As tentações de Joaquim Barbosa
05/03/14 03:00Começo com uma banalidade. É natural que uma pessoa pobre sonhe em ficar rica. Mais forte, entretanto, é o sonho de enriquecer de novo quando se perde a fortuna possuída.
É mais fácil se contentar com o pouco que sempre se teve do que com o muito que se tinha, e que já não se tem mais.
Acredito que a regra funcione não só em matéria de dinheiro, mas em questões de poder também. Digo isso pensando no caso do ministro Joaquim Barbosa.
O presidente do STF deixou claro, tempos atrás, que não tinha intenção de concorrer a nenhum cargo eletivo; pelo menos, a disputa pela sucessão de Dilma Rousseff não estava no seu horizonte.
Uma coisa, entretanto, é não ter esse tipo de ambições quando tudo lhe parecia sorrir no caso do mensalão. A vitória sobre as teses da defesa estava garantida; a maioria dos réus, a começar de José Dirceu, tinha sido condenada.
Outra coisa é sentir, como Joaquim Barbosa declarou na semana passada, que todo o seu trabalho estava sendo “posto por terra”. Com a presença de Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, não foi apenas na questão da quadrilha que o jogo parece ter virado no STF.
Corretamente ou não, Barbosa pode imaginar que, dada a nova composição dos membros do tribunal, dificilmente os responsáveis pelos próximos escândalos políticos serão punidos com a mesma severidade.
Tendo a acreditar, como dizem alguns inconformados com as decisões da última semana, que no STF de hoje nem mesmo a denúncia do Ministério Público contra os mensaleiros seria aceita.
Derrotado, Joaquim Barbosa está na situação de quem já teve o doce nas mãos e vê, de repente, que tudo não passara de um sonho. Não tem o poder de construir uma nova maioria no STF, e muito menos (embora pareça acreditar nisso) a capacidade de impor no grito suas próprias opiniões.
Ponho-me no lugar de Joaquim Barbosa. Como não acalentar a ideia de, um belo dia, nomear sozinho os futuros membros do STF? Vingar-se de Barroso, Teori e Lewandowski a partir de um lugar com muito maior poder de fogo?
A conjuntura eleitoral parece favorável a esse tipo de pretensão. Todo o clamor das manifestações de junho, contraditório como era, desapareceu sem ter sido atendido.
Eduardo Campos e Aécio Neves podem ser tão oposicionistas quanto desejem, mas não expressam aquele tipo de impaciência, de revolta, presente nas ruas. Mesmo porque, qualquer o partido a que se pertença, sempre há mensalões parecidos no fundo de alguma gaveta.
Isso é um movimento de direita ou de esquerda? Perguntava-se isso a propósito das manifestações. Havia as duas coisas. Também as duas coisas estão presentes, provavelmente, no ímpeto de Barbosa.
Violento contra o PT, ele não é menos antipático com relação aos erros ou hábitos da “mídia burguesa”. Quer figurões petistas na cadeia, não porque sejam ou tenham sido de esquerda, mas porque se recusa a aceitar que na cadeia só fiquem os pobres, os pardos, os negros.
Está desvinculado dos partidos. Parece disposto a condenar tucanos e petistas com a mesma fúria dos muitos manifestantes que rejeitavam Feliciano, Dirceu, Alckmin e Haddad num único, amplo e vago movimento.
Falta-lhe tempo na televisão (mas como ele teve tempo ao longo deste julgamento!); falta-lhe um partido de tamanho conveniente (mas é por ter achado um que Marina Silva esvaziou-se de seu potencial expressivo); falta-lhe capacidade de negociação política (mas é disso que tanta gente está cansada).
André Singer apontou, em sua coluna de sábado passado, o potencial de Joaquim Barbosa como candidato capaz de levar a sucessão de Dilma Rousseff ao segundo turno. É fato que as pesquisas, mesmo quando incluem o nome do ministro, garantem boa vantagem para a atual presidente, especialmente nas menores faixas de renda.
Mas é possível repetir-se aquele conhecido fenômeno que abala a política brasileira, a cada duas ou três décadas: primeiro Jânio Quadros, depois Collor de Mello, representaram a impaciência com os partidos e com a corrupção. O destino administrativo, político e pessoal desses personagens não foi, como se sabe, coerente com seu sucesso eleitoral.
Inflexível, autoritário, popular, emocional, Barbosa não é um demagogo nem um charlatão; suas diferenças com os dois antecessores são inegáveis. Não é impossível, entretanto, que a função —ou o drama— que ambos protagonizaram venha a repetir-se com seu nome.
SENHOR JORNALISTA,
LAMENTÁVEL A SUA MATÉRIA.
APESAR DE TER SIDO INDICADO PELA CAMARILHA QUE SE INSTALOU NO PODER, QUER NOS PARECER QUE É A ÚNICA LUZ QUE AINDA BRILHA NA ILHA DA FANTASIA, ENTRETANTO, NO ATUAL “STATUS QUO”, NINGUÉM CONSEGUIRÁ FAZER ABSOLUTAMENTE NADA, SE O LEGISLATIVO CONTINUAR DE GRUPO. ENTENDO TAMBÉM QUE O SENHOR CONHECE SOBEJAMENTE O ASSUNTO.
SAUDAÇÕES,
LUIS
Nem para porteiro de condomínio esse JB seria aprovado. Ele ia querer bater nos condôminos…
VOU PERGUNTAR:
NÃO ESTAMOS PREPARANDO UM NOVO “CAÇADOR DE MARAJÁS” OU SEJA: SERÁ QUE VAMOS REEDITAR UM FERNANDO COLLOR-2014??? ESTA HISTÓRIA DE “HOMEM HONESTO, IMPIEDOSO COM OS INIMIGOS DO BRASIL, ETC, ETC….. SEI NÃO, O PAÍS JÁ NÃO ASSISTIU ESTE FILME NOS ANOS 90? JÁ DIZIA O INESQUECÍVEL ULLISSES GUIMARÃES: ” O PODER EMBRIAGA”!!!!
A DIFERENÇA ENTRE O COLLOR E O BARBOSA É O HISTORICO DELES.
QUANDO O COLLOR SE CANDIDATOU, PARTE DA IMPRENSA MOSTROU UM MONTE DE FALCATRUAS QUE ELE JÁ TINHA APRONTADO EM ALAGOAS.
PENA QUE NÃO EXISTIA INTERNET NAQUELA EPOCA.
ACREDITO QUE O JOAQUIM BARBOSA É UM HOMEM HONESTO.
IMAGINEMOS QUE ELE SEJA CANDIDATO A PRESIDENTE E SEJA ELEITO:
PRA CONSEGUIR APOIO NO CONGRESSO VAI TER QUE “FAZER O JOGO” DOS POLITICOS.
CREIO QUE PELA HONESTIDADE DELE ELE NÃO ACEITARÁ ISTO. ENTÃO SERÁ “TRAVADO” EM TODOS OS SENTIDOS PELOS POLITICOS.
SÓ RESTARÁ A ELE A OPÇÃO DO APOIO DA POPULAÇÃO, QUE SERÁ CHAMADA A FAZER GRANDES MUDANÇAS NA ESTRUTURA DE GOVERNO.
RESUMINDO: PARA GOVERNAR TERÁ QUE SER COM UM GOLPE DE ESTADO.
MESMO ASSIM VOTAREI NELE, SÓ PRA VER O QUE ACONTECE.
TENHO CERTEZA QUE PIOR DO QUE TÁ NÃO FICA.
É Marcelo…o seu post é venenoso…
Inacreditável como certos jornalistas falam besteiras parecendo falar sério. Agem como petistas, sem conseguir segurar seu ímpeto, teoricamente neutro. O juiz com autoridade moral fica o tempo todo sendo atacado de forma maldosa enquanto os bandidos são transformados em heróis. Parabéns!!!
Já estamos cansados da mesmice da politica brasileira que apenas troca as cadeiras das casa politicas, câmara dos Deputados, Senado dentre outras nos Estado e municípios de nosso sofrido Pais. Quem sabe não precisamos de novas pessoas e ideias que com caráter, dignidade e coragem possam mudar o quadro caótico de nossa política. Joaquim ainda não é candidato a Presidente mas se for terá com certeza meu voto.
Atitude barata. Conceito repugnante. Jornalistazinho vendido, com certeza votante dos Petralhas. Sua coluna é um lixo lendo normalmente, quanto mais lendo-a nas entrelinhas. Mais algumas frases e com certeza estaria dando brados, erguendo bandeiras a favor dessa corja que foi desmascarada e depois absolvida por esses “senhores/senhoras” de toga. O ministro Barbosa esta sózinho, e nós, BRASILEIROS deveriamos nos unir a ele, e o Sr. jornalistazinho, que tem um veículo que poderia ajuda-lo, o que faz? N A D A
Para acabar com isso nós brasileiros precisamos ter vergonha na cara e exigir do nosso Congresso uma legislação que dê ao Poder Judiciário eleger seus Ministros porque da forma que está não há isenção porque fica devendo favores ao Poder Executivo.Exijamos e assinemos reivindicação nesse sentido.Vou encaminhar para a Avvaz essa intenção.Não sejamos medrosos. Tenhamos a coragem de derrotar as autoridades constituídas e eleitas que não cumprem o prometido.
Quem é você cara?
Lave essa sua “latrina” antes de falar do Ministro Joaquim Barbosa.
O Brasil perde muito e o desestímulo para novos Joaquins está patente nas críticas e na culturabrasileira. Parece que gostamos de corruptos de direita e de esquerda, desde que sejam corruptos.
O Sr. Coelho – pelo visto mais um adorador de corruptos e quadrilheiros petistas – pensa que engana a quem?
Me causa asco um portal como o UOL ter como “articulista” um elemento como esse, que certamente recebe para escrever tais bobagens absurdas.
esse jornalista parte da premissa errada ao dizer que J.Barbosa é um derrotado…….pelo contrário ele é o grande vencedor da moralidade que falta aos PT/PMBD e a história vai perguntar que é barroso e teori…….são juízes nomeados para fazer a defesa da ditadura marxista-leninista instalada paulatinamente no Brasil com o apoio desse jornalista
Só existem na politica brasileira, gente para roubar o povo brasileiro. Temos 5.300 prefeitos, 27 governadores, 81 senadores, 521 deputados federais, 5.300 pefeitos , 3.000 deputados estaduais, 70.000 vereadores e uma presidenta da república. Imaginem a quaitidade de assessores. Pessoas que só fazem gastar em benificio próprio o dinheiro do brasileiro. Se vc comprar dvd pirata esta contibuindo com o crime organizado e se pagar imposto, também. Esta é a atual situação do poovo brasileiro.
O jornalista Marcelo Coelho conseguiu em mal traçadas linhas demonstrar o total desconhecimento do que vem a ser a Suprema Corte do País. Misturou conhaque de alcatrão com catraca de canhão. O Presidente Joaquim Barbosa nunca “formou maioria” alguma no STF. Nem ele, nem qualquer outro daqueles que presidiram a Corte, desde sua constituição em 1824. Imaginar o contrário, seria supor que seus pares pudessem ser tutelados por quem ocupa, temporariamente, a direção da Casa.
É O GRITO DA JUSTIÇA QUE ESTÁ SE CALANDO… pela tomada das “circunstâncias”.. E você pelo visto está contente, né?
Esse Senhor que anda possando de homem honesto é o mesmo que que mandou soltar Daniel Dantas dono do banco Opportunity. Mais preciso que roubou nosso dinheiro e repassava ao PSDB para fazer campanha política de Fernando Henrique e governo de são paulo. Gilmar Mendes tem cara de bandido e o ministro do supremo. me ajudai ô…
Se o jornal fosse sério não ficaria de ladainha e ajudaria com que todos estes criminosos fossem preso e mobilizaria a população para acabarem com esta robalheira , o problema do jornal e falar e não fazer nada o jornal perdeu tanto que hoje em dia voce vê a noticia e não dá a minima pois não é mais sério e quando vem uma pessoa séria igual a joaqui Barbasa que os jornais deveriam dar apoio e cobrar das autoridades mostrar e chamar a população para se manifestem eles começam a crititar para fazer noticias e apagar o incendio onde o herói vira Bandido .
Li sua matéria sobre Joaquim Barbosa e suas tentações,inclusive até o final e gostaria que você também pudesse lê meus comentários.
Você foi muito infeliz em suas colocações a respeito dessas decisões do STF na pessoa do Barbosa,espero que um CARA como você nunca dependa em nenhuma situação decisões da corte.Há e alias você é brasileiro? Vota em partidos e ou pessoas? Parece ser até homossexual e quem sabe é!? Professor e mestrado;não queria ser nunca seu aluno! Sua cabeça é pequena em todos os sentidos;inclusive acho que deveria parar de escrever essas CRONICAS infundadas.
Meu endereço e nome estão ai corretamente sem mentiras.
O meretíssimo Sr. Joaquim Barbosa é um herói Nacional. Não foi comprado como muitos. Não deshonra do STF.
SE ELE EXPLICAR À NAÇÃO BRASILEIRA PORQUE COMPROU A CASA EM MIAMI POR INTERPOSTA PESSOA. QUALQUER CIDADÃO BRASILEIRO PODE CUMPRIDAS AS FORMALIDADES LEGAIS COMPRAR UM IMÓVEL EM QUALQUER CANTO DO MUNDO, O QUE NÃO PODE É INVETAR UMA PESSOA JURIDICA PARA FAZE-LO, AINDA SENDO JUIZ, O QUE É VEDADO EXPRESSAMENTE NA CONSTITUIÇÃO. ESSE É O BARBOSA.
Nossa!! Que profundidade !!!!!
Sofisma barato,
a questão fundamental,encontra-se
no questionamento da representação dos atores da corte e o propósito abominável
de sreviçais de um partido político ,
no que será cobrado um preço muito
alto do direito das garantias individuais.
Você deveria ter vergonha desse seu comentário ridículo Sr. MARCELO COELHO. Não vou dar continuidade e falar mais sobre sua opinião exposta porque seria um desperdício dialogar com alguém que quer o nosso país na merda. Fique atento a opinião pública antes de escrever bobagens.
Sr. Carlos Vinicius, boa tarde; Comentou com propriedade. Sou solidário com tudo o que o senhor disse.Acrescento somente que, é inadmissível um jornalista expressar uma opinião pífia como esta. Lamentável.
Estamos numa ditadura PT, o povo não acorda e nem percebe e não sei onde iremos parar, a economia está instável, o pais não cresce e temos os piores índices em 10 anos em tudo, e o que me revolta não que o país seja sede da Copa do Mundo e apareceu dinheiro de tudo e qualquer lugar para construir estádios, é que mesmo com todas as manifestações ocorridas em 2013 o PT ainda manda dinheiro para Cuba, perdoa dívidas dos países emergentes que emprestamos dinheiros e nos BRASILEIROS continuamos na mesma merda de sempre, pagando impostos altíssimos para os “POLITICOS” eleitos para defenderem os interesses do povo e fazerem essa sacanagem, esse absurdo. Estamos sem segurança, sem saúde e sem educação e o os “POLITICOS” perdoando dívida e construindo portos em cuba. E nossos Portos, como ficam? Isso é fácil de responder. Fazem licitação, uma empresa ganha, arruma nossos portos e a gente paga uma taxa do tipo parecido com pedágio para não dizer que o mesmo acontece com nossas estradas para termos o direito de usarmos. Os Mensaleiros organizaram o maior esquema de corrupção conhecido no País, aí aparecem uns Politiquinhos de quinta categoria, sem pudor e respeito com o povo e absorvem de Formação de Quadrilha para que seus amigos possam cumprir a pena em condicional para não dizer em Liberdade. Infringem a nossa Constituição Brasileira e não pagam. Onde está “TODOS IGUAIS PERANTES AS LEIS”? Onde está nossa Justiça Brasileira? Justiça essa que julga somente pobre? Então para mim é um justiça podre como vem mostrando. Espero muito e desejo com toda fé que existirá um dia irei escrever coisas totalmente contrarias desse país chamado Brasil.
Nobre jornalista, como o senhor consegue escrever tanta asneira?
O sr Joaquim Barbosa não sai derrotado, muito pelo contrário, sai a consciencia tranquila.
STF, para mim e para a maioria dos cidadãos significa a ultima esperança.
Essa de maioria em um tribunal, é típico de país de terceiro mundo.
MENOS, RESPEITE AS PESSOAS E O POVO BRASILEIRO.
joaquim barbosa tu tem meu respeito. a corrupção e algo que passa de pai para filho . e uma doença q eu o pai insina para o filho. …..
Qualquer vereador tucano tem muito mais dinheiro que todos os petistas presos políticos do JB e afins que estão na Papuda.
Isso é fato! Vocês tem é raiva de pobre, que o PT transformou em cidadãos. Inveja mata! Vcs não tem voto e tentam o golpe com a ajuda da mídia e do supremo. Tentem!!!
Caro Antonio, baseado em que você afirma que vereadores do PSDB tem mais dinheiro que qualquer preso da Papuda? Baseado em algum esteriótipo do partido? Em teorias esquerdistas? O que acha de José Dirceu? Acha que ele realmente é pobre e que precisava fazer uma “vaquinha” para pagar sua multa? Sabia que ele é um grande Lobista que se aproveitou de influência no governo para conseguir o que queria? E quanto ao seu presidente Lula? Acha realmente que ele é pobre? Sabe quantas aposentadoria o Apedeuta tem? Sabe que ele anda de mãos dadas com o pessoal da Odebrecht? Você, Antônio, consegue se informar? Ler e entender o que lê? Acho que não, a se notar pela nota postada nesta matéria. Bem, você representa a maioria que ainda acredita neste governo corrupto.
Como falou um ministro estes dias, o Caçador de Marajas deveria ter sido julgado nas pequenas causas, perto do que este Governo esta roubando e desviando dos cofres publicos, Acorda Brasil, antes que esta cambada transforme o Brasil numa Cuba ou Venezuela, que esta é o projeto do 19 dedos, E para completar quem sao estes caras do PT em Falar em crime contra pessoas, assaltos, badernas nas ruas ? se eles foram que iniciaram tudo isso ? ou quem foi que criou o MST ? Campesina ? e outros movimentos ? quem foi ? que sustenta o Stedile ate hoje ?????
Curioso um jornal que se diz a serviço do Brasil publicar um artigo desses…Mas enfim estamos em uma democracia e temos que ler qq coisa que publicam. Achei pífia essa matéria e só queria relembrar ao colunista sobre o passado pobre do nosso ex-presidente Lula. Que nem de longe se compara ao estudo e esforço do Ministro Joaquim Barbosa.
Luciana, não seja imbecil. Como pode comparar Joaquim Barbosa com Lula? Lula foi uma peça montada. Um ignorante que se recusou a estudar. E que hoje se diz presidente do povo. Usa terno Armani, tem aposentadoria por invalidez, aposentadoria como Chefe de estado, Aposentadoria como parlamentar, etc, etc. Sabia disso? JB estudou muito para chegar onde está. Lula não fez e continua não fazendo nada. Estão quebrando o país. Mas o que esperar de pessoas como você que pouco se informam. Vcs não são somente pobres no sentido financeiro, mas também no sentido da informação e do intelecto. Mais uma coisa sua ignorante. Você acha certo seu presidente, que lutou pela impeachmant de Collor, agora andar abraçado com o mesmo. Abraçado com SArney e com Maluf? O que acha disto?
Boa Alex, Simples e rasteiro.
Realmente as tuas palavras são as minhas parabéns pelo comentario …
Tentativa de sucatear a moral do Egrégio Ministro; parece não andou levandowhisky; isto que da.
ENTRETANTO, TIVESSE FEITO VALER O DELE PODER DE POLÍCIA, ELE MESMO TER EMPULSEIRADO SACA TRAPA, ESTA ESTÓRIA SERIA OUTRA.
Mesma história o Collor virou laranja chupada nas mãos imundas dos dele iguais.
Tivesse chamado seus generais e mandado “convidar” os engulhos a ir tomar cafezinho no planalto desse uma prensa, a coisa teria sido outra, a Zélia, bem a menina seria sumária demitida pela experiência ter visto a galinha cantar na Alemanha; nem lá ter ido nunca a ver o capinzal onde a penosa botou.
TÔ COM O JOAQUIM E FIM!
DÁ-LHES BARBOSA!!!
JOAQUIM BARBOSA JA DEMONSTROU SER O UNICO MINISTRO PARA COLOCAR ORDEM NO STF E UNICO CANDIDATO PARA ENFRENTAR
ESTA CRISE CRIADA PELO PT.
O problema do Min. Barbosa é que não aceita quem lhe contrarie. Se esquece que seus pares tem a mesma formação acadêmica e tem o direto de divergir ou concordar. Não se coloca ordem em um país apenas porque uma pessoa acha que tem que ser assim e pronto. Parece a historinha do Pequeno Príncipe.
Hahah, cabo eleitoral ele já tem , nossa, pinta o cara como se ele fosse um “santo” querendo “acabar com a corrupção” rsrsr…
Santo é o Dirceu, Jenoino e chefe da quadrilha Lula. Quem vota neles são bandidos e vagabundos.
Se o Barbosa se candidatar eu voto nele pior que tá não fica, pelo menos vai ficar pior para a moral dos politicos
Você não é só “troxa”. Deveria primeiro aprender um pouquinho de português para escrever corretamente e depois saber que todo cidadão tem o direito de escolha. Xingar um cidadão de bandido ou vagabundo pode lhe custar um processo notável e, gostaria, que fosse para o STJ para que o Min Barbosa lhe enquadrasse.
Farsa típica do Bando para tentar intimidar os oponentes, quando se veem encurralados. O modus Operand da Malta está sendo desmascarada. Tentam destruir a frágil democracia Brasileira, de dentro para fora, através das contradições ainda existente. Entretanto, ainda existe homens e mulheres honestos, que estudam e não irão se curvar. O Brasil não será uma República Bolivariana. Fora PT e todo lixo que o acompanha( Lula, Dilma, Dilceu… Fidel …)
hahahahaha o sábio povo brasileiro já caiu numa dessa quando elegeu o caçador de marajás!