As tentações de Joaquim Barbosa
05/03/14 03:00Começo com uma banalidade. É natural que uma pessoa pobre sonhe em ficar rica. Mais forte, entretanto, é o sonho de enriquecer de novo quando se perde a fortuna possuída.
É mais fácil se contentar com o pouco que sempre se teve do que com o muito que se tinha, e que já não se tem mais.
Acredito que a regra funcione não só em matéria de dinheiro, mas em questões de poder também. Digo isso pensando no caso do ministro Joaquim Barbosa.
O presidente do STF deixou claro, tempos atrás, que não tinha intenção de concorrer a nenhum cargo eletivo; pelo menos, a disputa pela sucessão de Dilma Rousseff não estava no seu horizonte.
Uma coisa, entretanto, é não ter esse tipo de ambições quando tudo lhe parecia sorrir no caso do mensalão. A vitória sobre as teses da defesa estava garantida; a maioria dos réus, a começar de José Dirceu, tinha sido condenada.
Outra coisa é sentir, como Joaquim Barbosa declarou na semana passada, que todo o seu trabalho estava sendo “posto por terra”. Com a presença de Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, não foi apenas na questão da quadrilha que o jogo parece ter virado no STF.
Corretamente ou não, Barbosa pode imaginar que, dada a nova composição dos membros do tribunal, dificilmente os responsáveis pelos próximos escândalos políticos serão punidos com a mesma severidade.
Tendo a acreditar, como dizem alguns inconformados com as decisões da última semana, que no STF de hoje nem mesmo a denúncia do Ministério Público contra os mensaleiros seria aceita.
Derrotado, Joaquim Barbosa está na situação de quem já teve o doce nas mãos e vê, de repente, que tudo não passara de um sonho. Não tem o poder de construir uma nova maioria no STF, e muito menos (embora pareça acreditar nisso) a capacidade de impor no grito suas próprias opiniões.
Ponho-me no lugar de Joaquim Barbosa. Como não acalentar a ideia de, um belo dia, nomear sozinho os futuros membros do STF? Vingar-se de Barroso, Teori e Lewandowski a partir de um lugar com muito maior poder de fogo?
A conjuntura eleitoral parece favorável a esse tipo de pretensão. Todo o clamor das manifestações de junho, contraditório como era, desapareceu sem ter sido atendido.
Eduardo Campos e Aécio Neves podem ser tão oposicionistas quanto desejem, mas não expressam aquele tipo de impaciência, de revolta, presente nas ruas. Mesmo porque, qualquer o partido a que se pertença, sempre há mensalões parecidos no fundo de alguma gaveta.
Isso é um movimento de direita ou de esquerda? Perguntava-se isso a propósito das manifestações. Havia as duas coisas. Também as duas coisas estão presentes, provavelmente, no ímpeto de Barbosa.
Violento contra o PT, ele não é menos antipático com relação aos erros ou hábitos da “mídia burguesa”. Quer figurões petistas na cadeia, não porque sejam ou tenham sido de esquerda, mas porque se recusa a aceitar que na cadeia só fiquem os pobres, os pardos, os negros.
Está desvinculado dos partidos. Parece disposto a condenar tucanos e petistas com a mesma fúria dos muitos manifestantes que rejeitavam Feliciano, Dirceu, Alckmin e Haddad num único, amplo e vago movimento.
Falta-lhe tempo na televisão (mas como ele teve tempo ao longo deste julgamento!); falta-lhe um partido de tamanho conveniente (mas é por ter achado um que Marina Silva esvaziou-se de seu potencial expressivo); falta-lhe capacidade de negociação política (mas é disso que tanta gente está cansada).
André Singer apontou, em sua coluna de sábado passado, o potencial de Joaquim Barbosa como candidato capaz de levar a sucessão de Dilma Rousseff ao segundo turno. É fato que as pesquisas, mesmo quando incluem o nome do ministro, garantem boa vantagem para a atual presidente, especialmente nas menores faixas de renda.
Mas é possível repetir-se aquele conhecido fenômeno que abala a política brasileira, a cada duas ou três décadas: primeiro Jânio Quadros, depois Collor de Mello, representaram a impaciência com os partidos e com a corrupção. O destino administrativo, político e pessoal desses personagens não foi, como se sabe, coerente com seu sucesso eleitoral.
Inflexível, autoritário, popular, emocional, Barbosa não é um demagogo nem um charlatão; suas diferenças com os dois antecessores são inegáveis. Não é impossível, entretanto, que a função —ou o drama— que ambos protagonizaram venha a repetir-se com seu nome.
Esse artigo não pega pesado com o ministro J.B.,mas tem cheiro de esquerda caviar…
Em tese não pega pesado,. mas critica a postura de BARBOSA, POR ELE SER alterado,. inflexivel,. mas prá combater a corrupção tem que ser CASCA GROSSA,..porque se deixar o JEITINHO ENTRAR..meu amigo..,vira festa, por isso tá o q tá hoje..nossa politica de jeitinho, tudo tem um jeitinho de resolver,.uma maracutaizinha,.ESSES PLAYBOY’S mimados ficam choramingando por ai prá impressa,.. INSTITUIÇÃO PÚBLICA NO BRASIL virou comédia,.beira ao cômico, NÃO SÃO NADA SÉRIAS,. virou BAGUNÇÃ. CADE!!! seria bom o presidente da republica passar a situação do pais em cadeia nacional de televisão pelo menos de 15 em 15 dias,.. falar como está a encomia, segurança pública, dar algum posicionamento para população, mas isso só acontece em época de eleição, que ÓDIO DESSES POLITICOS..TEM QUE VOLTAR A MONARQUIA,..as redias eram mais curtas,!!! embora tivesse ARBITRARIEDADE e DIREITOS INFLIGIDOS…
É uma vergonha o que esta acontecendo,o que se espera daqui pra frente?é só enganação,manipulação,corrupção,onde vamos parar,esta sendo vergonhoso ser brasileiro,esta tão claro e interessante que a midia não tem falado pro povo sobre a declaração de barbosa na semana passada,será que tão proibindo de alertar o povo,as eleições estão ai em parte quem é culpado tambem é o povo que elege seus governantes,o povo precisa acordar na hora de votar
A globo, a veja, a folha são arroladas como impressa golpista como diz a impressa petista, pois só promovem o que querem que as pessoas saibam, mas hoje não há de se falar, notícia até os mais leigos já tem conhecimento ainda no forno.,
O BARBOSA MESMO SENDO INDICADO PELO PTRALHÃO , AGIU COMO MINISTRO SUPREMO DA JUSTIÇA, ELE NÃO SE VENDEU E SIM DESEMPENHOU SEU PAPEL COM HONESTIDADE.NÃO FOI COMO ESTES DOIS Q FORAM INDICADOS POR DILMA PARA MUDAR A SENTENÇA DESSES LADRÕES.DEVEMOS ESTAR ACIMA DE PARTIDOS E SIM AGIRMOS COMO BRASILEIROS.JA VOTEI NESTE PT, VI Q NAO FOI O MELHOR PARA MINHA CIDADE, COMO NAO ESTÁ SENDO PARA O PAIS. POLITICA NAO É TIME DE FUTEBOL.
Só faltou o editor vestir a camisa do PT neste comentário , o porque de não escrever sobre a “MARACUTAIA ” de ter colocado estes 02 últomos ministros para salvar os MENSALEIROS “. Texto pobre.
pois é NARDÃO, esse comentarista vai ser demitido no mínimo pelo seu chefe,.. ele vestiu a camisa ANTI-PIG,..é parceiro do http://www.247.com, esse sínico!!!
Esse comentarista eh um palhaco…. uma vergonha ver isso no UOL e na Folha…
uai a midia familiar, mudou de ideia, tem um cometarista anti-PIG agora? podem demitir…
Brasileiro é favelado mesmo, vai pra rua arrebentar tudo por causa de R$0,20 do onibus e com as coisas mais importantes se omitem.
INFELIZMENTE ISSO É BRASIL, SE APARECER ALGUEM QUE DÊ JEITO OU DERRUBAM “TIRAM DO PODER” DO PODER OU MOOORREEE!!! OU SERÁ PRECONCEITO OU RACISMO?!!!!!!!!!!
Há três décadas tínhamos no Brasil o efeito Orlohf. economicamente falando. Ou, seja: O porre na Argentina estourava a ressaca, por aqui.
Agora, não sei bem qual termo poderia ser usado. Mas, com este congresso extremamente corrupto e o poder judiciário tanto quanto, a oportunidade para o Joaquim atacar o Brasil feito o que Fugimori fez com o Peru, é questão de apenas de convocar mais alguns paladinos verde Oliva, tipo Bolsonaro. Pena que a copa do mundo pode atrapalhar um pouco os planos já que nossos eleitores (maioria) não consegue pensar em duas coisas ao mesmo tempo
minha idade já ultrapssou a obrigatoriedade de votar, mas se ajoaquim Barbosa, pres. do STF se candidatar a a Presidente do Brasil, sem duvida volto a votar.
ACREDITO QUE O JOAQUIM BARBOSA É UM HOMEM HONESTO.
IMAGINEMOS QUE ELE SEJA CANDIDATO A PRESIDENTE E SEJA ELEITO:
PRA CONSEGUIR APOIO NO CONGRESSO VAI TER QUE “FAZER O JOGO” DOS POLITICOS.
CREIO QUE PELA HONESTIDADE DELE ELE NÃO ACEITARÁ ISTO. ENTÃO SERÁ “TRAVADO” EM TODOS OS SENTIDOS PELOS POLITICOS.
SÓ RESTARÁ A ELE A OPÇÃO DO APOIO DA POPULAÇÃO, QUE SERÁ CHAMADA A FAZER GRANDES MUDANÇAS NA ESTRUTURA DE GOVERNO.
RESUMINDO: PARA GOVERNAR TERÁ QUE SER COM UM GOLPE DE ESTADO.
MESMO ASSIM VOTAREI NELE, SÓ PRA VER O QUE ACONTECE.
TENHO CERTEZA QUE PIOR DO QUE TÁ NÃO FICA.
Mais um esquerdista esquerdando….tenham dó dele. É apenas mais um idiota útil aos planos do PT de implantar uma ditadura no Brasil…..
Escrever esse artigo na folha é ter vontade de receber uma saraivada de críticas, o leitor da folha tem informação e sabe que o Barbosa é um democrata, só que é radical contra a corrupção e a politicagem barata, realmente esse s novos ministro do supremo dão vergonha aos que lá se encontravam. Fica claro que são marionetes do poder executivo. Seria melhor o reporter falar as massas pouco informadas ou aos militantes de partidos radicais.
Barbosa é um desequilibrado que inventou teses absurdas apenas para condenar um grupo a quem ele odeia (não se sabe por qual razão).
Começou transformando a Visanet em estatal (aff!), passando por esconder a empresa do filho (que recebeu dinheiro de Marcos Valério). Pizzolato foi condenado sem ter assinado sequer UM cheque da Visanet, pois o gestor do fundo era outra pessoa. Não satisfeito convenceu outros membros do STf que toda a grana do fundo Visanet foi desviada (como se a Globo recebeu 5 milhões?).
Um circo de horrores levado ao pleno do STF que, intimidado pela mídia e pelas agressões deste elemento mancharam a historia do tribunal.
Tenho ouvido de advogados e pessoas profissionais do direito, comentários semelhantes ao seu. E não são petistas nem simpatizantes. Parabéns.
você sem dúvida deve ter uma fonte privilegiada e exclusiva de informações. as que você passou, não são de conhecimento de ninguém,…, nem do lula.
Esse mensalão foi barato pra caramba, algumas peças do PT foram sacrificadas, a “inteligência” do cartel midiático foi pro buraco e o povao continua povao assim como os torcedores de partidos, Corrigindo apenas o devaneio do colunista, ninguem sozinho indica ministro do supremo e nenhuma urna sozinha elege presidente. A construçao Collor de Mello jamais voltara a acontecer no Salvelindo Pendao.Nosso Povao é ignorante mas não é burro.
Está cheio de PTralha por aqui. Credo!
Sai da toca, Coelho e revela quem te paga para fazer essa materiazinha tão tendenciosa.
Um dia os verdadeiros brasileiros acordaram e levantaram desse “berço esplêndido.”
Para começar teríamos que ter uma constituição que realmente expressasse o verdadeiro sentido da palavra DEMOCRACIA.
Quando mais de 90% dos brasileiros, afirmam e aprovam as atitudes e comportamento do Sr. Joaquim Barbosa e que se sentem representados por ele, aí vem um tal MC, sei lá de onde, e escreve um monte de asneiras, ou esse cidadão não acompanha o que está acontecendo nas ruas brasileiras, ou está a serviço dos famigerados petistas…Leia e se informe melhor antes de escrever tanta besteira em um artigo só, e tenha ética, dignidade acima de tudo com pessoas ilibadas…a não ser que no seu conceito, Barroso, Teori, Toffoli, Lewandowski são exemplos de idoneidade…..
“Mais de 90%” ??
Então ele deveria se candidatar para presidência, pois ganharia no primeiro turno, certo?
Por que ele não faz isto? Seria ótimo vê-lo nos debates, sendo questionado sobre o apartamento em Miami que ele comprou usando empresa fantasma com sede em endereço funcional, ou sobre as diárias para passar férias na europa e proferir palestra de meia hora.
ter 90% de aprovação aos conceitos e atitudes não significam necessariamente capital eleitoral. são duas coisas distintas. infelizmente a ignorância frequentemente as confunde.
Esse senhor [ Joaquim Barbosa ] não é uma pessoa ilibada. Gasta fortunas em reformas de banheiros do seu apartamento funcional, compra apartamento em Miami por 10 dolares em nome da sua empresa, sendo essa com endereço no seu apartamento funcional, bateu na sua ex-mulher, sem falar que não trata todos os casos com o mesmo rigor, cadê o julgamento do mensalão do PSDB que foi 2 anos antes do mensalão do PT. Pessoa ilibada kkkkk.
claro que não (na sua medíocre visão).
ilibados são: lula, Dirceu e toda a caterva do mensalão, além de um sem número de petistas anacrônicos.
Sinto muito, mas dizer que o Barbosa “Está desvinculado dos partidos e que ele parece disposto a condenar tucanos e petistas” chega a ser uma heresia.
Ele tem adoração ao PSDB e ódio do PT.
Nenhum mensaleiro do PSDB foi pra cadeia, pelo contrário, alguns escaparam pela prescrição do crime.
O mesmo Barbosa que condena corruptos, viaja de férias as custas do STJ, arma esquema pra comprar mansão de 1 milhão sem pagar impostos e ainda dobra o próprio salario.
Paladino da justiça assim ta cheio por aí. Pros amigos e pra mim TUDO, pros inimigos a LEI!
Cara, ignorancia a sua em dizer tudo isso. Primeiro quem indicou o Barbosa foi o Lula, por tanto o PT acreditava que ele faria o jogo da galera, mas não fez, se manteve longe da política e agiu como deveria, o Mensalão do PSDB não foi levado para o STF, nem mesmo o Barbosa teve participação no julgamento, quem acompanhou verá que não levantaram provas contra ninguém, teve o mensalão isso é fato mas nenhuma prova que ligue a um ou outro, além de nomes de PTistas que estava ligados no mensalão do PSDB.
Petista envergonhado?
Devia provar então isso, falar é muito fácil amigo,..o PT ficou irado,.e começo através de seu site: http://www.brasil247.com, e outros mais que o defedem, tentar encontrar defeitos no JB para condená-lo, só lamento amigo, infelizmente é assim que acontece qnd a casa do PT caiu..! todos sabem que o PT não tem mais credibilidade para governar, é um desgoverno BRASILEIRO….
Esse Joaquim Barbosa, engavetou o Mensalão Tucano de Minas Gerais que chegou ao STF dois anos antes do “Mensalão Petista” Porque será? Ele não tem lado? Ele é PSDB até a última gota de sangue. Condenou sem provas a inocentes e encoberta bandidos. Vamos ordenar ao Senado que faça justiça, colocando esse senhor para fora do STF imediatamente. Fora Joaquim, você já foi um grande estorvo para nosso povo várias vezes. Não merece mais estar no STF, precisa inclusive ser julgado pelos crimes que cometeu.
Pois é Wagner, fora joaquim né??? atrapalhando os planos da cúpula de bando, sendo inocentados por um grupinho sob medida . Por isso o Brasil tá do jeito que tá internamente, ainda dizem que o país está bem economicamente, saúde, segurança pública que tá uma maravilha..nossa!!! estou mesmo orgulhoso. Se o país não fosse rico tudo bem!,. mas o qnto de impostos que pagamentos, sem contar os que sonegam,.e mesmo assim a arrecadação é trilionária,. e cadê a redistribuição de renda???.., cadê ???? tira dos ricos para dá para os “politicos ricos” e não para o pobres, esse robin hood é um mala..
Enquanto tivermos uma composição como a de então no STF, cadeia somente será mesmo para ps 3 P’s. Lá se foi o único e razoável fio de esperança que tinha o povo brasileiro.
Talvez o Joaquim não seja o candidato paciente, que aceite as maracutaias partidarias, e talvez nem saude para enfrentar um batalha de viagens eplo Brasil. Mas com certeza este seria uma via de mudança e moralização deste país.
Nunca o vi comentar a deterioração de valores com a maioria dos juizes componentes do nosso judiciário. Indivíduos como você prestam um deserviço à nossa nação.
Corrijo.
Mão me causa surpresa a matéria paga.
Colunista da Folha falando bem da esquerda. Não poderia ser diferente. Joaquim Barbosa é um dos poucos do STF que prestam. O resto é tudo pau-mandado.
Não me causa a matéria paga.
continuado, prefere financiar Portos em Cuba e ainda, trazer desse país medicos para trabalho escravo e pagando um absurdo ao Governo, isso cheira a maracutaia vindo do PT, pois tudo que faz é só para se beneficiar, com relação a esse comentário é ridiculo e tendencioso, não se pode comparar novos Ministros com os antigos, os novos são pau mandado para desmoralizar os outros, comentario IMBECIL.
100%Barbosa100%
Essa é o slogan de campanha, já estou articulando, qualquer coisa que não seja isso que esta ai ou o que já foi, é melhor, é melhor até se for impositor, pois esse congresso de mensaleiros e acomodados aliados podres precisa desmoronar…
Acho que quem perde poder não é o ministro Joaquim Barbosa, que cumpriu com o seu dever. O grande perdedor somos nós, brasileiros. Porque assistimos a cenas lamentáveis, como o voto do ministro Teori, que pelo visto, não se deu nem ao trabalho de ler o processo, também não teria dado tempo.
E vemos um STF também aparelhado.
Concordo em tudo o que disse,isso somente seria quebrado se em algum momento no Futuro alguém conseguir aprovar uma espécie de Bolsa Internet,pois o que falta para isso acontecer de fato é informação aos recebedores do Bolsa Familia,para saberem votar conciente.
Realmente. as argumentações ou justificativas para os votos dos dois novos ministros e do já conhecido levando whisky, até para leigos em direito parece brincadeira.
O Valerioduto, segundo o relatório final e oficial da CPMI dos correios, movimentou, nos anos de 1997 a 2005, 2,25 bilhões de reais…
O mensalão do PT tem o valor de 117 milhões…Menos de 5%, isso mesmo, menos de cinco por cento do total.
Alguma das viúvas de FHC sabem onde foram parar os outros 95%?…Não?
Fácil é gritar fora Lula, fora PT…Isso amídia ensina perenemente, desde 2003.
Um erro não justifica o Outro.
De onde veio este número 117 milhões? Vc se esquece que o chefe da quadrilha foi aliviado. Somente ele levou 5 bilhões e é hoje um dos homens mais ricos do mundo.
Filosofia de boteco do Senhor Marcelo Coelho, É natural que uma pessoa pobre sonhe em ficar rica,mais forte??e uma pessoa negra,sonha em ser branca???não foram os”gritos”de Joaquim,mas os seus argumentos que ecoaram.
Não só isso, mas a falta de pudor dos demais, macumunados com o PODER do PT, é que fazem pessoas integras perderem a calma,a paciencia e até o principio da igualdade. Ser negro ou não,rico ou não, chegar onde chegou, já é uma gloria, mas que da certas dores de cotovelo isto dá.
Simplesmente pelo fato de ter tido a coragem de colocar atrás das grades poderosos políticos, Joaquim Barbosa surge no senário caótico como a pessoa que pode nos dar pelemenos a remota esperança de termos um País justo. Não sou um bom entendedor de política,mas sou filho de Pais aposentados que ganham uma miséria para custera seus remédio, sou dono de casa que trabalho todo o mês para ganhar menos de dois salários, sou cidadão que se revolta ao ver as farras feitas com o dinheiro público,que se indigna ao ver nossos representantes roubando dinheiro dos pobres. Acho sim, que Joaquim Barbosa é o oxigênio de justiça que pode fazer com que de fato o Brasil seja um país de todos e não de meia dúzias de ladrões.
Vejo em Joaquim Barbosa, a revolta e o olhar de tristeza, sendo este o mesmo olhar dos brasileiros que não aguentam mais esse pais de corrupção, onde politicos desviam milhões de reais e não vão presos, no maximo abdicam de seus cargos, vejo em Joaquim, um pouco de cada um de nós que não temos o poder de fazer alguma coisa, em seus gritos defendendo suas causas, vejo ele lutando sozinho, vejo ele como um verdadeiro representante! Não tenho muito conhecimento de politicas, mais sei que de uma forma ou de outra vão dar uma forma de tirar ele de lá, pois ele vai contra o sistema, e politica hoje é dinheiro, quando vi na televisão sobre as condenações no caso do mensalão, por um minuto acreditei que o pais poderia mudar e iria mudar daquele momento, pois era um marco histórico, mesmo sendo prisão domiciliar, só o fato de mostrar para os outros politicos corruptos que a lei é pra todos já nos deu esperança, mais sei que sozinho Joaquim não conseguirá! Enfim, tenho vergonha desse pais, tenho vergonha, tenho 20 anos e espero estar vivo para ver meu pais mudar, e colocar todos aqueles que desviam nossos impostos, presos em regime fechado!