As tentações de Joaquim Barbosa
05/03/14 03:00Começo com uma banalidade. É natural que uma pessoa pobre sonhe em ficar rica. Mais forte, entretanto, é o sonho de enriquecer de novo quando se perde a fortuna possuída.
É mais fácil se contentar com o pouco que sempre se teve do que com o muito que se tinha, e que já não se tem mais.
Acredito que a regra funcione não só em matéria de dinheiro, mas em questões de poder também. Digo isso pensando no caso do ministro Joaquim Barbosa.
O presidente do STF deixou claro, tempos atrás, que não tinha intenção de concorrer a nenhum cargo eletivo; pelo menos, a disputa pela sucessão de Dilma Rousseff não estava no seu horizonte.
Uma coisa, entretanto, é não ter esse tipo de ambições quando tudo lhe parecia sorrir no caso do mensalão. A vitória sobre as teses da defesa estava garantida; a maioria dos réus, a começar de José Dirceu, tinha sido condenada.
Outra coisa é sentir, como Joaquim Barbosa declarou na semana passada, que todo o seu trabalho estava sendo “posto por terra”. Com a presença de Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, não foi apenas na questão da quadrilha que o jogo parece ter virado no STF.
Corretamente ou não, Barbosa pode imaginar que, dada a nova composição dos membros do tribunal, dificilmente os responsáveis pelos próximos escândalos políticos serão punidos com a mesma severidade.
Tendo a acreditar, como dizem alguns inconformados com as decisões da última semana, que no STF de hoje nem mesmo a denúncia do Ministério Público contra os mensaleiros seria aceita.
Derrotado, Joaquim Barbosa está na situação de quem já teve o doce nas mãos e vê, de repente, que tudo não passara de um sonho. Não tem o poder de construir uma nova maioria no STF, e muito menos (embora pareça acreditar nisso) a capacidade de impor no grito suas próprias opiniões.
Ponho-me no lugar de Joaquim Barbosa. Como não acalentar a ideia de, um belo dia, nomear sozinho os futuros membros do STF? Vingar-se de Barroso, Teori e Lewandowski a partir de um lugar com muito maior poder de fogo?
A conjuntura eleitoral parece favorável a esse tipo de pretensão. Todo o clamor das manifestações de junho, contraditório como era, desapareceu sem ter sido atendido.
Eduardo Campos e Aécio Neves podem ser tão oposicionistas quanto desejem, mas não expressam aquele tipo de impaciência, de revolta, presente nas ruas. Mesmo porque, qualquer o partido a que se pertença, sempre há mensalões parecidos no fundo de alguma gaveta.
Isso é um movimento de direita ou de esquerda? Perguntava-se isso a propósito das manifestações. Havia as duas coisas. Também as duas coisas estão presentes, provavelmente, no ímpeto de Barbosa.
Violento contra o PT, ele não é menos antipático com relação aos erros ou hábitos da “mídia burguesa”. Quer figurões petistas na cadeia, não porque sejam ou tenham sido de esquerda, mas porque se recusa a aceitar que na cadeia só fiquem os pobres, os pardos, os negros.
Está desvinculado dos partidos. Parece disposto a condenar tucanos e petistas com a mesma fúria dos muitos manifestantes que rejeitavam Feliciano, Dirceu, Alckmin e Haddad num único, amplo e vago movimento.
Falta-lhe tempo na televisão (mas como ele teve tempo ao longo deste julgamento!); falta-lhe um partido de tamanho conveniente (mas é por ter achado um que Marina Silva esvaziou-se de seu potencial expressivo); falta-lhe capacidade de negociação política (mas é disso que tanta gente está cansada).
André Singer apontou, em sua coluna de sábado passado, o potencial de Joaquim Barbosa como candidato capaz de levar a sucessão de Dilma Rousseff ao segundo turno. É fato que as pesquisas, mesmo quando incluem o nome do ministro, garantem boa vantagem para a atual presidente, especialmente nas menores faixas de renda.
Mas é possível repetir-se aquele conhecido fenômeno que abala a política brasileira, a cada duas ou três décadas: primeiro Jânio Quadros, depois Collor de Mello, representaram a impaciência com os partidos e com a corrupção. O destino administrativo, político e pessoal desses personagens não foi, como se sabe, coerente com seu sucesso eleitoral.
Inflexível, autoritário, popular, emocional, Barbosa não é um demagogo nem um charlatão; suas diferenças com os dois antecessores são inegáveis. Não é impossível, entretanto, que a função —ou o drama— que ambos protagonizaram venha a repetir-se com seu nome.
JB envergonha a corte maior deste pais, envergonha o povo brasileiro, com a sua arrogância, como se fosse ele o único portador da verdade! Fora JB! Dilma de novo para o Brasil continuar recebendo as reformas necessárias a redução das desigualdades sociais, raciais, financeiras, comportamentais, etc.
Lindo, amigo; muito lindo. Só que o senhor não disse nada; só esbravejou. Não vi nenhuma argumentação. Aliás, vou aproveitar a sua “revolta” para dizer ao senhor Marcos Coelho que ele também falou, falou, falou e não disse nada. Ficou em cima do muro. Parece que esses caras gostam de fazer isso, ou seja, ficar em cima do muro, para observar o que nós, do lado de fora, pensamos. Bem, esta é minha última aparição aqui. Bye, bye.
Aberta temporada de caça ao Ministro Joaquim Barbosa. Que coisa feia,jornalista!Causa-me espécie,porque o direito não é uma ciência exata, um mesmo fato jurídico pode ter diversas interpretações;umas que nos agrada,outras que desagrada.
E causa-me espécie também colocar o Ministro Joaquim Barbosa como derrotado.
Não é!
Num julgamento existem os ministros vencidos e os vencedores,mas,apenas no ponto de vista jurídico defendido.
E ele se aposentar desse honroso cargo “pela derrota”?
Os demais que foram vencidos também se aposentariam?
O Ministro deve cumprir sua função,com louvor,como vem cumprindo a sua função até 2024 quando ,aí sim, se aposentará compulsoriamente aos 70 anos…apesar desses jornalistas querer que aposente.
A figura de justiceiro, encarnada pelo Sr. Ministro, não teria vez em um pais realmente democrático, sem bolsas voto e sem aparelhamento do Estado. Entretanto diante do que estamos vivendo aparecem as necessidades de exceções: os hiperlegalistas, os mais realistas que o Rei, os donos da verdade. Nesse perfil e sob tal necessidade se enquadra e permite-se o nosso “paladino da Justiça” tupiniquim.
Se esse tal de “coelho” fosse ministro do STF seria mais corrupto que os atuais da casa.
JOAQUIM BARBOSA É LIMPO, NÃO SE CORROMPE, NÃO É VELHACO, NEM SALAFRÁRIO
como o restante. É tanta patifaria que exala mau cheiro dentro do STF. O PT, com sua gangue de corruptos, virou o jogo dentro do STF. TENHO VERGONHA DO BRASIL.
CONCORDO COM VC ! CRITICAR É FÁCIL . O COELHO DEVE VOLTAR À TOCA DE ONDE SAIU!
Será que este “Policarpo Quaresma” J.B vai par o Céu? Realmente ele é um grande Anacrônico. Estranho é neste mundo atual, ainda se ver pessoas assim, se ainda existem Cawboy’s também existem “Capitães do do Mato”.
Pessoas que vivem criticando o nosso “Querido Brasil”, mostram-se claras que, não possuem cidadania, deveriam ir morar lá fora para servir os Gringos, e voltar como a maioria faz, quando estar muito desgastada, temos que ter cuidado com demagogos e espertos que, empunham a bandeira da honestidade para conseguir aquilo que querem, mas quando conseguem dançam sobre a batuta do mesmo Maestro. Os ignorantes esquecem que, existe o “Congresso Nacional” que é o poder maior.
Joaquim Barbosa é um exemplo. Precisamos de mais pessoas como ele no poder. Só assim conseguiremos quem sabe sair dessa lama que é o Brasil e virar um país de primeiro mundo.
Com todo respeito, esta fantasmagórica e inoportuna “honestidade do JB” nada contribui para elevar o Brasil ao “primeiro mundo” já que, o tempo não para e a evolução caminha com ele, sendo assim quando o Brasil achar que alcançou o primeiro mundo, os outros estarão no “além primeiro”, só lembrando, o Brasil é o filho bastardo dos países evoluídos mas que, com a contribuição dos bons Brasileiros seguirá em frente beneficiando seus Cidadãos.
Nadar e morrer na praia foi o que aconteceu… não necessariamente com o Excelentíssimo Sr: Joaquim Barbosa, mas sim com o nosso pais que é uma lama de corrupção de norte a sul. Etha sociedade ignorante… cada um merece o pais que tem.
Não há julgamento que se sustente se não foi bem realizado ou se todas as provas não forem analisadas. Seja na primeira instância, seja no STF. Falam tanto do inquérito 2474, então porque o Paladino JB não o julgou ainda? Só assim saberemos se essa revisão de agora está certa ou errada.
Homem que bate em mulher não tem moral para aplicar justiça. Esse senhor gosta de chafurdar na lama como ele próprio disse a um repórter certa vez.
Mais errado do que esta, nao tem como ficar.
A grande verdade é que quando elegemos a Dilma para presidente, estavamos enxergando uma luz no fim do tunel, pq as mulheres estavam em alta, mas veja o resultado: Dilma aliou-se ao que tinha de mais sujo na nossa política, consequentemente virou um deles e ponto final. Estamos nós brasileiros novamente ai entregue a esta corja de ladrões que surupiam o dinheiro público e ainda tem muita gente que acha que esta bom….Votam neste partido de ladrões e o povo vivendo das misérias das várias bolsas, criada para beneficiar o seu poder de voto. ACORDA BRASIL, NÃO DÁ MAIS………
sempre a uma luz no fim do tunel. 99% das vezes é o metro vindo ao seu encontro. corra
Todos os comentários que li, em que as pessoas demonstram sua raiva e indignação, são como nuvens no céu, a cada momento que se olha está de uma forma. É preciso que as pessoas conheçam a constituição brasileira, pois a nossa constituição é soberana em seus artigos. Infelizmente a falta de conhecimento do nosso povo, faz com que surjam mensaleiros e oportunistas neste País. Se cada um de nós estivermos com a constituição em baixo do braço, tenham certeza que não haverá propina e nem jeitinho brasileiro.
Que texto chinfrim! criticar ainda pode, né?
Porque assaltar o povo brasileiro esse ai ta dizendo que pode, e é legal!
Fico vendo as falácias que aqui se colocam, personagens injuriados pelo rompantes de indignação de JB. Leis, para que servem senão para proteger os que por ela foram julgados. Tecnicamente se analisa o imoral, convertendo-o em correto. Dormir o sono do justo, com a injustiça feita. Nossa realidade, é uma pena…..
Todos os comentarios que li, em que as pessoas demonstram sua raiva e indignação, são como nuvens no céu, a cada momento como se olha está de uma forma. É preciso que as pessoas conheçam a constituição brasileira, pois a nossa constituição é soberana em seus artigos. Infelizmente a falta de conhecimento do nosso povo, faz com que surjam mensaleiros e oportunistas neste País. Se cada um de nós estivermos com a constituição em baixo do braço, tenham certeza que não haver
Joaquim Barbosa fez o que fez, não porque é justo, porque sempre teve um objetivo maior, talvez esteja bem próximo de conseguir. Seus atos deram-lhe notoriedade, apareceu, agora fala em ser candidato. Ganhando as eleições, mais uma vez vai enganar a todos, e trabalhar em seu próprio benefício e contrariar tudo que combateu no STF. Este filme é bem conhecido, vai seus bestas !!!!
mas você é muito burro mesmo, hein? ficou claro no seu comentário a empatia umbilical pelo PT…
então você acha que devemos permanecer como estamos ? comandados por esta corja de ladrões ? Se o status quo lhe agrada dá para desconfiar.
Acreditar na justiça hoje em dia ficou meio que complicado. Se o STF não consegue manter uma sentença o que podemos pensar das outras estâncias??? E se está assim no tribunal supremo, como estarão o executivo e legislativo? Que pais é esse?
Em verdade, em verdade, vos digo: sábia a menção da estância, pois somos conduzidos como gado.
Ele tem inúmeros defeitos, seria um presidente perigoso porque parece que não ouve ninguém mas, amigos, dá para aguentar mais quatro de anos de roubalheira e ainda falando que não houve nada, tudo é mentira? Com todos os seus defeitos teria muita dificuldade em mudar o Brasil que antes teria de prender sarneys, renans, malufes, eunícios, jucás, zés, lulas e mantê-los presos, o que seria ainda mais difícil.
Diante deste quadro calamitoso que se encontra o Brasil e os brasileiros, Joaquim Barbosa mostrou-se qualificadíssimo para ser o próximo Presidente, não há dúvidas a esse respeito. Se será bom não sabemos, mas tem qualidades para ser um dos melhores desde a proclamação da República. Por que não tentar-mos?
Ser um magistrado, impoluto, correto, patriota, nada disso é garantia para ser um bom presidente. O Min. Joaquim Barbosa tem muitas qualidades, mas seria apenas mais um candidato. É verdade que não temos nos partidos atuais lideranças jovens e ainda, não contaminados pelo ranço e pela corrupção. Conclamo os jovens a participar da vida política para que tenhamos, brevemente, políticos de respeito, corretos, moralmente qualificados. O articulista Marcelo Coelho tem razão no seu artigo. Quem sabe, o Ministro se candidatando mostrar-se-á mais polido e mais respeitoso na cena política, demonstrando o que pensa fazer em relação a tantos problemas que vivemos.
Marcelo Coelho, voce deve estar realizado com o seu artigo, mas mostrou que o Joaquim Barbosa tem mais simpatizantes que o PT, esses mensaleiros se tivessem roubado na China, já estavam embaixo da terra, pois seriam condenados a morte, por roubar impostos.
O povo brasileiro está sofrido e acredita em todo mundo que se apresenta como salvador da pátria. Pobre povo enganado. Pobre povo sem conscientização.
Não é no PT que encontrarão algo de bom.
Você sabe do que está falando? Não parece!
Acho esses disipulos do Lulão um bando de
corrupTPtos,aproveita da massa pra fazer
a campanha do Pão e circo
Temos q ter cuidado com cultos as personalidades. Momentos de descrença nas instituições, como este q vivemos agora, dão espaço a caudilhos, tais como Chaves e J B, que se acham porta-vozes da honestidade. Muito cuidado. Sergio
cadê o julgamento do inquérito 24 74, Ministro?
Petistas são eternos tontos.
Independente de serem ou não tontos, onde está o julgamento? Uma coisa, certamente, não exclui a outra.
Esse senhor arrancou dos negros a oportunidade de mostrarem seu valor como uma raça honesta e honrada. Esse senhor não merece meu apreço pessoal. Ele violou, seguidamente, todas as forma democráticas de convivência pacífica e harmoniosa. Não tenho orgulho do mesmo.
Esse “senhor”, como você diz, não tem nada a ver com a questão de raça, credo, partido ou opção sexual, mas sim com honestidade e coragem. Seu nome é Joaquim Barbosa. E você deve ser algum beneficiado com esse sistema falido há muito.
Pelo que vejo, você é negro. Só não entendi porque você condena o JB. Faltou explicar. Quando o JB foi, sei lá como, indicado como relator do processo do mensalã (com letra minúscula porque falcatrua é sempre minúsculo) e apresentou sua tese demolidora dos acusados, foi um Deus nos Acuda. “Pombas”, diriam os petistas e associados, “o cara foi indicado pelo Lula e foi contra ele”? “Traidor”, teriam dito então muitos desse grupo. “Surpreendente”, teriam dito os que são contra o primeiro grupo. Eu, particularmente, meu chapa, diria que ele foi surpreendente e ainda não consegui entender como ele teve o topete de enfrentar o pessoal do mencionado grupo lulista. “Que atrevimento”, talvez dissessem eles. Mesmo com a coluna vertebral (ou cervical, sei lá qual) em pandarecos, o cara foi em frente, enfrentando os juízes fiéis aos presidentes petistas que os indicaram. O resto, companheiro, é papo furadíssimo. Gostaria que você apresentasse uma argumentação contrária à que estou expondo. Adoro o diálogo sadio. Um abraço
Assistindo à fúria punitiva do Ministro Joaquim Barbosa fico pensando: sob quais princípios ele aceitou ser indicado pelo PT para ser um dos componentes do colegiado do STF? E por que, inconformado com o comportamento de seus pares, não se despe da toga, se demite, enfim, chuta o balde?
O JB pousa de salvador da moral e da Lei e pq ele não deu andamento ao Inquérito 2474, que está sob sua responsabilidade e que poderia trazer à tona a verdadeira verdade do mensalão? E ai Ministro, vai deixar prescrever esse absurdo? Pq os verdadeiros culpados estão impunes?
desculpe-me mas, cordialmente, militante é o sujeito mais aspone que se conhece pois, quando muito leva um DAS ou um AP no órgão ou estatal que trabalha e defende os corruptos na imprensa que os conduzem como marionete.
Mesmo que seja assim, a pergunta é pertinente. Do contrário, você será tão partidário quanto ele. Não precisamos ter lado. Precisamos ser justos.
este jornalista é da companheirada ou é impressao minha?
O STF está dominado; já era para ter acontecido antes, com o próprio Joaquim no meio. Mas antes que ele personifique a desmoralização da corte suprema, é melhor que vá para o Senado e com a imunidade que lhe será inerente, denunciar tudo que quiser e achar pertinente. Não vai faltar assunto.
Assusta ver as próximas eleições. – conforme frase de Lyndon Johson – ” Se há um idiota no poder, os que elegeram estão bem representados”.
Ah, mas eu queria ver o Jb sendo presidente, então eu iria rir um bocado qd a m afia dos que só pensam em dinheiro fizessem ele dar umas cambalhotas e cair na lama, ai ele ia saber o que acontece com o p t.
Caro Renê: -temos que torcer para que dê certo e não para que dê errado.
joaquim barbosa,faz parte de uma pequena mi-noria,que ainda honra a toga que veste.
Do ponto de vista da vingança, concordo. Do ponto de vista do direito, discordo.
Esconder processos, atropelar a constituição, mudar datas para aumentar penas, burlar o fisco americano para comprar apartamento de 1 milhão e não pagar imposto, reformar banheiro no STJ e gastar 90 mil, entrar de férias e dar palestras que eram cobradas, com ressarcimento de diária do governo brasileiro. VÁ TER HONRA ASSIM LÁ ADIANTE!!!!!!!