As tentações de Joaquim Barbosa
05/03/14 03:00Começo com uma banalidade. É natural que uma pessoa pobre sonhe em ficar rica. Mais forte, entretanto, é o sonho de enriquecer de novo quando se perde a fortuna possuída.
É mais fácil se contentar com o pouco que sempre se teve do que com o muito que se tinha, e que já não se tem mais.
Acredito que a regra funcione não só em matéria de dinheiro, mas em questões de poder também. Digo isso pensando no caso do ministro Joaquim Barbosa.
O presidente do STF deixou claro, tempos atrás, que não tinha intenção de concorrer a nenhum cargo eletivo; pelo menos, a disputa pela sucessão de Dilma Rousseff não estava no seu horizonte.
Uma coisa, entretanto, é não ter esse tipo de ambições quando tudo lhe parecia sorrir no caso do mensalão. A vitória sobre as teses da defesa estava garantida; a maioria dos réus, a começar de José Dirceu, tinha sido condenada.
Outra coisa é sentir, como Joaquim Barbosa declarou na semana passada, que todo o seu trabalho estava sendo “posto por terra”. Com a presença de Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, não foi apenas na questão da quadrilha que o jogo parece ter virado no STF.
Corretamente ou não, Barbosa pode imaginar que, dada a nova composição dos membros do tribunal, dificilmente os responsáveis pelos próximos escândalos políticos serão punidos com a mesma severidade.
Tendo a acreditar, como dizem alguns inconformados com as decisões da última semana, que no STF de hoje nem mesmo a denúncia do Ministério Público contra os mensaleiros seria aceita.
Derrotado, Joaquim Barbosa está na situação de quem já teve o doce nas mãos e vê, de repente, que tudo não passara de um sonho. Não tem o poder de construir uma nova maioria no STF, e muito menos (embora pareça acreditar nisso) a capacidade de impor no grito suas próprias opiniões.
Ponho-me no lugar de Joaquim Barbosa. Como não acalentar a ideia de, um belo dia, nomear sozinho os futuros membros do STF? Vingar-se de Barroso, Teori e Lewandowski a partir de um lugar com muito maior poder de fogo?
A conjuntura eleitoral parece favorável a esse tipo de pretensão. Todo o clamor das manifestações de junho, contraditório como era, desapareceu sem ter sido atendido.
Eduardo Campos e Aécio Neves podem ser tão oposicionistas quanto desejem, mas não expressam aquele tipo de impaciência, de revolta, presente nas ruas. Mesmo porque, qualquer o partido a que se pertença, sempre há mensalões parecidos no fundo de alguma gaveta.
Isso é um movimento de direita ou de esquerda? Perguntava-se isso a propósito das manifestações. Havia as duas coisas. Também as duas coisas estão presentes, provavelmente, no ímpeto de Barbosa.
Violento contra o PT, ele não é menos antipático com relação aos erros ou hábitos da “mídia burguesa”. Quer figurões petistas na cadeia, não porque sejam ou tenham sido de esquerda, mas porque se recusa a aceitar que na cadeia só fiquem os pobres, os pardos, os negros.
Está desvinculado dos partidos. Parece disposto a condenar tucanos e petistas com a mesma fúria dos muitos manifestantes que rejeitavam Feliciano, Dirceu, Alckmin e Haddad num único, amplo e vago movimento.
Falta-lhe tempo na televisão (mas como ele teve tempo ao longo deste julgamento!); falta-lhe um partido de tamanho conveniente (mas é por ter achado um que Marina Silva esvaziou-se de seu potencial expressivo); falta-lhe capacidade de negociação política (mas é disso que tanta gente está cansada).
André Singer apontou, em sua coluna de sábado passado, o potencial de Joaquim Barbosa como candidato capaz de levar a sucessão de Dilma Rousseff ao segundo turno. É fato que as pesquisas, mesmo quando incluem o nome do ministro, garantem boa vantagem para a atual presidente, especialmente nas menores faixas de renda.
Mas é possível repetir-se aquele conhecido fenômeno que abala a política brasileira, a cada duas ou três décadas: primeiro Jânio Quadros, depois Collor de Mello, representaram a impaciência com os partidos e com a corrupção. O destino administrativo, político e pessoal desses personagens não foi, como se sabe, coerente com seu sucesso eleitoral.
Inflexível, autoritário, popular, emocional, Barbosa não é um demagogo nem um charlatão; suas diferenças com os dois antecessores são inegáveis. Não é impossível, entretanto, que a função —ou o drama— que ambos protagonizaram venha a repetir-se com seu nome.
PELOS COMENTÁRIOS, FICA MUITO FÁCIL SABER QUEM ESTA LEVANDO VANTAGEM COM ESSES NOVOS MINISTROS.
Penso somente numa saída poderia ele se eleger e chamar os Militares para dar uma boa ajuda.
Isso tudo é jogo político, sabemos quando alguém quer ser lembrado faz tudo de bom para ficar conhecido na mídia e aos poucos se afasta e joga tudo nas mãos de outros e assiste de camarote dizendo, ses eles libertarem os engaiolados não fui eu… e assim conquista outro poder e tudo esquece e a corrupção continua.
Engraçado como os brasileiros não sabem nada de política, não adianta anular ou deixar em branco o seu voto. Serão contabilizado do mesmo jeito. Quer que o seu voto realmente não seja contado? Justifique o mesmo, assim o seu voto não será contabilizado, claro isso em tese…
Mesmo com o “stf”(agora minúsculo) sabotado e aparelhado pelo governo federal(minúsculo) para livrar a cara da cumpanherada o Sr Joaquim Barbosa não deu a cara para baterem e desmascarou o advogado lulopetista barroso em plena sessão. Homem de bem, honesto, trabalhador, verdadeiro, não tem medo de falar as verdades…, são virtudes temidas pelos corruptos políticos brasileiros e pelo “povinho” que elege e reelege essa corja de trapaceiros que hoje são maioria no congresso o povo lúcido, honesto e trabalhador, hoje minoria absoluta no Brasil, precisa urgente de um PRESIDENTE igual Joaquim Barbosa no comando para que o país possa voltar a se desenvolver.
A julgar pelo sua avaliação poderíamos chamar Lulae presidente Dilma de Burros. Se o desejo deles fosse nomear ministros alinhados, não teriam indicado Joaquim Barbosa e Luiz Fux, caso não se lembre, votou com o relator. Bom também lembrar que o Senado aprovou Barroso e Zavascki por unanimidade, e que Gilmar Mendes teve o maior índice de votos contrários no senado, isso no governo FHC,que o indicou e tinha maioria nas duas casas.
Referente ao Joaquim Barbosa, homem sério que nos bastitores do PT é chamado traidor, isso explica a nomeação, homem que ao vestir a toga do STF, trabalhou serio e esqueceu compromissos como os dois ultimos ministros colocados pela Dilma, nunca se substituiu tao rapidamente dois ministros como foi este caso, tudo planejado e projetado para a votação dos LADROES do Mensalao… Como falou nosso Presidete do STF, Tenho pena do Brasil, isso é só o começo, vem coisa pior por ai.. ACORDA POVO BRASILEIRO… Estes que hoje apoiam estes ladroes, em Breve, estarao chorando pelos cantos, dizendos que foram enganados, usados.. Anotem ai isso
Quando mais de 90% dos brasileiros, afirmam e aprovam as atitudes e comportamento do Sr. Joaquim Barbosa e que se sentem representados por ele, aí vem um tal MC, sei lá de onde, e escreve um monte de asneiras, ou esse cidadão não acompanha o que está acontecendo nas ruas brasileiras, ou está a serviço dos famigerados petistas…Leia e se informe melhor antes de escrever tanta besteira em um artigo só, e tenha ética, dignidade acima de tudo com pessoas ilibadas…a não ser que no seu conceito, Barroso, Teori, Toffoli, Lewandowski são exemplos de idoneidade…..
Muito bom seu comentário. E pensar que o cara é do Conselho Editorial !!
Temos que dar um basta, com ou sem Joaquim Barbosa, pois uma andorinha sozinha não faz verão. Assim temos que ir às ruas pacificamente e mostrar toda nossa indignação, e se não der certo temos que ficar um mês sem pagar impostos, aí a maquina governamental não terá combustível para robaleira essa desenfreada, que acontece neste País a anos…..
Concordo com você, mas o que fazer? Nunca participei de nada mas qualquer coisa que se faça contra este “julgamento do STF” podem contar comigo. Como muitos aqui, me senti um grande otário. o que vamos fazer?
Muita coincidencia, estes quebra quebra nas manifestoes, no auge do movimento, quando o Povo estava na rua começou os quebra quebra, os cidadoes de bem se retiraram, OBJETIVO ALCANÇADO pelo PT e seus ALIADOS, Agora é começar tudo novamente, e neste caso nós darmos porradas nestes contratos para estragar nosso movimento, chega de enrolacao, ou voces acham que foi coincidencia ? já ventilou que eles sao pagos, como o assunto pegou mal para o PT e seus aliados morreu na imprensa…. IMPRENSA Brasileira, voces vao se arrepender de estarem traindo o povo Brasileiro, por dinheiro de propaganda e comerciais deste governo….
Lamentável o seu texto Marcelo Coelho. Nunca será pouco a sede pela “Justiça” e a boa “Fé” ao julgamento. E sobre isso também: “corretamente ou não Joaquim?” Fala sério, único homem com mais atitude de se expor ao expressar por detalhes tudo o que a Lei deveria seguir a risca para que o Brasil, veja que é possível acreditar na Justiça Brasileira mas, com tão poucos homens de bem e indo contra um “GOVERNO CORRUPTO” que manipula pobres de desinformados, tirando vantagem dessas pessoas pra se manterem no poder enquanto eles, ficam jogando terra nos nossos olhos, no seu dinheiro que paga imposto, na CONSTITUIÇÃO FEDERAL que de nada serve dando um exemplo de Nossa Presidente indicando Bandidos para STF para que eles, livram os seus criminosos em troca do silêncio e das mentiras. Não é atoa, que o Brasil é motivo de chacota por proteger criminosos e com leis Fracas.
O que “aqueles” membros do STF fizeram ao soltarem esses bandidos foi INCONSTITUCIONAL mas para os ladrões e a nossa Presidente Dilma Russef, é BARRA LIMPA.
Concordo plenamente.
Concordo com o que o amigo disse. Vicemos um jogo de cena em que todos representam um papel. Joaquim é mais um. Queria mídia e teve. Sabemos muito bem que enquanto os meios de comunicação impuserem o querem que o povão pense…assim será!
Ai, Ai… É por de pensamentos igual ao seu que o país é desse jeito. Uma merd…
Nosso Brasil precisa de projetos da envergadura dos famosos estádios de futebol, nas áreas de educação e saúde, principalmente, que saiamos de projetos vendidos e contra o bem da população. Não precisamos de “brasileiros” que defendam a corrupção. Eu, particularmente, espero que surjam uns 100 cidadãos com o perfil do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Sr Joaquim Barbosa. Precisamos de homens íntegros para compor a casa do Legislativo, do Executivo e, por que não, a do Judiciário. Falar que o Ministro Joaquim Barbosa está vencido, é , no mínimo, amadorismo. Vencido vai ficando o povo brasileiro, esse sim, tem muito a perder com o que estamos presenciando.
Brasil , séra que hum dia vamos ter orgulho de dizer aqui o povo é respeitado !
O Brasil está virando o país dos ladrões e vagabundos, o Governo do PT aumentou tanto as bolsas que segundo o IBGE 61% do povo não quer e nem procurar emprego, desses 37,5% recebem bolsa, os Nordestinos passando fome, sem agua e o Governo nada
Quem fala que existem nordestinos passando fome, hoje, ou é mal-intencionado ou apenas um incauto, inculto e curioso.
Um erro crasso é considerar que Col.lor e Jâ.nio eram um fato contra a corrupção, ambos eram expressões do mesmo sistema político viciado – só fizeram barulho contra Sar.ney e Adhe.mar. Joaquim Barbosa é um outsider autêntico. Pode até resultar nas mesmas porcarias dos outros dois, mas são absolutamente diferentes.
As pessoas que viveram a política nos anos de 1998 a 2002 ou que criaram uma família naqueles anos não vota na oposição que aí está.
Alguns comentários de uma estupidez absurda, com certeza parte de quem, naquela época, tina 8, 10, 12 anos…Com certeza absoluta.
Quem viu o que FHC e seu séquito fizeram ao Brasil jamais os recolocará no poder, outra vez.
continuado, prefere financiar Portos em Cuba e ainda, trazer desse país medicos para trabalho escravo e pagando um absurdo ao Governo, isso cheira a maracutaia vindo do PT, pois tudo que faz é só para se beneficiar, com relação a esse comentário é ridiculo e tendencioso, não se pode comparar novos Ministros com os antigos, os nov
Carissímo, me parece que nós estamos esquecendo que o nosso direito e positivado, e que as constantes manobras de sofismas não dão ao povo Brasileiro, que paga impostos e vota, o retorno do que foi drenado dos cofres públicos por manobras de quem não usa o mandato dado pelo povo de modo razoavel. Ipso facto, não podemos adentrar no comportamento de um Ministro que só gostaria que o Direito fosse cumprido.
Joaquim Barbosa é um Ditador do STF ele sempre achas que está acima do bem e do mal. Nunca que será um bom político, pois desrespeitou os próprios Ministros colegas do STF porque irá respeitar o povo? Bastas de falsos moralistas.
rr
Estou com vergonha de todo este teatro em que se transformou o julgamento do mensalão. Me sinto uma otária vendo um julgamento com cartas marcadas desde o início. Poderiam ter nos poupado absolvendo estes senhores no começo do julgamento. Uma vergonha.
cronistas como você, petista e medíocre, me fizeram cancelar a assinatura da folha.
pois é, uns como Joaquim Barbosa como você diz; quer se impor (ele quer que a lei seja cumprida) outros querem se impor fazendo maracutaia como foi a nomeação desses dois novos, então, homem serio não pode conviver com quem não é, fá nojo.
Vou fazer das palavras de Jose Manoel JM minhas palavras
Me causa asco um portal como o UOL ter como “articulista” um elemento como esse, que certamente recebe para escrever tais bobagens absurdas.
De fato a FSP não tem cumprido seu dever de informar seus leitores. Lendo os comentários percebo que os leitores da Folha ou não leem as matérias tendo uma bagagem anterior de conhecimento crítico ou são simplesmente preconceituosos. Os mesmos que elogiavam a FSP quando noticiava o julgamento do pseudo mensalão, são os que hoje o chama de “Jornalistazinho vendido, com certeza votante dos Petralhas”. Para ser uma pessoa culta não basta ler jornal, tem que ter formação sólida e livre de preconceito, senão não passa de um pseudo intelectual. As pessoas mais sábias deste pais não leem qualquer jornal ou assistem qualquer noticiário televisivo.
ESTE BARBOSÃO DEVERIA SER CONDENADO A RESSARCIR OS COFRES PUBLICOS DAS DESPESAS DO ESPETÁCULO MIDIÁTICO PARA LEVAR OS CONDENADOS POR ELE E A MIDIA PARA PAPUDA.
A CASA DELE ESTÁ RUINDO
Você não sabe o que fala, é a favor da corrupção cara. Com tantas provas e você defendendo. Sempre gostei do PT, MAS SER CORRUPTO NÃO. ACORDA CARA, NÃO DIGA BESTEIRAS…
PTista babaca. Medíocre !!!
BOBALHAO
Venho anulando meu voto desde 2002 quando fui traído pelos ideais mentirosos do maior engodo da política brasileira o Sr Lula da Silva, depois veio esse poste que aí está com um governo mais populista e enganador…, masss…, votaria de bom grado no Sr “Joaquim Barbosa”, uma das últimas esperanças do povo lúcido e trabalhador…, “JOAQUIM BARBOSA PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO BRASIL”…, chega de “prizidenti”….!!!
Eu tb votaria nele. Ele nunca se impôs pelo grito, mas pela indignação, que é própria das pessoas decentes. Os adversários é que pretender distorcer, para enfraquecê-lo!
Todos, massa de manobra…!!! Estão criando o caos a onde não a nada…!! vão estudar…não fiquem só vendo os tele jornais midiáticos ou revista Vejalaaa que não fazem jornalismo, mas sim, querem formar opinião…a opinião deles e de seus chefes…lembro muito bem do seu Collor a caçador de marajás, sempre na mídia com destaque era um herói…nunca estivemos tão bem…!!!
os petralhas que querem ganhar no grito..
Lendo os comentários pergunto: o que Folha fez a si mesmo? A guinada à direita do outrora jornal liberal, que passei a assinar na inesquecível campanha das diretas, trouxe para o jornal o que mais de reacionário, atrasado e sinistro no País. Ao ler determinados comentários parece que entramos em um túnel do tempo e voltamos para os tempos da guerra fria! É um caminho sem volta para o Folhão ….
Tenho para mim que, o que o articulista quis dizer é que diferentemente de presidir o STF., para presidir o Brasil é necessário ter muito mais do que voluntarismo e voz grossa. Além do que, a constituição de uma empresa, na qual o ministro JB figura como diretor (segundo a imprensa) para pagar menos imposto na compra de um apto nos EUA, nao me parece um bom sinal da parte do ministro, porque a LOMAM veda esse tipo de atividade, e, mesmo que o ministro nao seja diretor da referida empresa, se houve com falsidade, já que afirmou uma inverdade.
Mas dá uma aguda dor no coração viver a era dessa Suprema decepção. Joaquim será lembrado com todo o amor e respeito pelos brasileiros que respeitam seu pobre País dominado pela corrupção legalizada. Rui Barbosa deve estar chorando copiosa e dolorosamente vendo que sua decepção com o que esfrangalhava seu coração solidificou-se em pedra mármore nesta triste Era dominada pela corrupção sem remédio.
Marcelo Coelho! O Joaquim Barbosa poderia ser o Batman da tua análise! Faltaria-he um Robin? Porque não Gilmar Mendes, Marco Aurálio ou Luiz Fux? Todos oportunistas de plantão, postos a formar a “maioria” ao lado do destemido “Django”!!! Sei! Conheço esse teu raciocínio! Lewandowski, Barroso e Zavascki a encarnação do mal e Barbosa, o vingador, a encarnação do bem! E o Aécio e o Campos correm por fora? Você contribui enormemente para a “consciência” nacional! Você o Marco Aurélio, com o seu passado “collorido” o seu flamengo, sempre flamengo! Aliás, gostaria de ver você, Marcelo Coelho, formando maioria com o Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes e Marco Aurélio de Mello! Que feio!
Marcelo Coelho, você foi infeliz em sua crônica. Não porque parece desconhecer do que fala, nem pela sua tendência política/partidária. Mas, pela sua interpretação dos fatos e leitura global e ampla da história e do contexto.
Tem dias em que alguns comentaristas deveriam se abster de escrever um A sequer. Ao contrário, deveriam colocar a cabeça lá…….e dar descarga!
E o cara é conselho editorial da Folha.Meu Deus.Folha o jornal que não dá para ler.Ridículo
Pediu para apanhar!