cheap puma shoes comentou em 05/07/13 at 12:25

    Folha de S.Paulo – Blogs – Gatsby, o retorno | Marcelo Coelho cheap puma shoes http://lapensione.com/oldsite/cheappumashoes.html

  5. Discount Vibram Five Fingers UK Outlet comentou em 05/07/13 at 12:22

    The following actualization have a tendency to depend on down below absurdity modeling, but it really will probably be your a lot of decumbent that you can absurdity performing. These coloring rob lauren polo british isles, these established and as well these kind of textile, simple to certainly not actualization these kind of appropriate amount of ladies would likely have fun with obtaining ingredients in an exceedingly went up by impair.

  6. Pingback: PRADA BAGS OUTLET

  7. Oakley Jawbone Sunglasses comentou em 05/07/13 at 11:45

    That tough to determine your a part of apparel this because comfy considering that the ballet leotard. The majority the top in case most of us take into account just how much mobility with movements really should be employed by the entire body to ballet very well.

  8. Nike outlet comentou em 05/07/13 at 11:36

    Folha de S.Paulo – Blogs – Gatsby, o retorno | Marcelo Coelho Nike outlet http://www.kol.no/Media/nikeoutlet.html

  9. wholesale jordan shoes comentou em 05/07/13 at 10:44

    Folha de S.Paulo – Blogs – Gatsby, o retorno | Marcelo Coelho wholesale jordan shoes http://www.dailymile.com/forums/general-running/questions/21498-wholesale-jordan-shoes-for-cheap-from-china

  10. chaussure ralph lauren comentou em 05/07/13 at 10:36

    people,

  11. nike air max comentou em 05/07/13 at 10:36

    dazedly for you to

  12. firefall gold comentou em 05/07/13 at 10:21

    The interior actual softness and additionally fashionth is precisely what is superb with regards to the firefall gold.

  13. men's shoes comentou em 05/07/13 at 10:15

    Folha de S.Paulo – Blogs – Gatsby, o retorno | Marcelo Coelho men’s shoes http://redota.com/cheapjordanshoes.html

  14. cheap nike air max comentou em 05/07/13 at 10:09

    Folha de S.Paulo – Blogs – Gatsby, o retorno | Marcelo Coelho cheap nike air max http://redota.com/cheapnikeairmax.html

  15. shoes factory outlet comentou em 05/07/13 at 10:09

    Folha de S.Paulo – Blogs – Gatsby, o retorno | Marcelo Coelho

  16. ralph lauren comentou em 05/07/13 at 10:08

    Folha de S.Paulo – Blogs – Gatsby, o retorno | Marcelo Coelho ralph lauren http://www.annasromguide.dk/nytfrannaglsider/tidligerenyheder2013.html

  17. Pingback: RayXmDAp

  18. nike air max 90 tilbud comentou em 05/07/13 at 9:53

    Folha de S.Paulo – Blogs – Gatsby, o retorno | Marcelo Coelho

  19. franklin marshall pas cher comentou em 05/07/13 at 9:36

    Folha de S.Paulo – Blogs – Gatsby, o retorno | Marcelo Coelho

  20. Pingback: wdHzcLce

  21. shoes of womens comentou em 05/07/13 at 8:44

    Folha de S.Paulo – Blogs – Gatsby, o retorno | Marcelo Coelho shoes of womens http://www.duvalgardens.com/nikefreerun3.html

  22. nike air max tn 2013 comentou em 05/07/13 at 8:34

    Folha de S.Paulo – Blogs – Gatsby, o retorno | Marcelo Coelho

  23. tiffany rings comentou em 05/07/13 at 8:32

    Folha de S.Paulo – Blogs – Gatsby, o retorno | Marcelo Coelho

  24. tiffany rings cheap comentou em 05/07/13 at 8:32

    Folha de S.Paulo – Blogs – Gatsby, o retorno | Marcelo Coelho

  25. nike free sko comentou em 05/07/13 at 8:31

    Folha de S.Paulo – Blogs – Gatsby, o retorno | Marcelo Coelho

  26. Tiffany outlet comentou em 05/07/13 at 8:31

    Folha de S.Paulo – Blogs – Gatsby, o retorno | Marcelo Coelho

  27. nike shoes comentou em 05/07/13 at 8:31

    Folha de S.Paulo – Blogs – Gatsby, o retorno | Marcelo Coelho

  28. http://www.speechmonitor.org/Howtouse/toms.asp comentou em 05/07/13 at 8:28

    motorola milestone phone

  29. cheap ralph lauren comentou em 05/07/13 at 8:25

    because

  30. Foakleys comentou em 05/07/13 at 8:12

    However this kind of weren’t very Delmag in which popular trio may be turned off regarding higher than a 12 months in addition to has not sometimes logged on top of it is Myspace . com web site throughout 8 weeks. This is In no way Pretty Which Reduced, any Delmag homage group conceptualized in addition to fronted by means of Get to sleep Machine’s Erik Braund, who seem to similar to most 20something area rock and roll scenesters, has been seriously stimulated by means of Delmag..

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailcoelhofsp@uol.com.br

Buscar

Busca

Versão impressa

  • Em cartaz
  • Geral
  • Livros
  • Versão impressa
  • Recent posts Marcelo Coelho
  1. 1

    Aviso

  2. 2

    Debate sem fim

  3. 3

    Pequenos profissionais

  4. 4

    O homem da fibra ótica

  5. 5

    Temporada de caça

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 01/06/2006 a 31/01/2012

Sites relacionados

  • Seja avisado dos novos posts deste blog
  • Folha.com
  • UOL
  • BOL
  • O link de todos os links
  • Eurozine
  • Voltaire e seu tempo
  • Fotos maravilhosas
  • Rádio naxos
  • Times Literary Supplement
  • Teatro fantasma
  • Controvérsia
  • Entrelinhas
  • Luiz felipe de alencastro
  • Jean Claude Bernardet
  • Amigo de Montaigne
  • Catatau: cultura, ciência e afins
  • Guindaste: literatura, crianças, desenhos
  • Marco Antônio Araújo: aforismos
  • Sebos on line
  • Comentários, arte e fotos
  • Ciência em Dia
  • Pinakothek
  • The Atlantic
  • Bibliodyssey, gravuras e ilustrações
  • Teatro e libertinagem com Mauricio Paroni
  • Caça-lorotas de internet
  • Curiosidades de todo tipo na internet
  • Livros antigos de arte
  • George orwell: diário
  • Jornais de todo o mundo
  • Videos de arte
  • Guia de pronúncia em todas as línguas
  • Biblioteca universal
  • Blog do favre
  • Milton ribeiro
  • Noemi jaffe
  • Images&visions
  • Partituras clássicas
  • Revistas acadêmicas
  • Blog de música classica
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).