As tentações de Joaquim Barbosa
05/03/14 03:00Começo com uma banalidade. É natural que uma pessoa pobre sonhe em ficar rica. Mais forte, entretanto, é o sonho de enriquecer de novo quando se perde a fortuna possuída.
É mais fácil se contentar com o pouco que sempre se teve do que com o muito que se tinha, e que já não se tem mais.
Acredito que a regra funcione não só em matéria de dinheiro, mas em questões de poder também. Digo isso pensando no caso do ministro Joaquim Barbosa.
O presidente do STF deixou claro, tempos atrás, que não tinha intenção de concorrer a nenhum cargo eletivo; pelo menos, a disputa pela sucessão de Dilma Rousseff não estava no seu horizonte.
Uma coisa, entretanto, é não ter esse tipo de ambições quando tudo lhe parecia sorrir no caso do mensalão. A vitória sobre as teses da defesa estava garantida; a maioria dos réus, a começar de José Dirceu, tinha sido condenada.
Outra coisa é sentir, como Joaquim Barbosa declarou na semana passada, que todo o seu trabalho estava sendo “posto por terra”. Com a presença de Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, não foi apenas na questão da quadrilha que o jogo parece ter virado no STF.
Corretamente ou não, Barbosa pode imaginar que, dada a nova composição dos membros do tribunal, dificilmente os responsáveis pelos próximos escândalos políticos serão punidos com a mesma severidade.
Tendo a acreditar, como dizem alguns inconformados com as decisões da última semana, que no STF de hoje nem mesmo a denúncia do Ministério Público contra os mensaleiros seria aceita.
Derrotado, Joaquim Barbosa está na situação de quem já teve o doce nas mãos e vê, de repente, que tudo não passara de um sonho. Não tem o poder de construir uma nova maioria no STF, e muito menos (embora pareça acreditar nisso) a capacidade de impor no grito suas próprias opiniões.
Ponho-me no lugar de Joaquim Barbosa. Como não acalentar a ideia de, um belo dia, nomear sozinho os futuros membros do STF? Vingar-se de Barroso, Teori e Lewandowski a partir de um lugar com muito maior poder de fogo?
A conjuntura eleitoral parece favorável a esse tipo de pretensão. Todo o clamor das manifestações de junho, contraditório como era, desapareceu sem ter sido atendido.
Eduardo Campos e Aécio Neves podem ser tão oposicionistas quanto desejem, mas não expressam aquele tipo de impaciência, de revolta, presente nas ruas. Mesmo porque, qualquer o partido a que se pertença, sempre há mensalões parecidos no fundo de alguma gaveta.
Isso é um movimento de direita ou de esquerda? Perguntava-se isso a propósito das manifestações. Havia as duas coisas. Também as duas coisas estão presentes, provavelmente, no ímpeto de Barbosa.
Violento contra o PT, ele não é menos antipático com relação aos erros ou hábitos da “mídia burguesa”. Quer figurões petistas na cadeia, não porque sejam ou tenham sido de esquerda, mas porque se recusa a aceitar que na cadeia só fiquem os pobres, os pardos, os negros.
Está desvinculado dos partidos. Parece disposto a condenar tucanos e petistas com a mesma fúria dos muitos manifestantes que rejeitavam Feliciano, Dirceu, Alckmin e Haddad num único, amplo e vago movimento.
Falta-lhe tempo na televisão (mas como ele teve tempo ao longo deste julgamento!); falta-lhe um partido de tamanho conveniente (mas é por ter achado um que Marina Silva esvaziou-se de seu potencial expressivo); falta-lhe capacidade de negociação política (mas é disso que tanta gente está cansada).
André Singer apontou, em sua coluna de sábado passado, o potencial de Joaquim Barbosa como candidato capaz de levar a sucessão de Dilma Rousseff ao segundo turno. É fato que as pesquisas, mesmo quando incluem o nome do ministro, garantem boa vantagem para a atual presidente, especialmente nas menores faixas de renda.
Mas é possível repetir-se aquele conhecido fenômeno que abala a política brasileira, a cada duas ou três décadas: primeiro Jânio Quadros, depois Collor de Mello, representaram a impaciência com os partidos e com a corrupção. O destino administrativo, político e pessoal desses personagens não foi, como se sabe, coerente com seu sucesso eleitoral.
Inflexível, autoritário, popular, emocional, Barbosa não é um demagogo nem um charlatão; suas diferenças com os dois antecessores são inegáveis. Não é impossível, entretanto, que a função —ou o drama— que ambos protagonizaram venha a repetir-se com seu nome.
Um mensalão propadado pelas grande mídias partidárias como se fosse um dinossauro e q na verdade começou nos próprios partidos políticos delas, na verdade são só pratinhas diante dos escandalos só nas máfias dos fiscais, Mansões, dineheiro vivo, dinheiro no exterior acontecento mais de 20 anos em SP…num passado onde todos holofotes foram quase sempre desligados…
Rosado, o que você propõe? Continuar como está porque há ladrões de todos os lados ou tentar uma alternativa que desagrada aos que almejam o continuismo?
aguadem , um dia me disserâo que o pt éra só de ladrôes e eu nâo acreditei , tá ai na nossa cara .
O Ministro Joaquim Barbosa confessou que a dosimetria no crime de quadrilha ou bando foi fixada para que não houvesse a prescrição e/ou para que o regime de cumprimento da pena fosse, inicialmente, fechado para o núcleo político da ação penal 470. Configura-se, neste caso, uma posição parcial de alguns membros do STF, desta forma, toda a ação penal 470 deverá ser anulada, uma vez que os membros do Pretório Excelso têm que ser justos (imparciais).
Percebe-se, no seu comentário, a postura de um advogado de defesa. Felizmente, a sua argumentação não seria suficiente para convencer a maioria dos que julgaram o processo 470, assim como a banda esclarecida da sociedade brasileira. Houve um crime que levou ao julgamento e condenação dos réus do mensalão. Espernear é um direito, mas que o Brasil saiu-se mais respeitado diante do mundo, não há a menor dúvida. Se escolhermos bem o novo chefe do executivo e melhorarmos o padrão dos nossos legisladores, p País terá dado um grande passo para o futuro. Acho Joaquim Barbosa uma excelente opção. Se ele for candidato a presidente do Brasil, votarei nele.
Como poderemos consolidar a democracia, com desenvolvimento e distribuição de renda, com um sistema eleitoral que elege o Presidente,governador ou prefeito e não tem maioria no parlamento ai é preciso comprar os parlamentares ou partidos para governar. Parem de olhar a arvore vamos ver a floresta e mudar este sistema eleitoral fonte de toda a corrupção.
Presidente? Um sujeito que pisoteou a Constituição condenando SEM PROVAS Dirceu com base numa teoria exógena de “dominio do Fato”? Umsujeito que sequer RESPEITA a decisão de seus pares no STF? Seria com certeza um futuro gopista e Ditador para os muitos puxa-sacos, ignorantes semi-alfabetizados universitários desse país!
Marcelo, seu artigo tem banalidades do começo ao fim, enquanto fala a favor e contra Joaquim Barbosa. Você carrega nas tintas contra uma esperança, a única capaz de expelir os maus políticos que formaram a maior quadrilha que a nossa história já viu. A alternativa tem nome: Joaquim Barbosa, aquele que grita a favor do Brasil e é ouvido, tenha certeza disso.
Meu Deus! até quando este povo vai continuar buscando uma salvador da pátria. O problema não é com o Joaquim, a verdade é que contos de fadas são apanas ilusões e um povo não pode viver eternamente de faz de conta. Sonhar é necessário, engana-se nunca mais.
Caro Josildo, o que há demais em o povo buscar um salvador da pátria se ele tiver o quilate de um Joaquim Barbosa? De enterradores da pátria nosso país anda cheio. Onde está o erro em ter esperança? Ou será melhor indultar os condenados do mensalão para que voltem ao cenário político?
Esse é o brasil com letra minúscula,kkkk. Essa é a inversão de valores estabelecida pela ditadura politica em q vivemos, onde se vê morrendo inocentes em números infinitamente maiores do na militar, onde o certo passou a ser errado e o errado o certo. Esse é o país q não tem dinheiro para a saúde, educação e segurança, mas tem para os mensalões da vida, para as orgias politicas, para construirem estadios de futebol, olimpiadas e etc. Eu tenho vergonha de ler uma coisa dessa e chego a conclusão q de fato, o brasil é uma vergonha.
Barbosa representa o nível democrático médio do brasileiro. O STF é uma instituição muito à frente dessa média. Há muito coerência jurídica e moral na corte. Não há aparelhamento total (exceção é Toffoli, apenas). Até mesmo Barbosa foi escolhido pelo p-t o que, obviamente, não quer dizer nada. Brasileiro somos autoritários e superficiais. Não entendemos que o crime de quadrilha já foi cogitada uma figura antijurídica, porque criminaliza atos preparatórios de outros crimes. Não é casuísmo, os juristas sempre dificultaram o enquadramento neste crime. Ninguém vai a fundo, e só quer saber se condenou ou absolveu.
CREIO QUE JOAQUIM BARBOSA – MUITO INTELIGENTE – SABE, NO MOMENTO, NÃO TER AQUELAS “QUALIDADES” PARA SER PRESIDENTE. BOA VINGANÇA SERIA SAIR DE VICE NA CHAPA DO AÉCIO…
JB é um Ditador de plantão. O sonho da direita reacionária.
“direita reacionária” ou a esquerda retrógtrada… qual o pior ?
CREIO QUE JOAQUIM BARBOSA – MUITO INTELIGENTE – SABE, NO MOMENTO, NÃO TEM AQUELAS “QUALIDADES” PARA SER PRESIDENTE. BOA VINGANÇA SERIA SAIR DE VICE NA CHAPA DO AÉCIO…
Ele não está preparado para ser presidente? O Lula estava? A Dilma estava?
Se esse bando do corruptos não é uma quadrilha é o quê?
Acorda brasil
Joaquim Barbosa não tem nada de imparcial, fez tudo para agradar os meios de comunicação e combinados a até nos horarios.
Imparcialidade não ele tem é muita honestidade, coisa difícil de se entender hoje em dia. Coisa do passado.
O “Brabosa” botou na cadeia uma simples funcionária de um banco, mas o Gilmar soltou o “Daniel” “Dantas” com o detalhe de um HC na madrugada. Então não da pra entender nem um nem outro.
O SUPER BARBOSA VAI SALVAR O BRASIL!!!
VALHA-ME DEUS NOSSO SENHOR DO BONFIM, NUNCA JAMAIS SE VIU TANTA BESTEIRA ASSIM.
VOU CONSULTAR UMA CARTOMANTE!
É verdade .. agora só a quadrilha tem .. e ainda pago pra ler isso.
Como vocês podem acreditar num homem destemperado que bate em mulher, burla o judiciário com diárias em férias, compra um apartamento em Nova York burlando a legislaçao americana além de informar endereço de sua empresa como sendo de seu apartamento funcional. Pensem bem.
Pra quem acreditou no Lula, na Dilma e no PT, conseguir acreditar em papai noel é mole,kkk. Mas q o PT é uma vergonha, isso é,kkk. Barbosão para presidente!!! lá ele terá o apoio do povo e se as quadrilhas quiserem crescer, vão ter q passar por cima do povo, e aí meu amigo, o “buraco” é mais embaixo,kkkk
Barbosa Presidente
O SUPER BARBOSA VAI SALVAR O BRAZIL!!!
VALHA-ME DEUS NOSSO SENHOR DO BOMFIM
NUNCA JAMAIS SE VIU TANTA BESTEIRA ASSIM!
VOU CONSULTAR UMA CARTOMANTE.
Após ver tantos juízes usando subterfúgios da lei para inocentar políticos bandidos, torcia para que algum juiz honesto achasse também alguns subterfúgios para puní-los. No supremo, teve juiz que mesmo ligado ao PT, tendo inclusive assessorado José Dirceu, não se declarou impedido de votar. Outro, recém eleito, mesmo chegando já no fim do julgamento do mensalão, resolveu influenciar no resultado. Com isso, dá para se falar em honra ou mesmo ética profissional?
Hoje passo a contar com apenas cinco juizes do lado da justiça e o resto, é apenas o resto.
Bom falar em ética profissional, defendendo as ações rasteiras do Barbosa, ocultação de provas, testemunhas, laudos e depoimentos favoráveis aos réus, além do absurdo de considerar que o dinheiro do Fundo de Incentivo Visanet é dinheiro público, quando sabia que no inquérito 2474 existe auditoria do BB, laudo da PF, declaração da própria Visanet provando que o dinheiro é PRIVADO. Já está disponível na internet, o contrato de criação da Visanet, é só olhar. A imprensa já sabe do “Mentirão”, como a Folha, Estadão, Istoé, e logo vão fritar o Barbosa, para não descer ladeira abaixo nas suas mentiras.
Infelizmente ele não poderia fazer muita coisa de melhoria pelo país.
Dentro de nossa politica nestes últimos 12 anos infiltrou-se uma QUADRILHA que sabe como conduzir o povo.
Portando nada de esperança nós continuaremos com os políticos atuais.
Comentarista, o Supremo não é um reduto de políticos, como a câmara ou o senado, onde há “maioria” ou “minoria” a favor ou contra. O STF é (ou era) um lugar sagrado, onde só adentravam homens e mulheres com currículo compatível. O que não é o caso de alguns membros…
Pesquisa com o time em campo é mais confiável. Caso JB decida entrar em campo a situação muda radicalmente. Ele, hoje, representa melhor as aspirações de nós brasileiros, de todas as classes.
Parabéns Marcelo. Que texto impecável da atual conjuntura política nacional.
Agora, se posso apostar, supondo Barbosa eleito pelo grito popularesco de mudança, não fica hum ano no poder. Primeira batida com oligarcas do tipo sarnei, color, renan, esses caras aqui de sp, sul, e sudeste tbém…..tá na rua e pior que color.
Marcelo quem perdeu foi o Brasil e não só o Ministro Barbosa. Houve formação de quadrilha sim. Os novos ministros foram postos no STF pelo PT.
Então… o próprio Joaquim Barbosa TAMBÉM foi posto no STF pelo PT.
Foi sim, e foi a escolha acertada.
Então, nesta senda, se os ministros do STF ainda fossem todos indicados pelo FHC, os réus do PT seriam condenados a prisão perpétua ou pena de morte, certo?
Aí, não tinha problema né, no teu entendimento as leis não contam, o que conta é a vingança.
Barbosa presidente. O povo que vai colocar ele lá e não políticos.
A destemperança de Barbosa é boa. E sua candidatura também seria: teríamos mais tempo de conhecer o Homem – hoje sabemos como é o Ministro.
Mesmo com pouca chance de vitória dele, a Democracia seria vitoriosa. E não correríamos o risco de eleger o minerioca aÉbrio, em si já um escândalo; como pode o PSDB escolher figura mais absurda, vazia, deslocada, caricata??? Como vamos ter Oposição séria com esse tipo de postulante?
Então, nos resta a Candidatura de Barbosa, para CHACOALHAR essa modorra!
Marcelo,quem perde com isso é o Brasil, com essa cambada de la drões disfarçados de políticos, tURMA NOMEADA com o objetivo de livrá-los da cadeia.
Por outro lado tu estas parecendo um pelego PETISTA, vá te catar.
A pratica do mensalão é corriqueira coisa comum na vida pública brasileira, o vicio já vem de longa data. “mensalões parecidos no fundo de alguma gaveta” a afirmativa é verdadeira, os atores politicos é uma necessidade acontece que 90 por cento é totalmente despreparada,coisa pública é coisa séria, têm que ter prestação de conta, dinheiro públlico têm dono “O povo” .Joaquim Barbosa representa a seriedade ,direito ,fazer a coisa certa, responsabilidade,não aõ roubo. é assim que a população enxerga ele.
Não sei se questiono o articulista deste texto por equívocos retóricos interessantes sob a ótica do discurso ou as inflamadas críticas nos comentários… o pior ocorre hoje quando discorda-se de alguém: ou se é petista ou alienado…
Pequeno detalhe retórico: PARECE DISPOSTO é muito cômodo em uma análise… não compromete…
Quem saiu perdendo foi o Erário e não Joaquim Barbosa.
Para evitar o total aparelhamento do STF, ele deveria se candidar ao Planalto.
Discordo de você Marcelo. Antes de analisarmos a postura do ministro Barb0sa, devemos analisar os fatos que estão sendo discutidos no STF.
1- Indubitavelmente ocorreu o cr1me de formação de quadrilha.
2- Os ministros que votaram pela absolvição, possuem um histórico que nos faz acreditar que existe uma inclinação por parte deles, a favor do P-T.
Até onde eu sei, o crime de formação de quadrilha precisa de, no mínimo, 3 elementos para se configurar…No mensalão havia muito mais que 3 elementos, portanto…
Coelho está equivocado…Barbosa nunca precisou gritar para se impor…
Barbosa parece frustrado com o Judiciário de pernas pro ar…Mas, contraditoriamente, a força que nos move é a frustração…
Uma no cravo, outra na ferradura, não é mesmo COELHO MARCELO. Quem não o conhece lhe compra, não é mesmo?
eles vaõ sair da cadeia,mas espero que o povo brasileiro tere essa quadrilha definitivo do poder com o seu voto vamos a luta