As tentações de Joaquim Barbosa
05/03/14 03:00Começo com uma banalidade. É natural que uma pessoa pobre sonhe em ficar rica. Mais forte, entretanto, é o sonho de enriquecer de novo quando se perde a fortuna possuída.
É mais fácil se contentar com o pouco que sempre se teve do que com o muito que se tinha, e que já não se tem mais.
Acredito que a regra funcione não só em matéria de dinheiro, mas em questões de poder também. Digo isso pensando no caso do ministro Joaquim Barbosa.
O presidente do STF deixou claro, tempos atrás, que não tinha intenção de concorrer a nenhum cargo eletivo; pelo menos, a disputa pela sucessão de Dilma Rousseff não estava no seu horizonte.
Uma coisa, entretanto, é não ter esse tipo de ambições quando tudo lhe parecia sorrir no caso do mensalão. A vitória sobre as teses da defesa estava garantida; a maioria dos réus, a começar de José Dirceu, tinha sido condenada.
Outra coisa é sentir, como Joaquim Barbosa declarou na semana passada, que todo o seu trabalho estava sendo “posto por terra”. Com a presença de Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, não foi apenas na questão da quadrilha que o jogo parece ter virado no STF.
Corretamente ou não, Barbosa pode imaginar que, dada a nova composição dos membros do tribunal, dificilmente os responsáveis pelos próximos escândalos políticos serão punidos com a mesma severidade.
Tendo a acreditar, como dizem alguns inconformados com as decisões da última semana, que no STF de hoje nem mesmo a denúncia do Ministério Público contra os mensaleiros seria aceita.
Derrotado, Joaquim Barbosa está na situação de quem já teve o doce nas mãos e vê, de repente, que tudo não passara de um sonho. Não tem o poder de construir uma nova maioria no STF, e muito menos (embora pareça acreditar nisso) a capacidade de impor no grito suas próprias opiniões.
Ponho-me no lugar de Joaquim Barbosa. Como não acalentar a ideia de, um belo dia, nomear sozinho os futuros membros do STF? Vingar-se de Barroso, Teori e Lewandowski a partir de um lugar com muito maior poder de fogo?
A conjuntura eleitoral parece favorável a esse tipo de pretensão. Todo o clamor das manifestações de junho, contraditório como era, desapareceu sem ter sido atendido.
Eduardo Campos e Aécio Neves podem ser tão oposicionistas quanto desejem, mas não expressam aquele tipo de impaciência, de revolta, presente nas ruas. Mesmo porque, qualquer o partido a que se pertença, sempre há mensalões parecidos no fundo de alguma gaveta.
Isso é um movimento de direita ou de esquerda? Perguntava-se isso a propósito das manifestações. Havia as duas coisas. Também as duas coisas estão presentes, provavelmente, no ímpeto de Barbosa.
Violento contra o PT, ele não é menos antipático com relação aos erros ou hábitos da “mídia burguesa”. Quer figurões petistas na cadeia, não porque sejam ou tenham sido de esquerda, mas porque se recusa a aceitar que na cadeia só fiquem os pobres, os pardos, os negros.
Está desvinculado dos partidos. Parece disposto a condenar tucanos e petistas com a mesma fúria dos muitos manifestantes que rejeitavam Feliciano, Dirceu, Alckmin e Haddad num único, amplo e vago movimento.
Falta-lhe tempo na televisão (mas como ele teve tempo ao longo deste julgamento!); falta-lhe um partido de tamanho conveniente (mas é por ter achado um que Marina Silva esvaziou-se de seu potencial expressivo); falta-lhe capacidade de negociação política (mas é disso que tanta gente está cansada).
André Singer apontou, em sua coluna de sábado passado, o potencial de Joaquim Barbosa como candidato capaz de levar a sucessão de Dilma Rousseff ao segundo turno. É fato que as pesquisas, mesmo quando incluem o nome do ministro, garantem boa vantagem para a atual presidente, especialmente nas menores faixas de renda.
Mas é possível repetir-se aquele conhecido fenômeno que abala a política brasileira, a cada duas ou três décadas: primeiro Jânio Quadros, depois Collor de Mello, representaram a impaciência com os partidos e com a corrupção. O destino administrativo, político e pessoal desses personagens não foi, como se sabe, coerente com seu sucesso eleitoral.
Inflexível, autoritário, popular, emocional, Barbosa não é um demagogo nem um charlatão; suas diferenças com os dois antecessores são inegáveis. Não é impossível, entretanto, que a função —ou o drama— que ambos protagonizaram venha a repetir-se com seu nome.
esse escritor do texto e membro do conselho editorial? e por causa disso que nao assino e recomendo a todos que eu conheço que nao assinem essa porcaria de jornal petista.
É realmente um grande estadista. Nessa crise toda da Globo, toda enrolada para mostrar o DARF, ele conseguiu um emprego para o filhinho.
Vejo um monte de internautas pagos pelo PT comentando com o objetivo de desqualificar qualquer ameaça ao seu plano de poder, isso me deixa profundamente enojado, me sinto na Venezuela de Chavez, um bando de parasitas desocupados trabalhando para o seu “companheiro-rei”. Se não ocorrer uma mudança radical estaremos cada vez mais afundados nessa lama.
O Sr Marcelo Coelho me parece o defensor da roubalheira, dos desvios, desmandos, falcatruas e todas as mazelas deste pais. A mídia sempre dando espaço para pessoas despreparadas. Está chegando o dia em que as pessoas terão vergonha de se declararem honestas.
Pessoas como o Sr. Joaquim Barbosa deveriam ser enaltecidas. A inversão de valores é evidente.
Tenho certeza que o Ministro Joaquim Barbosa possui todos os predicativos para ser um grande Estadista. Nossa história carece de personagens com perfil e coragem de mudar para melhor nosso Brasil.
Quem disse que ele é um derrotado? E por que está pegando carona sobre o nome do Barbosão? Hipocrisia pura.
Deixa que se candidate que vai levar mais uma taca. O povo brasileiro não está preocupado em eleger político honesto, pois sambe que político honesto tem que vir de outro planeta. O que o povo quer é distribuição de renda. Não importa se isso é comunismo ou não. Mesmo que o governo seja corrupto. Pior é um governo que não gera emprego nem distribuição de renda e ainda pode ser desonesto. O próprio povo é desonesto desde sua origem e a sociedade é preparada para aceitar a corrupção a partir de suas leis e seus costumes. No fundo, todos sabem disso.
Admitamos que ele consiga se eleger presidente da república, mas depois ele vai precisar do congresso para governar, e é aí que está o problema. Se ele for autoritário, será fritado pelos deputados e senadores, a não ser que ele ofereça alguma coisa em troca.
Penso somente numa saída poderia ele se eleger e chamar os Militares para dar uma boa ajuda.
Consequentemente cabe ao povo promover
uma tomada da Bastilha com sinal trocado,
ocupando a Papuda,não para libertar alguem,mas para não permitir a saida dos
mensaleiros…
Tô com o Joaquim e não abro…… o Brasil precisa de gente de peito, não para usar sutiã (respeitando e aplaudindo sempre as mulheres) mas, para tomar atitude!!!!
conversa mole, não leva a nada…….
Apareceu um clone de Barbosão. Preconceito e horror das mulheres. Ainda bem que elas são a maioria. Olha a Lei Maria da Penha. Vai sobrar prá vocês dois.
BEM…SE JOAQUIM VAI RESOLVER OU NÃO…NÃO IMPORTA,PRA MIM O QUE VALE É O QUE O CARA FEZ OU TENTOU FAZER COM OS QUE NOS ROUBARAM…ISSO SIM É O QUE REALMENTE IMPORTA,ENTÃO NÃO SÉRIA EU UM BRASILEIRO COM MUITA VONTADE DE VER O PAIZ DAR CERTO SE NÃO O QUISESSE COMO MEU REPRESENTANTE NO PODER!!
Se bater em mulher for uma qualificação, entrega a tua. Joaquim teve sorte da Lei Maria da Penha ainda não tê-lo pego.
As vezes,pergunto-me ,se nao seria viavel a volta permanente,e sem choro do militarismo
no Brasil,pois pior que os militares,somente esta democracia elitizadaonde nao temos direito a saude,(esta na UTI)a educaçao, e principalmnte a segurança,onde matam,estupram nossas crianças,velhos,enfim,todo tipo de atrocidades.No pleblicito,para o desarmamento, a poulaçao optou ao nao desarmamento,portanto foramtodos desarmado,passando poder a bandidagem que assola este pais,a começar os do Planalto.Estou enojado , e vergonhoso deste Brasil.Quando alguem aparece com boas intençoes ,cometem esta patifaria.Se o Ministro Joaquim Barbosa se canidatar a Presidencia estamos com ele.P`recisamos de Gente seria no governo.Lula só bom para os ricos e se tornou milionarionao so ele,mas toda a familia.FORA PT..
Joaquim é um expert em comprar apartamento em Miami por preço vil. Ele está na profissão errada. Deveria ser xeleleu de corretor. E ainda usou a casa oficial como escritório na compra do imóvel.
.
Artigo medíocre, sem conteúdo, sem começo, meio ou fim e com fortes tendências partidárias. Qualquer foca escreveria algo melhor (deve estar faltando jornalistas na folha). Me assusta esse senhor (autor dessa chicana) fazer parte do conselho editorial da folha. Hora de mudar a fonte de informações. A folha não está mais parecendo confiável. E tomara que o min. Joaquim concorra sim a presidência, assim quem sabe teremos uma oposição forte para trocar esse governo que se diz “robin hoodiano”, mas que no fundo não passa de “coronelista e chavista”. Em seu próximo artigo por favor escreva sobre a fortuna acumulada do ex-presidente petista.
Sensacional
Falou tudo.
Este homem esta tirando o sono de muita gente, principalmente quando se fala em honestidade, quando ele começa a pronunciar as palavras a gente sente que os corruptos que nao sao poucos começam a tremer, e a pedir que o mesmo se candidate a presidente, coisas que nos os trabalhadores teriamos que exigir a sua candidatura, pois é a ultima esperança do povo brasileiro.
Realmente, se o Brasil tivesse uns 4 Joaquins Barbosa, no comando do Executivo, Legislativo e Judiciário, nossa situação hoje seria outra. Infelizmente no Executivo e Legislativo estamos entregues às barata. Confio em Deus que dias melhores virão.
necessitamos de um presidente como o Exmo. Sr. Joaquim Barbosa, homem correto, corajoso e patriota (o que falta nesta corja de políticos que governa este Brasil querido, nínguem mais suporta tanto descaso, na saúde, educação, os aposentados etc.
MAS A PRESIDENTA NÃO ESQUECE DE CUBA, enviando quantias magistrais de dinheiro, cujos valores ajudariam em muito os hospitais carentes.
Isso mesmo Dr Joaquim Barbosa, conte comigo, irei arregaçar as mangas para ajuda-lo caso seja candidato… esperamos por isso.
Parabéns Ramalho. Bela manifestação, muito próxima da realidade presente.
Corrigindo: o citado senhor é um cínico e não um sínico, ou seja, uma criatura “Que ostenta princípios e/ou pratica atos imorais; impudico, obsceno”.
mais um protetor do PTMETRALHA
Joaquim Barbosa, campeão do moralismo populista, suprimindo dos autos da AP 470, ao que tudo indica, provas que inocentam acusados (inquérito 2474) praticou, em tese, crime de fraude processual. Ademais, desonrou o direito a dupla jurisdição de 37 dos 40 réus, aumentou arbitrariamente o tamanho de penas para impedir a prescrição prevista em lei. Não bastasse, ofendeu colegas, fazendo o STF, pelo teor das desavenças e palavreado ofensivo que pôs em prática, mais parecer uma roda de traficantes de favela do que uma corte constitucional.
vejo pelo seu comentario duas opções, ou você faz parte deste grupo de sanguessugas que nao quer largar o pescoço chanado pt, ou foste pago para confudir a opiniao publica, claro pago pelos mesmos sanguessugas.
Joaquim Barbosa
foi um dos melhores e é uma dos melhores por isso devemos gritar povo brasileiro a favor de Joaquim Barbosa vamos para rua povo, é desse homem que precisamos no nosso pais.
O Ministro Barbosa não passa de uma figura histriônica. Quando vitoriosa a sua tese da Teoria do Domínio Final do Fato – de Wezell aperfeiçoada por Klaus Roxin, o STF era o Tribunal que fazia a Justiça. Quando derrotado em sua tese de Organização Criminosa – Lei que não pode ser aplicada a qualquer um que tenha cometido crimes previstos nos seus verbos nucleares antes de novembro de 2013, denunciou a legitimidade da própria suprema corte. Joaquim Barbosa parece aquele menino “buxudo”, dono da bola, que quando perde a partida diz que foi roubo e acaba a pelada. A sua tese de que houve corrupção foi amplamente aceita e vitoriosa no STF, porém, não prosperou a tese de organização criminosa, que aliás na primeira decisão, antes dos embargos infringentes foi vitoriosa com 4 votos contrários.
Quanto a pena aplicada, a derrota de Barbosa foi por 7 X 4, já que o voto de Marco Aurélio Mello foi pena organização criminosa mas com uma pena menor, que já estaria prescrita. O voto de Marco Aurélio, este sim, foi “sui generis” condena, mas reconhece que a pretensão punitiva do Estado está PRESCRITA. Parece-me, que em direito, em qualquer grau de jurisdição, inclusive no STF, o julgador reconhece a prescrição “ex officio” e julga o processo com resolução de mérito declarando a prescrição.
Você precisa ver as fotos de Joaquim abraçado com um foragido da lei. Realmente ele entende de bandidos. Quando os vê vai para o abraço.
Maria não elogias o homem. Antes falas com a ex dele. É só pegar o boletim de ocorrência e verificar como ele trata as mulheres. A menos que concordas com o comportamento do dito.
Infelizmente nosso país está nas mãos de irresponsáveis, meu caro Joaquim Barbosa, faço suas minhas palavras apenas acrescente que país triste. Não temos Ordem e nem Progresso, o que podemos esperar? É UMA VERGONHA ESTE PAÍS….ou melhor que país é este….
Estou de pleno acordo. Joaquim Barbosa é uma vergonha. É a cara de nossa justiça, que precisa urgentemente de uma desinfetada.
MAIS UM PTMETRALHA
O presidente Figueiredo, na época do seu mandato falou: “Um dia você dirá…”Eu era feliz e não sabia” Se não levantar alguém pra descontaminar essa cúpula do PT, estaremos ferrados pra sempre. Barbosa esta certo!!! Pra fazer uma crítica “covarde”, o melhor é ficar calado.
A mascara do Joaquim Barbosa já caiu. Mas isso não interessa a ninguém, pois ele é inimigo dos inimigos de alguns e por isso está sendo elevado a condição de candidato. É hipócrita e sínico, além de arrogante e injusto. Bom. Representa um conjunto reacionário da sociedade brasileira.
Que feito você conseguiu, escreveu tanta besteira com pouquíssimas palavras.
Ministro Joaquim Barbosa, em nome de meus netos, peço;—Candidate-se !!!!
Espero que não tenhas netos. Suponho que é uma brincadeira.
Todos sabemos que há um partido empregando milhares de replicantes para, na defesa dos seus bandidos de estimação, desqualificar qualquer internauta que se declare contra essa nojeira que está aí . Penso que a melhor resposta seja ignorar essa gentalha .
Percebo aqui comentários confusos, em especial as dos petistas de plantão! Aqui não se fala de partido político, mas sim de um fato que envergonha qualquer cidadão de bem. O Ministro Joaquim Barbosa, dentre poucos, se dispôs a enfrentar uma corja maldita que insiste em percorrer livremente os corredores do poder.
A nossa resposta esta nas urnas. Ë preciso por fim a esta era populista, corrupta e incompetente que se instalou no nosso cotidiano como uma praga.
O presente artigo de Marcelo Coelho é pobre, sem fundamentação e vazio em si mesmo. Gosto de ler artigos inteligentes – o que não é o caso aqui!
Ninguém é responsável pelo o que você entende. Leia novamente. Se continuar não entendendo vá no Google e coloque JOAQUIM BARBOSA BATE EM MULHER. Aí entenderás tudo. Terás uma grande surpresa.
Pobre povo brasileiro, acredita que JB é herói. É o novo Collor, fabricado pela mídia. Tem pouco conhecimento de leis e ainda não respeita outras opiniões. Eu acredito em duendes…
Penso, que o povo deveria ir para a rua em uma grande manifestação e caçar estes três Ministros do Supremo Trubunal Federal, grandes defensores dos corruptos do PT, porque não é justo que pobres, pretos e prostitutas vão para as cadeias e estes malandros fiquem soltos, por benecia da Justiça.
Quem precisa de cadeia urgente é o Joaquim Barbosa, não por ser negro até porque não é pobre é por ser um idiota e cego; Seria bom ele verificar que abaixo deles lá suprema tem a nossa causa ex-funcionários Banespa avaliada em mais de 4 bi
Quem são estes ministros que votaram contra, são comprados pelo PT METRALHA e sua gangue de batedores de carteira e ainda tem gente que apoia este roubo, após a copa este país vai virar um caos e espero que pessoas que acham intocáveis vão morrer na praia…..sorte para o POVO BRASILEIRO e cadeia para os terroristas.
Cassar imediatamente os ministros sinistros petistas. Por o dedo na ferida maior, apontar o pai do mensalão, um que tem 9 dedos.
Cadeia normal para os ladrões mensaleiros, sejam de quais partidos forem.
Joaquim presidente por um partido cristão.
E pode chamar Aécio ou Eduardo para vice. Levam no primeiro turmo.
Mais Petista impossível Coelho. Me lamento por ter lido algo tão deprimente e tendencioso
Pela cara deste Marcelo Coelho, este tipo de pessoa sem caráter e que esperar de alguém que deve estar na folha de pagamento destes pilantras
O Ministro Joaquim Barbosa tem a admiração dos brasileiros por sua postura íntegra e corajosa. Quem não é da currióla e tem mais de dois neurônios o apoia completamente. E é
muito justa sua indignação. É a dos brasileiros .
Uma certeza para todos que acreditam em justiça: o Joaquim Barbosa é uma pessoa desqualificada para o cargo. É lamentável.
uma cascuda na area.
Concordo plenamente qeu Joaquim Barbora é desqualificado para o cargo de Presidente. O ponto que temos que avaliar é: Entre os candidatos que estão ai, quem é qualificado?
Dilma se mostrou um desastre, principalmente para quem nela votou, como eu.
Aécio e Eduardo? Lamentável.
E você é qualificado para alguma coisa, ou é algum sindicalista que fica mamando na teta dos trabalhadores……HAHAHAHAHAHA
esses dois estao qualificados para, ser ptistas hahahahahahahahahahah.