Os fascistas 'do bem'
14/08/13 03:00O vídeo circulou na internet. Dois jovens toparam com o pastor Feliciano num avião e resolveram se manifestar. Enquanto o deputado, famoso pelas opiniões homofóbicas, mexia no computador com aparente concentração, eles se levantaram, cantando “Robocop Gay”, antigo sucesso dos Mamonas Assassinas.
Estavam achando tanta graça na coisa que nem conseguiam cantar direito. Pediram aos demais passageiros que aderissem ao coro, sem muito sucesso. Ouve-se, no máximo, uma voz feminina fora do alcance da câmera.
Atrás de Feliciano, um homem sentado começou a se incomodar e pediu aos dois rapazes que ficassem quietos. Foi rapidamente hostilizado também: “Você é o guarda-costas dele?”.
O deputado, que já disse inconveniências sobre afrodescendentes e defende que psicólogos possam anunciar tratamento para a homossexualidade, mantinha-se impávido. A dupla não sabia bem o que fazer; recuar ou avançar?
Um deles avançou. Estendeu o braço, no que pode ser interpretado como uma tentativa de fazer carinho na cabeça do pastor.
Depois, eles desistem. O vídeo continua com uma entrevista de outra passageira, que cita Freud e critica, de modo razoável, a repressão sexual.
Pelo que diz minha sensibilidade para o assunto, os dois manifestantes não tinham jeito de gays. Talvez, se tivessem, eu não estaria escrevendo este artigo. Não sei.
Tinham, isso sim, as características claras do jovem fascista urbano brasileiro. A voz desarticulada, o espírito do oba-oba cervejeiro, o celular na mão e a ideia pronta na cabeça.
Não preciso dizer que tenho máxima antipatia por Feliciano e seus congêneres. O deputado ganhou a loteria ao se tornar presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. É exemplo do tipo de acordo surrealista que se faz para garantir a base parlamentar de apoio para o governo Dilma —e provavelmente qualquer outro que apareça no futuro.
Representa, com ridículo e insistência, a espécie de dinossauros de gomalina que prosperam na política brasileira. Será um fascista? Depende da definição.
Atrasado não é sinônimo de fascista, ignorante também não. Preconceituoso, conservador, racista, homofóbico —é possível ser tudo isso sem ser fascista.
Na minha definição, pelo menos, para ser fascista é preciso algo além disso. Cito alguns ingredientes.
Em primeiro lugar, a nostalgia da horda primitiva. O fascista está feliz em grupo; só age quando sente que a maioria está a seu favor. Ou melhor, age quando se sente protegido pela aprovação da maioria.
Fosse apenas isso, qualquer multidão seria fascista, o que não é verdade. Nem mesmo o uso da violência pode ser identificado ao fascismo. Revoltas podem ser violentas sem ser fascistas, o que não significa que eu aprove a violência.
Imagine-se, por exemplo, duas torcidas de futebol enlouquecidas. Entram em confronto. Dos dois lados, há selvageria, fanatismo, estupidez. O fascismo, a meu ver, aparece em outra ocasião.
Suponha a torcida de um time que acabou de ganhar o campeonato. Encontra, no meio da festa, uns quatro ou cinco adeptos do time derrotado. Não contente com a vitória, a torcida vencedora resolve hostilizar os perdedores. Hostiliza, xinga, cai de pancada em cima dos coitados —para lhes “dar uma lição”.
Isso, para mim, é puro fascismo, e não depende de nenhuma orientação ideológica. Trata-se de oprimir, em grupo, o derrotado, o minoritário, o sem defesa.
Os dois marmanjos do avião escarneceram de Feliciano porque se julgavam, com razão, em maioria naquele ambiente mais ou menos civilizado, onde haverá poucos homofóbicos militantes.
Há 30 ou 40 anos, é possível que fizessem o mesmo se algum transexual estivesse a bordo. Qual o propósito de hostilizar Feliciano? Puni-lo por ser quem ele é? Em nome de que minorias você se levanta da cadeira do avião e puxa um coro para avacalhar quem quer que seja?
Gostei de ver as faixas contra Feliciano nas manifestações de junho. Gostei das manifestações, também.
Mas o fascismo, por vezes, esteve por perto. Não porque —como dizem— muitos manifestantes “negavam os partidos políticos”. Uma tradição pacífica do anarquismo sempre desconfiou dos partidos, e não tem a ver com fascismo.
Foi fascista, entretanto, quem se juntou para quase linchar o PM Wanderlei Paulo Vignoli, na manifestação de 11 de junho. Por sorte, não eram tantos assim. Também por sorte, Vignoli não era nenhum Robocop.
Ninguém deveria ser censurado por expor suas opiniões. Assim como exitem os que defendem algo sempre haverão os que se opõem. O certo seria respeitar a opinião, ainda que venha contra nossas convicções. Isso sim é democracia. Acho horrível a ideia de que todos devem amar as escolhas pessoais de outras pessoas, caso contrário, ataquem! Ainda, não será por que gostam de banana que poderão se intitular macacos, nunca serão.
Quem apoia o movimento gay é gay ou tem familiares gays.
isso mesmo, o UOL, promove o ativismo Gay, vamos deixar de acessar o UOL, fiz o mesmo com o IG.
Há tempos não lia um texto tão ridículo.
A partir do momento que o Feliciano se tornou figura pública e tornou público a sua opinião (por livre e espontânea vontade), ele tem que entender que criticas virão…de formas formais e informais.
Se ele se sentiu ofendido por uma encenação no avião, imagina quem foi alvo de uma proposta governamental para trata-lo como doente psicológico num assunto particular.
então quem está sendo o hostilizado?
– a pessoa publica que compartilha sua opinião sem pudor a fim de combater uma modo de agir extremamente pessoal.
– o fulano de tal, uma pessoa que vive a sua vida particular, sem a necessidade de ter que de depender da aprovação pública sobre as suas escolhas boas ou ruins, que está sendo taxada como doente apenas por ter algo diferente.
O ato dos jovens no avião, nada mais é do que o resultado da exposição que o próprio Feliciano procurou.
O pior é que para ele, Feliciano, isso nada mais é do que uma provação divina para se manter na cruzada infeliz que apenas ele e alguns de seus seguidores acham correta.
muito boa fala, Rodrigo. Figuras públicas têm que ter responsabilidade sobre o que falam e consciência do alcance de seu discurso. Ajoelhou, Infeliciano…tem que rezar…pra quem fala as sandices que esse homem nefasto fala, a exposição até que foi pequena…
Texto muito complexo. Um tema tão popular poderia facilitar.
Manifestação kkkk palhaço mesmo se e manifestação pq ele passa a mão no cabelo do deputado se fosse o deputado que almenos olhas firme e era uma catástrofe nacional com repórteres com vários artigos notas e um monte de bla bla ….
Discordo plenamente da posição do deputado e inclusive sou totalmente contra que idearios religiosos legislem sobre todos. Contudo, não é essa nossa realidade política e, se o cara está lá é pq ele representa o que uma parte importante (em termos de quantidade) da população pensa. Isso não quer dzer que a gente não deva se manifestar, mas politicamente e não o oprimindo e hostilizando em sua vida privada. Ele é um cidadão como todos e tem direito a ter sua opinião, o que temos que debater é esse processo que submete ao mesmo julgo religioso, cidadão de diversas crenças.
A mesma infâmia ocorreu com a manifestação realizada no sirio-libanes… Qdo a populaçao confunde a pessoa física com o seu papel social, entra na mesma lógica do político corrupto que usa do seu papel social para beneficio próprio.
Concordo contigo, estado laico! veja sou evangélico, fiel a bíblia, e realmente acredito em tudo que lá esta, é a mesma é bem clara com relação ao homossexualismo, mais respeito o direito de alguém ser ou não, a bíblia não vai mudar porque o mundo mudou, todos temos o direito de segui-la ou acreditar ou não!
Artigo altamente tendencioso. Triste ver o jornalismo brasileiro na mão de pessoas sem a devida qualidade para escrever em um jornal como este. Mas vamos lá. No meu ponto de vista não há que comparar com fascismo o ocorrido. Qualquer leitor minimamente informado verá que existe sim uma perseguição da mídia convencional contra o Marco Feliciano. Antes de tudo deixo claro que não o apoio, não sou de sua igreja, não voto nele e muito menos apoio suas condutas (algumas que até indicam ele ser despreparado para o cargo que possui), mas tenho que dizer que atacá-lo num avião, colocando as mãos em sua cabeça fez aquilo que poderia ser uma manifestação com mais apoio em um ato onde os próprios passageiros do vôo se sentiram incomodados.
Acredito que teria um apoio muito maior se fosse alguma crítica contra os corruptos que assolam esse país, provocando mortes, misérias e injustiças incalculáveis pelo país. Pelo menos eu acho.
Po lixo essa coluna q vc fez…quer manter tudo do jeito que está.
Fica no seu apartamento, com o seu dinheiro, plano de saúde…e tudo no seu conforto. Para que mudar? Vamos manter o status quo….enquanto isso jovens são agredidos na rua por causa de discurso como esse….do Felíciano.
Ativismo Gay, deixe de acessar o UOL, fiz isto com o IG, Orgulho de ser Heterossexual!
Para mim, você tinha que ser demitido da folha. Deve ser boiola, Totalmente parcialista, antidemocrático e cristofóbico. Meu camarada, para grande maioria esmagadora da população homofobia e piti de baitola. Quem gosta de esgoto é rato e barata. Boiola é transmissor de coliformes fecais.
É por causa de pessoas como você, que acham que baitola é algo passível de ser escrito como um comentário valido em cima de um artigo de jornal, que o país está como está. Aposto que a sua “maioria da população” toma cerveja em boteco de esquina com ladrilho branco, grita para jogo de futebol toda quarta e domingo achando que é a única coisa válida deste país, e acha que lugar de mulher é no tanque, certo? O dia que esse tipo de lixo de comentário começar a ser barrado, talvez as pessoas que realmente lêem e sabem interpretar um texto, seja ele da qualidade que for, como esse que for escrito, possam discutir em paz. Faça um favor, se retire e deixe que o pessoal que paga pelo país já complicado onde você vive, façam isso.
Realmente um texto sem nexo, fraco, porque você não fala da marcha das vadias que foram provocar católicos na Jornada da Juventude no RJ, penduraram imagens nos órgãos genitais e enfiaram uma imagem no anus de um dos manifestantes. Você me desculpa foi incompetente nas palavras e pior seu editorou revisor, moderador sei lá, deixou um texto deste ganhar um destaque no uol. Pobre.
Atvismo Gay, deixe de acessar o UOL, fiz isto com o IG!
engraçado naum vi um gay sequer se manifestar quando da visita do papa ao brasil, ele comunga dos mesmos princípios que o Feliciano e diz as mesmas coisas. naum vi o dep. jean willis tentar impedir a vinda dele nem mandar uma carta de repudio ao mesmo.
Diz as mesmas coisas?
Mais um que não sabe nada da vida, mesmo estando do outro lado…
Vai estudar e pesquisar antes de falar merda!
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Gálatas 6:7
cuidado, de Deus não se zomba.
Folha: cada dia pior! Com profissionais cada dia mais desqualificados e com opiniões, no mínimo, de cunho duvidoso. Senhor Coelho, falta-lhe bom senso!
Ao tornar tal pensamento deturpado público, o senhor contribui para a decadência do país e ajuda a tornar as pessoas menos preparadas para melhorar a nossa sociedade desmerecida de crédito.
Casal de homossexuais vai à Justiça para obrigar igreja a realizar cerimônia de casamento gay
Após a recente aprovação do casamento gay pelo parlamento britânico, um casal homossexual foi à Justiça solicitar que as igrejas cristãs do país sejam obrigadas a celebrar cerimônias de enlace matrimonial de pessoas do mesmo sexo.
Barrie e Tony Drewitt-Barlow, que estabeleceram uma união estável em 2006, querem agora se casar em uma igreja, e para isso, estão movendo uma ação judicial que serviria de precedente para todos os casais que tiverem o mesmo desejo.
Esse texto é muito tendencioso e parcial, que se mostra uma mera opinião pessoal de um escritor eivado de preconceito, ou sei lá de outra coisa. Portanto, sem credibilidade e totalmente desconexo com o ato de desrespeito sofrido pelo parlamentar.
Perdi meu tempo para ler ISSO!
Que porcaria essa matéria!
concordo !!
“Trata-se de oprimir, em grupo, o derrotado, o minoritário, o sem defesa.” Mas não é exatamente isto que o Marco Feliciano pede para que as pessoas, principalmente, os religiosos, façam aos homossexuais?
Você não sabe o que fala.
Não. Muito pelo contrário.
Pelo visto você é só mais um que não sabe nada e acredita em tudo que compartilham no facebook.
Olha, não costumo comentar, mas realmente, isso merece um comentário: Que porcaria é essa que você escreveu?! Em um país que a Justiça não funciona e a manifestação popular está mudando paradigmas (como visto nos últimos meses), estão de parabéns os rapazes que fizeram seu manifesto bem humorado. Quanto ao Feliciano? Bem, quem semeia vento, colhe tempestade…
Manifesto bem humorado??? Ah tá e se fosse
ao contrário, se eu mais um amigo ficasse pulando em frente a dois gays sentados em uma poltrona e cantássemos musicas que
afrontassem esses gays?? Como seríamos julgados??? Isto é tipo de hipocrisia de pessoas que não tem opiniões formadas e ficam em cima do muro jogando pedra para os dois lados.
Como disse um amigo meu: “daqui a pouco o poste vai fazer xixi no cachorro e todo mundo vai achar normal”. Enquanto os paradigmas quais mudaram?
perdi meu tempo, para ler ISSO!!!
Atvismo Gay, deixe de acessar o UOL, fiz isto com o IG devido o ativismo Gay
Ao contrário da maioria irascível que comenta aqui, achei seu texto bem interessante, embora discorde do termo empregado. “Fascismo” é a antítese de qualquer sentimento “do bem”… Ou se é fascista ou não se é fascista e aqui não há espaços para sentimentos sublimes… É certo que os rapazes não eram gays, não protestavam em causa própria e isso demonstra o nível de revolta de quem apoia os direitos dos homossexuais, contra um sujeito que tem preconceito com negros e gays e é eleito Presidente de uma Comissão de Direitos Humanos… Fascismo é querer institucionalizar tratamento médico para homossexuais, retrocedendo pelo menos 30 anos no assunto, já que no Brasil, em 1985, o Conselho Federal de Psicologia deixou de considerar a homossexualidade como desvio sexual e em 1999, estabeleceu regras para a atuação dos psicólogos em relação às questões de orientação sexual, declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio”… Encaro a atitude dos rapazes como um desabafo infantil sem maiores consequências e em alguns momentos cheguei a notar um esboço de sorriso no tal deputado….
Esses “marmanjos” como o próprio autor do texto cita, cometeram claramente um crime e ainda por cima filmaram. É como se alguém fizesse isso para alguma pessoa negra, homossexual, ou nordestina… Nada justifica o que foi feito e se não houver condenação à altura, a credibilidade do judiciário estará seriamente comprometida “Art. 5º Todos são iguais perante a lei (..)”.
Lixo de artigo…. Confuso e fascista….
O artigo é ótimo, você que é um troll fascista.
O autor deste texto tem uma carinha, que ja diz tudo o por que é contra o Deputado Feliciano.
Atvismo Gay, deixe de acessar o UOL, fiz isto com o IG devido o ativismo Gay imposto!
tem que haver um tratamento para esse comportamento homossexual, por que não? e quem quer deixar de pratica esse comportamento homossexual? Não vamos deixar que a mordaça da homossexualidade nos cale.
ACHEI OS COMENTÁRIOS MARCELLO COELHO EXTREMAMENTE INAPROPRIADOS.
NÃO SEI O PORQUÊ ELE ACHA ESSES MANIFESTANTES CORAJOSOS DE FACISTAS. FACISTA É O FELICIANO QUE COM A SUA RELIGIOSIDADE INTOLERANTE BUSCA ATRAVÉS DO CARGO DE REPRESENTANTE DO POVO QUE OCUPA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS DISCRIMINAR UMA PARCELA DA POPULAÇÃO QUE ELE JULGA MORALMENTE DEPRADOS E DOENTES. SE ELE NÃO TROUXESSE SUAS IDEIAS PRECONCEITUOSAS PARA A AGENDA POLÍTICA, TALVEZ NÃO MERECE MANIFESTAÇÕES DE REPÚDIO COM A QUE FIZERAM ESSES CARAS. MAS COMO ELE NÃO SE LIMITA A DIFUNDIR SUAS IDEIAS PRECONCEITUOSAS NA SUA COMUNIDADE RELIGIOSA, MAS QUER LEGISLAR PARA POSITIVAR SEUS IDEAIS DE INTOLERÂNCIA, MERECE REPÚDIO VEEMENTE POR PARTE DE TODA A SOCIEDADE (SÃO SÓ DOS GAYS) QUE NÃO COMUNGAM COM IDEAIS DE INTOLERÂNCIA, QUE QUEREM CONSTRUIR UM ESTADO LAICO, DEMOCRÁTICO, TOLERANTE.
Correto!
Fascistas do bem? Estão deturpando as noções sobre opressão. Agora qualquer reação virou “fascismo”, opressão às avessas. Me poupe! A atitude dos rapazes no voo contra o Feliciano não tem nada de “fascismo”, nem que seja do bem. É apenas uma manifestação. Estamos caminhando para uma inversão de valores, em que o vilão está se tornando vítima. Basta ver o que o senso comum admira nas novelas: torcem pela Carminha, pelo Félix. “Fascismo do bem”, para mim, foi demais.
escreveu, escreveu e não chegou a nada…
Se eu estivesse la cataria junto, parabéns aos rapazes!!! rsrsrsr
Veja só podem encher o saco do deputado, atormentar ele em qualquer lugar, que democracia é essas que esses ativistas gays querem, só eles podem ter voz, já fizeram de tudo, invadiram um culto para se beijar, e se todos os evangélicos da ultima marcha para Jesus que eram 2 milhões de pessoas fossem para avenida Paulista, em dia de parada gay para impedir que a mesma acontecesse! O fato é o seguinte eu tenho o direito garantido pela constituição de não ser a favor do comportamento homossexual e pronto, não posso impedir ninguém de ser gay, mais posso não concordar! ser Gay é vergonha até para os mesmos, uma vez que sempre tentar ridicularizar o Marcus Feliciano dizendo que ele é Gay!
Parece até que o Sr não conhece o deputado…Como pode dizer que apenas os rapazes tiveram voz ante as aberrações que o ele propaga?..e ele sim tem voz ativa, garantida pelo cargo que ocupa e pela mídia, mas, ele precisa se lembrar que foi eleito pelo povo e, como tal, deve representar o povo como ele é: brancos, negros, gays, viciados, enfim…É uma vergonha nacional esse deputado rancoroso e que não respeita as pessoas como elas são e não como se quer que elas sejam!
Quem expõe publicamente com opiniões tão bizarras como esse deputado faz corriqueiramente e ainda ameaça tomar atitudes contra o que ele pensa de forma mais bizarra ainda, é passível de ser achincalhado em público sim. Ele faz e pode fazer porque é um deputado e um cidadão comum não pode por quê?…São dois pesos e uma medida?