Os fascistas 'do bem'
14/08/13 03:00O vídeo circulou na internet. Dois jovens toparam com o pastor Feliciano num avião e resolveram se manifestar. Enquanto o deputado, famoso pelas opiniões homofóbicas, mexia no computador com aparente concentração, eles se levantaram, cantando “Robocop Gay”, antigo sucesso dos Mamonas Assassinas.
Estavam achando tanta graça na coisa que nem conseguiam cantar direito. Pediram aos demais passageiros que aderissem ao coro, sem muito sucesso. Ouve-se, no máximo, uma voz feminina fora do alcance da câmera.
Atrás de Feliciano, um homem sentado começou a se incomodar e pediu aos dois rapazes que ficassem quietos. Foi rapidamente hostilizado também: “Você é o guarda-costas dele?”.
O deputado, que já disse inconveniências sobre afrodescendentes e defende que psicólogos possam anunciar tratamento para a homossexualidade, mantinha-se impávido. A dupla não sabia bem o que fazer; recuar ou avançar?
Um deles avançou. Estendeu o braço, no que pode ser interpretado como uma tentativa de fazer carinho na cabeça do pastor.
Depois, eles desistem. O vídeo continua com uma entrevista de outra passageira, que cita Freud e critica, de modo razoável, a repressão sexual.
Pelo que diz minha sensibilidade para o assunto, os dois manifestantes não tinham jeito de gays. Talvez, se tivessem, eu não estaria escrevendo este artigo. Não sei.
Tinham, isso sim, as características claras do jovem fascista urbano brasileiro. A voz desarticulada, o espírito do oba-oba cervejeiro, o celular na mão e a ideia pronta na cabeça.
Não preciso dizer que tenho máxima antipatia por Feliciano e seus congêneres. O deputado ganhou a loteria ao se tornar presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. É exemplo do tipo de acordo surrealista que se faz para garantir a base parlamentar de apoio para o governo Dilma —e provavelmente qualquer outro que apareça no futuro.
Representa, com ridículo e insistência, a espécie de dinossauros de gomalina que prosperam na política brasileira. Será um fascista? Depende da definição.
Atrasado não é sinônimo de fascista, ignorante também não. Preconceituoso, conservador, racista, homofóbico —é possível ser tudo isso sem ser fascista.
Na minha definição, pelo menos, para ser fascista é preciso algo além disso. Cito alguns ingredientes.
Em primeiro lugar, a nostalgia da horda primitiva. O fascista está feliz em grupo; só age quando sente que a maioria está a seu favor. Ou melhor, age quando se sente protegido pela aprovação da maioria.
Fosse apenas isso, qualquer multidão seria fascista, o que não é verdade. Nem mesmo o uso da violência pode ser identificado ao fascismo. Revoltas podem ser violentas sem ser fascistas, o que não significa que eu aprove a violência.
Imagine-se, por exemplo, duas torcidas de futebol enlouquecidas. Entram em confronto. Dos dois lados, há selvageria, fanatismo, estupidez. O fascismo, a meu ver, aparece em outra ocasião.
Suponha a torcida de um time que acabou de ganhar o campeonato. Encontra, no meio da festa, uns quatro ou cinco adeptos do time derrotado. Não contente com a vitória, a torcida vencedora resolve hostilizar os perdedores. Hostiliza, xinga, cai de pancada em cima dos coitados —para lhes “dar uma lição”.
Isso, para mim, é puro fascismo, e não depende de nenhuma orientação ideológica. Trata-se de oprimir, em grupo, o derrotado, o minoritário, o sem defesa.
Os dois marmanjos do avião escarneceram de Feliciano porque se julgavam, com razão, em maioria naquele ambiente mais ou menos civilizado, onde haverá poucos homofóbicos militantes.
Há 30 ou 40 anos, é possível que fizessem o mesmo se algum transexual estivesse a bordo. Qual o propósito de hostilizar Feliciano? Puni-lo por ser quem ele é? Em nome de que minorias você se levanta da cadeira do avião e puxa um coro para avacalhar quem quer que seja?
Gostei de ver as faixas contra Feliciano nas manifestações de junho. Gostei das manifestações, também.
Mas o fascismo, por vezes, esteve por perto. Não porque —como dizem— muitos manifestantes “negavam os partidos políticos”. Uma tradição pacífica do anarquismo sempre desconfiou dos partidos, e não tem a ver com fascismo.
Foi fascista, entretanto, quem se juntou para quase linchar o PM Wanderlei Paulo Vignoli, na manifestação de 11 de junho. Por sorte, não eram tantos assim. Também por sorte, Vignoli não era nenhum Robocop.
Muito infeliz a leitura de Coelho. Concordo que, em algumas manifestações, desorganizadas ou não, os argumentos dão lugar a uma postura acéfala, que goza do benefício da maioria anestesiada e oprimem, de forma não racional, aqueles que defendem ou representam qualquer ideal (se dá pra chamar de ideal) oposto. No entanto isso não é suficiente para representar uma postura fascista. Tudo bem, pode-se até reconhecer que esta estratégia de expressão, em algum ponto, se compara ao método fascista (por ser hostil e em grupo). Mas como bem disse o autor do texto (que se fizer a devida revisão e tiver consciência vai desistir de seu posicionamento), o fascismo acontece, com o método coletivo, para ELIMINAR as figuras opostas, independente de sua INFERIORIDADE DE FORÇAS. Esse dois aspectos distinguem totalmente os dois casos. É absurda a tentativa do autor em colocar o deputado em uma posição de MENOS PODER, ou MENOS FORÇA. Talvez durante 30 segundos, mas esse não é o contexto. Se revoltar de forma hostil ao opressor, a quem, com a força do estado (cargo de deputado) promove as mais desumanas ideias contra a liberdade sexual, não é fascismo, é rebeldia. “Rebeldia do Bem”. (Além disso Coelho demonstrou não saber nada sobre o tema da sexualidade, utilizando os mais primitivos esteriótipos). Bem, nota quase 0 para o texto.
Você é um merda mesmo.. que cara babaca desde quando fascismo é bom. Que bundão!!!!!!
é muito simples julgar a própria opinião, vamos trocar de lado, supomos que teria um casal gay no avião e 2 héteros fezessem as mesmas brincadeiras que aqueles e caras fizeram e ai? qual seria sua opinião?
Não é por nada não, mas na minha humilde opinião o autor do texto confundiu tudo e fundamentou seu texto com coisas sem sentido para o ocorrido. Exagero apoiar-se numa teoria (?) sobre fascismo para explicar a atitude dos dois rapazes. Ficou um samba do crioulo-doido total! Rsrsr
Lamentável essa matéria e seu autor.
Quem escreveu o texto é defensor do homossexualismo, porém não se sabe se ele aceitaria que sua filha durma com outra mulher ou se aceitaria um neto dele, ser criado por seu filho e o “namorado”. A socieciedade sem regras vira grupo de éssoas seguindo libertinagem. Feliciano tem o meu apoio e antes que os gays gritem, minha opinião está pautda no que mais acontece no mundo, na opinião das pessoas sensatas e que vive, em paz. Senhor escritor procura um psiquiatra, talvez haja tempo.
Que texto mais sem sentido! Querendo definir Fascismo, o que não conseguiu, acabou descaracterizando outros conceitos, como homofobia, violência etc. Quanto ganha esse sujeito para publicar um non sense como este?
Concordo 100% contigo, totalmente non sense!
O UOL devia muadar o nome para CUol… Só fala de sodomitas… Kkkkkkkkkkkkk isso é q é a imprensa MARROM… A cor do q sai de um CU.
uhauhauahuaha
Queria ver se fosse o contrario . Muita gente critica os evangélicos, mais eles são sempre os exemplos . Estava vendo alguns videos do Feliciano e tenho certeza que 90 % das pessoas que criticam nem sabem realmente qual é a opinião e posição dele , assistem uma noticia no jornal, vê um defensor da causar postar um artigo ou escrever alguma coisa e tiram conclusões baseados em opiniões que nem são do mesmo . Assisti um vídeo dele que me ajudou a esclarecer sobre o assunto, é sempre bom antes de tirar uma conclusão sobre algo , ouvir os dois lados. Pesando as atitudes em relação ao assunto tratado , A MINHA OPINIÃO é 100 % a favor do Feliciano . Ridículo essa falta de educação , estamos perdendo aos poucos aspectos importantes e atitudes imprescindíveis para viver em sociedade . Acho que tem que respeitar , poderia ser o Feliciano, poderia ser um negro, um gay, um padre, espirita, ateu , qualquer coisa , acho que ter respeito é imprescindível . Quem nunca ouviu a opinião do Feliciano por falta de oportunidade de se expressar nos mesmos veículos de comunicação que o criticam em relação a cura gay e outros assuntos segue um link muito interessante , que ajudou eu olhar com olhos mais justos e responsável . http://www.youtube.com/watch?v=M2DPZH5zOKI
O PT e a mídia marrom estão promovendo esta “causa” gay para dar causa a uma revolta política.. Já conseguiram… Veja o ridículo q as Vadias vêm fazendo pelas ruas… Qual é a porcentagem de gays nesse país? Como eles tem tanta força? Apoio de umgrupo político q busca desestabilizar para implantar a ditadura petista… FORA PT.
Bruno, que você esteja do lado do Feliciano, tudo bem. Mas daí dizer que os evangélicos “são sempre exemplos”? Já era o tempo meu caro em achar que quem fosse evangélico era do bem. E isto vale para católico, espírita, e por aí afora. A religião não diz o caráter de um ser humano, ele mesmo tem seu livre arbítrio e suas características para falar por si só o que leva consigo em questões de caráter. Para com isto rapaz, aprenda um pouco mais antes de escrever estas asneiras!
O Glauber, não estou do lado de ninguém não amigo , só nunca vi um evangélico que segue de verdade a Jesus , xingando, batendo, cuspindo, pondo fogo, instigando a ira em outras pessoas e usando de influência para prejudicar outras pessoas , assim como também nunca vi um espirita que realmente segue o que diz, um católico, e no caso , um homossexual que realmente busca um espaço na sociedade com inteligencia , nunca vi estes agirem de forma duvidosa , desrespeitando ao próximo . Só disse, por que analisando tudo o que vejo em relação a este assunto 100 % da intolerância não vem dos evangélicos . Acho que a arma que nós devemos usar é o amor . E independente do que eu acredito , tentar ser o mais justo possível .
É deprimente ler a sua opinião, pense você nadando na rua, e por uma questão de fé alguém iniciar uma campanha contra você… não venha me dizer que essa pessoa esta com a razão e que você vai ser bonzinho e dar a outra face… como ser da raça humana, é inerente ao homem reagir… e quem começou essa cruzada contra os homossexuais foi esse camarada, que me enoja só de escrever seu nome “Feliciano”… ele que pregue as suas convicções dentro do seu templo para o seu rebanho de ovelhas estúpidas, que não se meta com a vida do alheio, desde que o sexo não seja feito em praça pública, cada um tem o direito de transar com quem quiser… esse papo de que avilta a família e balela, já tem tanta gente nesse mundão de meu deus, se não me falha a memória são seis bilhões de pessoas por alto… Ah! e não me venha falar em religião… leia se instrua, tem um livri técnico de Direito muito bom com o titulo a “Cidade Antiga” de Fustel de Coulange, depois leia sobre a roma de Constantino, e veja que o catolicismo foi uma criação politica de um Estado, depois foi montada essa bíblia fantasiosa, escrita em aramaico e grego, traduzida para o latim e depois para os vários vernáculos… quanta coisa se perde em diversas traduções, quantas palavras tem significado diferente de língua pra língua… exemplo o anjo que anunciou o messias disse que a criança nasceria de uma menina jovem, no original grego, como não se conseguiu uma tradução literal, se usou o termo virgem… as estórias contadas na bíblia eram coisas repetidas oralmente de pai para filho, nem todo mundo sabia ler no período em que Jesus pregou, ser escriba era ser superior… depois essa seitas religiosas se proliferaram e aqui no Brasil encontraram solo fértil e proveitoso para esses falsos pastores se locupletarem em detrimento a miséria alheia, usando dessa engrolação que nem eles mesmos acreditam… e ai vem você defender esse crápula que prega o desamor, a homofobia, o ódio, o desprezo, e com isso o crime, de lesão corporal por ataques como ocorreram na Av Paulista em São Paulo e em tantos outros lugares… uma pessoa de boa índole não prega a violência… a própria alegoria Biblica diz que quando os homens de Israel trouxeram a mulher “adultera” a presença de Jesus, ele disse, quem entre vós não tiver pecado atire a primeira pedra e todos foram embora e então Jesus disse se eles não te condenaram eu também não te condeno… agora eu pergunto e o macho que estava trasando com a mulher, também não adulterou, também não atentou contara a honra do marido… vamos deixar de palhaçada, esse Feliciano foi quem atirou a pedra antes, agora que aguente com as consequências!!! Cada um e responsável pelas besteiras que diz… e quer saber você é um bossal!!!
Saber algo a respeito de uma pessoa não é o mesmo que conhece-la. As pessoas sabem muito sobre Deus , mas O conhecem pouco . Ignorância não é virtude. Mas o desejo de saber mais e a falta de zelo pelo conhecimento contínuo de Deus é sintomático no incrédulo. A resposta para ‘Onde Deus está?’ é: Ele está no mesmo lugar de onde te deu milhares de bons dias e noites. Não fico admirado com sua resposta por que a raiva, geralmente, não é criativa. O mundo material é uma boa criação. Mas há coisas invisíveis que são muito mais preciosas do que o mundo . Você não sabe o que você esta falando. Você Distorce a verdade para conseguir o que quer, mesmo que machuque os outros. (…) Para a verdade prevalecer, o amor deve governar. Vou te dar uma dica na boa , quando você estiver se sentindo mau , leia a Bíblia que você na hora vai ter certeza do que esta escrito ali vem de Deus .
Fala sério!! Só fizeram uma brincadeira de bom ou mal gosto, dependendo da maneira com que olhas. Agora, fascismo é o que tentam pregar com cunho religioso como verdade absoluta. Estes dois poderiam estar em maioria (ou não, pois como Feliciano, haviam muitos ali só ouvindo), mas quem tem mais poder sobre o outro ali é Feliciano pelo que eu saiba. É esse infeliz que prega o não amor e a repressão.
Muito bem exposto o artigo do Pavão, ou melhor Coelho, mas a questão é sócio-cultural, haja vista que na verdade, a grande maioria não aceita a questão do homossexualismo e pelo místico/religioso é muito mais profundo, pois não á para defender quem trai a própria natureza..
Trair a natureza???!!! De onde voce tirou essa ideia, meu amigo?!!! A homossexualidade eh um comportamento presente em mais de mil especies no Reino Animal. Portanto, tao NATURAL e ESPONTANEA quanto a heterosssexualidade. Sugiro que voce estude um pouco mais de biologia, fiosofia e leia mais o dicionario pra compreender melhor o significado de palavras como trair, natureza, natural e anti-natural.
Zoar pacificamente um cara que hostiliza e trabalha contra as minorias é fascismo? Este autor está no mínimo se contradizendo.
Gente, acho que somos maioria e estamos sendo fascistas! KKK
Patético!
Homofobia nao é fascismo? Oi?
TEM QUE MANDAR PRENDER ESSES IMBECIS.
Às vezes, sinceramente, acho que, no atual contexto, nada disso tenha mais importância… Fascismo, Freud, opiniões, análises, jovens, manifestações, posições ideológicas e demais coisas. Como se estivéssemos sendo embotados pelos absurdos, pela banalização dos fatos, que, por suas extremas repetividade e semelhança, vão perdendo a significação.
Fascista é deixar esta escória dominar a política brasileira e não fazer nada! Fascista é criticar e chamar de fascista quem faz uma brincadeira dentro de um avião, contra uma figura repugnante e nojenta como a do Feliânus!
O Marcelo Coelho foi tão infeliz que definiu fascista como alguém que “só age quando sente que a maioria está a seu favor”, porém escreveu ainda: “Pediram aos demais passageiros que aderissem ao coro, sem muito sucesso”.
Sr. Marcelo, afinal eles tinham ou não a maioria do seu lado?
Apoio as manifestações pacíficas e apoio toda e qualquer forma de repressão contra estes bandidos. Todos os dias desejo a morte lenta e sofrida dele, do Sarney, do Lula, do Renan Calheiros e de outros incontáveis nomes da nossa política.
Se eu ver um desses bandidos na rua, no elevador, no avião, ou onde quer que seja não vou ficar calado! E você o que vai fazer? Chupar as bolas destes fdp’s?!
Tem gente que lê e parece não ler … “a maioria que está a favor” dos rapazes somos os que não concordamos com a forma do deputado tratar da questão do homosexualismo” e não aqueles que têm bom senso e não se levantam para fazer barulho e incomodar os outros passageiros que não tem nada a ver como a questão. Sim, “tinham a maioria ao seu lado”, mas essa maioria não é quem levanta para fazer uma dança ridícula. Eu voltava para São Paulo cansado, e a última coisa que queria era presenciar esse espetáculo lamentável. Você foi brilhante Marcelo Coelho. Tem mais de 20 anos que leio seus artigos, desde os tempos do Fernando Henrique na presidência. Sempre colocações inteligentíssimas…
(A propósito, “se eu VIR” e não “se eu VER”…
Pois é, César.
A grande maioria das pessoas que comentaram aqui leu, mas não consegue interpretar o texto…
Artur meu jovem , você Não entendeu !
O que aconteceu foi que os rapazes “IMAGINAVAM” que receberiam o APOIO dos Passageiros, Baseados na imprensa que Induz o povo a crêr que isso é uma Opinião UNANIME.
Por fim eles Conferiram que ESSE APOIO Não Aconteceu e que essa linha de pensamento NADA tem de UNANIMIDADE.
Ao contrário disso houve quem tivesse a CORAGEM de EXTERNAR a sua Reprovação diante a CELEUMA criada pelos ANTI-SOCIAIS que em um Avião em vôo colocava Toda a Tripulação em RISCO caso os ditos SUPOSTAMENTE HOMOFÓBICOS tivessem uma reação de confronto aos Meninos Crescidos.
PS: Não sou partidário do FELICIANO mas sou a FAVOR da ORDEM , DECÊNCIA , RESPEITO e Sobre tudo DEMOCRACIA.
Será isso uma ofença a quem promove a balbúrdia, ?
Texto chato e preguiçoso…
Tadinho do Feliciano. Fiquei com peninha depois de ler esse texto.
“Jeito de gays”. Que retórica mais essencialista e estúpida que só reitera o que há de mais retrogrado sobre o pensar as expressoes de genero e o Desejo. Sim, leia Freud. E Lacan. E Queer Theory por favor.
Você tem algum problema de interpretação? O rapaz que estava sentado atrás do Feliciano não “pediu” que parassem com o ato, como você descreveu. Ele tentou agredir a mulher que fazia a filmagem. Isso sim foi agressão e contra uma mulher!
É preciso respeitar para ser respeitado e os políticos já perderam o respeito com o povo há muito tempo, estão recebendo de volta. Nada mais justo! O gigante acordou! Devemos levar essa iniciativa adiante. Tratar o Feliciano como coitadinho é no mínimo tendencioso, ninguém com o cargo e o capital (Poder) desta pessoa pode ser tratado como tal.
Veio a aids e essa gayzada ainda nao aprendeu . Dar o rabo causa muitas doencas que nao sao publicadas pelos medicos que tem medo de serem chamados de homofobicos. Os dias dessa turma estao contados
Mais um com argumento típico de ignorante. Vá estudar um pouco, leia e tente entender o conceito de comportamento de risco. Se isso for muito para a sua cabeça de vento, vá carpir que exige menos do intelecto.
Ativismo Gay é isto que o UOL faz, não acesso mais este SITE
!
Se não acessa mais este site o que seu comentário está fazendo aqui?
Apoie hoje o GAYZISMO e amanhã NECROFILIA, ZOOFILIA, POLIGAMIA, HEBEFILIA, CROPOFAGIA, etc., etc. O discurso é o mesmo: “viva a liberdade sexual, “o que importa é o amor”…
Do mesma forma que alguem defende a liberdade religiosa, QUE EH UMA ESCOLHA INDIVIDUAL, tambem se pode defender a liberdade sexual, QUE TAMBEM EH UM ESCOLHA INDIVUAL Necrofilia, zoofilia, pedofilia e outras violam direitos e/ou sentimentos alheios. Homossexualidade nao viola direito de ninguem. Agora, vou pegar uma carona no seu discurso e vou dizer o seguinte: Hoje eh puro conservadorismo religioso;a, amanha teremos um teocracia e, depois, teremos a volta da inquisicao e da perseguicao por parte do estado teocratico.
FALHA TERRÍVEL DE LÓGICA. Violam direitos e sentimentos alheios? Seja explícito: Quais? “Se um ex-presidente da república gosta de cabras, o que vc tem a ver com isso”, não é a falácia do discurso gayzista. Vc está impondo limites e fronteiras como qualquer cristão, a diferença é que a sua apenas aceita homossexualismo. Enfim, vc está longe de entender meu silogismo.
Acesse a deepweb e verá que todas essas “filias” que você cita são muito comuns e praticadas em sua maioria por heterossexuais, dadas às proporções. Deixa de picuinha e arranje um argumento melhor.
Se heterossexuais praticam zoofilia é irrelevante. Não tem nada a ver com meu texto. Enfim, meus argumentos são para pessoas com uma quantidade de neurônios superior à sua. Let it be, vc não vai entender.
“Fascistas do bem” achei ótimo. É como se Adolf Hitler fosse chamado de justiceiro. Numa sociedade apodrecida como essa, o que era errado agora é normal e todos devem suportar; e o que era normal passará a fazer parte de um museu decadente e funesto.
Se brincar com o Feliciano é crime, prendam o Danilo Gentili que pegou muito mais pesado que os dois aí no Agora é Tarde quando ele entrevistou o Feliciano. Nenhum dos lados é fascista na minha opinião. Aliás, muito pobre o entendimento do fascismo pelo Coelho. Fascismo é principalmente determinar que seu dogma é a verdade e fazer com que essa verdade seja seguida por todos, usando até a força.
.bom total falta de respeito ,este jornalista .é um babaca com todo respeito ,ele sim é racista na opinial dele pode tudo menos criticar uns idiotas que gosta de cerveja e que nao tem jeito de biba ,otario no minimo ,que DEus perdoe este pais de sem cultura
Também não acho que Feliciano tenha sido “feliz” em suas declarações,mas dai a fazer com ele oque estes dois fizeram, achei de um mau gosto e de uma molecagem absurda e desrespeitosa.Quem quer respeito, tem que ser o primeiro a respeitar.Chegaram até a tocar nele cantando,achei ridículo dois barbados fazendo o papel de muleques e para mim, não são diferentes daqueles tipos que a gente vê no jornal que agridem o primeiro que por acaso atravessar a frente do carro deles…se tiverem armados atiram
imprensa suja e partidaria