Os fascistas 'do bem'
14/08/13 03:00O vídeo circulou na internet. Dois jovens toparam com o pastor Feliciano num avião e resolveram se manifestar. Enquanto o deputado, famoso pelas opiniões homofóbicas, mexia no computador com aparente concentração, eles se levantaram, cantando “Robocop Gay”, antigo sucesso dos Mamonas Assassinas.
Estavam achando tanta graça na coisa que nem conseguiam cantar direito. Pediram aos demais passageiros que aderissem ao coro, sem muito sucesso. Ouve-se, no máximo, uma voz feminina fora do alcance da câmera.
Atrás de Feliciano, um homem sentado começou a se incomodar e pediu aos dois rapazes que ficassem quietos. Foi rapidamente hostilizado também: “Você é o guarda-costas dele?”.
O deputado, que já disse inconveniências sobre afrodescendentes e defende que psicólogos possam anunciar tratamento para a homossexualidade, mantinha-se impávido. A dupla não sabia bem o que fazer; recuar ou avançar?
Um deles avançou. Estendeu o braço, no que pode ser interpretado como uma tentativa de fazer carinho na cabeça do pastor.
Depois, eles desistem. O vídeo continua com uma entrevista de outra passageira, que cita Freud e critica, de modo razoável, a repressão sexual.
Pelo que diz minha sensibilidade para o assunto, os dois manifestantes não tinham jeito de gays. Talvez, se tivessem, eu não estaria escrevendo este artigo. Não sei.
Tinham, isso sim, as características claras do jovem fascista urbano brasileiro. A voz desarticulada, o espírito do oba-oba cervejeiro, o celular na mão e a ideia pronta na cabeça.
Não preciso dizer que tenho máxima antipatia por Feliciano e seus congêneres. O deputado ganhou a loteria ao se tornar presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. É exemplo do tipo de acordo surrealista que se faz para garantir a base parlamentar de apoio para o governo Dilma —e provavelmente qualquer outro que apareça no futuro.
Representa, com ridículo e insistência, a espécie de dinossauros de gomalina que prosperam na política brasileira. Será um fascista? Depende da definição.
Atrasado não é sinônimo de fascista, ignorante também não. Preconceituoso, conservador, racista, homofóbico —é possível ser tudo isso sem ser fascista.
Na minha definição, pelo menos, para ser fascista é preciso algo além disso. Cito alguns ingredientes.
Em primeiro lugar, a nostalgia da horda primitiva. O fascista está feliz em grupo; só age quando sente que a maioria está a seu favor. Ou melhor, age quando se sente protegido pela aprovação da maioria.
Fosse apenas isso, qualquer multidão seria fascista, o que não é verdade. Nem mesmo o uso da violência pode ser identificado ao fascismo. Revoltas podem ser violentas sem ser fascistas, o que não significa que eu aprove a violência.
Imagine-se, por exemplo, duas torcidas de futebol enlouquecidas. Entram em confronto. Dos dois lados, há selvageria, fanatismo, estupidez. O fascismo, a meu ver, aparece em outra ocasião.
Suponha a torcida de um time que acabou de ganhar o campeonato. Encontra, no meio da festa, uns quatro ou cinco adeptos do time derrotado. Não contente com a vitória, a torcida vencedora resolve hostilizar os perdedores. Hostiliza, xinga, cai de pancada em cima dos coitados —para lhes “dar uma lição”.
Isso, para mim, é puro fascismo, e não depende de nenhuma orientação ideológica. Trata-se de oprimir, em grupo, o derrotado, o minoritário, o sem defesa.
Os dois marmanjos do avião escarneceram de Feliciano porque se julgavam, com razão, em maioria naquele ambiente mais ou menos civilizado, onde haverá poucos homofóbicos militantes.
Há 30 ou 40 anos, é possível que fizessem o mesmo se algum transexual estivesse a bordo. Qual o propósito de hostilizar Feliciano? Puni-lo por ser quem ele é? Em nome de que minorias você se levanta da cadeira do avião e puxa um coro para avacalhar quem quer que seja?
Gostei de ver as faixas contra Feliciano nas manifestações de junho. Gostei das manifestações, também.
Mas o fascismo, por vezes, esteve por perto. Não porque —como dizem— muitos manifestantes “negavam os partidos políticos”. Uma tradição pacífica do anarquismo sempre desconfiou dos partidos, e não tem a ver com fascismo.
Foi fascista, entretanto, quem se juntou para quase linchar o PM Wanderlei Paulo Vignoli, na manifestação de 11 de junho. Por sorte, não eram tantos assim. Também por sorte, Vignoli não era nenhum Robocop.
Há várias formas de discordar da ação dos jovens que fizeram o que fizeram. Chamar de “fascistas” é a mais rasa e injusta que alguém poderia fazer. Basicamente você passa o texto inteiro fazendo rodopios para justificar porque dois jovens cantando e dançando na frente de um parlamentar são fascistas. É óbvio que não deu certo. Por mais que o termo fascista tenha se tornado mais um palavrão qualquer e perdido qualquer capacidade conceitual, você conseguiu levá-lo pra um lugar onde, me desculpe, não é possível levá-lo.
Achei uma tremenda covardia e falta de respeito com a pessoa do deputado. Se estamos numa democracia plena, todos podem ter sua propria opinião. Se o deputado fosse um lutador como o Anderson Silva, será que os dois iriam tentar humilhá-lo.? Se ser gay não é doença, com certeza também não é normal
Rsrsrs… Muito boa! Tanto que na hora que um passageiro mais forte ficou incomodado com a bagunça, os dois espertinhos sairam de fininho, não?
Que lixo de matéria, altamente fora do contexto e da lógica, engraçado como se perde tanto tempo escrevendo porcaria.
A Folha que era sinal de coerência e qualidade jornalística, virou uma espécie de facebook onde as matérias parecem mais com “posts” do que matérias propriamente ditas.
que lixo de comentário, altamente fora do contexto e da lógica, engraçado como se perde tanto tempo postando comentários porcarias.
Tenho minha opinião. É o que me interessa. Aceito conviver com homossexuais num mundo tão grande. Isso não quer dizer que eu tenha que aceitar todo o tipo de publicidade a respeito.
Não creio que deva ser crime expressar-se contra ou a favor de forma pacífica e sem escárnio. Crime deve ser não permitir expressar a opinião de quem é contra ou a favor de qualquer coisa.
Afinal, cada um sabe o que bem faz com o seu cada um.
Não entendo a polemica,
veado e evangélico podem existir no mesmo planeta não e mesmo?
O cerebro de vocês serve pra que mesmo, quanta gente ignorante, qual a função dele? quem ele representa mesmo ? vocês iriam querer uma representação dessas ? A polemica estar na representação dessa anta.
Todos sabem que o Feliciano eh homofobico. Ele (Feliciano) nen ninguem tem que aprovar a homossexualidade. Da mesma forma, ninguem tem que achar que relgiao eh uma maravilha!!!Por isso, o Estado tem o dever de proteger com o mesmo rigor as escolhas relgiosas e sexauis do individuo, desde que elas sejam licitas. Discordar nao significa perseguir ou se opor a direitos civis. Por ex, eu nao sou religoso nem gusto de religiao mas sou 1000% a favor dos direitos civis dos relgiosos. Percebes a diferenca? O mesmo raciocionio deve ser aplciado a causa LGBT. Portanto, o protesto contra o Felciano eh legitimo mas ha limites para isso. Os protestos e as criticas devem acontecer ataves dos meios de comunicacao de massa ou em eventos publicos que sejam adequados para essa finalidade. Nao se deve violar a privacidade e a vida pessoal do deputado O texto faz uma critica muito bem balanceada que enfoca tanto o fundamentalismo do Feliciano quanto o opurtunismo e a impropriedade da manifestacao dos rapazes. Parabens, Coelho. Ponto pra Voce
Vocês são todos manipulados pela mídia, pelos políticos, pelos promotores da violência, pelos gays, pelos heteros…
Na boa, o Feliciano perdeu uma ótima oportunidade de levar na brincadeira. E os caras não fizeram nada demais. O Feliciano tem direito a ter seus dogmas e expressar a opinião de quem ele representa e as pessoas tem o direito de discordar dele, até tirando o sarro. Pra mim não tem fascismo nenhum aí, nem de um lado nem do outro.
Só pode ser brincadeira.
Vc lá na sua e vem um sujeito que não é seu amigo, que vc não conhece e começa a te hostilizar e a querer passar a mão no seu cabelo e no seu rosto e vc acha normal, legal e deveria entrar na brincadeira?!?!?!?!?!
Pois se sou eu, na hora que passou a mão, levantava e deitava os dois na porrada.
Aliás, onde estava as comissárias de bordo, pq não é permitido baderna em voo.
Apoie hoje o gayzismo e amanhã necrofilia, zoofilia, poligamia, hebefilia, cropofagia, etc., etc.
fiquei admirado pela globo e as outras grandes redes de tv nao ter divulgado esta acao irresponsavel contra um cidadao brasileiro, pois isso constitui falta de respeito, queria ver se Feliciano tivesse tido alguma reacao, creio que em menos de 24h ja estaria em todas as redes de tv julgando a sua atitude, temos que realmente por fim a heterofobia por parte dos homossexuais.
Digo sim a Familia que Deus criou.
homossexuais??? Não precisa ser homossexual para ser contra homofobia,nao precisa ser negro para ser contra o racismo….se você se informar melhor, aqui mesmo nesse site, vai saber que os dois rapazes são heterossexuais, os dois tem filhos inclusive, não são gays, mas com certeza são seres humanos inteligentes e que são contra preconceitos idiotas e pessoas idiotas que tem preconceito….mas, pelo final do seu comentário “Digo sim a Familia que Deus criou” seu comentário nem merece ser levado em consideração….lembrando que Nardoni que matou a filha com a ajuda da esposa, é a familia que você diz sim, afamilia “criada por Deus”…..lembrando também que as crianças que estão abandonadas em orfanatos, foram “familias que Deus fez” que as jogaram lá….tomara Deus que um ser humano decente as adote, seja hetero ou não.
Muito bom !!!!!!!
Desprovidos de inteligência. Estão mudando o Brasil… haha!
A galera já tem uma posição antes de ler o texto. Vai chegar um tempo onde ninguém mais vai poder ter um opinião diferente dos demais neste pais. É triste, senão fascista!
FORA!!! FELICIANO!!! ADOREI!!! O TEMPO DE FICAR CALADO JÁ PASSOU!
CONCORDO O TEMPO DE FICAR CALADO JÁ PASSOU, VAMOS ENTÃO NOS MANIFESTAR CONTRA ESSES GAYS QUE ACHAM QUE DAR O RABO É NORMAL. A MAIORIA TEM QUE ACEITAR A LEI DA MINORIA E FICAR CALADA. CHEGA, VAMOS ACABAR COM ESSA DITADURA GAY.
sinceramente… o que incomoda tanto esse pessoal que são contra gays? a bunda é deles façam o que quiserem com elas. Ditadura gay? conta outra piada porque essa foi ótima…
SE VOCÊS SÃO VIADOS NÃO É PROBLEMA MEU, QUER DAR O RABO FAÇA O QUE QUISER MAS CASAR E ADOTAR UMA CRIANÇA COMO OS GAYS QUEREM É INACEITAVEL, GAYS SÃO MINORIAS E ESTÃO MUDANDO A LEGISLAÇÃO A SEU FAVOR E CONTRA A MAIORIA, ISSO É DITADURA GAY, SOU E SEMPRE SEREI CONTRA. FAÇAM UMA PESQUISA NO SEU BAIRRO E VEJA A REALIDADE DA MAIORIA.
SÃO TODOS CONTRA EU TE GARANTO E EM UMA DEMOCRACIA VALE A MAIORIA E NÃO A MINORIA, SE NÃO CONCORDA LUTE CONTRA A DEMOCRACIA. AGORA VOCES ENTENDERAM VIADINHOS ?
Democracia é garantir os mesmos direitos para todos. A vontade da maioria nem sempre segue apoiada pela razão. Se seu bairro mostra-se contra os avanços nos direitos para homossexuais, é um problema grave das pessoas do seu bairro. Incluir cidadãos nos direitos dos quais você já desfruta não é ditadura – é democracia.
o rabo é seu??? porque o incomodo??? se preocupe com o seu rabo e deixe cada um cuidar do seu
Concordo com Alexandre…! Basta esse radicalismo Gay,!!
SE ELES NAO ERA GAYS, ESTAVAM COM ENORME VONTADE DE SER , KKKKK
O INTERESSANTE DA CAUSA GAY, É QUE ELES QUEREM SER OUVIDOS , MAS NAO QUEREM OUVIR . CRITICAM OS HETEROS , MAS NAO GOSTEM DE RECEBER CRITICAS,ISSO NÃO É DEMOCRATICO,ISSO É DITATORIAL. QUEREM DAR O FIOFÓ,DEEM, E DEIXEM QUEM GOSTA DE MULHER, GOSTAR DE MULHER, POIS QUEIRAM OU NÃO ISSO É O NORMAL…
Querido, normal é viver e deixar viver.
ENTAO, SER HETERO É VIVER .
Então, viva sendo hétero e não se faça de obstáculo para a conquista de direitos dos quais você já desfruta – e que devem ser repartidos com outros. Há tantas causas para defender. É um desserviço à democracia alguém se fazer apenas de corneteiro.
Para de gritar.
Só uma pergunta, e se no lugar do Feliciano estivesse o Deputado Jean Willys?
Aposto que iriam classificar como homofobia.
Não iriam classificar como homofobia, porque Jean Willys não é anormal como o pastor Feliciano…aposto que ninguém faria nada!
Pode ter certeza que faria sim, porque hj os gays são os coitadinhos do Brasil, fazem e acontecem e fica por isso mesmo!
O que eu quis dizer é que o deputado Jean se dá ao respeito, coisa que o outro não faz.
Que eu saiba o Feliciano estava sentado quieto e dois sujeitos foram importuna-lo dentro de um avião. E importunaram tambem os outros passageiros. Independente de ser gay, pastor, politico, etc, os outros passageiros pagaram pela passagem e tem o direito de viajar em paz. Agora se o Feliciano estivesse de jatinho particular, onde não seria incomodoado, iriam acusa-lo de gastar dinheiro publico, não?
O que aconteceu foi uma manifestação natural de dois jovens que deve estar cansados de ouvir as loucuras desse senhor… Se estivesse em jatinho particular que não fosse dele teria que dar satisfações sim…é proibido, por lei, um deputado aceitar favores…pena que vivemos no Brasil, eita paizinho…
PERFEITO!!! Se cantassem qualquer coisa já iria aparecer um monte de gente dizendo que ele foi discriminado no avião. o Feliciano tem direito a opinião dele, gostem ou não. mas aceitem.
O Dep. Jean Wyllys luta para que homossexuais sejam incluídos em direitos que já são plenos para os que não o são. Não percebi nele, até agora, a necessidade de retirar de alguns cidadãos direitos implícitos à sua condição. A sua comparação é boba. Boba e triste.
SÓ QUERIA VER SE FOSSE O MARCOS FELICIANO OU OUTRA PESSOA CANTANDO MÚSICA DE MACHO PRA DOIS GAYS O QUE TERIA ACONTECIDO. ACHO QUE SERIAM PRESOS. O DIREITO DE UM TERMINA ONDE O DO OUTRO COMEÇA. SE FOSSE AO CONTRÁRIO SERIA DISCRIMINAÇÃO, RACISMO, FASCISMO DO MAL, HITLERISMO. AGORA, SE EU NÃO POSSO MANIFESTAR MINHA IDEIA DE SER HETEROSSEXUAL, ENTÃO TEMOS A “HETEROFOBIA”, QUE DEVERIA TAMBÉM SER CRIME!
Falou toda a verdade. Agora tudo é racismo e discriminação. As “minorias” tem o direito de tudo. O que eles precisam entender que ter direitos é uma coisa e querer impor aos outros suas ideias e atos é outra. Quando a “maioria” começar a se encher desses abusos e começar a se impor os “aparecidos” vão se recolher rapidamente.
As minorias só lutam por direitos iguais. Qual a sua luta? Quem é a maioria que vai acabar por se encher? Eles sabem que você os representa? Pense. Pense muito antes de falar. A nosso medida não é a do mundo.
ue nando silva quer dizer que os homossexuais é raça vc ta maluco vamos fazer leis pra tudo que é comportamento vc ta bem informado mesmo de tanto ver na midia que so massacra quem é contra os gays estamos num pais livre eu posso expressar minha opiniao e a minha opiniao é que eles nao sao raça o negro nao pede pra ser ele é e vc vem me diser de raça fala serio
É ISSO AI MARCOS, A MAIORIA DAS PESSOAS SÃO CONTRA CASAMENTO GAY, ADOÇÃO ENTÃO NEM SE FALA. TEMOS QUE NOS UNIR CONTRA ESSA BIXARADA PROMOVIDA PELA GLOBO QUE DEFENDE GAY PORQUE A MAIORIA DOS SEUS DIRETORES SÃO VIADOS. ABAIXO A DITADURA GAY
Seria ditadura gay se você fosse obrigado a ser gay. Mas não é não viu?
Não sei se te falaram. Só seja gay se quiser, OK?
O que precisamos é só respeitar quem não é como a gente.
Engraçado é que primeiro eles agridem o deputado, depois, quando um passageiro se incomoda, eles respondem na maior cara de pau: “sem violência”. Ahh, vá…
Fascistas do bem é uma piada. Morar em um país laico, expressar opiniões que divergem da maioria, ter opinião diferente da massa e não querer apoiar determinadas atitudes e comportamentos, não significam que você é homofóbico. Não compartilho nenhuma admiração por Feliciano, mas pixar o cara do jeito que estão fazendo, passou do limite aceitável, ele tem todo o direito de não gostar de determinadas praticas da “minoria”. E qual o problema de externar isso? O Brasil sera belo, forte e imponente, quando aprender a respeitar opiniões diferentes, afinal o ser humano só cresce na diferença. Acorda massa de manobra!!!
O problema com o Feliciano não é esse. É que ele quer impor a opinião dele para todos, quer desvirtuar a profissão de psicólogo e se manifestou várias vezes de forma preconceituosa contra minorias (neste caso foi homofobia) e contra negros e mestiços (neste caso racismo).
É só este o problema.
independente da opinião do deputado, ele tem um mandato político, foi eleito para representar parte da população no Congresso. Foi para isso que nós chegamos ao regime democrático, para hostilizar os nossos representantes assim? a quem serve isso, um Legislativo desmoralizado??
Ele mesmo se desmoraliza a si próprio e ao seu eleitorado se comportando dessa forma absurda!
IDIOTA, seu comentário não tem comentário a não ser este: IDIOTA
Teve agressão sim, os jovens, se podemos chamar assim, por duas vezes tocam a cabeça do deputado, olhe isso é um avião, esses debilóides estão em um lugar errado, v]ao manifestar-se na parada gay. Essa cambada criminosa n]ao tem limite nem sabe o que é democracia.
mesmo o Feliciano tem seus direitos.não podemos justificar um ato desses mesmo que seu alvo não tenha a simpatia da sociedade, pois estaremos abrindo um perigoso precedente.
Se o comandante tivesse tomado a providencia de voltar o avião para o aeroporto, e solicitado a polícia federal retirar os engraçadinhos do mesmo, não estaria tendo toda essa polemica.
Dentro de aviões não é lugar de danças nem de protestos.
Concordo em parte…pois, nem o Comandante, nem o pessoal de bordo fez nada…E, tampouco, o Feliciano, O MAIOR INTERESSADO, se mexeu…do que ele tinha medo?
VERGONHOSA A TENTATIVA DE ALGUNS DE DEFENDER OU TER PENA DE FELICIANO. MILHARES DE GAYS, NEGROS E FEMINISTAS SOFREM VIOLENCIA FISICA E SEXUAL POR CAUSA DE POSTURAS COMO A DESSE VERME TALIBÃ, PREGADOR DO ÓDIO, DO DEMONIO E QUE ODEIA QUEM É DIFERENTE. ELE SÓ SE PREOCUPA COM O RECHEIO CREMOSO DE SUA CONTA BANCÁRIA. QUEM APOIA FELICIANO APOIA OS RACISTAS, MACHISTAS E NEONAZIS QUE PROMOVEM A INTOLERANCIA NO BRASIL
é pra isso que existe a policia, para receber a denuncia, investigar e prender o agressor, como é direito de todos os cidadãos.
Jean do Big Brother tmb esta bem preocupado com o salário dele, os mais de 15 mil que recebe por mês ele fala que é pouco pra ele
Adorei a atitude dos rapazes… somos educados neste país de corruptos, ladroes, hipocritas, homofóbicos e racistas a não responder e sim a esconder nossas opinioes debaixo do tapete, junto às suas sujeiras… CHEGA!!! vamos cantar Robocop gay, que pais é este, BRASIL, geração coca cola… e tantas outras que descrevem com clareza nossa realidade.
E você não entendeu o texto do post, que explica porque não há motivo para aprovar a ação dos pimpolhos. Que só foram assim valentes porque achavam que todo mundo no avião ia apoiar. Eles fora mé covardes.
Motta, você que não entendeu nada ou não viu o vídeo…se eles esperavam a ajuda de alguém, até acredito, mas, não pararam de cantar quando se viram sozinhos…Covardes não foram!
eu queria saber porque a midia nao divulgou esse episodio talvez se o feliciano tivesse reagido eles colocariam ate mesmo no jornal nacional como eles nao tiveram esito na tentativa de tira-lo do serio a midia nao divulgou eu vejo o syte do uol quase todos os dias e so hoje eles colocaram a materia no ar sera porque ? pelo titulo dado facista do bem
vou pensar que o diretor do uol é guei ou defende a calsa pois o syte nao estar sendo parcial sou assinate do mesmo ja estou pensando em canselar minha assinatura por causa disso se o feliciano tivesse reagido ele tava fritinho da silva so lamento pela midia pois nao é parcial ela so defenda a causa guay o feliciano foi ostilizado e a midia caladinha cambada to emnojado dessa midia querendo empurrar guela abaixo da sociedade essa poca vergonha querem dar estatus de familia 2 homens e 2 mulheres criando uma criança coitada dessa criança no futuro o mundo ta precisando mais de Deus o inferno estar as portas so existe 2 caminhos escolha qual é o melhor ate mais
CANSELE SUA ASSINATURA ANALFABETO. VOLTA PARA O AFEGANISTAO COM O TALIBA CRISTÃO DO MARCOS FELICIANO. CUIDADO PARA ELE NAO COMER SEU RABO QUANDO SAIR DO ARMARIO
“Cansele” é com C, cancele, e você ainda chama o cara de analfabeto, seu analfabeto.
OBVIO QUE É COM C SEU MAMA ROLA LEIA O QUE ELE ESCREVEU PRIMEIRO SEU ASNO. POR ISSO CHAMEI DE ANALFA – ja estou pensando em canselar minha assinatura por causa disso se o feliciano tivesse reagido ele tava fritinho da silva so lamento pela midia pois nao é parcial ela so defenda a causa guay o feliciano foi ostilizado e a midia caladinha cambada to emnojado
“CANSELE” E voce chama o Marcos de analfabeto?? rsrsrsrsrsrrsr
e talibã tem assento, seu burro.
Bem que estudos dizem que preconceituosos são comprovadamente BURROS… Aprenda o português meu filho!!
Não classifico os Jovens com fascistas urbanos. Quem fala as boobagens que este senhor Parlamentar tem dito, também, fica com a obrigação de ouvir manifestações contrarias a sua pessoa, até porque ele (o senhor parlamentar) já excedeu em muito o limite da razoabilidade.
Sinto uma dubiedade em seu texto. Falar que aqueles dois jovens são facistas é um tanto errôneo e facista da SUA parte. Me explico: Quando você diz que um facista só age quando está com a maioria a seu favor, no caso do avião, como vc mesmo diz, só havia os dois e mais uma voz feminina de coro, de certa forma apoiando tal ação. Naquele momento, esles estavam em minoria a bordo, mesmo que (graças a Deus ) a maioria conta a homofobia engrosse o caldo apoiando os dois, entretanto naquele momento essa maioria, que não é fascista não estava.
Vejo o fato ocorrido como uma forma pacífica, visto que não houve agressão física e provavelmente não chegou nem aos pés de uma agressão psicológica que um gay ou um negro que já sofreu preconceito.