Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Marcelo Coelho

Cultura e crítica

Perfil Marcelo Coelho é membro do Conselho Editorial da Folha

Perfil completo

Porta dos Fundos

Por Marcelo Coelho
11/09/13 11:15

“Valdo, você sabe quem eu quero ajudar?”, pergunta um político ao seu colega. “Quem?”, pergunta Valdo. “O povo brasileiro…”, responde o primeiro. O outro se indigna. “Não fode, Laércio! Não fode!”
Um pouco mais adiante no vídeo, Valdo estende-se na indignação. “O teu caseiro entrando no Facebook… é isso o que você quer?” “Não”, responde o outro. Eis aí. Valdo reforça o ponto. “Porque parece que é isso que você quer!”
Transcrevo um dos diálogos de “Porta dos Fundos” (editora Sextante), livro que reproduz , com fotos e comentários, mais de trinta esquetes humorísticos de Gregorio Duvivier, Fábio Porchat, Antonio Tabet e seu grupo, sucesso incendiário na internet.
Um dos muitos feitos de “Porta dos Fundos” está, a meu ver, em ter descoberto uma saída –passou o trocadilho—para fazer humor num país em que, como diz José Simão, já se vive a piada pronta.
Depois de ver no noticiário normal importantes personagens políticos enfiando dinheiro na cueca, o grau de explicitude necessário para produzir surpresa e riso tinha de ser elevado a níveis para lá de escandalosos.
E isso não se resume aos costumes de Brasília. Para lembrar outros tempos, Juca Chaves fazia muita graça, nos anos 1970, com uma publicidade de seus próprios shows em que dizia apenas: “ajude o Juquinha a juntar mais um milhãozinho”, ou coisa parecida.
O mero fato de agir com o propósito de ficar rico surgia como algo desabusado e audacioso naquela época. Hoje, palestras sérias defendem o que a pensadora americana Ayn Rand sistematizou como “a virtude do egoísmo”, e o humor de Juca Chaves, nesse ponto, esvaiu-se no real.
O cinismo clássico não abala mais ninguém. É como se, diante dos gritos do menino do conto de fadas, o rei respondesse: “sim, eu estou nu mesmo, e quem não está?” Enquanto os humoristas de “Pânico” reagem pelo desespero, como que tentando arrancar em público as roupas dos alvos de sua sátira, os de “Porta dos Fundos” encontram alternativas mais sutis.
Já que o rei está nu, trata-se de explorar a sua intimidade. Que seja retirado da praça pública e da rua, e levado de volta à esfera do cotidiano, do particular. Assim o encontraremos, diante do computador, em nossa casa, reproduzindo os nossos próprios preconceitos de classe.
Sem os embaraços da televisão, os atores de “Porta dos Fundos” podem desprezar uma série de marcas populares. O guaraná Kuat, as bolachas Mabel, tudo o que for coisa “de pobre” será identificado como tal. Para nada falar do Orkut, que até como piada já ficou velho.
A graça com os pobres não se faz sem violência. É o caso do famoso esquete em que a mocinha procura uma lata de Coca-Cola com o seu nome no rótulo. A estratégia de marketing apelava a consumidores que se chamassem Rodrigo ou Tatiana. Mas ela se chama Kelly.
“Isso é nome merda!”, diz Fábio Porchat, na pele de um atendente de supermercado. Para atenuar a coisa, ele mesmo confessa se chamar Uélerson. Mas a graça já foi feita.
Como apontou razão Vinicius Mota, na coluna “São Paulo” desta segunda-feira, o universo de “Porta dos Fundos” é o da “velha classe média”. Estamos rindo “de um estilo em transformação, à medida que novos atores batem na porta da frente”.
Não cabem mais piadas contra negros, índios ou nordestinos. Sintomático disso é o quadro em que Fábio Porchat é o líder de uma seção da Ku Klux Klan. Os convocados para a reunião tiram as máscaras: são todos negros, a começar do que se chama Denzel.
Os humoristas, na verdade, é que tiram a própria máscara. Não é cinismo; o tom é de denúncia. Por vezes, o obsceno social ganha tradução para a esfera do sexo. A mulher, na hora da sobremesa, explica para o marido que não quer “fazer amor”.
“O que eu quero é foder, Mário Alberto… Fo-der”. A mesma lógica faz o chapeiro de uma lanchonete dizer à cliente que não servem este ou aquele sanduíche. “Temos rola. Rô-la”. O efeito é de vandalismo verbal.
No segredo do ipad ou do computador, a verdade surge explosiva. O formato, sem controle nem as imposições do ritmo de produção da TV, evita aquela repetição de personagens e situações que levava Chico Anysio e Jô Soares ao esgotamento.
Os segredos da copa, da cozinha, da suíte e do lavabo, assim como tudo o que nos cega nos supermercados e salas de reunião, não acabam nunca de sair por essa porta dos fundos.

About Marcelo Coelho

Marcelo Coelho nasceu em São Paulo, em 1959. Estudou Ciências Sociais na USP. Escreve semanalmente no caderno "Ilustrada", da Folha de S. Paulo, e publicou, entre outros, "Crítica Cultural: Teoria e Prática" (Publifolha) e "Patópolis" (Iluminuras)
View all posts by Marcelo Coelho →
Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Pittsburgh Pennsylvania Pest Control comentou em 25/09/13 at 10:31

    Muchos Gracias for your article.Really thank you! Want more.

  2. funny dirty jokes comentou em 25/09/13 at 3:49

    Pretty! This was an incredibly wonderful article. Many thanks for supplying these details.

  3. st. lucia all inclusive vacations comentou em 25/09/13 at 0:51

    Thanks for sharing, this is a fantastic article post.Really thank you! Great.

  4. funny dirty pictures comentou em 24/09/13 at 23:56

    This is a really good tip especially to those fresh to the blogosphere. Simple but very precise info… Appreciate your sharing this one. A must read post!

  5. awesome link building comentou em 24/09/13 at 19:02

    TuBmat Im thankful for the article.Thanks Again. Awesome.

  6. website hosting comentou em 24/09/13 at 10:54

    Thanks a lot for the blog post.Really looking forward to read more. Really Great.

  7. skórki wordpress comentou em 24/09/13 at 3:55

    Wow, great article.Really thank you! Fantastic.

  8. motywy do wordpressa comentou em 23/09/13 at 15:02

    I loved your blog post. Great.

  9. Arcade Shooting Games Online comentou em 23/09/13 at 11:27

    I value the blog. Awesome.

  10. click here comentou em 23/09/13 at 7:58

    Great, thanks for sharing this blog post.Really thank you! Really Great.

  11. How To Beat Anxiety comentou em 23/09/13 at 3:49

    I really like and appreciate your post. Keep writing.

  12. tour comentou em 22/09/13 at 11:13

    Muchos Gracias for your blog article. Really Cool.

  13. granite shop comentou em 22/09/13 at 10:06

    Muchos Gracias for your article post.Really looking forward to read more. Much obliged.

  14. Ga comentou em 22/09/13 at 8:23

    I appreciate you sharing this article post.Much thanks again.

  15. zakjes comentou em 22/09/13 at 6:23

    Really informative blog.Really thank you! Really Great.

  16. wedding dresses comentou em 22/09/13 at 2:32

    Say, you got a nice article.Really looking forward to read more. Really Cool.

  17. vigrx plus discount comentou em 21/09/13 at 23:02

    Im obliged for the article.Really thank you! Fantastic.

  18. vigrx plus results comentou em 21/09/13 at 20:43

    Thanks a lot for the article post. Cool.

  19. claimsdog comentou em 21/09/13 at 13:16

    Appreciate you sharing, great blog.

  20. Shirely Pillarella comentou em 21/09/13 at 11:38

    This design is incredible! You definitely know how to keep a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Fantastic job. I really enjoyed what you had to say, and more than that, how you presented it. Too cool!

  21. loans for bad credit comentou em 21/09/13 at 11:34

    I really enjoy the article post.Really looking forward to read more. Keep writing.

  22. Bernard Wilczynski comentou em 21/09/13 at 10:12

    I’m not that much of a internet reader to be honest but your blogs really nice, keep it up! I’ll go ahead and bookmark your website to come back later on. Many thanks

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailcoelhofsp@uol.com.br

Buscar

Busca

Versão impressa

  • Em cartaz
  • Geral
  • Livros
  • Versão impressa
  • Recent posts Marcelo Coelho
  1. 1

    Aviso

  2. 2

    Debate sem fim

  3. 3

    Pequenos profissionais

  4. 4

    O homem da fibra ótica

  5. 5

    Temporada de caça

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 01/06/2006 a 31/01/2012

Sites relacionados

  • Seja avisado dos novos posts deste blog
  • Folha.com
  • UOL
  • BOL
  • O link de todos os links
  • Eurozine
  • Voltaire e seu tempo
  • Fotos maravilhosas
  • Rádio naxos
  • Times Literary Supplement
  • Teatro fantasma
  • Controvérsia
  • Entrelinhas
  • Luiz felipe de alencastro
  • Jean Claude Bernardet
  • Amigo de Montaigne
  • Catatau: cultura, ciência e afins
  • Guindaste: literatura, crianças, desenhos
  • Marco Antônio Araújo: aforismos
  • Sebos on line
  • Comentários, arte e fotos
  • Ciência em Dia
  • Pinakothek
  • The Atlantic
  • Bibliodyssey, gravuras e ilustrações
  • Teatro e libertinagem com Mauricio Paroni
  • Caça-lorotas de internet
  • Curiosidades de todo tipo na internet
  • Livros antigos de arte
  • George orwell: diário
  • Jornais de todo o mundo
  • Videos de arte
  • Guia de pronúncia em todas as línguas
  • Biblioteca universal
  • Blog do favre
  • Milton ribeiro
  • Noemi jaffe
  • Images&visions
  • Partituras clássicas
  • Revistas acadêmicas
  • Blog de música classica
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).