As tentações de Joaquim Barbosa
05/03/14 03:00Começo com uma banalidade. É natural que uma pessoa pobre sonhe em ficar rica. Mais forte, entretanto, é o sonho de enriquecer de novo quando se perde a fortuna possuída.
É mais fácil se contentar com o pouco que sempre se teve do que com o muito que se tinha, e que já não se tem mais.
Acredito que a regra funcione não só em matéria de dinheiro, mas em questões de poder também. Digo isso pensando no caso do ministro Joaquim Barbosa.
O presidente do STF deixou claro, tempos atrás, que não tinha intenção de concorrer a nenhum cargo eletivo; pelo menos, a disputa pela sucessão de Dilma Rousseff não estava no seu horizonte.
Uma coisa, entretanto, é não ter esse tipo de ambições quando tudo lhe parecia sorrir no caso do mensalão. A vitória sobre as teses da defesa estava garantida; a maioria dos réus, a começar de José Dirceu, tinha sido condenada.
Outra coisa é sentir, como Joaquim Barbosa declarou na semana passada, que todo o seu trabalho estava sendo “posto por terra”. Com a presença de Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, não foi apenas na questão da quadrilha que o jogo parece ter virado no STF.
Corretamente ou não, Barbosa pode imaginar que, dada a nova composição dos membros do tribunal, dificilmente os responsáveis pelos próximos escândalos políticos serão punidos com a mesma severidade.
Tendo a acreditar, como dizem alguns inconformados com as decisões da última semana, que no STF de hoje nem mesmo a denúncia do Ministério Público contra os mensaleiros seria aceita.
Derrotado, Joaquim Barbosa está na situação de quem já teve o doce nas mãos e vê, de repente, que tudo não passara de um sonho. Não tem o poder de construir uma nova maioria no STF, e muito menos (embora pareça acreditar nisso) a capacidade de impor no grito suas próprias opiniões.
Ponho-me no lugar de Joaquim Barbosa. Como não acalentar a ideia de, um belo dia, nomear sozinho os futuros membros do STF? Vingar-se de Barroso, Teori e Lewandowski a partir de um lugar com muito maior poder de fogo?
A conjuntura eleitoral parece favorável a esse tipo de pretensão. Todo o clamor das manifestações de junho, contraditório como era, desapareceu sem ter sido atendido.
Eduardo Campos e Aécio Neves podem ser tão oposicionistas quanto desejem, mas não expressam aquele tipo de impaciência, de revolta, presente nas ruas. Mesmo porque, qualquer o partido a que se pertença, sempre há mensalões parecidos no fundo de alguma gaveta.
Isso é um movimento de direita ou de esquerda? Perguntava-se isso a propósito das manifestações. Havia as duas coisas. Também as duas coisas estão presentes, provavelmente, no ímpeto de Barbosa.
Violento contra o PT, ele não é menos antipático com relação aos erros ou hábitos da “mídia burguesa”. Quer figurões petistas na cadeia, não porque sejam ou tenham sido de esquerda, mas porque se recusa a aceitar que na cadeia só fiquem os pobres, os pardos, os negros.
Está desvinculado dos partidos. Parece disposto a condenar tucanos e petistas com a mesma fúria dos muitos manifestantes que rejeitavam Feliciano, Dirceu, Alckmin e Haddad num único, amplo e vago movimento.
Falta-lhe tempo na televisão (mas como ele teve tempo ao longo deste julgamento!); falta-lhe um partido de tamanho conveniente (mas é por ter achado um que Marina Silva esvaziou-se de seu potencial expressivo); falta-lhe capacidade de negociação política (mas é disso que tanta gente está cansada).
André Singer apontou, em sua coluna de sábado passado, o potencial de Joaquim Barbosa como candidato capaz de levar a sucessão de Dilma Rousseff ao segundo turno. É fato que as pesquisas, mesmo quando incluem o nome do ministro, garantem boa vantagem para a atual presidente, especialmente nas menores faixas de renda.
Mas é possível repetir-se aquele conhecido fenômeno que abala a política brasileira, a cada duas ou três décadas: primeiro Jânio Quadros, depois Collor de Mello, representaram a impaciência com os partidos e com a corrupção. O destino administrativo, político e pessoal desses personagens não foi, como se sabe, coerente com seu sucesso eleitoral.
Inflexível, autoritário, popular, emocional, Barbosa não é um demagogo nem um charlatão; suas diferenças com os dois antecessores são inegáveis. Não é impossível, entretanto, que a função —ou o drama— que ambos protagonizaram venha a repetir-se com seu nome.
Fico olhando a cara de Gilmar Mendes e ainda ter que chamar um sujeito desse de Ministro. A sociedade é muito hipócrita querem punir os políticos ligado ao pt, uma vez que esse pais é governado por corruptos deste dos militares, JK e os outros. Se vocês querem saber quem é Gilmar Mendes pergunte aos trabalhadores do estado de Mato Grosso. O verdadeiro Lampião de Mato Grosso nos tempos de hoje, pois ele tem vários jagunços. Foi indicado por Fernando Henrique Cardoso do PSDB.
Admiro demais o Ministro Joaquim Barbosa, tem uma história de vida muito simples, honesta e verdadeira,tambem não concordei com o resultado das ultimas votações do STF no caso dos mensaleiros, mas tenho uma opnião uma opnião que talvez não agrade a muitos, mas é minha opnião, acho que ele não julga com o mesmo rigor e vontade de condenar os politicos de partidos A ou B ou C. é notória a diferença de comportamento.
SE JOAQUIM BARBOSA VENHA SER ELITO, QUEM SERÁ QUEM VAI JULGAR ELE DEPOIS
QUE PASSAR A MÃO NA GRANA.KKKKKKKKK, GENTE AQUI NÃO TEM SALVADOR DA PÁTRIA. SERÁ QUE LE É A ESTRELA, NÃO VOU PAGAR PRA VER, PQ. SEI QUE VAI SAIR MUITO CARO.
Barbosa para presidente, este tem o meu voto.
VC é um típico brasileiro: acredita na mídia que faz de um medíocre togado um herói , que na verdade é um novo Collor fabricado pela rede Globo. Pobre povo brasileiro!!! O PSDB acabou com o país e ninguém foi julgado até hoje. Pobres idiotas!
E vc fica com quem, a PosTe q só fala mentira e investe em CUBA. É vc que acredita em papai noel.
ENTENDO A TRISTEZA E DECEPÇÃO DO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA, DIANTE DAS MANOBRAS PARA ILEGITIMAR E DESQUALIFICAR TODO TRABALHO DESENVOLVIDO ATÉ AGORA PARA COLOCAR NA CADEIA UMA PARTE DOS CANALHAS DESTA POLITICA BRASILEIRA, MAS NOS ESTAMOS VIVENDO A INVERSÃO DE VALORES. ONDE O POSTE URINA NO CACHORRO E O COBRADOR PAGA A PASSAGEM AO PASSAGEIRO.
O min Joaquim Barbosa precisa se canditar a Presidente ,para passar o pais a Limpo a comecar pelo STF { Teori,Lewandowski,Barroso,Tofolli },cancer da nacao !!
E agora o presidente da república tem poder de demitir ministros do supremo? Que democracia é esta?
Caro carlos, não podemos executar uma sentença tendo como movel e fundamentação, motivos e desvaneios políticos, nossa NAÇÃO BRASIL, precisa muito de democracia, mas não as custas de ufanismo, e ainda mais caçando holofotes para dessiminar a figura de quem quer que seja, sob o manto da justiça cometer injustiça, pois a justiça é quieta , pune e não comenta, é simples, voce errou, tem que redimir, não como esta na sua visão, usar condenação de pessoas, não sei se culpada ou inocente, pois pelo que vejo, faltou uma série de situação de direito para os verdadeiros procedimentos, é o que é..
“Seria certamente uma nobre coisa para o Estado ter verdade como uma serva a quem se paga; mas ele sabe perfeitamente que é essência da verdade o não ser paga e não servir interesses alguns” – Considerações Intempestivas – Nietzsche. O Brasil acaba de colocar por terra a teoria acima.
Caro Marcelo Coelho, desculpe, mas se você é da turma que acha o Dirceu e o Genuino “perseguidos políticos”, deve ser daqueles que pregam que 1964 foi golpe e não revolução, então, meus pesâmes; Viva e revolução de 1964 quando os militares, a pedido da grande maioria da população, impediram que guerrilheiros tentassem implantar um regime tal qual foi implantado em Cuba
revolução ? entenda como golpe ! 1964 foi golpe ! viva a democracia !! viva o PT cada dia mais forte….
vai estudar…!!!
Esgrimindo a matéria, chego a conclusão de que o jornalista – ou quiçá o jornal – quer ver o Ministro candidato a qualquer cargo público desde que não togado. Os motivos desconheço. No mais, é vero que no “grito” nem mesmo “lacaios ou bedéis” obedecem ou respeitam Barbosa e tudo em razão da falta de humildade e ador na coluna “ética” que não o deixa curvar-se reconhecendo e respeitando a opinião de seus pares içados ao cargo exatamente como ele (nomeado por politicos governantes) o que lhe impõem o dever acatar (mesmo que não goste ou concorde) as decisões como no caso dos Infringentes, vertente, alías, existente em nosso direito e de pleno conhecimento do erudito Ministro. Agora pensar o ilustre jornalista (ou o jornal) que sendo candidato JB pode reproduzir o efeito Janio – Collor é mero exercício de futurologia, porém, se servir de alerta, a realidade das ruas, do país é outra bem diferente da redação ou do gabinete ministerial. O cenário popular aponta para mantença do governo atual seja quem for o adversário da atual mandatária.
Excelente artigo, está na hora de expor este mini Napoleão que gosta de imóveis de luxo em Miami.
o que deveria ser exposto é o caminho que o governo do PT vem tomando rumo ao socialismo bolivariano; Povo ignorante vivendo de esmolas (bolsa isso, bolsa aquilo!); indicações cirúrgicas no Judiciário, uma mudança de lei aqui, outra ali e um congresso comprado em um balcão de negócios a um custo medonho! ACORDA BRASIL, Acorda Vera….
Joaquim Barbosa foi indicado por Lula. Também foi manobra? É tão difícil entender que as arbitrariedades de JB estão na base de todos os equívocos? Ele já está pronto para mudar-se pro seu AP em Miami…
Interessante sua referência e argumentos contra o Min. Joaquim Barbosa cara Vera. Portanto baseando nessa mesma tese peça para o nosso ex presidente Luiz (Mussolini) Inácio Lula da Silva que apresente e justifique o seu patrimônio dentro e fora do Brasil (falo do verdadeiro patrimônio, aquele não declarado como participação em empresas,etc…). Veja, estou pedindo somente as informações dele, pois se fossemos apurar como ocorreu o crescimento do patrimônio da cúpula petista nos últimos anos, certamente precisaríamos de muitos juristas de coragem como Joaquim Barbosa para coloca-los na cadeia.
A atuação judicial e sociocultural dos novos juízes demonstrou a ação política: na retórica concordaram com tudo e na condenação optaram por critérios técnicos “(salvem-se os políticos, condenem-se os operacionais”, um filme que vi em outras sociedades) para evitar o agravamento da pena. Lamentável, mas é verdade. Dizer que uma corja politicamente harmônica na corrupção não é uma quadrilha politicamente criminosa é uma pérola que nenhum Joaquim Barbosa engole. Nem eu. E acredito que pessoas de Bem também não. Aqui, existem duas questões: a) impedir que um negro faça justiça sobre branquelas d´olhos azuis; b) impedir que dirigentes do lulissimo PT virem alvo da chacota política e desgastem a imagem da sereníssima Dilma… Acredito que as Ordenações Afonsinas proclamadas pelo Infante das 7 Partidas – aquele Pedro, que ao fundar a Universidade de Coimbra disse “odeio os homens estúpidos e suas obras estúpidas” – sejam mais “democratas” que a ação desses novos juízes que adentraram o Caso Mensalão… Eh, hoje que é 4ªf de cinzas, aquele abçs para todos e todas!
João Barcellos, autor de “Ordem & Sociedade”, entre outros livros.
Interessante seu raciocínio. Quer dizer que ao utilizar o “domínio do fato” e ser desautorizado pelo próprio criador da teoria não havia manipulação política??? Inflacionar penas contrariando o Direito (justo o presidente do STF) não foi manobra política???
Óhhh mídia!
Como pedir para a mídia que recebe aportes financeiros generosos do governo parar de “midiatizar” os eventos políticos do país e analisar os fatos de forma impessoal e realista?
Afinal quem é Joaquim Barbosa? Um servidor público do judiciário que tentou aplicar a pseudo ciência do direito romano que está prevista de forma perversa e temerária na ultrapassada constituição brasileira! Nada mais! Só por isso podemos ver o quanto é ingrato para o cidadão ver seu país com leis atrasadas, enquanto a mídia se diverte com teatrinhos do poder como se estivéssemos lutando contra um ditador instalado!
Eu me sentiria o MAIOR IDIOTA DO MUNDO, se eu presidisse durante ANOS, um processo CRIMINAL que apura a corrupção do governantes de um país INTEIRO, ser tratado como um disputa do grêmio estudantil, QUE SURREAL!
Qual é a utilidade prática do que foi escrito acima pelo colunista? Tentar imputar mais atributos eleitorais para a já desacreditada classe de juízes brasileiros? Um país se faz com homens e livros, os homens foram trocados por contas bancárias e os livros por videogames viciantes, o que nos sobra?
Morar na Austrália para ficar bem longe desta vergonha que se tornaram as capitanias hereditárias brasileiras e os folhetins bancados com o erário público!
jornalista Marcelo, não entendi o teor da sua coluna. Contra o ministro porque? Os ministros julgam de acordo com a lei e não de acordo com a interpretação de se deseja dar à lei. Esta é a indignação do ministro e declarado aos seus colegas. Escrever sobre eleições e ira do ministro contra os petistas e outros, me desculpe, mas o sr. exagera. O sr. tem informações que o publico não tem a respeito do ministro Barbosa? Se tem, informe, pois a sua opinião por aqui, eu não concordo.
É por essa e outras que nos últimos anos só dou credibilidade aos comentários sobre o Brasil feitos pela mídia internacional, e fim de papo.
Joaquim Barbosa nasceu no país errado, onde pessoas justas e trabalhadoras são tratadas com ironia como nesta reportagem. Porque o brasileiro, no geral, é malandro, gosta de levar vantagem em tudo e não vê com bons olhos pessoas corretas, fica incomodado com alguém melhor que ele. O brasileiro, em geral, tem o governo que merece.
LI a matéria até o fim na expectativa de um comentário a respeito do vexame no STF, quando poderia-se dizer algo sobre o dano causado pelas sucessivas reeleições contaminando até a corte. Pois comentar sobre Joaquim Barbosa fica mais fácil para o sr Coelho.
Como está previsto, vão aparecer muitos jornalistas sendo pagos para difundir a mentira em favor dos PTralhas. Quem defende bandido é bandido também, e o “jornalistazinho” está entre eles. Não leio nem mais uma reportagem dele. O futuro dele é negro. Estamos com voce Joaquim Barbosa, foi hombre solo, fez a sua parte.
Meu caro, vc mostra em seu comentário ser um TUCAnalha. Como disse aquela jirnalista tucanalha também, a Rachel CheiraNazi.. Tá com dó do barbosinha? Leva ele pra casa…
BARBOSA PRA PRESIDENTE, JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
texto horri pilante! lixo. Jornalista vendido
o povo tem que ir as ruas para exigi reforma pólica reforma penal muda a maioridade penal 18 para 14 anos acaba com as regalias de deputado e senadores acaba com releição sô aceita pólico que realmente esteja limpo de verdade proíbe que deputados tenha mais de dois mandato proibi que senador tenha mais de oito anos de mandato governador dois mantos prefeito dois veria dores e quem bota amão no dinheiro publico prisão de 45 anos sem relaxamento e sem fiança
para os magistrandos corrupto a mesma pena só que sem aposentadoria especial que eles tem hoje tem e tem que acaba com selas especial direto igual paratudos
VAI SER COMIDO PELO SISTEMA, A COMEÇAR POR VOCÊ, COLUNA QUE TENTA DE CERTA FORMA MOSTRAR UM JOAQUIM BARBOSA ARROGANTE E ANTIDEMOCRÁTICO. QUANDO APARECE ALGUÉM DIFERENTE É BORDOADA DE TODOS LADOS.
Muito boa a reportagem. Todavia, faltaram duas coisas: a primeira, é que ele quer ir à forra da época da escravidão, como se nós, brancos tivéssemos alguma coisa com isso. Em segundo lugar, ele devia saber que o branco sempre usará o negro até o momento que lhe interessa, depois descarta. É assim através da história.
SENTI VERGONHA DE SER BRANCO QUANDO LI SEU COMENTÁRIO ESTUPIDO, NÃO SOMOS BRANCOS, AMARELOS, NEGROS, ETC. SOMOS CIDADÃOS BRASILEIROS, HUMANOS E COM CERTEZA NO FUTURO IRMÃOS
Cuidado: Esse comentário expressa o mais alto preconceito racista.
voce é uma vergonha com esse pensamento, creio que não iria gostar se alguem bleface que sua mãe é biscate.
O ministro Joaquim Barbosa é a grande figura pública brasileira deste século XXI.
Não é santo nem perfeito, mas é uma referência de integridade, e o pouco que o Brasil avançou no combate à corrupção nos altos escalões deve-se à coragem, combatividade e espírito público dele.
Faltam mais “Joaquins Barbosas” no país.
A comparação com Collor e JQ é forçada, fantasiosa, pobre de argumentos e infeliz, mais um dos tantos maus momentos do jornalismo brasileiro nos últimos tantos anos.
Você só esqueceu de falar de um juiz que modifica penas em prejuízo dos réus e que esconde provas de uma ação penal.
Boataria de apparatchiks não vem ao caso aqui.
É exatamenti isso Tarso, voce falou tudo que se deveria ouvir. Esse país é vergonhoso com essa política corrupta, e quando aparece alguem com caráter, os jornalistas fazem isso, tentam denegrir …..Com certeza estão achando que ninguem iria se importar, a decepção na voz e semblante do Barbosa, foi a minha tambem, que vergonha, e com ctz tambem eles estão tomando champanhe cara e rindo das nossas caras….
esse jornalista deve ser sócio desse supremo vergonhoso e vendido
O perigo minha gente, o PERIGO com a maioria no Congresso e AGORA com esta maioria no STF será mudarem as regras democráticas, controle da imprensa, cerceamento do Ministério Público. É o que os bolivarianos estão praticando na Venezuela, Argentina, Bolívia, Equador, . . . PTrazil. É a cubanização da América Latina. E a nossa preciosa liberdade, nossa livre expressão irá pro brejo. A mesma liberdade que proporcionou ao Doutor Joaquim Barbosa com todas as limitações, com seu próprio esforço, sem as benesses de cotas raciais chegar aonde chegou sem populismo. Realmente acho que é nossa única esperança. Que palavra mágica: ESPERANÇA. Dr. Joaquim Barboza me orgulho do Senhor! Atende este chamado, precisamos do Senhor na presidencia da república do Brasil, a hora é agora! Tenho certeza que com sua inteligencia saberá compor um time competente tanto nos ministérios como na política.
O Ministro Joaquim Barbosa reflete o verdadeiro sentimento da população brasileira; Embora indicado por Lula não titubeou em punir poderosos e vai pagar o preço por isso com opiniões comentários como o seu; Os dois mais novos indicados so STF pagaram a fatura, se Barbosa perdeu, perdeu a nação brasileira, ganharam os corruptos que hoje dividem o Brasil num grande balcão de negócios!
Eu quero um JUIZ na Suprema côrte do meu país e não um justiceiro seletivo! Provem que os 2 MINISTROS do stf não votaram de acordo com a lei, o código penal! Já o Barboseira…..jogou pra plateia e os tucanos corruptos! Ele que venha pro palanque do Legislativo, que é o lugar de se fazer política. Não na TV Justiça.
Tem gente que DEFECA pela boca e pelos dedos num teclado de computador!
Nunca vi um texto tão lixo qto esse, assim que o defende.
Vcs compactuam com ladrões da pior espécie e isso lhe será cobrado, mais cedo ou mais tarde.
Lixos!
Concordo plenamente com seu comentário. É um texto realmente ridículo e cheio de mentiras. Como por exemplo dizer que existe disposição de se julgar o mensalão tucano com a mesma severidade do mensalão petista. Dizer que o cara não é demagogo e charlatão é querer desafiar a inteligência das pessoas.
Reporterzinho PTralhista, medícocre e sem vergonha!
Pelo menos ele tem coragem, coisa que VOCÊS DA IMPRENSA não têm!
Esse joaquim barbosa não passa de um idiota que tentou por todo tempo tentar engrandecer nas costa de zé Dirceu e Jenoino. Porque ele não julgou primeiro o processo do Mensalão PSDB de 1988 que pulou direto para o mensalão de 2003.
que pena que nosso povo é tão ignorante!
Pergunte ao Supremo. O senhor é advogado e entende sobre os assuntos no STF? Se afirmativo, vá em frente e faça se cumprir o direito. Se não é, fique em paz, e se aquiete, para não escrever sobre o que desconhece.
em um Pais onde corruptos são chamados de coitadinhos, comentários aqui não me surpreende. muitos destes comentários é que já vai tarde.
Fico pensando quando o ministro Joaquim Barbosa irá para o lixo da História: agora (se for candidato) ou quando sair do STF!!!!
Pelo menos o Barbosa tem um sobrenome garboso e respeitável, que não lembra nenhum produto da atividade granjeira. Quem caminha para o lixo é nossa justiça.
O PT realmente é um líder em corrupção .
De uma forma sorrateira , a Dilma nomeou os dois ministros do STF para livrar os principais chefes da quadrilha do mensalão .
Se ela e o seu criador pudessem , jogariam Joaquim Barbosa na cadeia e soltavam os seus comparsas .
Essa é mais pura verdade .
Infelizmente !
Leia o inquérito 2474 que o JB sentou em cima pra atrapalhar a defesa dos réus, e depois poste estas ba(r)boseiras contra o PT. Vocês vão perder mais uma eleição por serem cegos políticos, inclusive!
O Partido que tem muito menos políticos cassados pelo TSE é justamente o PT.