Os fascistas 'do bem'
14/08/13 03:00O vídeo circulou na internet. Dois jovens toparam com o pastor Feliciano num avião e resolveram se manifestar. Enquanto o deputado, famoso pelas opiniões homofóbicas, mexia no computador com aparente concentração, eles se levantaram, cantando “Robocop Gay”, antigo sucesso dos Mamonas Assassinas.
Estavam achando tanta graça na coisa que nem conseguiam cantar direito. Pediram aos demais passageiros que aderissem ao coro, sem muito sucesso. Ouve-se, no máximo, uma voz feminina fora do alcance da câmera.
Atrás de Feliciano, um homem sentado começou a se incomodar e pediu aos dois rapazes que ficassem quietos. Foi rapidamente hostilizado também: “Você é o guarda-costas dele?”.
O deputado, que já disse inconveniências sobre afrodescendentes e defende que psicólogos possam anunciar tratamento para a homossexualidade, mantinha-se impávido. A dupla não sabia bem o que fazer; recuar ou avançar?
Um deles avançou. Estendeu o braço, no que pode ser interpretado como uma tentativa de fazer carinho na cabeça do pastor.
Depois, eles desistem. O vídeo continua com uma entrevista de outra passageira, que cita Freud e critica, de modo razoável, a repressão sexual.
Pelo que diz minha sensibilidade para o assunto, os dois manifestantes não tinham jeito de gays. Talvez, se tivessem, eu não estaria escrevendo este artigo. Não sei.
Tinham, isso sim, as características claras do jovem fascista urbano brasileiro. A voz desarticulada, o espírito do oba-oba cervejeiro, o celular na mão e a ideia pronta na cabeça.
Não preciso dizer que tenho máxima antipatia por Feliciano e seus congêneres. O deputado ganhou a loteria ao se tornar presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. É exemplo do tipo de acordo surrealista que se faz para garantir a base parlamentar de apoio para o governo Dilma —e provavelmente qualquer outro que apareça no futuro.
Representa, com ridículo e insistência, a espécie de dinossauros de gomalina que prosperam na política brasileira. Será um fascista? Depende da definição.
Atrasado não é sinônimo de fascista, ignorante também não. Preconceituoso, conservador, racista, homofóbico —é possível ser tudo isso sem ser fascista.
Na minha definição, pelo menos, para ser fascista é preciso algo além disso. Cito alguns ingredientes.
Em primeiro lugar, a nostalgia da horda primitiva. O fascista está feliz em grupo; só age quando sente que a maioria está a seu favor. Ou melhor, age quando se sente protegido pela aprovação da maioria.
Fosse apenas isso, qualquer multidão seria fascista, o que não é verdade. Nem mesmo o uso da violência pode ser identificado ao fascismo. Revoltas podem ser violentas sem ser fascistas, o que não significa que eu aprove a violência.
Imagine-se, por exemplo, duas torcidas de futebol enlouquecidas. Entram em confronto. Dos dois lados, há selvageria, fanatismo, estupidez. O fascismo, a meu ver, aparece em outra ocasião.
Suponha a torcida de um time que acabou de ganhar o campeonato. Encontra, no meio da festa, uns quatro ou cinco adeptos do time derrotado. Não contente com a vitória, a torcida vencedora resolve hostilizar os perdedores. Hostiliza, xinga, cai de pancada em cima dos coitados —para lhes “dar uma lição”.
Isso, para mim, é puro fascismo, e não depende de nenhuma orientação ideológica. Trata-se de oprimir, em grupo, o derrotado, o minoritário, o sem defesa.
Os dois marmanjos do avião escarneceram de Feliciano porque se julgavam, com razão, em maioria naquele ambiente mais ou menos civilizado, onde haverá poucos homofóbicos militantes.
Há 30 ou 40 anos, é possível que fizessem o mesmo se algum transexual estivesse a bordo. Qual o propósito de hostilizar Feliciano? Puni-lo por ser quem ele é? Em nome de que minorias você se levanta da cadeira do avião e puxa um coro para avacalhar quem quer que seja?
Gostei de ver as faixas contra Feliciano nas manifestações de junho. Gostei das manifestações, também.
Mas o fascismo, por vezes, esteve por perto. Não porque —como dizem— muitos manifestantes “negavam os partidos políticos”. Uma tradição pacífica do anarquismo sempre desconfiou dos partidos, e não tem a ver com fascismo.
Foi fascista, entretanto, quem se juntou para quase linchar o PM Wanderlei Paulo Vignoli, na manifestação de 11 de junho. Por sorte, não eram tantos assim. Também por sorte, Vignoli não era nenhum Robocop.
O seu artigo aponta que: “Pelo que diz minha sensibilidade para o assunto, os dois manifestantes não tinham jeito de gays. Talvez, se tivessem, eu não estaria escrevendo este artigo. Não sei.”. Esse ponto de vista passa a ser rívizel e está incutido de um extremo machismo. Isso não seria fascismo social? Acho que seria interessante ler um pouco mais antes de fazer esse tipo de discurso de poder desprezível.
Mas ignorante ou não ele representa o meu pensamento e a minha vontade e de uma grande parte da população e deve ser respeitado, vou votar nele, faça uma matéria melhor meu amigo, péssima essa.
Olha a cara desse jornalista!!
ele está advogando em causa própria!!
Texto escrito por um completo ignorante….que não admite ideias contrarias a dele…ofendendo assim direitos garantidos pela nossa Constituição Federal….o direito filosófico e religioso….respeite as ideias que são contrarias as suas e seja mais respeitoso…..vá pesquisar o que os evangélicos pensam sobre os gays antes de vomitar suas asneiras tendenciosas. Respeite os nossos Direitos ….pois respeitamos os de vcs!!Preconceito de qq tipo e crime….incluindo o religioso!!!
Quando as pessoas ficam sem argumento para defender sua posição, resolvem atacar a personalidade do outro, chamando-o de “ignorante”, referindo o post como “asneira”.
Por que, Paula, você não lança mão dos argumentos contra as “asneiras tendenciosas” ??
Assim é muito fácil ridicularizar um texto, como posso dizer, sem argumentar, que o seu texto é uma asneira.
eu acho e concordo com as pessoas se fosse ao contrario se ele tivesse falado alguma coisa dos casais gays como seria vamo parar co ipocresia que gay pod os outros nao pod
Concordo com vc Cicero, as autoridades não sabem bem o que o fascismo visto que os mesmos agem com desdenho com toda a população ao falar do que é certo e do que é errado. Não sou homofóbico, concordo quando a ideia de que temos que respeitas os Gays, tendo em vista que esses são pessoas e cidadãos, mas não concordo com a ideia de muitos quando falam que eles querem está acima das nossas leis quando tentam criar leis e normas especificas para eles mesmo; exemplo: Se vc agredir uma pessoa indiferente a orientação sexual vc estará respondendo à agressão dependendo do grau, mas se vc agredir um Homossexual vc está respondendo por agressão e por homofobia…como isso pode esta acontecendo visto que, todos somos cidadãos do mesmo país e regidos pelas mesma constituição federal?. Essa jogada de apoiar as causas gays é pura jogada eleitoral desses políticos corruptos que sabem muito bem aproveita a oportunidade de se reeleger para as próximas eleições.
Realmente a defesa ao homofóbico e racista Sr. Feliciano é grande, pelo que pude ler aqui…por isso que esse país não vai pra frente, uma vez que um deputado da nação, figura que só deveria dar bons exemplos, faz o que faz, não se dá ao respeito, além de não respeitar ninguém, ainda consegue ser defendido em “praça pública”!…Valha-nos Deus!!!Que país é esse???
Pelo visto a senhora não leu direito. Ele não está defendendo a homofobia, mas, sim, criticando a atitude dos rapazes, que, convenhamos, não foi adequada.
Na minha humilde opinião, a imprensa nunca deveria julgar ninguém ao apresentar fatos, caso contrário se torna tendenciosa. Não estou defendendo, nem o Feliciano (pois pessoalmente discordo dele), nem os rapazes (que tiveram uma atitude inadequada), nem o jornalista(que foi totalmente imparcial em sua matéria). A internet é foda, tem muita gente defendendo o seu ponto de vista (inclusive eu neste momento) e acaba virando um caos.
E o que vc disse com esse seu comentário?
Em um desse jornalística alguém tem que expor suas opiniões foi isso que o jornalista fez…O conceito de família é bem básico, vejam: Homem + Mulher e não mulher + mulher e Homem + Homem, isso é bem básico…não é necessário um livro pra entender isso…
A única coisa básica aqui, Jefferson, é a sua ignorância.
Se fosse o contraio, um casal gay ou sapata , tipo Daniela Mercury, sentada em uma poltrona no avião com sua esposa.Se fosse eles, as hostilizadas desta formo como foi o Feliciano, elas já tinham botado a noticia na Globo,mas como foi o Feliciano e ele ñ se manifestou. A final quem ñ deve ñ se defende de nada.Coitado de quem se manifestou, levou invertida por causa de gente sem educação e sem noção de lutar por direitos. Apoio sim o Feliciano, e todos que estão botando a cara pra bater nesta palhaçada dos homossexuais, já ñ basta as ratazanas que temos nos governando. Agora os camundongos saíram dos bueiros, pra querer dar ordens. Era só o que me faltava, esse reporte comentarista vir falar em Fascismo, nem ele sabe o que é fascismo.Enrolou e só falou besteira.
Ahhh, coitadinho do Feliciano, to com dó dele!…Catai, vai se catar, owwww
Quanta ignorância e contradição. Você nem ao mesmo entendeu o texto. Ignorante representado por outro ignorante. Cara, vai estudar.
Acho ridículo este tipo de manifestação. É um desrespeito não só ao deputado, mas aos outros passageiros.
Acho que os comissários deveriam tomar uma providência e a Polícia federal tem a obrigação de deter estes dois palhaços, pois é proibido fazer agitação dentro de uma aeronave. Imagina se a moda pega.
Ele mostrou muita educação, estava viajando em um voo comercial, não estava em nenhum jatinho da FAB, como a maioria das nossas autoridades.
Luiz Dias, vc é guarda costa dele?
Luiz Dias, vc é guarda-costa dele [2]?
Nossa, que caridade que ele fez não é mesmo? Que lindinho, ele não estava no voo da FAB e por isso devemos vangloriá-lo. Alou, isso é mera obrigação, aos outros que o fazem devem ser punidos, mas não coloque uma medalha em um rapaz que desrespeita a todo momento qualquer tipo de minoria existente, afinal, pelo que eu me lembro esse é o cargo dele, protegê-las, não?
Esse tipo de mídia pode ser o cabresto para alguns.
Luiz Dias, você é guarda-costa da homofobia ele?
É IMPRESSIONANTE COMO AS TEORIAS RACISTAS QUE MARCOS FELICIANO DEFENDE SÃO TÃO IDÊNTICAS AS DE ALFRED ROSENBERG, TALVEZ NÃO SEJA MERA CONHECIDENCIA, TANTO O NAZISMO, QUANTO O PROTESTANTISMO EVANGÉLICO, SURGIRAM NA ALEMANHA, PROTESTANTES CAMINHARAM LADO A LADO COM OS OFICIAIS NAZISTAS, NÃO É CONHECIDENCIA!
Cara, não confunda protestantismo com neo pentecostalismo. No período da segunda guerra existem vários protestantes que estão contra o nazismo, cito por exemplo o pastor protestante Dietrich Bonhoeffer.
Vc é um louco varrido e preconceituoso!!! A maior nação com protestantes sempre foi a democracia mais forte do mundo.
A MAIORIA dos editores de revistas, jornais e TV são homossexuais ou abraçam a bandeira firmemente pois vivem rodeados dos mesmos. Sem ofensa, eu defendo que homossexuais tenham direitos iguais aos heteros, em nenhuma hipótese devem ter direitos especiais ou privilégios conforme defendem algumas PECs. Acho que não se deveria dar ouvidos a jornalistas que lesgislam em causa própria!!!
Aqui é Brasil não compare com os EUA, os pastores querem chegar ao poder fazer o rapa e limpar os cofres públicos!
Que matéria ridícula,” fascistas do bem”.
Os homossexuais agrediram o deputado, se fosse o contrario seria homofobia e estaria nas primeiras paginas dos jornais, todo comentário agora é homofóbico, meu direito de expressão já era… É por isso que não pode aprovar o PL 122. O deputado deveria ter entrado com uma ação de danos morais contra esses indivíduose contra a empresa aérea, pois os funcionários abordo não tomaram nenhuma providencia. vms abrir os olhos amanhã pode ser qq um de nós.
O Fascismo estamos vivendo através dos próprios homossexuais, que se acham donos da razão e obrigam aos demais em que devemos e pronto aceitar a forma deles serem. Bom até onde sei, cada um faz sua escolha, mais dai, obrigar os demais a aceitar a sua escolha, isso sim é fascismo. Que usa a força, oprime, humilha e envergonha o seu oponente par que ele seja visto como ridículo pelos ignorantes na informação. Sim, pode crer teremos a volta da inquisição, pelas mãos dos homossexuais, que estão oprimindo a maioria em lhe aceitarem como certos e nos obrigar a nos fazer de cegos, surdos e mudos. Já ñ podemos falar e manifestar nossa opinião a respeito da situação, insustentável em que estamos vivendo, prq somos tachados de homofóbicos e racistas. Então hoje é certo que a DITADURA HOMOSSEXUAL é a bola da vez, e as pessoas de be, que querem ter suas famílias protegidas tem que aceitar essa orgia toda e pronto. Prq eles ñ vão todos para a Alemanha, lá a orgia já é leve e solta mesmo e já faz muito tempo. E Hitler, deve estar se revirando no buraco feito um louco, já que muitos homossexuais foram levados para as câmeras de gaz, na 2ª guerra.ele que era louco ñ aceitou os gays, prq nós temos que aceitar. Será que ainda vamos viver um período de Calicúla, ou ter um Governos louco como o de Nero, que era um besta gaysão da situação,. Estamo perdidos mesmo.
Pensei 2 vezes antes de colocar meu comentário…. Creio se os babacas que fizeram esta baderna no avião so a fizeram porque tinham certeza que o Feliciano, cujas opiniões não apoio, não iria reagir… O mesmo aconteceu com aquele casal no RJ que quebraram a imagem de santo e simularam um ato sexual com a mesma tinham certeza absoluta de que os jovens da jornada mundial da junventude não iriam reagir… Não sei qual o nome dado para este comportamento singular: Opressão? Covardia, não sei…
Agora imagine se a mesma cena do avião com o Jair Bolsonaro no lugar od Feliciano? Imagine a cena do RJ e substitua a imagem pela camisa do Flamengo e sua torcida? Será que os tais jovens “manifestantes” agiriam da mesma forma? Aí sim, creio que o jornalista que escreveu este texto teria bastante material para trabalhar… Não acham?
Que matéria mas ridícula, estou sempre presente aqui na pagina da uo, mais cada dia que passa me decepciono com algumas matérias e essa foi a pior de todas, muito ridícula mesmo e ninguém tem direito de fazer aquilo que supostamente manifestantes fizeram, e muito mais ridículo e o autor dessa matéria. PODRE…
MARCOS FELICIANO É IGUAL A ALFRED ROSENBERG, IDEAIS RACISTAS PARECIDOS, O PROTESTANTISMO EVANGÉLICO É IGUAL AO NACIONAL SOCIALISMO NAZISTA (AMBOS SÃO SISTEMAS TOTALITÁRIOS)
Ter opinião agora virou sinônimo de racismo.Santa ignorância!!!!
Ignorância é você chamar preconceito de opinião.
Vc nao tem argumentos melhor nao, figura?
Nao tem nada a ver o cu com as calcas! Qualquer ideia estupida q feliciano possa expressar, tem q ser combatida no campo das ideias e nao da ofensa pessoal e abusiva, como foi o caso com esses sujeitinhos. Merecem ser presos e processados, assim como a companhia aerea!
Engraçado, quando Feliciano fala e faz o que quer com este ou aquele, seja negro ou homossexual é normal, é liberdade de expressão… Em nenhum momento do vídeo eu ouvi os rapazes dizendo que Feliciano é homossexual. Mas em muitas declarações do “pastor” eu li e ouvi: “Homossexuais fogem ao plano divino; A podridão dos sentimentos homossexuais levam a isto ou àquilo; Os negros são descendentes de um ancestral amaldiçoado por Noé, daí tanta desgraça na África.”
Poxa, será que ninguém vê o que ele faz? Se auto-justificar sobre uma corrente identitária e querer fazer com que as pessoas comprem seu discurso ultrapassado, fétido e nauseabundo? Estou farto deste parlamentar querer ser o centro das atenções enquanto milhões de pessoas passam fome no país e ele continua a atacar quem estava quieto e nada tinha feito contra ele. Digam o que quiserem dizer, Feliciano cutucou onça com vara curta! O que ele não esperava é que além das “bichinhas pão com ovo” que ele tanto deteste, houvessem homossexuais que tem ideologia e lutam por um ideal comum: DIREITOS!!!
Caro Marcelo Coelho, infelizmente essa matéria não foi a sua melhor…
Anacronismo, no dicionário, significa a falta contra a cronologia. É um erro na data dos acontecimentos, consiste em atribuir a uma época, a um personagem da história, sentimentos, costumes que são de outra época. Falta de alinhamento, consonância com um determinado periodo de tempo , com uma época.
Em outras palavras, é o “jornalismo” feito pela Folha de S.Paulo , exemplificado nessa linda “materia” de Marcelo coelho.
Alguem aih leu o texto com atencao?!!! O Coelho quis chamar a atencao que o facismo se utiliza do sectarismo e da uniformidade como forma de suprimir minorias. Os caras esperavam o apoio dos outros passageiros no aviao para hostilizar o Feliciano quando ele nao estava exercendo a funcao de parlamentar ou se portando como tal. Os protestos, por isso, foram inapropriados. Eles devem acontecer de forma inteligiente e sistematizada. Nao se deve protestar com a chacota e com o insulto pessoal, quando o individuo estah em sua privacidade. O Coelho critica o Feliciano de forma muito consistente e tambem, com muita competencia, mostra que a manifestacao nao foi um ato feliz
Meio que enrustida a desaprovacao a tal ato de agressao, mas no entanto, consegue deixar clara a sua aversao a Feliciano. E’ de se odiar os dois pesos e duas medidas desse blogueiro/ reporter. Mas nada novo nisso, apenas mais uma prova de que homossexuais nao querem tao somente terem reconhecido seu direito de escolha, mas reprimir o direito de opiniao e escolhas alheias.
este jornalista deve tão fresco como aqueles imbecis que fizeram aquele papel ridículo.
Já que não é o comportamento fascista que importa, quem é que decide quando o fascismo é o bem ou não?
Eu não sei quem é o pior os jovens ou o esse reporter.
Quanta baboseira! Artigo de péssimo gosto!
Acho o Feliciano uma figura que ganhou uma notoriedade desmerecida . Apenas um ignorante que representa uma parcela de ignorantes . Porém tudo tem limite . Ele ter suas posições é um direito dele . Desde que não agrida física ou moralmente ninguém , quem dá o direito a alguém de hostilizá-lo num avião ? Quero ver se eu começar a cantar o ” Ele senta…eu sei que senta ” para um deputado que defenda homossexuais dentro de um avião para ver se não sou preso na hora . Dois pesos e duas medidas ?
Que materia porcaria… o autor deve queimar a rosca tbm… Viva Feliciano!!
Pela frescura do seu nome, deve usar KY!
Um cara chamado “Edyvan” dizer q o nome do outro e’ fresco!?… Ha’ que se rir alto!!!!
a vai toma no seu cu, viva feliciano seu filho da puta
O Respeito cabe em qualquer lugar , o Feliciano pode ter seus defeitos, mas nunca vi rebolando com as calças baixa na cara de ninguém principalmente dentro de uma aeronave em pleno voo colocando em risco a segurança de outros passageiros …. me poupe nè !!!!
nao eh questao de ser a favor ou contra eh questao de justica. se fosse comigo exigiria a prisao imediata deles por ter me tocado, manifestacoes ok, mas tocar, bater, violencia nem pensar. absurdo isso. estao agindo contra a causa. repudio o ato deles, nao a causa em si. e o local tambem nao era apropriado, acho que a empresa aerea devia se manifestar neste sentido. Parabens Coelho, com excessao de expressar sua opniao pessoal com respeito a pessoa do Feliciano. Acho qeu jornalista devem dar a noticia e nao ser formadores de opniao. Acho que confundiu as coisas.
uii vc é de cristal, nao pode ser tocado hahahahaha
o melhor não é nem tanto a matéria, mas as respostas são muito boas…
Texto horrível, tendencioso e sem direcionamento lógico.
Todos tem direito de dizer e fazer o que quiser, mas dever arcar com seus atos.
Será que esses jovens não podem ser processados por coação, difamação…?
Não sou a favor desse deputado, mas atitudes como a desses jovens, só me enojam.
Péssimo texto. O autor fundamenta seus argumentos no Facísmo do Sr Deputado etc, e no vazio intelectual do dois jovens.
Não vejo assim. Vejo sim que o Sr Feliciano e seus , seus similares, que dividem o mesmo pensamento, são na verdade DIREITISTAS, tal qual era HITLER e seu partido NAZISTA. Pois se julgavam diferentes e “ABENÇOADOS”, manipulando a hisoria e a biologia para os ditames e estarem de acordo com suas crenças. Desprezaram o “diferente” seja na cor da pele, do cabelo, da religião e da sexualidade, somente para se tornarem a RAÇA PURA, tal qual este Sr, Feliciano dito Deputado e Presidente de uma comissão de tanta notoriedade e retorno político (para ele) e de tanta vergonha INTERNACIONAL para o povo Brasileiro e o PAÍS no todo…. Ele sim, o Feliciano é um Nazista e o autor da matéria não entender nada!
kkkkkkkkkkkkkkkk
Nunca vi tanto lixo!!!
Corta logo a cabeça do Feliciano!!! pago dezão
ELE É UM HOMEM DE DEUS, ACHO QUE VCS NÃO CONHECE DEUS, E HOMOSSEXUALIDADE NÃO É DE DEUS DEUS FEZ HOMEM E MULHER E PONTO E SIMPLES ASSIM, MAIS TEM CURA PROCURA A JESUS EM QUALQUER IGREJA QUE PREGA ELE COMO SENHOR DE TODAS AS COISAS.
Homem de Deus????…Você só pode estar louco, Deus jamais faria um filho homofóbico e racista! Procure estudar um pouco, Emerson, a luz da educação deverá iluminar sua vida!…Se deixar levar por uma pessoa como essa?…Se você fosse meu filho eu estaria arrasada!
Engraçado, antigamente CANHOTOS eram queimandos em fogueira, hj em dia é normal, tudo que nasce, morre, cai, levanta é da vontade de DEUS certo?Se a pessoa nasce homossexual é pq quer? ou quer Deus permitiu, sou muito mais eu, do que muito irmao de igreja, que coloca a biblia debaixo do braço, mais trai, rouba, tem inveja do proximo. Entao viva sua vida, se o seu vizinho dorme com outro cara isso é problema dele, vai criar seus filhos e cuidar da sua vida.
Se fosse ao contrario ??? Independente de serem boiolas ou não, como vc sabe?!! Homofobico era o TIM MAIA: trexo da musica vale tudo. “- Só não pode dançar homem com homem e nem mulher com mulher..” mas o resto vale tudo. Na boiolada não pode tocar.