As tentações de Joaquim Barbosa
05/03/14 03:00Começo com uma banalidade. É natural que uma pessoa pobre sonhe em ficar rica. Mais forte, entretanto, é o sonho de enriquecer de novo quando se perde a fortuna possuída.
É mais fácil se contentar com o pouco que sempre se teve do que com o muito que se tinha, e que já não se tem mais.
Acredito que a regra funcione não só em matéria de dinheiro, mas em questões de poder também. Digo isso pensando no caso do ministro Joaquim Barbosa.
O presidente do STF deixou claro, tempos atrás, que não tinha intenção de concorrer a nenhum cargo eletivo; pelo menos, a disputa pela sucessão de Dilma Rousseff não estava no seu horizonte.
Uma coisa, entretanto, é não ter esse tipo de ambições quando tudo lhe parecia sorrir no caso do mensalão. A vitória sobre as teses da defesa estava garantida; a maioria dos réus, a começar de José Dirceu, tinha sido condenada.
Outra coisa é sentir, como Joaquim Barbosa declarou na semana passada, que todo o seu trabalho estava sendo “posto por terra”. Com a presença de Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, não foi apenas na questão da quadrilha que o jogo parece ter virado no STF.
Corretamente ou não, Barbosa pode imaginar que, dada a nova composição dos membros do tribunal, dificilmente os responsáveis pelos próximos escândalos políticos serão punidos com a mesma severidade.
Tendo a acreditar, como dizem alguns inconformados com as decisões da última semana, que no STF de hoje nem mesmo a denúncia do Ministério Público contra os mensaleiros seria aceita.
Derrotado, Joaquim Barbosa está na situação de quem já teve o doce nas mãos e vê, de repente, que tudo não passara de um sonho. Não tem o poder de construir uma nova maioria no STF, e muito menos (embora pareça acreditar nisso) a capacidade de impor no grito suas próprias opiniões.
Ponho-me no lugar de Joaquim Barbosa. Como não acalentar a ideia de, um belo dia, nomear sozinho os futuros membros do STF? Vingar-se de Barroso, Teori e Lewandowski a partir de um lugar com muito maior poder de fogo?
A conjuntura eleitoral parece favorável a esse tipo de pretensão. Todo o clamor das manifestações de junho, contraditório como era, desapareceu sem ter sido atendido.
Eduardo Campos e Aécio Neves podem ser tão oposicionistas quanto desejem, mas não expressam aquele tipo de impaciência, de revolta, presente nas ruas. Mesmo porque, qualquer o partido a que se pertença, sempre há mensalões parecidos no fundo de alguma gaveta.
Isso é um movimento de direita ou de esquerda? Perguntava-se isso a propósito das manifestações. Havia as duas coisas. Também as duas coisas estão presentes, provavelmente, no ímpeto de Barbosa.
Violento contra o PT, ele não é menos antipático com relação aos erros ou hábitos da “mídia burguesa”. Quer figurões petistas na cadeia, não porque sejam ou tenham sido de esquerda, mas porque se recusa a aceitar que na cadeia só fiquem os pobres, os pardos, os negros.
Está desvinculado dos partidos. Parece disposto a condenar tucanos e petistas com a mesma fúria dos muitos manifestantes que rejeitavam Feliciano, Dirceu, Alckmin e Haddad num único, amplo e vago movimento.
Falta-lhe tempo na televisão (mas como ele teve tempo ao longo deste julgamento!); falta-lhe um partido de tamanho conveniente (mas é por ter achado um que Marina Silva esvaziou-se de seu potencial expressivo); falta-lhe capacidade de negociação política (mas é disso que tanta gente está cansada).
André Singer apontou, em sua coluna de sábado passado, o potencial de Joaquim Barbosa como candidato capaz de levar a sucessão de Dilma Rousseff ao segundo turno. É fato que as pesquisas, mesmo quando incluem o nome do ministro, garantem boa vantagem para a atual presidente, especialmente nas menores faixas de renda.
Mas é possível repetir-se aquele conhecido fenômeno que abala a política brasileira, a cada duas ou três décadas: primeiro Jânio Quadros, depois Collor de Mello, representaram a impaciência com os partidos e com a corrupção. O destino administrativo, político e pessoal desses personagens não foi, como se sabe, coerente com seu sucesso eleitoral.
Inflexível, autoritário, popular, emocional, Barbosa não é um demagogo nem um charlatão; suas diferenças com os dois antecessores são inegáveis. Não é impossível, entretanto, que a função —ou o drama— que ambos protagonizaram venha a repetir-se com seu nome.
PARECE, a meu ver, que o Ministro Joaquim Barbosa, esqueceu antes de tudo, de dar atenção `a profecia de Machado de Assis, né…
Caro Marcelo! Mas que texto mais punhetaa! Deprime ver uma (pequeninha) parcela de “brasileiros” evocar um novo caçador de marajás. Semana passada ficou provado: Barbosa é um falsificador de penas, um adulterador dos fatos. Presidente, jamais será!
Jorge, o Petismo é uma doença parasitária, que tem como antídoto a educação.
podemos dar uma resposta mais efetiva, institucional e constitucional à decisão do STF de aceitar os EMBARGOS INFRINGENTES, no caso do mensalão: esta resposta é um PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR e/ou parlamentar, como foi a lei da ficha limpa, com a seguinte redação:”Art.1-Ficam revogados os Embargos infringentes em todos os Tribunais do País, incluindo o Supremo Tribunal Federal, e em especial em Ações Penais originárias;Parágrafo único- Em ações de competência originária, inclusive penal, nos Tribunais do País incluindo o STF, apenas existirá o recurso de Embargos de Declaração, utilizado nas restritas hipóteses previstas na lei processsual do país e os constantes da constituicao federal.Art.2- Os Desembargadores e Ministros de Tribunal Superior, incluindo do Supremo Tribunal Federal, empossados após o término da instrução probatória de qualquer espécie de processo, incluindo o de natureza penal, não poderão participar do respectivo julgamento, em virtude da incidência do princípio constitucional do juiz natural;Parágrafo único-Eventual empate na votação, decorrente da aplicação na norma prevista no caput, será decidida pelo presidente do órgão julgador(voto de minerva).Art.3- Os processos em todos os Tribunais do País, incluindo o Supremo Tribunal Federal, sobre Ação Direta de Inconstitucionalidade, Ação Declaratória de Constitucionalidade, Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental e Ação Direta Interventiva, deverão ter o seu mérito julgado em no máximo 05 anos, mesmo prazo decadencial da fazenda pública;Art.4- O descumprimento do previsto na presente lei importará em crime de responsabilidade por atentar contra os princípios e regras constante da Constituição Federal, notadamete o do juiz natural, o da celeridade processual, e da moralidade administrativa;parágrafo único- O processso e julgamento decorrente da aplicação do previsto no caput sera de competencia do senado, no caso dos ministros do stf; do stf no caso dos ministros de tribunais superiores; do stj no caso de desembargadores estaduais e federais. Art.5 esta lei entre em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.VAMOSREPRODUZIR ESTA IDEIA No wats up. Em resumo o projeto visx evitar q um juix yentrue no meio do processo pra mudar julgamento. Evitar a fraude de julgamento como o do recurso no mensalao. AmIgos vamos repassar esta ideia via face wats up twiter etcCurtir·Comentar·Compartilhar
Mais um assessor de impressa do partido que revolucionou o Brasil, há 12 anos fazendo todo mundo de idiota e ninguém faz nada
“Derrotado, Joaquim Barbosa está na situação de quem já teve o doce nas mãos e vê, de repente, que tudo não passara de um sonho. Não tem o poder de construir uma nova maioria no STF, e muito menos (embora pareça acreditar nisso) a capacidade de impor no grito suas próprias opiniões.”
-Senhor Marcelo Coelho, derrotado não foi o Ministro Joaquim Barbosa e sim a nação brasileira, a irritabilidade do JB, demostrada no julgamento ocorreu devido aos insistentes apelos chapa branca do Ministro nomeado à pedido da 1ª Dama Dna Marisa, o “impor no grito” gerou uma grande satisfação às pessoas que estão cansadas de ver o nosso país ser saqueado à luz do dia, se o JB for candidato, a mesmice nas eleições sofrerá uma guinada de 360º, o povo apoia todas as ações do Ministro Joaquim Barbosa.
Viva a corrupção, viva a ladroagem !! Os embargos infringentes – até o nome é “complicado” – vale para ladões de galinha ???
Brasil paraíso da corrupção, do desmando, do poder do dinheiro.
SIAMOS TUTTTI CORRUPTIS….
Fernando das 9:15h, porque é mesmo que vc não quer que ele se ofenda?
Joaquim Barbosa deveria sim se candidatar a presidente. Que eu saiba ele sempre votou no PT. Depois ,é possível que ele tenha enxergado melhor o que vai nas entranhas desse partido de esquerdistas retrógrados que estão acelerando a marcha ré no Brasil . O país está precisando urgentemente de uma Margareth Thatcher, dama de ferro, pra por ordem nessa baderna. É possível que o Joaquim quebre esse ciclo de ignorância explícita. Ele precisa sair do STF, pq ele não vai aguentar esses adversários em maioria lá dentro. Será que ele aguentaria na política ?
todos os ministros do supremo são partidários !!tem os petistas , que todos criticam aqui e tem os tucanos , que ninguém fala aqui !!!pergunto , barbosa e Gilmar mendes vao fazer força no mensalão tucano e no trensalao ???duvido !!até agora acobertaram o quanto puderam !!!
O JR.Quando se referir ao Ex.Min.Joaquim Barbosa,escreva a Primeira consoante do sobrenome em MAIÚSCULAS,e depois como quiser.(Para Jose Rubens).
sonia maria (ahaha) eu refiro a quem eu quiser e como eu quero , vá cuidar da sua vidinha !!que deve ser uma b….
Tenho pena do Sr. Jose Rubens e dos demais que pensam como ele, pois esta bem claro que o governo federal colocou mais dois subordinados a presidencia justamente para ter a maioria nas decisões do STF, que esperar mais se ela se reeleger?
tenha pena da sua mãe , por ter feito uma besta como você !!
O artigo em si não merece comentários, é mais um produzido pelo caixa 2 do PT. Desculpem, agora é caixa 3, a partir das sobras da campanha da vaquinha das multas.
O que merece comentário é a cara de pau de um sujeito que se diz escritor e participante do Conselho Editorial da Folha, enaltecendo o resultado de um segundo julgamento no STF, que levou a absolvição do crime de quadrilha de elementos da cúpula do PT. Dois ex presidentes de um partido que se dizia defensor da ética na política e ora chafurdando nas tetas do poder e destruindo e, ou, banalizando os crimes de moral e ética.
Não vamos esquecer que o dito julgamento teve um placar de 6 a 4 em 2012 com a presença de 2 juízes que deram amplo sentido jurídico ao STF, estamos falando de Ayres Britto e Antônio Peluzo, pessoas de porte muito superior ao homem das sobrancelhas delineadas e do velho gagá que para lá foram conduzidos ao tempo e ao gosto do PT.
Mas um ,a serviço do famigerado PSDB.
Esse “comentarista” é tucÃnus, pago pelo trens alão e pelo mens alão tucânus de Minas!
E vc ainda ganha dinheiro pra escrever esse tipo de coisa!?
Concordo. Nunca li tanta balela em toda minha vida. Recomendo que o colunista em tela ceda seu lugar a outro que realmente queira escrever algo pertinente.
Joaquim Barbosa mostrou ao Brasil como o STF é político e possuidor de manobras interligadas com a mídia.
O seu ódio e temperamento desiquilibrado, foram fatais para se descobrir que por trás de um ministro existem interesses que vão além da razão e do senso comum.
Morrerá Barbosa como Celso Pita.
A mídia deu a Barbosa a corda….ele deverá escolher o que fará com ela….
Acho que deva se enforcar, apos tanta luta do Barbosa a serviço do famigerado PSDB , em toda pesquisa divulgada a Dilma sobe de 3 a 4 pontos. Estou sabendo que esta vindo uma pesquisa , que a soma de todos concorrentes multiplicado por 2 ainda falta 5 pontos para empatar com a Dilma . Vai faltar corda para tanto pescoço.
Olá Fernando das 9:15h,
porque é
A função do Direito é manter a ordem social e a estrutura do poder. A função do ordenador jurídico não é científica mas política pois consiste em executar a vontade do legislativo! O JB usou o Direito como moderador do legislativo, que é o correto, indo além dos ditames dos ordenamentos jurídicos. Num país onde a impunidade se alastra por toda parte, o que esperar? O JB estava certo e lá se foi a esperança! Agora, pergunte-se por que respeitar um país que não se dá ao respeito?
O colunista só se esqueceu que os fenômenos Quadros e Collor só se deu porque o Brasil estava numa “pitanga” lascada, bem diferente do que é hoje!
Obrigado ao articulista e aos que como ele pensam pela manutenção do Brasil corrupto e subdesenvolvido.
Me admira ver o jornalista, como tantos outros, focarem os seu seus artigos sobre a personalidade do Barbosa. Nenhuma palavra , sequer uma vírgula sobre o valor do combate à corrupção. Se mais segmentos da sociedade – como a imprensa por exemplo- mostrasse sua indignação com tantos desmandos, não sobraria tanto desgaste para o ministro.
Argentina foi pro saco. Venezuela, nem se diga. Equador tá pedindo penico. O que esse articulista faccioso pensa que vai acontecer no Brasil, com o domínio dos louvadores de bandidos como ele. Abaixo as cortes bolivarianas.
Esse articulista deixa transparecer duas coisas: parece ser um analfabeto funcional do embate de forças político – que não tem nada a ver com a simples disputa eleitoral PT (que não é esquerda) x PSDB.
ou está a serviço da elite dominante, uma minoria mínima que detém a riqueza, uma elite que manipula os grandes negócios industriais e financeiros, portanto com recursos suficiente para eleger 3/5 do Congresso com deputados que na realidade são meros marionetes.
O Ministro Barbosa é um homem horado e de coragem, de reputação inquestionável. Parabéns Ministro Barbosa, o Brasil precisa de homens iguais ao senhor para enfrentar essa corja de petistas do mensalão.
Por sua cultura, história e cargos que ocupou tem o Ministro Joaquim Barbosa a dimensão de estadista para assumir a Presidência da República independente dos partidos que apoiem sua candidatura pois as redes sociais e população através de “e-mails” voluntários lhe darão a sustentação de comunicação para ganhar a eleição no primeiro turno.
Alguma duvida que esse articulista reza pela cartilha do PT ?
Não.
Sim
Essa raça maldita que infesta meu país está com seus dias contados.
Caso o comentarista estivesse certo Jaquim Barbosa não teria dois pesos e duas medidas entre PT e PSDB, que são tratados de forma completamente diferente. O que move Barbosa é sim o ódio exclusivo pelo PT. É o despeito de dever algo a quem odiava antes. Isto é comum. Por isto deve ser observado a quem auxiliamos, pois até mesmo a ajudo cria inimigos.
Pelo amor de Deus Sr comentarista, afirmar que JB: “Está desvinculado dos partidos. Parece disposto a condenar tucanos e petistas com a mesma fúria dos muitos manifestantes que rejeitavam Feliciano, Dirceu, Alckmin e Haddad num único, amplo e vago movimento.”
UMA PIADA!
Engraçado! O Lula foi muito pior que o Collor em termos de corrupção. O Barbosa tem interesses políticos, até agora não confirmados, mas o articulista claramente petista, nem parece comprado por um partido.
O Supremo em 2013, representou o desejo dos Brasileiros de execrar a corrupção do país, hoje esta corte só representa mais uma defesa do partido.
Desde o início do governo do PT, todos que são contra suas medidas são burgueses elitistas.
Mas se a “elite” brasileira for composta por pessoas com nível universitário e que lêem jornais, incluo me. Mas se forem os ricos e banqueiros, este governo esteve com eles todo o tempo.
Está na hora de um BASTA! CHEGA DE IRONIAS, BABOSEIRAS E CORRUPÇÃO.
Artigo medíocre de um peteba de carteirinha que esta vibrando com a absolvição de uma quadrlha que lesou o país por outra nomeada pelo seus protetores.
Imprimi seu artigo e coloquei onde meu cachorro faz as necessidades. Espero que ele não se ofenda.
Quem perdeu foi o povo brasileiro. Depois, foi curtir o carnaval para esquecer.
Por formação cultural, etnia e história tem o ministro Joaquim Barbosa a dimensão de estadista que o Brasil precisa para assumir a Presidência da República com forte apoio popular independente dos partidos que venham a apoiar sua candidatura pois não precisa de tempo de televisão pois as redes sociais e o próprio através de “e-mails
“lhe darão a exposição que necessita para ganhar no primeiro turno.
EU APOIO E VOU A PÉ PRA BRASÍLIA COMEMORAR ESTA NOSSA VITÒRIA.
Maceió,05 de março de 2014
Amigos(as)
Será que um dia seremos desenvol-
vidos ?
Adriel Batista Correia de Melo
O articulista recusa-se a enxergar a realidade. Transformaram a mais alta Corte do país numa ópera bufa, com um final hilário. Vem agora falar do Joaquim Barbosa, mas como?
Barbosa nada mais é do que uma voz indignada num covil de marionetes, que retratam o aparelhamento total do Estado pelo PT, o partidinho comunista-disfarçado. Engraçado é ver idiotas úteis falando em “direita reacionária” sem sequer saber o que significa a palavra reacionário, no idioma português. Reagir contra essa estupidez e essa canalhice toda não é questão de direita, esquerda, leste, oeste, nem mesmo partidarismo político, meu filho: é questão de ética, moral, bom senso, vergonha na cara!
JULIAN
Meus parabéns pelo seu comentário.Che
ga de tantos erros de gerenciamento e corrupção.Chega de “PT”.
Adriel Batista Correia de Melo
Passado onde arrumavam todas as trancas nas porteiras para não deixar investigar nada, era tudo dominado entre poucos….não endendo com alguns acreditam que Lu la e Dilma e os q estão presos são os maiores ladrões do Brasil, se foi exatamente eles que tiraram todas as trancas destas porteiras, mesmo q não seja de forma perfeita, criaram orgãos de investigação, cruzamento de dasdos etc. etc. Para mim isto é como aquele cupinzeiro q nós vemos na beira das estrada há 500 anos cada dia maior, niguem vê os cupins mas na calada da noite roubam tudo, aí vem Lula e Dilma e metem o pé naquelo cupinzeiro e esparama cupins para todo lado… a maioria das grande mídias e os partidários fazem propagando dia e noite q aquilo tudo é do hoje, e os mais destraídos acreditam…..
O tempo passa . A atual presidente participou de guerrilha juntamente com outros jagodes que , graças às Forças Armadas , não consumaram a ideologia comunista , a grande causa do infortúnio em qualquer país . Hoje muitos tentam cubanizar a pátria brasileira , mas , se deus quiser, não hão de conseguir.
A democracia derruba o vermelho.
Sr. Sidnei, idéias confusas as suas , hein? A defesa é pró ditadura ou em favor da democracia?…Acredito , que hoje faz mais medo a “mula sem cabeça”que o comunismo , sem ironia!!!