As tentações de Joaquim Barbosa
05/03/14 03:00Começo com uma banalidade. É natural que uma pessoa pobre sonhe em ficar rica. Mais forte, entretanto, é o sonho de enriquecer de novo quando se perde a fortuna possuída.
É mais fácil se contentar com o pouco que sempre se teve do que com o muito que se tinha, e que já não se tem mais.
Acredito que a regra funcione não só em matéria de dinheiro, mas em questões de poder também. Digo isso pensando no caso do ministro Joaquim Barbosa.
O presidente do STF deixou claro, tempos atrás, que não tinha intenção de concorrer a nenhum cargo eletivo; pelo menos, a disputa pela sucessão de Dilma Rousseff não estava no seu horizonte.
Uma coisa, entretanto, é não ter esse tipo de ambições quando tudo lhe parecia sorrir no caso do mensalão. A vitória sobre as teses da defesa estava garantida; a maioria dos réus, a começar de José Dirceu, tinha sido condenada.
Outra coisa é sentir, como Joaquim Barbosa declarou na semana passada, que todo o seu trabalho estava sendo “posto por terra”. Com a presença de Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, não foi apenas na questão da quadrilha que o jogo parece ter virado no STF.
Corretamente ou não, Barbosa pode imaginar que, dada a nova composição dos membros do tribunal, dificilmente os responsáveis pelos próximos escândalos políticos serão punidos com a mesma severidade.
Tendo a acreditar, como dizem alguns inconformados com as decisões da última semana, que no STF de hoje nem mesmo a denúncia do Ministério Público contra os mensaleiros seria aceita.
Derrotado, Joaquim Barbosa está na situação de quem já teve o doce nas mãos e vê, de repente, que tudo não passara de um sonho. Não tem o poder de construir uma nova maioria no STF, e muito menos (embora pareça acreditar nisso) a capacidade de impor no grito suas próprias opiniões.
Ponho-me no lugar de Joaquim Barbosa. Como não acalentar a ideia de, um belo dia, nomear sozinho os futuros membros do STF? Vingar-se de Barroso, Teori e Lewandowski a partir de um lugar com muito maior poder de fogo?
A conjuntura eleitoral parece favorável a esse tipo de pretensão. Todo o clamor das manifestações de junho, contraditório como era, desapareceu sem ter sido atendido.
Eduardo Campos e Aécio Neves podem ser tão oposicionistas quanto desejem, mas não expressam aquele tipo de impaciência, de revolta, presente nas ruas. Mesmo porque, qualquer o partido a que se pertença, sempre há mensalões parecidos no fundo de alguma gaveta.
Isso é um movimento de direita ou de esquerda? Perguntava-se isso a propósito das manifestações. Havia as duas coisas. Também as duas coisas estão presentes, provavelmente, no ímpeto de Barbosa.
Violento contra o PT, ele não é menos antipático com relação aos erros ou hábitos da “mídia burguesa”. Quer figurões petistas na cadeia, não porque sejam ou tenham sido de esquerda, mas porque se recusa a aceitar que na cadeia só fiquem os pobres, os pardos, os negros.
Está desvinculado dos partidos. Parece disposto a condenar tucanos e petistas com a mesma fúria dos muitos manifestantes que rejeitavam Feliciano, Dirceu, Alckmin e Haddad num único, amplo e vago movimento.
Falta-lhe tempo na televisão (mas como ele teve tempo ao longo deste julgamento!); falta-lhe um partido de tamanho conveniente (mas é por ter achado um que Marina Silva esvaziou-se de seu potencial expressivo); falta-lhe capacidade de negociação política (mas é disso que tanta gente está cansada).
André Singer apontou, em sua coluna de sábado passado, o potencial de Joaquim Barbosa como candidato capaz de levar a sucessão de Dilma Rousseff ao segundo turno. É fato que as pesquisas, mesmo quando incluem o nome do ministro, garantem boa vantagem para a atual presidente, especialmente nas menores faixas de renda.
Mas é possível repetir-se aquele conhecido fenômeno que abala a política brasileira, a cada duas ou três décadas: primeiro Jânio Quadros, depois Collor de Mello, representaram a impaciência com os partidos e com a corrupção. O destino administrativo, político e pessoal desses personagens não foi, como se sabe, coerente com seu sucesso eleitoral.
Inflexível, autoritário, popular, emocional, Barbosa não é um demagogo nem um charlatão; suas diferenças com os dois antecessores são inegáveis. Não é impossível, entretanto, que a função —ou o drama— que ambos protagonizaram venha a repetir-se com seu nome.
Marcelo Coelho – o que você entende dos sonhos (ou pesadelos) de Joaquim Barbosa? Não julge os outros por si! Que decepção seu eidotiral.
Rsrsrs….também não entendeu o texto (volta pra 5º série aprender interpretação de texto)…
E você quem é: o rei da interpretação? Aprende a ler as entrelinhas.
Acredito que o Brasil ainda vai ser governado por militares ainda, por conta da falta de reconhecimento que todas as categorias sofrem hoje em dia.
Com a desqualificação de quadrilha para os mensaleiros, será o próximo passo, quando Ilm Ex. Joaquim Barbosa sair da presidencia do Supremo, os mesmos mensaleiros, irão entrar contra o estado pedindo indenizações absurda em que os ministros que ficarem, darão ganho de causa e por aí vai o Brasil descendo a ladera.
a banda podre da justiça ganhou mais uma ,,,
Eleger JB significa em parte tirar do poder o PT e STF. Isso já eh um progresso. Eh nosso dever de fazermos isso imediatamente.
Nunca acreditei na nossa republiqueta, um sistema que tem lamas de agouros e vis momentos. Nossa república é uma grande farsa e não tem instituições que o defendam, pois todos tem o rabo preso. Sou e sempre serei a favor do parlamentarismo monárquico constitucional, o sistema que tem princípios e que o Chefe de Estado e o Chefe de Governo possuem papeis firmes. Um defende o país, o outro trabalha na parte administrativa. O primeiro é hereditário e o segundo é eleito. O primeiro é hereditário justamente para não ter o rabo preso com partidos e empresas. Ele só deve se prender ao projeto de um grande Brasil.
De acordo, desde que eu seja o “rei”. Como outros também podem querer isso, vamos fazer uma eleição. Sem a influência do poder econômico, que sempre é corruptor, e para isso é necessária uma reforma política, com financiamento público de campanha, com custos minimizados e voto em lista.
É triste ver que o Brasil está nessa situação, se há governante honesto, não há governo e vice versa. Não tenho esperança de melhora porque tudo que vejo não me dá condições para…serão mais quatro anos de Dilma ladeira abaixo.
Se o Raul Castro tomasse o comando desse país, iria colocar tudo na linha em pouco tempo.
Vê-se por comentário acima que a cumplicidade com o Joaquim Barbosa resulta do posicionamento partidário antipetista do ministro do STF. A máscara caiu no dia 26 de fevereiro.
Sim, a máscara caiu mesmo. Vimos claramente a que o STF se presta!
Defender as quadrilhas, mensaleiros e corruptos e o pior, conta com o apoio de muitos!
Caro João Machado….você como outros não entenderam a matéria….(não conhecem interpretação de texto)….volta pra 5º série e para de borrifar besteiras…
Quero usar minha arma na proxima eleição , que é o meu titulo de eleitor , que a muito tempo não usava aliás eu ja tinha até perdido as esperanças ,,, Por favor Exmo Sr. Joaquim Barbosa , Eu e a proxima geração imploramos para que o SR seja candidato a Presidente da Repulblica ; Vamos acabar com essa bagunça
concordo plenamente …
esse barbosa eh fogo de palha e o torna o que ele realmente sera, palhaco. negro e covarde, mais um picareta construido por essa imprensa direitista de merda.
Seu preconceito é lamentável, digno do partido que está no poder.
Como essa elite é idiota quer enxergar e fazer mais um herói e salvador da pátria só porque não aceita um partido que governa para as classes menos privilegiadas
As classes menos privilegiadas…..quem? os que recebem os Bolsa Tudo…os que estao morredo de sede no nordeste? os que tem que roubar pra alimentar a familia? os que nao tem saude por falta de vagas em hospitais?e teria muitos mais pra falar mas vc me deu pregica
Menos privilegiada?!
Há gente que está em outro país, planeta, galaxia, não é possível!
Carlos, um partido que governa para os banqueiros e especuladores e empreiteiros e desmatadores, é um partido da classe privilegiada. Há muito que deixou de ser um partido dos trabalhadores (se é que já foi) .
JB VAI banir para essa ditadura VERMELHA implantada pelo PT na surdina, como Chávez fez na Venezuela ,CHAVEZ FEZ ISSO COM DINHEIRO DO PETROLEO , NO BRASIL estão tentando fazer com dinheiro do agronegócio .
mas SAO PEDRO , ESTÁ COMPLICANDO IMPLATAÇAO DA DITADURA
ESTAVAMOS CONFIANTES NO STF,, JPA QUE O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA. COM SERENIDADE E COMPETENCIA TINHJA O APOIO DOS SEUS PARES , QUE AGIAM COM JUSTIÇA E TRANQUILIDADE NO CUMPRIMENTO DAS LEIS. UMA MANOBRA MUDOU O A REPRESENTÃÇÃO DO STF E O DESASTRE OCORREU, BANDIDOS SERÃO BNEFICIADOS. QUE PENA, POGRE GBRASIL OS PETRALHAS, CHAVIANOS QUEREM TRANSFORMAR O NOSSO BRASIL NUMA CUBA ASSASSINA QUE ESCREVISA SEU POVO. LIBERDADE XSOMENTE COM O PRESEIDENTE JOAQUIM BARBOSA. VAMOS TRABALHAR PARA ISTO……
Com muita serenidade… kkkkkkkk Joaquim Barbosa foi pego com a boca na botija: confessou ter aumentado as penas propositadamente em desfavor dos réus, além de ter escondido provas aos pares e à defesa (Processo 2474).
Luiz Gonçalves, seu discurso é muito ideológico.
Existem três níveis na pirâmide da esquerda.
Os sem-futuro que aceitam qualquer lixo são os que estão por baixo. Por exemplo trabalhadores que participam de sindicatos (mas não mandam), anarquistas, revolucionários, manifestantes profissionais, estudantes engajados, black blocks, etc. Esses são os mais manipulados e se vendem por trocados ou por alguma ilusão de revolução.
No meio da pirâmide estão os idiotas úteis. São os que são iludidos por tudo que seja embalado como progresso e sendo do “século XXI”. Se encontram aí muitos jornalistas, alunos ricos de universidades públicas, socialites, casais modernos. Em inglês há a sigla SWPL para representá-los.
No topo da pirâmide está a elite que realmente manda na Esquerda. São os Dirceus, os líderes nacionais de sindicatos, os “intelectuais”. Não há como descrever o quão perverso e puramente manipuladores eles são por dentro. Todo mundo consegue imaginar um rico esnobe de direita, talvez por isso sejam tão odiados. A elite esquerdista é centenas de vezes pior, mas é um nível de perversão tão fora do comum, que uma pessoa normal não consegue imaginar. Por isso que a Esquerda vive e sobrevive. Se as pessoas conseguissem entender o quão monstruosa é a esquerda em seu núcleo ela seria varrida da história.
E lá vamos nós, de novo, mais uma vez, clamar por um salvador da pátria; alguém de temperamento “forte” (mercurial, para ficar mais chique), que dê murros na mesa e ponha todos os ratos malvados e abjetos para correr (sejam eles do PT, do PSDB ou do P…qualquer coisa). A política, “essa coisa nojenta – arghh!”, nunca resolveu nada em lugar nenhum. Países desenvolvidos e que têm padrões de vida invejáveis sempre desprezaram essa arte maldita. Só há civilização decente onde houve homens fortes e, não, instituições fortes. E viva os JB, Lulas, Collor, Getúlios, Jânios, Médicis, Figueiredos, Generais de plantão, pais dos pobres, “revoluções redentoras”, intentonas comunistas, marchas pela família com Deus e sabe-se-lá-mais-quem. Enfim, continuamos como dantes e convictos de que o resultado será diferente. Como disse Raul Seixas, haja “falta de cultura pra cuspir na estrutura”. E, convenhamos, depois de tanto tempo, não dá mais nem para por a culpa no Cabral!
Depois de acertaram o j barbosa com seu erros e atropelos das leis a mídia começa ver a loucura de um despreparado no stf . joaquim candidato e eleito tem mais vocação pra ditador do respeitar as leis a
pelo jeito, você deve achar que o Toffoli seria o candidato ideal, ou talvez o Levandowisk!
Realmente um dos artigos mais pobres e vazios que já li em toda a minha vida. O Joaquim Barbosa só fez o trabalho dele, quanto a infância pobre isso não tem nada haver em querer colocar burguês atrás das grades, o que ele quer realmente é de fato fazer justiça, infelizmente, poucas pessoas entendem dessa forma, e já começam a procurar um monte de argumentos bobos e preconceituosos para justificar seu pensamento.
Parabéns pela sua matéria! Abordou o tema de forma lúcida sem os ranços políticos que desbordam sobre o tema do mensalão. Este é o tipo de reportagem que se espera de um jornalista; imparcial como todas deveriam ser, o que infelizmente é exceção na nossa imprensa.
muito bem Brackman!
O ministro Joaquim Barbosa, não se impõe no grito e sim pelo seu saber jurídico acompanhado pelos argumentos. Agora se alguns ministros são escolhidos com outros objetivos, paciência.
Não se impõe no grito? rsrs…. O sujeito não aceita nada que contrarie seu entendimento. Foram várias situações demonstradas assim. Além de tudo, é mau educado. Veja o exemplo da humilhação que ele fez com um juiz quando da criação dos TRFs. Pra que aquilo? A divisão dos TRFs está arcaica, dificultado o acesso do jurisdicionado a Justiça Federal. Mas. fazer o que, o cara se acha a ultima coca cola do deserto!
UM SUPREMO SUPERIOR, UM CONGRESSO, UMA ASSEMBLÉIA ESTADUAL, UMA CÂMARA MUNICIPAL, UM JUDICIÁRIO EM SUAS DIVERSAS ALÇADAS, TODOS CONTROLADOS POR UM “SENHOR”, QUEM NEM ESTÁ NO “poder”, NÃO PODEMOS CHAMAR DE UM PAÍS DEMOCRÁTICO ISTO É UMA DITADUUUURA TRANSVESTIDAMENTE IMORAL
PORQUE VOCÊ NÃO VAI MORAR NA VENEZUELA OU EM CUBA, NESSES PAÍSES NÃO EXISTE JUSTIÇA E VOCÊ FICARIA MUITO BEM POR LA. AQUI OS COMUNISTAS GUERRILHEIROS ESTÃO QUERENDO FAZER O MESMO COM NOSSO PAÍS. PRECISAMOS DE MUITOS JOAQUIM BARBOSA PARA IMPEDIR QUE ESSES CANALHAS CONSIGAM COLOCAR EM PRÁTICA SEUS PROJETOS SÓRDIDOS E NEFASTOS CONTRA O POVO BRASILEIRO.
Voce deve ver muito fantasma ou assiste muito filme de conspiração! Todos os órgãos do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, abrangendo União, Estados e Municipios estão sob o dominio de um unico personagem, fora do poder? E ele conseguiu influenciar na sentença do mensalão? Ah…faz favor….desde que o mundo é mundo, em toda a história e região do planeta, sempre houveram líderes com muita influencia, mas dizer que o cara manda absolutamente em tudo, é muita vontade de querer mesmo ser mandado!
CARAS COLEGAS, PARA UM BOM ENTENDEDOR, PINGO É LETRA, MAS NÃO PARA MÍOPES COMO VOCÊS, O SIOZINHO É O MOLUSCO, SEUS INTELIGENTES!!!!!!!!!!
O cidadão pertence ao Conselho Editorial de um pasquim que se diz “Um jornal a serviço do Brasil”????
Qual Brasil, o dos petralhas mensaleiros e quadrilheiros, que lesam nosso país???
Acho errado ele condenar pessoas no grito.
Todos tem o igual direito de roubar, subverter e corromper garantido na constituição! Não tem?
Agora não vai ser qualquer juizinho metido a besta, que vai querer mudar uma instituição tão consagrada como a corrupção brasileira.
Achei ótimo que ele perdeu a força, já tava com medo de que pessoas assim, pudessem se juntar para construir um pais sério, o que seria péssimo pra todos …. políticos.
So falou besteira, cala boca.
Gostaria de ver o Joaquim Barbosa eleito Presidente da República, tanto pela sua cultura, sua história de vida como também por ser negro. Mas acredito que ele não teria jogo de cintura para negociar com políticos de toda natureza como existe no Brasil. Se ele entrar no Planalto arrogante como entrou o Fernando Collor, muito breve darão um jeito de providenciar a sua cassação.
Ele é membro do conselho editorial da Folha? Li bem ou ainda estou de ressaca pelo carnaval?
kkkkkkkkkk, isso mesmo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quem é você Marcelo Coelho? Recebe dinheiro de algum partido? Ou é de graça mesmo que defendes bandidos?
Pense numa pessoa nojenta, perseguidora e cruel este JOAQUIM BARBOSA. QUE SAIA LOGO DESTE CARGO E DEIXE EM PAZ O POVO BRASILEIRO.
Falou certo! Perseguidor de corrupto, perseguidor de quadrilha!
Nojento? Por falar a verdade do que acontece no Brasil?
Cruel? Por levar esta cambada de bandidos para a cadeia, por crimes contra o pais?
Perseguidor? Por mostrar quem realmente não presta, e por querer fazer um pais melhor de se morar?
Acorda….. O Brasil está entrando em uma recessão por causa do governo atual, que é comandado não pela Dilma mas por nosso querido ex-presidente Lula…..
Que quer transformar o Brasil em um pais comunista…..
coitado do Barbosa só fala de Barroso e os outros 5 votos entre todos Barroso é o mais capacitado Gilmar é da midia e PSDB
São pensamentos assim que mantêm o país onde está. Talvez seja de interesse de alguns que nada mude!
Eta QI de ameba!
Se for candidato a presidente, Joaquim Barbosa será mais uma aventura política insuflada pela direita orfã, que não um candidato forte e deverá fracassar nessas eleições. JB é a esperança da direita, mas representa um risco de se repetir Collor e Janio Quadros. O Brasil não precisa de aventuras, salvadores da pátria. Se for candidato, JB será também derrotado pela Dilma.
Vivemos uma momento único na historia deste país, não temos heróis, mais temos inteligencia suficiente para irmos às urnas e mostrar toda a nossa indignação, com o atual governo e tudo o que esta acontecendo neste momento…. Só que temos um problema, nosso povo não tem educação suficiente para votar (ainda trocamos votos por dentaduras) e vibramos com pequenas coisas. Sendo assim vermos muito JB ruírem ao longo de nossas vidas…
Desculpe-me se me intrometo, mas o brasileiro não tem educação para nada, nem para descartar o lixo que produz. Somos educados para sermos ladrões e é por isso que políticos roubam. Veja: quebra de patentes dos remédios, pirataria de softwares e tudo quanto é tipo trambique que praticamos com apoio legal ou ilegal.
É clara a fraqueza de interpretação da Maioria dos Brasileiros, Este cidadão que condenou o s Mensaleiro fez apenas o que qualquer um na posição dele naquele momento faria, isto não lhe dá val nennhum a ser presidente do Brasil, que tem milhares de proplemas a ser resolvido mais com inteligencia do que com arrogancia. sta paciencia este cidadão deve cuidar da aposentadoria dele já fez além dos seus limites
reclamem no lugar certo,
http://www2.camara.leg.br/participe/fale-conosco/fale-com-o-deputado
É desapontante um site como o UOL, permitir e publicar essa materia. Marcelo Coelho vai ser relembrado por muitos, nao como un escritor, conselheiro ou qualquer outra forma que ele acredite em que se caracterize, mas sim como mais um cumplice da pior quadrilha de bandidos que o Brasil ja teve em sua historia. Deixo aquí meu desapontamento com o UOL, PT nunca mais, lugar de bandido e na cadeia e lugar de cumplice tambem.
é incrível, esse país nadando em desgraça e esse comentarista do uol faz uma idiotice dessas sinceramente me dá nojo esse site.
Triste texto. Reduziu o trabalho de Joaquim Barbosa a um mero desejo de ascenção socio-economica. Mostra o preconceito da elite intelectual deste país.
Joaquim viverá melhor e em paz se voltar para os EUA – onde ele estava quando o Lula mandou trazê-lo para cá.
Força Joaquim!
PS: e se for candidato, tem meu voto.
assino em baixo.