Os fascistas 'do bem'
14/08/13 03:00O vídeo circulou na internet. Dois jovens toparam com o pastor Feliciano num avião e resolveram se manifestar. Enquanto o deputado, famoso pelas opiniões homofóbicas, mexia no computador com aparente concentração, eles se levantaram, cantando “Robocop Gay”, antigo sucesso dos Mamonas Assassinas.
Estavam achando tanta graça na coisa que nem conseguiam cantar direito. Pediram aos demais passageiros que aderissem ao coro, sem muito sucesso. Ouve-se, no máximo, uma voz feminina fora do alcance da câmera.
Atrás de Feliciano, um homem sentado começou a se incomodar e pediu aos dois rapazes que ficassem quietos. Foi rapidamente hostilizado também: “Você é o guarda-costas dele?”.
O deputado, que já disse inconveniências sobre afrodescendentes e defende que psicólogos possam anunciar tratamento para a homossexualidade, mantinha-se impávido. A dupla não sabia bem o que fazer; recuar ou avançar?
Um deles avançou. Estendeu o braço, no que pode ser interpretado como uma tentativa de fazer carinho na cabeça do pastor.
Depois, eles desistem. O vídeo continua com uma entrevista de outra passageira, que cita Freud e critica, de modo razoável, a repressão sexual.
Pelo que diz minha sensibilidade para o assunto, os dois manifestantes não tinham jeito de gays. Talvez, se tivessem, eu não estaria escrevendo este artigo. Não sei.
Tinham, isso sim, as características claras do jovem fascista urbano brasileiro. A voz desarticulada, o espírito do oba-oba cervejeiro, o celular na mão e a ideia pronta na cabeça.
Não preciso dizer que tenho máxima antipatia por Feliciano e seus congêneres. O deputado ganhou a loteria ao se tornar presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. É exemplo do tipo de acordo surrealista que se faz para garantir a base parlamentar de apoio para o governo Dilma —e provavelmente qualquer outro que apareça no futuro.
Representa, com ridículo e insistência, a espécie de dinossauros de gomalina que prosperam na política brasileira. Será um fascista? Depende da definição.
Atrasado não é sinônimo de fascista, ignorante também não. Preconceituoso, conservador, racista, homofóbico —é possível ser tudo isso sem ser fascista.
Na minha definição, pelo menos, para ser fascista é preciso algo além disso. Cito alguns ingredientes.
Em primeiro lugar, a nostalgia da horda primitiva. O fascista está feliz em grupo; só age quando sente que a maioria está a seu favor. Ou melhor, age quando se sente protegido pela aprovação da maioria.
Fosse apenas isso, qualquer multidão seria fascista, o que não é verdade. Nem mesmo o uso da violência pode ser identificado ao fascismo. Revoltas podem ser violentas sem ser fascistas, o que não significa que eu aprove a violência.
Imagine-se, por exemplo, duas torcidas de futebol enlouquecidas. Entram em confronto. Dos dois lados, há selvageria, fanatismo, estupidez. O fascismo, a meu ver, aparece em outra ocasião.
Suponha a torcida de um time que acabou de ganhar o campeonato. Encontra, no meio da festa, uns quatro ou cinco adeptos do time derrotado. Não contente com a vitória, a torcida vencedora resolve hostilizar os perdedores. Hostiliza, xinga, cai de pancada em cima dos coitados —para lhes “dar uma lição”.
Isso, para mim, é puro fascismo, e não depende de nenhuma orientação ideológica. Trata-se de oprimir, em grupo, o derrotado, o minoritário, o sem defesa.
Os dois marmanjos do avião escarneceram de Feliciano porque se julgavam, com razão, em maioria naquele ambiente mais ou menos civilizado, onde haverá poucos homofóbicos militantes.
Há 30 ou 40 anos, é possível que fizessem o mesmo se algum transexual estivesse a bordo. Qual o propósito de hostilizar Feliciano? Puni-lo por ser quem ele é? Em nome de que minorias você se levanta da cadeira do avião e puxa um coro para avacalhar quem quer que seja?
Gostei de ver as faixas contra Feliciano nas manifestações de junho. Gostei das manifestações, também.
Mas o fascismo, por vezes, esteve por perto. Não porque —como dizem— muitos manifestantes “negavam os partidos políticos”. Uma tradição pacífica do anarquismo sempre desconfiou dos partidos, e não tem a ver com fascismo.
Foi fascista, entretanto, quem se juntou para quase linchar o PM Wanderlei Paulo Vignoli, na manifestação de 11 de junho. Por sorte, não eram tantos assim. Também por sorte, Vignoli não era nenhum Robocop.
O UOL insiste em divulgar o ridículo a favor dos gays.
Que absurdo estes comentários tendenciosos a favor de pessoas (gay ou não) que não respeitam autoridades e ninguem em um voo com regras para todo cidadão.
Esse tipo de coisa faz com que as pessoas que não são homofóbicas tenham atitudes homofóbicas pela indignação de ter que suportar este tipo de abuso que “somente eles podem fazer” como se não fosse errado.
Sou obrigado a concordar… BASTA A ESTA DITATURA GAY!!!.
A mídia em geral está dando tanto ibope aos ativistas homossexuais, que até quando eles se insurgem contra alguém e perturbam a ordem dentro de um avião, são tidos como vítimas. Por favor Marcelo, menos né?
Seja mais discreto e menos tendencioso em seus artigos.
Marcelo, respeito muito suas opiniões e seu trabalho. Mas dessa vez vc foi infeliz. Posições politicamente corretas têm limite. Se critica os rapazes por terem “julgado” o pobre Feliciano (que rouba aleijados, vilipendia gays e cospe na cultura negra), não deveria, portanto, “julgá-los”. O povo brasileiro está farto dos felicianos da vida, corruptos, preconceituosos, que vivem às custas de você, de mim e também dos rapazes. Jovens que agem como jovens e, assim sendo, não serão nunca politicamente corretos! Oxalá! Não gosto de desrespeito a ninguém, mas quando quem é desrespeitado não respeitou e nem se dá ao respeito, fica difícil manter-se livre de coisas assim.
Também o povo esta farto de bagunça, aquilo não foi manifesto. Jovens agem como jovens? E desde quando jovens são idiotas e mal educados iguais aquelas topeiras no video? Desculpa, mas aqueles desordeiros extrapolaram. O Feliciano saiu da situação como vítima. E sabemos que ele não é tão santo assim.
Texto apelativo tentando pegar carona na fama de 15 minutos desses rapazes e desse pseudo politico.. tenta definir oq eh facismo sem colocar em pauta a verdade do sofrimento criado por pessoas como o feliciano que todos os dias sao responsaveis por casos bizarros que nao afetam o escritor deste texto e portanto sao basicamente indiferentes para ele… boa sorte na sua vida de apelacao por uma esmola tem gente que carregando difunto faz dinheiro com mais dignidade do que vc.
É um idiota esse Marcelo Coelho! Nunca tem assunto no que escreve e soh vive pra pegar carona em polêmicas!! Jornalista medíocre!!
O preconceito existe em nossa sociedade e sempre vai existir, podemos até nos policiar pra não agir de forma descriminatória. Neste espaço, por exemplo, temos vários comentários preconceituosos e alguns até agressivos. O comportamento dos jovens e digno de toda repulsa, foi uma ato de desrespeito e pelo local onde foi feito poderia ter tido consequências perigosas. Fica o meu repúdio ao ato como protesto.
Que pena que essas palavras bonitas reflitam somente sua opinião. A família do deputado está sendo perturbada 24 horas pelos ativistas gays….. o direito de manifestar a opinião não pode ser tirado….. com certeza o Marcelo não sabe o que acontecia quando os gays dominavam a cadeira dos direitos humanos…….diretos humanos….direito de todos…
por favor, desligue a sua TV e deixe de ser uma pessoa alienada.
E as milhares de familias cristãs que seguem as falas desse cara e agem de forma preconceituosa com seus filhos e filhas?
nada aconteceria se as pregações deste charlatão se restringissem à ignorancia de sua igreja e nao chegasse ao congresso nacional.
Quanta merda ein meu amigo?
apoiado
Não seria o preconceito inerente a condição humana? No Brasil de hoje – que não desiste nunca – ser contra alguma coisa é ser preconceituoso. Se não votamos no PT somos preconceituosos… e por aí vai a manada em fila indiana…
Parabéns Marcelo Coelho, vc tem toda razão. Opressão, covardia, selvageria, fascismo mesmo, sadismo, foi o que estes fascistas urbanos, termo bem apropriado para os filhinhos de papai, babacas, metidos a críticos sem nem saber o que estão criticando, fizeram no avião e fazem em outras ocasiões.
gostou do texto neh ? entao, quanto vai deixar de dizimo na igreja hoje LENISE… kkk
Nada a ver. Quem tem bom senso agora é crente bitolado? Os babacas extrapolaram. Simples assim.
Baderneiros sem vergonha! Quantas e quantas vezes eles cruzaram com outros deputados acusados de roubalheiras e não deram um pio?!! Agora querem dar uma de defensores da democracia? Palhaçada!
amem irmao cabeca de melao
Infelizmente o comentarista não sabe nem de longe o que é fascismo!!!
É inaceitavel que dois vagabundos em nome de sei lá o que, colocaram em risco a vida de todos a bordo!
Deveriam ser presos assim que o avião pousasse, por tentativa de homicídio de todos a bordo!
só julgo uma coisa, se eu estivesse no avião com minha família e visse isso, mas com certeza ia meter porrada la mesmo nos 2!! não entendo como a P.F não intervio, se isso vira moda, já viu né!!
Ae Daniel, eu nao sou nenhum dos dois mas aceitaria trocar umas porradas com vc se vc eh macho para bater em alguem que luta contra o sofrimento dos outros, quero que seja macho de me encontrar.. pega meu email ae e me contacta, quero ver se eh homem de verdade.
ai hétero-com-cérebro esse é o exemplo de homem que vc quer passar em vez de pregar a paz vc coloca mais lenha na fogueira e por pessoas com esses pensamentos que fazem o Brasil ser o que é um pais que olho pro seu próprio umbigo ao invés de estender a mão.
Um conselho, senhor: procure um psiquiatra.
Pergunta: Por que mudaram o título da matéria de algo como: “Feliciano não é fascista, os que o hostilizaram, sim”??? Pegou mal??? Prezado jornalista, um protesto bem-humorado não é violento e não gera violência. Declarações homofóbicas vindas de um agente público e num país com 44% dos casos de homofobia letal no planeta, sim. Quem fala publicamente deve medir bem as consequências de suas palavras. Isso serve pra políticos e pra jornalistas. Talvez o senhor seja mais parecido com o Feliciano do que imagina. Lamentável.
ele ja mudou o texto tambem, em diversas partes foi aliviando pq viu que a opiniao publica nao esta com ele.. alias, procure a respeito desse autor e vai ver com quem ele eh relacionado…
E o nazismo que Feliciano exala por td lugar que passa? Quem faz isso com o povo deve esperar que o povo devolva o tratamento que recebe! Feliciano não deveria reclamar, eu ele pediu por isso!
Marcelo Coelho, o senhor perdeu a oportunidade de ficar quieto.
Fazia tempo que não lia tanto absurdo como acabei de ler agora, enfim, o país é livre, escreva o que quiser mas o senhor está completamente equivocado, uma pena para o uol e para nós assinantes.
Henrique, faz uma pesquisa com o nome desse cara e vc vai descobrir por que ele escreveu essas merdas.. eu tb cai aqui de paraquedas e ja estou denunciando a pagina.
Como diria Emilio Gentile: o Facismo é uma ideologia “anti-ideológica” e pragmática que se proclama antimaterialista, anti-individualista, antiliberal, antidemocrática, anti-marxista,mas populista e anticapitalista em tendência, se expressando esteticamente mais que, teoricamente, por meio de um novo estilo de política e por mitos, ritos e símbolos, como uma religião leiga projetada para aculturar, socializar e integrar a fé das massas com o objetivo de criar um “novo homem”.
Não precisa dizer mais nada. Os jovens não são facistas, talvez apenas idiotas por fazer protesto em um avião.
Marcelo Coelho faz uma mistura de conceitos e considera atitude ditatoriais como facistas em sua essência. Ou a estupidez das massas em um linchamento. Apesar do facismo ser em sua essência ditatorial, o inverso não é verdade.
O Facismo não é isto, é a negação do individual por se importar só com a coletividade, neste caso o ESTADO, ou o GRUPO. Quem não pertence a este grupo, não faz parte do corpo, e deve ser extirpado. Seja por orientação política, sexual, cor da pele, nacionalidade. Vejo esta atitude mais em Feliciano, que nos jovens. Não respeitar a individualidade homossexual, porque a maioria é heterossexual, e tentar curar os mesmos? É facismo! Sem mais.
Meu caro, você realmente é formado em jornalismo? Me diga onde estudou para passar bem longe, mas talvez tenha alcançado seu objetivo que é despertar a curiosidade do leitor para o artigo, mas de agora em diante ao ler teu nome, não perderei mais tempo de ler bobagens com de cunho preconceitual sobre religião de sua parte.
As pessoas acreditam em tudo o que a mídia afirma, poucos questionam, a verdade é que o projeto da famigerada ” cura gay” foi assim chamado primeiramente pelo Conselho Federal de Psicologia, outra informação importante é que o projeto é de autoria do deputado João Campos – PSDB de GO.E nesta história toda o Feliciano está pagando o pato, ao menos ele mostrou que tem respeito ao próximo e não desceu a níveis tão subterraneos durante o ocorrido no avião.Cresceu no meu conceito.
Estes são uns babacas, pagando mico…
Não sou homofobico, mas tive vontade de dar um bom tapa na orelha destes safados.
Não entendo como alguns da sociedade apoia estes baderneiros. Aumenta a meu ver a discriminação aos gays. Confunde-se democracia com bagunça. Isto é perigoso. Faz se sentir saudade da ditadura, onde este tipo de baderna não era permitido.
O que muitos, inclusive eu, não toleram mais não são ideologias pessoais, de maiorias ou minorias, religiosas ou políticas. O que é insuportável é a arrogância, a falta de respeito, a falta de comprometimento, a falta de profissionalismo e seriedade do poder público brasileiro. Nossos políticos são representantes deles mesmos e só defendem interesses e poderes pessoais. A crítica do articulista começou com um título rico por ser antagônico, porém poderia ser mais rica no quesito filosófico.
É a tal Ditadura Gay. O Marcelo Coelho erra feio ao se manifestar de forma tão agressiva ao Marcos Feliciano em sua critica pois, se o Marcelo tem a ferramenta poderosa da mídia escrita para se manifestar, também o Marcos Felicianoa tem o direito de se manifestar naquilo em que ele crê. Certamente ele representa a imensa maioria da população brasileira pois ninguém é obrigado a engolir “quela abaixo” o comportamento Gay que, inclusive, a TV Globo em todos as suas novelas, até mesma na Malhação, insiste em nos empurrar os conceitos e comportamentos que queremos ou não queremos, aqui não se fala apenas no caso dos Gays, más de outras minorias também. Somos uma sociedade livre e democrática, vamos preservar isto.
Pelo amor de deus, a militância gay é incapaz de assumir um ato. Agora a culpa é dos fascistas q foram zuar um outro fascista. Sempre o coitadismo. Q autor de …. deixa pra la
FASCISMO? Ai, “MENAS”, por favor, filhinho. Beeeeem menos.
Nessa sua analises ridícula, só faltou você culpar o Feliciano porque estava no mesmo avião desses ”Fascista do Bem” Assim você denomina.
Se fosse um voo com maioria evangélicos,e cantassem pra um gay,(porque homem é homem menino é menino,viado é viado e baitola é baitola ),falariam em homofobia
na verdade ok ouve com aqueles viados gays dementes no aviao foi uma declaraçao de derota perca de terreno no brasil o diabo aqui ele e queimado e quem serve elea
nao vai triunfa satanas e derotado pelo sangue de jesus e todos seus seguidores sao perdedores nos amamos jesus cristo adoramos o nosso salvador e quem adora o diabo e como ele derotado gloria a Deus pela vida do feliciano e prepara a barba sataanas que Deus ja tem levantado um exercito de homens como o marco feliciano pra conbate vcs seus derotados amaldiçuados o sangue de jesus tem poder
Amigo, aqui é o tinhoso! (pois é, eu tenho conexão wifi!)
Eu vou te levar pro inferno comigo só pelo assassinato da língua portuguesa que vc cometeu tentando escrever este texto!
Ae Diabo,
Não vou muito com a tua cara não, mas diz aí: esse Gilmar deve ser da Igreja Evangélica Todos Contra a Vírgula, né não?
Gilmar, quando ler a biblia preste mais atenção, no texto como um todo para não assassinar mais a língua…
Achei a atitude desses caras uma idiotice. Esses caras são uns babacas.
Todo mundo tem que achar lindo isso agora? Eu não! Não aprovo as declarações de Feliciano, mas também não vou concordar com atitudes idiotas como essa!
Parece logico que o preconceito é sim contra os evangelicos, sempre venho neste voo saindo de brasilia, cheio de politicos corruptos e ninguem se manifesta, porque existe uma lei do voo, baderneiros são considerados delinquentes e geralmente são presos logo após o pouso, que tem que preservar o espaço limitado e a segurança dos demais passageiros. se fosse o inverso creio que teriamos policia federal, jornalistas de todo tipo, mas era só um evangelico que defende suas causas, por isto, não tem importancia nenhuma em constrange-lo. parece que o preconceito muda sempre de lado quando é pela verdade.
O texto perde todo o seu crédito quando fala “jeito de gays”. O preconceito do autor está tão enraizado que este comentário passou pelo filtro jornalístico sem problema algum.
Jura que só por causa disso o texto inteiro perdeu crédito pra vc??? Eu acho que vc na verdade não entendeu foi nada…