Mais cubanos
05/09/13 12:45Só tenho a agradecer a Paulo Sergio Vargas Werneck, pela carta que ele mandou a respeito da questão dos médicos cubanos (ver post abaixo). Com certeza, um plano de carreira para os profissionais do SUS, tal como ele descreve, seria o ideal.
Não concordo, todavia, com a ideia de que as manifestações contra os recém-chegados sejam expressão de uma defesa da ética profissional. “O Código de Ética Médica”, diz Werneck, “proíbe textualmente o lucro sobre o trabalho do médico”. O governo cubano, prossegue, é quem sai ganhando com essa exportação de serviços, e a repulsa à chegada dos médicos aqui se justificaria, portanto, pelo fato de que eles servem para dar lucros ao governo.
Acho que é um problema entre os médicos cubanos e o seu governo. Os cubanos estariam agindo de forma anti-ética ao serem explorados por Raúl Castro? Ou o código de ética é um instrumento de defesa dos profissionais quando alguém pretende explorá-los?
Se se trata de instrumento de defesa, por que não acolher os cubanos e conscientizá-los do fato de que estão sendo explorados? Ao contrário, eles é que foram tratados como mercenários, analfabetos ou coisa pior.
Vitimou-se a vítima. Se o governo Dilma está errado, se adiou o plano de carreira do SUS, pode-se protestar na frente do Ministério da Saúde. Protestar no aeroporto é que não é bonito.
Thanks so much for the article post.Thanks Again. Really Cool.
Great blog post.Much thanks again. Much obliged.
This is one awesome blog.Really thank you!
Im obliged for the article post.Really looking forward to read more. Great.
Really enjoyed this blog article.Thanks Again. Great.
Wow, great blog.Really looking forward to read more. Keep writing.