As tentações de Joaquim Barbosa
05/03/14 03:00Começo com uma banalidade. É natural que uma pessoa pobre sonhe em ficar rica. Mais forte, entretanto, é o sonho de enriquecer de novo quando se perde a fortuna possuída.
É mais fácil se contentar com o pouco que sempre se teve do que com o muito que se tinha, e que já não se tem mais.
Acredito que a regra funcione não só em matéria de dinheiro, mas em questões de poder também. Digo isso pensando no caso do ministro Joaquim Barbosa.
O presidente do STF deixou claro, tempos atrás, que não tinha intenção de concorrer a nenhum cargo eletivo; pelo menos, a disputa pela sucessão de Dilma Rousseff não estava no seu horizonte.
Uma coisa, entretanto, é não ter esse tipo de ambições quando tudo lhe parecia sorrir no caso do mensalão. A vitória sobre as teses da defesa estava garantida; a maioria dos réus, a começar de José Dirceu, tinha sido condenada.
Outra coisa é sentir, como Joaquim Barbosa declarou na semana passada, que todo o seu trabalho estava sendo “posto por terra”. Com a presença de Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, não foi apenas na questão da quadrilha que o jogo parece ter virado no STF.
Corretamente ou não, Barbosa pode imaginar que, dada a nova composição dos membros do tribunal, dificilmente os responsáveis pelos próximos escândalos políticos serão punidos com a mesma severidade.
Tendo a acreditar, como dizem alguns inconformados com as decisões da última semana, que no STF de hoje nem mesmo a denúncia do Ministério Público contra os mensaleiros seria aceita.
Derrotado, Joaquim Barbosa está na situação de quem já teve o doce nas mãos e vê, de repente, que tudo não passara de um sonho. Não tem o poder de construir uma nova maioria no STF, e muito menos (embora pareça acreditar nisso) a capacidade de impor no grito suas próprias opiniões.
Ponho-me no lugar de Joaquim Barbosa. Como não acalentar a ideia de, um belo dia, nomear sozinho os futuros membros do STF? Vingar-se de Barroso, Teori e Lewandowski a partir de um lugar com muito maior poder de fogo?
A conjuntura eleitoral parece favorável a esse tipo de pretensão. Todo o clamor das manifestações de junho, contraditório como era, desapareceu sem ter sido atendido.
Eduardo Campos e Aécio Neves podem ser tão oposicionistas quanto desejem, mas não expressam aquele tipo de impaciência, de revolta, presente nas ruas. Mesmo porque, qualquer o partido a que se pertença, sempre há mensalões parecidos no fundo de alguma gaveta.
Isso é um movimento de direita ou de esquerda? Perguntava-se isso a propósito das manifestações. Havia as duas coisas. Também as duas coisas estão presentes, provavelmente, no ímpeto de Barbosa.
Violento contra o PT, ele não é menos antipático com relação aos erros ou hábitos da “mídia burguesa”. Quer figurões petistas na cadeia, não porque sejam ou tenham sido de esquerda, mas porque se recusa a aceitar que na cadeia só fiquem os pobres, os pardos, os negros.
Está desvinculado dos partidos. Parece disposto a condenar tucanos e petistas com a mesma fúria dos muitos manifestantes que rejeitavam Feliciano, Dirceu, Alckmin e Haddad num único, amplo e vago movimento.
Falta-lhe tempo na televisão (mas como ele teve tempo ao longo deste julgamento!); falta-lhe um partido de tamanho conveniente (mas é por ter achado um que Marina Silva esvaziou-se de seu potencial expressivo); falta-lhe capacidade de negociação política (mas é disso que tanta gente está cansada).
André Singer apontou, em sua coluna de sábado passado, o potencial de Joaquim Barbosa como candidato capaz de levar a sucessão de Dilma Rousseff ao segundo turno. É fato que as pesquisas, mesmo quando incluem o nome do ministro, garantem boa vantagem para a atual presidente, especialmente nas menores faixas de renda.
Mas é possível repetir-se aquele conhecido fenômeno que abala a política brasileira, a cada duas ou três décadas: primeiro Jânio Quadros, depois Collor de Mello, representaram a impaciência com os partidos e com a corrupção. O destino administrativo, político e pessoal desses personagens não foi, como se sabe, coerente com seu sucesso eleitoral.
Inflexível, autoritário, popular, emocional, Barbosa não é um demagogo nem um charlatão; suas diferenças com os dois antecessores são inegáveis. Não é impossível, entretanto, que a função —ou o drama— que ambos protagonizaram venha a repetir-se com seu nome.
Estamos em um cenário de falta de preparação eleitoral, assim como no futebol, tudo é escolhido as pressas e apresentado ao povo. Assim, não existe tempo para que a mídia possa apresentar o Dossiê destes políticos. Porquê não fazemos uma eleição una a cada 4 anos?
Agora tenho certeza: a finalidade desses textos é gerar acessos e comentários para o site.
comentar o que? se uma parte briga para ganhar passe livre, que será pago por quem trabalha, e esquecem que o Brasil está sendo raspado o tacho, com obras super faturadas, dinheiro para comprar voto no congresso, porque deveremos ter esperança quando passam por cima do STF, ficou provado que justiça só serve para larapio, porque quem anda certo não precisa de advogados, juizes, promotores e policia, só me preocupo com saúde,educação e segurança e hoje não temos nem uma destas, estamos caminhando por um caminho que a volta será muito distante, enquanto isto perde-se produtos agrícolas, mas financiamos CUBA, E SÓ VAI MELHORAR COM A CONCIENCIA DO ELEITOR, ou vão acordar qiando sremos uma cuba, venezuela, colombia.
Os dois últimos ministros escolhido tem uma grande tendência para o Partido do PT seu voto foi mais político do que jurídico.
Enguanto nâo haver uma depuração na sociedade brasileira é só bla-bla-bla.
Todo o nosso sistema de Governo, está errado, como pode colocar o lobo para tomar conta do galinheiro, o STF, STJ, STE, PGR, TCU, TCM e outras instituições, serem dirigidas por pessoas nomeadas pelo Presidente, Governador e Prefeito, deveriam ser de carreira, se os Ministros do STF, não tivessem sido nomeados pelo Governo PT,os Mensaleiros pegariam mais de 30 anos cada um, essa ultima votação no STF foi uma vergonha, não sei como esses Ministros se olham no espelho ou para sua familia, se tiverem, cuidado se andarem na rua, podem tropeçar na merda
DIGNO JORNALISTA
MARCELO COELHO da FOLHA DE SÃO PAULO
Seu diálogo: “As tentações de Joaquim Barbosa” abre espaço para o conhecimento especialmente na esfera do Legislativo, Executivo e Judiciário. Depois,bem depois disto ao POVO BRASILEIRO
VEJAMOS:
Se na esfera do Poder Judiciário, o voto deste ou daquele ministro são divergentes. É preciso saber da constitucionalidade ou inconstitucionalidade da votação…
Se o Legislativo cria Lei (s) com ofensa a Constituição de leva avante tais efeitos contra o direito líquido e certo do cidadão, a lei não é lei. É sim nitidamente anencefalia.
Se o Poder Executivo é representado pela soberania de votos nas Urnas se omite quanto o ato lesivo em desfavor do povo que o elegeu. Então está tudo errado nos Três Poderes.
Sendo assim, não há o que possa afirmar com segurança, firmeza e presteza, na atitude do Presidente do Supremo Tribunal Federal, quanto “as tentações de Joaquim Barbosa”
Este eleitor entende que:
JOAQUIM BARBOSA, não está contra os colegas que admitiram votos contrários ao desfecho da punição daqueles que agiram ou não em quadrilha no mensalão
Esta sim! Ferido contra a ÉTICA na VOTAÇÃO de seus pares na voz no Plenário
O tempo dos tempos vindouros vai declarar a eficácia da votação divergente
Mandela quando sonha com a libertação do seu povo da marginalidade que vivia, pode ver o sonho realizado naquela nação. Desce a sepultura sem a mágoa desta ou daquela tentação pelo poder de agir ou não agir
Nosso bravo TIRADENTES foi destroçado porque sonha com a INDEPENDÊNCIA
Indaga-se: Ela subsiste intocável?
Princesa Izabel, assina a Lei Áurea. Liberta o escravo da mão sujas de seus senhorios.
Indaga-se: Quem agora é escravo desta ou daquela Lei anencefalia?
Pode-se afirmar sem viver o drama desta ou daquela “tentação” que o BACHAREL em DIREITO no BRASIL é escravo da Lei Nacional 8.906/94.
Impedindo-o(s) de advogar se não se submeter (em) ao anencefalo exame de ordem
Que embora atacado de frente pela força viva do RECURSO ESPECIAL 603.530 se vê algemado pelo voto uno do ministro MARCO AURÉLIO.
Sendo certo, porém, que o voto dele permanece intocado sem que seu par no PLENÁRIO haja votado pela constitucionalidade ou não do VOTO UNO.
“Verdade ou Mentira”?
Existe maior tentação pelo poder arquitetado pela Ordem dos Advogados do Brasil?
Enfim:
Se assim o é, JOAQUIM BARBOSA pode e deve descobrir se o Plenário que preside vai votar pela constitucionalidade ou não da LEI 8.906/94
Se o voto do PLENÁRIO for pela constitucionalidade desta mencionada lei, então o povo brasileiro se encontra marginalizado de fato e de direito pelos Três Poderes da República Brasileira…
“Tentação” impiedosa.
Reflitamos com bravura nacional sobre este manifesto…
João Ribeiro Padilha Brasileiro Nato. 81 de idade
Presidente de Honra do MNBD em São Paulo desde 2012. MNBD RS
“Salve lindo pendão da esperança. Salve símbolo augusto da paz”
Esse é o cara que escreve o que sabe escrever em favor ou contra brasileiros com vestes de lobo quando a veste deva ser de carneiro(s)
COMENTARIO IDIOTA.
APÓS O FAMIGERADO CARNAVAL E A VERGONHA DA COPA DE BOSTA, TEREMOS O ENTERRO GRADUAL DO BRASIL QUE VOLTARÁ A SER
O MAIOR ENTRE OS SUBDESENVOLVIDOS.
O Brasil para dar certo é necessário começar do zero, e o começo é colocar uma bomba no congresso nacional e explodir tudo, inclusive essa quadrilha dos políticos ..
O JB deveria ter renunciado à sua indicação política para o STF e denunciar esse câncer que é esse tipo de atitude em nossa política.Agora, depois de empossado, ao ser contrariado, vem reclamar do sistema do qual se beneficiou.Pura demagogia barata.Um cara que faz manobra pra não pagar imposto na compra de apê, que recebe diárias em féria e viaja toda semana por conta do contribuinte não pode posar de vestal
Caros, É com tristeza que vejo algumas pessoas criticando o único cidadão deste pais em todo sua historia que ousou desafiar o poder executivo, na pratica uno e imperial. Quanto ao fato da indicação, se não aceitasse seria a absoluta resignação. Quanto a possíveis mordomias, na iniciativa privada são conhecidas como benefícios ou gratificações por desempenho.
Sobre JB, nunca vi um homem tão obcecado por poder e holofotes.
Mas seu teto é de vidro..Ele teme que o o detrito venha à tona numa campanha eleitoral.
E quando não servir mais à grande mídia, será devidamente descartado.Só deixará uma triste marca: arranhou severamente a instituição STF.
Joaquim Barbosa é um homem inteligente.Ele afirma não ter pretensão a sucessão de Dilma Rousseff porque sabe que não espaço político-partidário.As posições já estão definidas, nenhum partido estaria disposto a ceder lugar a um candidato desconhecido em termos de experiência político-administrativa,que alcançou notoriedade em face de um julgamento polêmico e controvertido que tinha como objetivo confirmar uma condenação já antecipada.O resto não passa de utopias,fantasias de mentes desejosas de criar factóides
Creio que o Brasil todo percebe…a fraqueza desse Sr…..não teve a coragem de denunciar…culpar…e prender tbem o chefe da quadrilha que tanto defendeu….vamos lá ainda dá tempo de julgar perante o Brasil o principal mentor de tudo isso…vamos lá Barbosão..seja forte..denuncie o chefão..o Lulão e aí sim você vai ser candidato e respeitado.
abraço
Ronaldo
Ai Jesus! Acho que o Juquim deu uma manoelada no julgamento.
Institucionalizou a bandalheira no país. Se começar a mudar à partir de agora, terá reflexo no mínimo daqui a cinquenta anos.
Joaquim pode enganar até a si mesmo, não a mim!
– Quem nomeou Joaquim ao STJ?
– Em quem declaradamente Joaquim votou nas últimas Eleições?
– Também conheço de jogo grande, talvez até do maior de todos neste planeta.
– Não conheço ‘salvador de pátria alguma’, conheço Grupo que pode ter Liderança.
– Bem, ao menos não me conhecem rsrs
O tresloucado articulista demonstra pelo que posso inferir, laivos de racismo ou, como alguns perceberam, criar celeuma e assim, ao tempo que bajula o status quo, contabilizar comentários para sua coluna. Das duas, as duas!
Não há necessidade de ter um presidente que seja refém do Congresso, muito pelo contrário, temos que ter um Presidente que seja um Estadista , um homem que seja respeitado e querido pelo seu povo, coisa que nunca tivemos. Um homem que coloque os interesses da nação acima dos interesses pessoais, um homem que tenha coragem de acabar com a podridão que nos envergonha e que as vezes temos até vergonha de ser brasileiro. Estamos cansados destes falsos moralistas, alias , cansado não é a palavra certa, estamos é enojados , com asco, com vontade de vomitar quando vemos , Lula, Dilma, Maluf , agora amiguinho dos petistas , aqueles meninos inocentes que estão no cadeião e que fazem pose de injustiçados ao serem fotografados com os punhos cerrados, fizeram até vaquinha para pagar suas multas como se fossem coitadinhos. A capacidade pelo mal deste povo que esta ái a governar é de uma inteligência fantástica, porém não é desta inteligência que o Brasil precisa para seus politicos, precisamos de gente que tenha respeito e dignidade para com o povo e coragem para mudar em muito o ordenamento juridico deste país , precisamos de alguém provido de força moral para dê o verdadeiro exemplo de honestidade, aí amigo ,não teremos congresso que ira contra atos deste governo e não precisamos ter medo do que aconteceu com o caçador de Maracujá e o abobado do Jânio Quadros.
Coelho, sua dissertação foi pobre de propósito e tendenciosa, não sei como a Folha deixou isso ser publicado!
Lamentável sobre todos os aspectos esse texto eivado de partidarismo e que tenta desqualificar pessoas como JB. O articulista se esqueceu de dizer que, não fora a mão petista, que indicou 8 membros, dois deles incumbidos especialmente de virar o placar a favor dos mensaleiros. Foram seis votos a 4 pró condenação. Pela primeira vez, embora por pouco tampo, assiste-se a vagabundos em elevados cargos públicos no xilindró. 100% dos votos não petistas, não ideológicos, votaram pela condenação. Capitaneados, é verdade pelo presidente de plantão, JB. Nada apagará de seus curriculos o fato de terem pago penas em presídios. Nada, Mr, Rabbit!
brasil fudido e mal pago
A gente é obrigado (de certa forma) a Ler tanta Besteiras feitas por colunistas do UOL,que sao tendenciosos e parciais, pois defendem quem é criminoso ao inves de defender as Leis. O Joaquim Barbosa, fez aquilo que todo Brasileiro Honesto deseja. Por na Cadeia gente como essa Gangue do PT, Se o colunista os defende… é mais Imbecil do que eu imaginava. Se foi No grito como ele diz, precisamos de mais Homens que GRITEM pela Lei.
Barbosa não disse que “todo seu trabalho foi posto por terra”. Ele não decide sozinho.
Veja o que ele disse:
“— Esta é uma tarde triste para o Supremo Tribunal Federal, porque, com argumentos pífios, foi reformada, foi jogada por terra, extirpada do mundo jurídico, uma decisão plenária sólida, extremamente bem fundamentada, que foi aquela tomada por este plenário no segundo semestre de 2012 — afirmou.”
A reportagem parece tendenciosa.
A corrupção no País é como câncer maligno:sem cura.
comentar o que se já foi bloqueado por v.sas. (não falei palavrao ou ofensas a quem quer que seja .
ESTE COMENTARISTA É UM MILITANTE NOJENTO, Q NÃO AMA O SEU PAÍS. CHEGOU A HORA DE DAR UM BASTA NESTE PARTIDO DE LADROES, QUE ACHAM QUE ESTÃO ACIMA DE TUDO E DE TODOS.SE NÃO FIZERMOS NADA, ESTAREMOS NUM REGIME IGUAL CUBA, NO QUAL O SONHO DOS SEUS PATRIOTAS , É FUGIR, ARRISCANDO ATE A VIDA. MUITOS BRASILEIROS ESTÁO SENTINDO IMPOTENTES DIANTE DE TANTA POUCA VERGONHA, VIOLÊNCIA E LADROAGEM..MILITANTES SIMPATIZANTES DE CUBA, VENEZUELA, PODEMOS ESPERAR O Q? SÃO PESSOAS Q NÃO TIVERAM BERÇO, MOSTRAM Q NAO TEM ÍNDOLE E SIM BADERNEIROS Q LEVANTARAM A BANDEIRA PARA BENEFICIO PRÓPRIO. PRECISAMOS FAZER ALGO, VOTAR EM QUALQUER PARTIDO, MENOS PT.
Brasil conduzido por sórdidos cidadãos que compõe a minoria da elite financeira e que tem o domínio dos alicerces do poder. Estes poucos vendem o próprio País para se vangloriar num status cheio de lacunas. Ricos e poderosos bem para as suas famílias; e fardo ao povo ou a aqueles que amam um Brasil sem saber amá-lo. Enquanto os sanguinários do poder forem a combustão do sistema, todos vão perecer sem ao menos ter tido um gole de água para matar a sede. Felizes daqueles que moram no exterior (países desenvolvidos, é claro) e presenciam as barbáries da arena brasileira.
Sobre a matéria, nada a declarar, pois é tendenciosa ……sobre o Ministro Joaquim Barbosa, digo que nunca vi um homem apaixonado por fazer justiça neste país. Agora, seus inimigos são aqueles que preferem ficar calados com tantos escândalos!!!! E o que não faltam são pessoas de “bem” que poderiam ajudá-lo.
Que tremenda cara de pau! A matéria começou como quem não queria nada e terminou lançando o intragável e ditatorial JB à presidência. Será o sentimento de saudade da ditadura militar em que a Folha tinha grandes privilégios?!
Olá Brasileiros !
– Vou ser direto: Este país só vai mudar quando as “Forças Armadas” tomar os poderes novamente.
-Fecha o Congresso Nacional , Senado Federal – Todo o Poder Judiciário e o Palácio da Alvorada.
-Ai sim,Começaremos uma nova História.
tentei postar o meu pensamento , porem foi praticamente bloqueado.
Vou chama-lo de cidadão,você quer mesmo um REGIME MILITAR.Compre uma passagem pra COREIA DO NORTE, lá tem um DOIDÃO comandante militar.Vá pra, você vai achar o que quer.
Por que não mudaram quando ficaram mais de 20 anos com poder absoluto. Conversa para boi dormir.
PORQUE VOCE PEDIU PARA O DIABO NÃO DEIXÁ-LOS VOLTAR, SEU CRETINO BOBO.
E pq ninguém da mídia alerta que esse senhor NÃO PODE ser candidato a presidente este ano? Em 2018 talvez, e o cenário será outro, mas pq tanta insistência em NÃO informar?
Qualquer um que entrasse no lugar da Dilma o Brasil estaria numa situação muito melhor e não como uma divida impagavel de 2,12 trilhões que vai pagar só de juros 220 bilhões e voltou a ter divida externa, que governo bom é esse, para quem gosta de esmola esse Governo é otimo.
As pessoas que não se iludam, que decide tudo é o senado e a camra,se o presidente nõ tive a maioria nenhuma lei ou projeto passara, portanto nõ é facil, cuidm ao votar em senadors e depuados federais, pois doontrário podem colocar JeusCristo que não vai adiantar nada.
Dou gracas a Deus de ter a oportunidade de residir fora do Brasil. Independente de quem tenha escrito a materia ou o conteudo da mesma, a verdade eh que o Brasil nao saira do estado que esta se nao houver uma guerra civil.
Politicos corruptos, populacao conivente, meios de comunicacao tendenciosos… nao tem jeito, o Brasil eh MUITO atrasado mesmo.
Wesley Fique por aí e largue de se intrometer onde não é chamado. Aí está uma maravilha. por que andas chafurdando o Brasil?
Wesley, você é sanguinário e impaciente, a democracia em linhas tortas conserta os erros, o atraso do Brasil foi pelo enriquecimento dos poucos e uma pobreza extrema.