Os fascistas 'do bem'
14/08/13 03:00O vídeo circulou na internet. Dois jovens toparam com o pastor Feliciano num avião e resolveram se manifestar. Enquanto o deputado, famoso pelas opiniões homofóbicas, mexia no computador com aparente concentração, eles se levantaram, cantando “Robocop Gay”, antigo sucesso dos Mamonas Assassinas.
Estavam achando tanta graça na coisa que nem conseguiam cantar direito. Pediram aos demais passageiros que aderissem ao coro, sem muito sucesso. Ouve-se, no máximo, uma voz feminina fora do alcance da câmera.
Atrás de Feliciano, um homem sentado começou a se incomodar e pediu aos dois rapazes que ficassem quietos. Foi rapidamente hostilizado também: “Você é o guarda-costas dele?”.
O deputado, que já disse inconveniências sobre afrodescendentes e defende que psicólogos possam anunciar tratamento para a homossexualidade, mantinha-se impávido. A dupla não sabia bem o que fazer; recuar ou avançar?
Um deles avançou. Estendeu o braço, no que pode ser interpretado como uma tentativa de fazer carinho na cabeça do pastor.
Depois, eles desistem. O vídeo continua com uma entrevista de outra passageira, que cita Freud e critica, de modo razoável, a repressão sexual.
Pelo que diz minha sensibilidade para o assunto, os dois manifestantes não tinham jeito de gays. Talvez, se tivessem, eu não estaria escrevendo este artigo. Não sei.
Tinham, isso sim, as características claras do jovem fascista urbano brasileiro. A voz desarticulada, o espírito do oba-oba cervejeiro, o celular na mão e a ideia pronta na cabeça.
Não preciso dizer que tenho máxima antipatia por Feliciano e seus congêneres. O deputado ganhou a loteria ao se tornar presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. É exemplo do tipo de acordo surrealista que se faz para garantir a base parlamentar de apoio para o governo Dilma —e provavelmente qualquer outro que apareça no futuro.
Representa, com ridículo e insistência, a espécie de dinossauros de gomalina que prosperam na política brasileira. Será um fascista? Depende da definição.
Atrasado não é sinônimo de fascista, ignorante também não. Preconceituoso, conservador, racista, homofóbico —é possível ser tudo isso sem ser fascista.
Na minha definição, pelo menos, para ser fascista é preciso algo além disso. Cito alguns ingredientes.
Em primeiro lugar, a nostalgia da horda primitiva. O fascista está feliz em grupo; só age quando sente que a maioria está a seu favor. Ou melhor, age quando se sente protegido pela aprovação da maioria.
Fosse apenas isso, qualquer multidão seria fascista, o que não é verdade. Nem mesmo o uso da violência pode ser identificado ao fascismo. Revoltas podem ser violentas sem ser fascistas, o que não significa que eu aprove a violência.
Imagine-se, por exemplo, duas torcidas de futebol enlouquecidas. Entram em confronto. Dos dois lados, há selvageria, fanatismo, estupidez. O fascismo, a meu ver, aparece em outra ocasião.
Suponha a torcida de um time que acabou de ganhar o campeonato. Encontra, no meio da festa, uns quatro ou cinco adeptos do time derrotado. Não contente com a vitória, a torcida vencedora resolve hostilizar os perdedores. Hostiliza, xinga, cai de pancada em cima dos coitados —para lhes “dar uma lição”.
Isso, para mim, é puro fascismo, e não depende de nenhuma orientação ideológica. Trata-se de oprimir, em grupo, o derrotado, o minoritário, o sem defesa.
Os dois marmanjos do avião escarneceram de Feliciano porque se julgavam, com razão, em maioria naquele ambiente mais ou menos civilizado, onde haverá poucos homofóbicos militantes.
Há 30 ou 40 anos, é possível que fizessem o mesmo se algum transexual estivesse a bordo. Qual o propósito de hostilizar Feliciano? Puni-lo por ser quem ele é? Em nome de que minorias você se levanta da cadeira do avião e puxa um coro para avacalhar quem quer que seja?
Gostei de ver as faixas contra Feliciano nas manifestações de junho. Gostei das manifestações, também.
Mas o fascismo, por vezes, esteve por perto. Não porque —como dizem— muitos manifestantes “negavam os partidos políticos”. Uma tradição pacífica do anarquismo sempre desconfiou dos partidos, e não tem a ver com fascismo.
Foi fascista, entretanto, quem se juntou para quase linchar o PM Wanderlei Paulo Vignoli, na manifestação de 11 de junho. Por sorte, não eram tantos assim. Também por sorte, Vignoli não era nenhum Robocop.
Vi com muita preocupação esse incidente. Felizmente o Feliciano se manteve calmo e fingiu que não era com ele. Do contrário, e se ele estivesse acompanhado de seguranças (como provavelmente estará a partir de agora), poderia ter ocorrido uma situação de atrito de consequências imprevisíveis para uma aeronave em voo (que não pode, simplesmente, parar no acostamento). E, depois disso, a tendência é que outros idiotas procurem fazer o mesmo em outros voos. Pior para os demais passageiros, principalmente os vizinhos de poltrona do deputado, que, esses sim, ficaram constrangidos com a cena e ainda tiveram esse seu constrangimento divulgado para o mundo inteiro. Outra coisa é que, a partir de agora, o Feliciano vai ter mais argumentos para poder solicitar os jatinhos da FAB, já que está sendo hostilizado nos aviões de carreiam, com risco, inclusive à segurança da aeronave – dependendo da reação dos envolvidos. É isso que aqueles idiotas queriam?
Um dos piores textos que já li nesse portal. Não me admira, já que a UOL ultimamente só posta textos denegrindo a imagem dos evangélicos em geral, porém esse pseudo jornalista passou dos limites com uma reportagem extremamente tendenciosa e que até mesmo faz questão de assumir isso. Não estou aqui defendendo Feliciano ou quem quer que seja, mas jamais defenderia uma atitude como a dos rapazes seja contra quem quer que fosse, inclusive contra um homossexual, mas parece que quando é o contrário tudo vira normal e aceitável. Realmente estamos vivendo o tempo do fim…
Aline, leia o texto novamente. Vc não compreendeu nadica de nada. O jornalista condena a atitude mal educada dos moleques.
ISSO NÃO E MANIFESTO,E SIM UMA AGRESSÃO A FELICIANO E AOS PASSAGEIROS,ESPERO QUE AS AUTORIDADES EVITEM ESSAS ATITUDES AGRESSIVAS FUTURAMENTE.
Ignorante!
O autor do texto desse editorial afirma que o deputado Feliciano tem opiniões homofóbica (“Enquanto o deputado, famoso pelas opiniões homofóbica..”). Questiono: o que é homofobia? O deputado Feliciano violentou ou matou algum homoxessual? NÃO! Então por que ele é taxado de homofóbico? BURRICE DE QUEM DEFENDE QUE EXISTE HOMOFOBIA E NÃO SABE SEQUER O QUE É HOMOFOBIA.
Em outro ponto do editorial o autor afirma: “O deputado, que já disse inconveniências sobre afrodescendentes e defende que psicólogos possam anunciar tratamento para a homossexualidade, mantinha-se impávido.” Inconveniências sobre afrodescendentes? Aquilo que o deputado disse são estudos, teorias, doutrinas teológicos, e no Brasil vigora a liberdade de crença, consciência, e de expressão, que foi maldosamente interpretada para servir de justificativa para os gays levantarem sua bandeira contra os quem têm opinião divergente (aliás, os gays não admitem e não respeitam a discordância sobre a prática homossexual). Por fim, o autor aponta de modo inverídico a fim de taxar o deputado Feliciano de homofóbico usando do termo “tratamento para homossexualidade” para remeter o leitor ao intitulado de “cura gay”; para quem entende que homossexualismo ou homossexualidade é comportamento (e não doença), por que impedir a ajuda de psicólogo se a própria pessoa espontaneamente requer sua ajuda? Quem não quer praticar mais a homossexualidade não pode mais deixar de praticar?
Quem quer ser gay, seja! Agora não impeça que as pessoas tenham opiniões diferentes. Não impeça também quem quer ou precisa buscar ajuda para qualquer tipo de terapia, de reorientação sexual, comportamental, etc.
Ignorante, tendenciosa e preconceituosa este editorial.
Assim como os Gays tem o direito de manifestar a respeito do uso que fazem de seus ‘foveres”. Entendemos legítimos manifestações contrarias a essa aberração.
O patrulhamento da imprensa gay é uma tentativa de perversão de práticas e costumes aceitos pela sociedade em geral, que não somos obrigados a simplesmente aceitar, defender ou sabe-se mais que querem esses porra-loucas.
Engraçado….se é o Deputado Pastor Merco Feliciano que faz a mesma coisa com um homosexual que está no havião ele é homofóbico…mas e estes dois rapazes…são o que??
Uol e Folha..vamos parar com matérias tendenciosas também não é.
Não tenho a menor simpatia pelo pastor Marco Feliciano. Ele também não me representa, como dizem por aí. Mas, em primeiro lugar, ele representa milhares de pessoas, muito mais do que o deputado Jean Wyllys, por exemplo, e estamos em uma democracia. Em segundo lugar, ele é um ser humano e merece ter seus direitos respeitados, como todos os outros. Por fim, o que realmente incomoda é o duplo padrão do pessoal politicamente correto
Parabéns ao articulista. A definição como fascitas urbanóides é boa. A verdadeira democracia respeita opiniões contrárias. Mesmo que venham carregadas de preconceito religioso como esse Feliciano. Os jovens que o interpelaram o avião só fizeram por conta do ambiente em que estavam. São fascistas sim. Do mesmo tipo daqueles que tentaram invadir o Hospital Sirio Libanes. Do mesmo tipo daqueles que não estudam, não trabalham e se escondem sob as bandeiras de PSTU, PSOL e outras bobagens sem perspectiva histórica que andam se aproveitando desse tipo de vagabundice intelectual que hoje permeia gente com esse perfil. O passo seguinte é se transformarem em neo oportunistas. Assim que o partideco que apoiam assume alguma prefeitura, penduram todos em um carguinho publico. E depois não saem mais. Foi assim com o PT e também com PSDB que na origem se mostrava um partido com ética, até para aceitar filiações. Do mesmo jeito que o partido da Marina esta fazendo agora… Todos iguais.
Parabéns pelo comentário. Impecável.
Homofóbico? homofobia é crime……temos que prender ele e mais outros milhões de brasileiros que não concordam com o homossexualismo.
Pelo amor de Deus, não concordar com a relação homossexual NÃO É HOMOFOBIA.
Homofobia é agredir, maltratar ou descriminar alguém por ser homossexual.
Quero ver onde o Feliciano maltratou algum homossexual, e também o vídeo onde ele falou como racista.
Se homofobia é a não concordância com a relação homoafetivas podem me prender então.
Olha aí, procurando, encontra-se algo decente na imprensa brasileira. Bela Matéria ( bem escrita e com conteúdo)!
A questão aqui com relação ao Sr. Feliciano meus amigos é que não podemos ter um “palestino cuidando dos direitos dos judeus”, creio que assim dá pra entender melhor!
vc so foi infeliz na ordem…
‘e um judeu cuidando do direito dos palestinos…
Nao seria nesse caso um judeu cuidando do direito dos palestinos?
Simceramente, A FOLHA TA MTO RUIM DE EDITORIAL. O texto beira o ridículo onde tenta empurrar que os manifestantes eram fascistas. O que eu defeco, vale mais do que esse texto.
pela tua gressividade vc deve ser um deles..
estou de acordo com a maioria que diz que esse artigo é muito ruim como um site que nem a uol permite que publiquem esse tipo de matéria!!
Cuidado, de acordo com a materia, ser a favor da maioria é ser facista…
“Não preciso dizer que tenho máxima antipatia por Feliciano e seus congêneres”. Congêneres leia-se evangélicos. Se eu chego aqui, e digo que tenho máxima antipatia a gays e seus congêneres, eu sou homofóbico, mas e no caso desta afirmação desta ignóbil escritora ou escritor deste artigo? Não seria um preconceito desta criatura pedante? É mais asneiras de um ser pacóvio e pernóstico! Pregam o respeito desrespeitando, pregam posicionam se contra o preconceito usando do próprio. Sociedade vergonhosa!
Pior jornalista do mundo que escreveu este artigo. Leia mais sobre os projetos que não são do Marco Feliciano e verá que nenhum deles propôs a cura da homossexualidade.
eu achei ótimo, tem que fazer esse povo corrupto, preconceituosos, políticos safados em geral, passar vergonha.
vai para um restaurante…tem que passar vergonha
vai viajar…viaja passando vergonha
vai para um parque com a familia, vai passar vergonha.
ta na hora do povo largar de ser besta e fazer esse pessoalzinho da política lixo brasileira, passar vergonha mesmo.
Facista?? chuuupaaaa.
O marcos Feliciano agiu corretamente em não revidar e ainda querem o denegrir acho que ate o respirar dele incomoda esses ativistas acostumados a não serem contrariados em seus projetos, agora que apareceu o Feliciano que deu um basta nessa palhaçada eles estão loucos de raiva e querem derrubar o deputado de qualquer jeito só que eles não podem esquecer uma coisa, que quem são os maiores preconceituosos são eles mesmos
Não como o maior portal da america latina, deixa publicar algo desse tipo. ridiculo e preconceituoso. esse jornailista é de última…..
Por que publicar? Sr. Rozildo, existe uma garantia constitucional nesse país conhecida liberdade de expressão.
espero que todos notem que a maioria é contra este artigozinho de merda! pois a maioria deste colunistas o são.
isso é uma palhaçada, o mundo está invertido, está sem limites… é um absurdo o que estão querendo tornar o mundo… ninguem pode ter opnião, ja é taxado de homofóbico… que Deus tenha pena do homem
Os fascistas ‘do bem’, o c@r@lho, vão zoá com a cara da pqp, ..uns viados, nojentos, ..com certeza eu teria quebrado a cara desses babacas!
eu respeito a opinião de Feliciano e acho que o reporte se a proveito da situação a dar razão pra filhos de papai rebarbado,mal educado,e também acho que o reporte quer sair do armário.a final não quero que o um brasil se torne uma holanda um pais que e um cabaré a céu aberto .
Pobre alma…Seu teclado está com problemas ou sua gramática é ruim mesmo???
se o marcos Feliciano começasse a pregar ou cantar louvor no avião a própria tripulação teria o feito parar, quanto mais os outros passageiros. A ta boa que não são ativistas, vindo de Brasilia, foram buscar mais verbas paras desviar quando chegarem as ONG´s
rediculo essa materia desse jornalista. ele deve ser gay.kkkk
Ridículo esse seu comentario…
não precisa nem comentar! a ditadura gay é assim. são os coitadinhos que sofrem opressão, igualzinho aos dois lideres que o hadad colocou no governo de sp esta semana, uma é lider de invasões de predios em sp, outro tb lider de movimento ambos com salarios aciima de R$ 5,000,00 representam os pobres kkkkkkkkkkkkkk estamos contigo feliciano serei seu cabo eleitoral sem cobrar nada conte conosco .
Marcelo Coelho, jornalista de merda!! Desculpe mas depois de ler sua pagina isso é máximo que você merece para ser tratado. O que aqueles caras fizeram foi uma babaquice, nao sou evangélico mas acho que ninguém pode aplaudir aquela babaquice que foi exibida. Havia outros passageiros sendo incomodados e que mereciam respeito. Feliciano esta sendo vitima da bandalheira gay ptista, que se especializou em deturpar o que esse deputado tem proposto. Fora comunismo PTista!! FOra Dilma!!
Odeio Viado e o Feliciano… eles que se F*#&$%@
É lamentável este artigo e os atos destes ativistas gays. Não tem respeito por ninguém, semeiam o ódio, quebram imagens de santos dos católicos, praticam violência, blasfemam contra a Bíblia, não respeitam opinião contrária a sua conduta, e ainda distorcem o termo de homofobia, como se alguém que é contra a prática do homosexualismo fosse homofóbico. Distorcem as notícias, os fatos contra os homens de bens, que defendem a família tradicional. Mas, não há problemas, o Feliciano jamais irá reagir contra estes ativistas por ser um cristão. Mas Deus os julgará! É só uma questão de tempo! Aguardem!
Nei, adorei seu comentário. Especialmente quando classifica o Dep. Feliciano e outros como “homens de bens”, pois é exatamente o que são, e não “homens de bem” como deveriam ser.
há..ha… Boa. Homens de bens, principalmente de jatinhos particulares, às custas destes otários que invadem a igreja com seus dízimos….
Todo meu apoio ao Feliciano! Sempre votei nulo, não conhecia esse cara, mas agora ele terá o meu voto. Força, Feliciano!
É por causa de atitudes como a sua, que temos esse maravilhoso congresso. Eita povinho ignorante
Esta de parabéns.
Ninguém nessa terra planta ventos e colhe flores.
Feliciano esta colhendo o que plantou e, sozinho.
Cadê o apoio inicial que Silas Malafaia dava? TIROU!!!
Não consigo ver nenhum dos dois rapazes batendo em alguém.
Passar a mão nos cabelos de Feliciano até eu faria, pois há alguns anos atras ele dizia que isso era pecado, que homem vaidoso era Gay.
Ta aí, cuspiu pra cima, caiu na testa agora amarga o gosto e engole calado Feliciano