As tentações de Joaquim Barbosa
05/03/14 03:00Começo com uma banalidade. É natural que uma pessoa pobre sonhe em ficar rica. Mais forte, entretanto, é o sonho de enriquecer de novo quando se perde a fortuna possuída.
É mais fácil se contentar com o pouco que sempre se teve do que com o muito que se tinha, e que já não se tem mais.
Acredito que a regra funcione não só em matéria de dinheiro, mas em questões de poder também. Digo isso pensando no caso do ministro Joaquim Barbosa.
O presidente do STF deixou claro, tempos atrás, que não tinha intenção de concorrer a nenhum cargo eletivo; pelo menos, a disputa pela sucessão de Dilma Rousseff não estava no seu horizonte.
Uma coisa, entretanto, é não ter esse tipo de ambições quando tudo lhe parecia sorrir no caso do mensalão. A vitória sobre as teses da defesa estava garantida; a maioria dos réus, a começar de José Dirceu, tinha sido condenada.
Outra coisa é sentir, como Joaquim Barbosa declarou na semana passada, que todo o seu trabalho estava sendo “posto por terra”. Com a presença de Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, não foi apenas na questão da quadrilha que o jogo parece ter virado no STF.
Corretamente ou não, Barbosa pode imaginar que, dada a nova composição dos membros do tribunal, dificilmente os responsáveis pelos próximos escândalos políticos serão punidos com a mesma severidade.
Tendo a acreditar, como dizem alguns inconformados com as decisões da última semana, que no STF de hoje nem mesmo a denúncia do Ministério Público contra os mensaleiros seria aceita.
Derrotado, Joaquim Barbosa está na situação de quem já teve o doce nas mãos e vê, de repente, que tudo não passara de um sonho. Não tem o poder de construir uma nova maioria no STF, e muito menos (embora pareça acreditar nisso) a capacidade de impor no grito suas próprias opiniões.
Ponho-me no lugar de Joaquim Barbosa. Como não acalentar a ideia de, um belo dia, nomear sozinho os futuros membros do STF? Vingar-se de Barroso, Teori e Lewandowski a partir de um lugar com muito maior poder de fogo?
A conjuntura eleitoral parece favorável a esse tipo de pretensão. Todo o clamor das manifestações de junho, contraditório como era, desapareceu sem ter sido atendido.
Eduardo Campos e Aécio Neves podem ser tão oposicionistas quanto desejem, mas não expressam aquele tipo de impaciência, de revolta, presente nas ruas. Mesmo porque, qualquer o partido a que se pertença, sempre há mensalões parecidos no fundo de alguma gaveta.
Isso é um movimento de direita ou de esquerda? Perguntava-se isso a propósito das manifestações. Havia as duas coisas. Também as duas coisas estão presentes, provavelmente, no ímpeto de Barbosa.
Violento contra o PT, ele não é menos antipático com relação aos erros ou hábitos da “mídia burguesa”. Quer figurões petistas na cadeia, não porque sejam ou tenham sido de esquerda, mas porque se recusa a aceitar que na cadeia só fiquem os pobres, os pardos, os negros.
Está desvinculado dos partidos. Parece disposto a condenar tucanos e petistas com a mesma fúria dos muitos manifestantes que rejeitavam Feliciano, Dirceu, Alckmin e Haddad num único, amplo e vago movimento.
Falta-lhe tempo na televisão (mas como ele teve tempo ao longo deste julgamento!); falta-lhe um partido de tamanho conveniente (mas é por ter achado um que Marina Silva esvaziou-se de seu potencial expressivo); falta-lhe capacidade de negociação política (mas é disso que tanta gente está cansada).
André Singer apontou, em sua coluna de sábado passado, o potencial de Joaquim Barbosa como candidato capaz de levar a sucessão de Dilma Rousseff ao segundo turno. É fato que as pesquisas, mesmo quando incluem o nome do ministro, garantem boa vantagem para a atual presidente, especialmente nas menores faixas de renda.
Mas é possível repetir-se aquele conhecido fenômeno que abala a política brasileira, a cada duas ou três décadas: primeiro Jânio Quadros, depois Collor de Mello, representaram a impaciência com os partidos e com a corrupção. O destino administrativo, político e pessoal desses personagens não foi, como se sabe, coerente com seu sucesso eleitoral.
Inflexível, autoritário, popular, emocional, Barbosa não é um demagogo nem um charlatão; suas diferenças com os dois antecessores são inegáveis. Não é impossível, entretanto, que a função —ou o drama— que ambos protagonizaram venha a repetir-se com seu nome.
PARABENS BARBOSA ,VOCE E DIGNO DE NOS REPRESENTAR,TEM MEU VOTO.
Mesmo descrente de todo esse lixo chamado politica…se Barbosa candidatar meu voto é dele!!!
Quem perdeu o poder foi o povo brasileiro, pois gritando ou falando baixo, de nada adiantava ali no STF com ministros visivelmente comprometidos com o PT.
Joaquim Barbosa não tentava ganhar no grito, ele se manifestava como um brasileiro indignado com as mentiras ditas para favorecer os mensaleiros, com as manobras feitas por homens que deveriam ter a “honra suprema” de julgar de maneira séria e justa, e não de acordo com o que lhes convém e os beneficia.
Os gritos do Joaquim Barbos também foram os meus gritos, a minha indignação, a minha sensação de que o Brasil perdeu a oportunidade de avançar moralmente, de romper com o ciclo eterno da impunidade. Joaquim Barbosa me representa.
O ministro JB padece do ranço autoritário. Quando não acontece como quer faz imprecações, xinga, grita, esquece que democracia é decisão da maioria e que a maioria no STF decide com bases legaios e constitucionais e não com argumentação infundada. Jogou a credibilidade do STF no lixo e com isso, a própria credibilidade. Acredita que a verdade só tem um lado e comprou o que nossa imprensa medíocre produziu e faz essa classe média acrítica acreditar sem mais. A justiça reside não na verdade, mas na concordância com a decisão prévia tomada com base no que publica nossa imprensa mentirosa e manipuladora.
Sr “inteligente”
Não gostaria de contrariá-lo, mas…..
A verdade tem um único lado!
hehehe
São por esses e outros PeTralhas que estamos onde estamos!
Argumentação infundada e pífia foi a usada para dizer que o mensalão não foi uma quadrilha. Outra coisa, palavras delicadas, meigas … isto é coisa para “mocinha”
Matéria mais tendenciosa que essa eu nunca tinha visto, o jornalista aproveita-se de sua coluna para destilar seu ódio pelo ministro Joaquim Barbosa, como todo petista Marcelo Coelho, esconde seu racismo atrás de uma verborreia inútil do esquerda X direita, negro X branco, como fazia seu líder Lula, mais o importante é que mesmo sendo odiado pelos que mamam nas tetas do poder, o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, mandou para a cadeia mesmo que em regime semi-aberto bandidos da estirpe de Zé Dirceu.
De fato José Ramos, não estamos em uma democracia, mas em um regime em que as eleições, corações e mentes estão completamente manipulados pelo poder econômico de uma classe exploradora. Seria ótimo ter no poder um partido que fosse dos trabalhadores e não dos banqueiros, empreiteiros, especuladores, etc., que dominam o povo por uma alienação brutal. E um bufão é esse barbosão, que envergonha a justiça.
Só uma correção, o Joaquim Barbosa é um orgulho para a justiça e para toda a nação.
Com certeza, causa mesmo incômodo a muitos.
Não vejo a situação dessa maneira, caro sr. bloqueiro. Parece-me mais um grito de desespero numa tentativa, essa sim, frenética, de se garantir que a justiça prevaleça.
Em tempo, Dilma aguarda seu voto.
Sei que não tenho a oportunidade de contrariar o ilustre articulista, mas ao observarmos o que significa no Direito pátrio a palavra QUADRILHA, verifica-se que o termo só se aplica para os pobres, pois quando existe bando deste jaez que se organizam e em conluio com agências de publicidade, de marketing, de bancos e de políticos em exercício de função pública, negociam para obter o que não lhes pertence, do patrimônio da união, não estão agindo em quadrilha, mas suas ligações são meramente ocasionais?
Há que se considerar sim que o presidente do STF está certo, não só isto, que o modelo de escolha de Ministros está errado e que há muita, mas muita, podridão a ser consertada. O articulista está ironizando os movimentos de junho de 2013, mas eles também estavam certos, apesar da vontade de todos os partidos esconderem, vivíamos uma crise institucional grave. Algo como uma queda da Bastilha no Brasil. É bom que os desonestos de plantão pensem nisto.
Por que só falam no Joaquim Barbosa? Ele julgou sozinho? ou foi a Corte? Se não me engano, no STF tem 11 ministros e a maioria condenou estes QUADRILHEIROS. Condenou sem provas? Quase todos indicados pelo pt. Acho que não tiveram outra maneira, mas quando entrou o subjetivo, quem pode aliviou a corja.
Boa parte da população está totalmente descrente da política brasileira seja lá pt, pmdb, pdt e outros…Acho que o caminho seria realmente o retorno dos militares…pois hoje devido a esta democracia mascarada estamos sujeitos a politicos roubarem, assumirem e poucos são condenados e quando ocorrem existem diversas regalias, ISTO É UM ABSURDO!!! O que se vê no caso do Barbosa é a tentativa de destruir a sua imagem e moral perante a população que ainda tem uma pequena noção do que esta acontecendo.
Não tenha dúvida. Há muitas “forças ocultas” querendo destruir a imagem do J. Barbosa.
Joaquim Barbosa para presidente, já!
De fato José Ramos, não estamos em uma democracia, mas em um regime em que as eleições, corações e mentes estão completamente manipulados pelo poder econômico de uma classe exploradora. Seria ótimo ter no poder um partido que fosse dos trabalhadores e não dos banqueiros, empreiteiros, especuladores, etc., que dominam o povo por uma alienação brutal.
Mensalão a parte e o mensalão tucano q começou la em minas, e o ex.Sen.demostenes. e ex Gov Arruda e tucanto em SP, pessoal são todos farinha do msm saco independete de partido seja PT,PSDB.DEM PCC.CV e outros acordem.
Concordo plenamente com o comentáio de Fernando C.Barbosa.Temos que agradecer ao Ministro Barbosa, por toda a luta dele em provar que a justiça funciona no Brasil. Infelizmente , os bandidos ainda estão soltos e fazendo suas” tramóias”. O relator do artigo, provou que é racista, tanto quanto a cor , como quanto a situação social que a pessoa veio.Parabéns ao Fernando C. de Mello, que tão claramente definiu o Ministro Barbosa.
Gostaria de dizer que o poder emana do povo e uma andorinha só não faz verão, a situação mudara quando o povo tomar posse deste Pais
JB, sozinho não daria conta somente a população da nação mais rica do mundo pode mudar esta esbornia que se encontra a Patria Amada Brasil.
Mas que frase feia usada pelo bloguista. Primeiro peca pelo “achismo” e depois coloca o Ministro como um parceiro da Dilma que dá ordens aos berros e gritos. Vide: ” e muito menos (embora pareça acreditar nisso) a capacidade de impor no grito suas próprias opiniões.”
MARCELO COELHO, LAVE A BOCA PARA FALAR
DO MINISTRO BARBOSA, ELE AINDA SERÁ NOSSO PRESIDENTE SE FOR DA VONTADE DELE, O POVO TRABALHADOR E HONESTO ESTA DO LADO DELE E GRAÇAS A DEUS AINDA SOMOS A MAIORIA.
voto nele!
Permita-me fazer minhas as suas palavras!
É um apena, estamos perdendo de passar o Brasil a limpo, os homem de bem passou ser mal caratê, no Brasil o mal está vencendo o bem, que vai pagar essa conta é os nossos filhos e netos. Eleição Já, quer esse politico que estão ai não poderia disputar eleição já mais. Tudo novo…Acorda Brasil…
joaquim barbosa
Tomare q JC se candidate….. seria bom d+ , chega do mesmo se sempre… Collor era corrupto , levou impechement, e depoi dela a coisa PIOROU MUITO , o Collor era bobinho perto dos atualis politicos …. LULA MUIITO PIOR Q COLLOR
Vimos na história, a máxima de homens ilustres, como Braz Cubaz, ilustre santista.
Vossa pessoa, me fez crer que neste nosso lodaçal, existe algo em que devemos crer. uma democracia não se faz apenas com discursos, mas como ações, como as suas. Obrigado meu ministro
Parece que os paulistanos tem pouca memória ao falar do Barbosa como candidato a Presidente. Será que já esqueceram do Color que São Paulo elegeu e foi traído?
O Sr. Marcelo Coelho perdeu uma boa oportunidade de ficar calado. Uma constituição tão bela quanto a nossa sendo interpretada de forma partidária é no mínimo jocosa. Se o Sr. não tem sobre o que falar fique calado. Ministro Barbosa não é perfeito mas chamou a responsabilidade da verdade para sí. Porque o Sr. não faz o mesmo e traz informações que possam ser úteis, ou se for julgar alguém, pesquise no governo atual que está cheio de matéria, será que vc tem peito para encarar ou só quer escrita fácil.
Existem dois PTs. O PT do palanque, que acha defeitos por todos os lados e o PT do Palacio que defende ladrões, mensaleiros, aloprados e os do dinheiro nas cuecas. Se fosse na China, essa PTzada já estava ornamentada com balas na nuca, pagas pelas familias.
povo brasileiro nao tem jeito ele fez a parte dele temos que fazer a nossa parte tambem … Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. temos que ir pra rua apoiar Joaquim Barbosa …
Joaquim Barbosa vai contra o sentimento e o caráter do povo brasileiro, que tem como seu maior valor moral a corrupção, coisa que é passada de pai para filho há 514 anos. Isso mesmo, em 514 anos de história totalmente corrupta foi esse valor moral o maior que a família brasileira sempre teve presente na formação dos seus filhos. Tanto é verdade que nesse tempo todo, em todos os níveis do poder, sempre foram os corruptos os mais inteligentes, os mais aptos e os mais corajosos. Os que se dizem honestos podem discordar, mas em todo esse tempo só os corruptos é que fizeram concursos públicos e foram empossados? Só os corruptos é que se candidataram a cargos eletivos e foram eleitos? E os honestos? Estavam dormindo? Estavam nada. Na vida pública brasileira isso não existe.
E nosso procimo presidente se ele for ele ganha o povo ta com ele
Mas o JQ se posicionou publicamente ao lado daquilo é certo, ou seja lutou para condenar os corruptos. Será que isso não é suficiente para acreditarmos que el poder ser uma força de contradição? De quem o Brasil precisa mais, dele ou de outro igual aos atuais?
quem e esse coelho idiota…tem que falar em do BArbosa seu animal.
Joaquim Barbosa com o livro das leis debaixo dos braços julgou e lutou para que Dirceu e companhia fossem condenados Dentro do que a lei diz ele conseguiu Ha um ditado que diz Äos amigos tudo aos inimigos a lei Pelo menos JB mudou isso um pouco….
Como não acalentar a ideia de, um belo dia, nomear sozinho os futuros membros do STF? … e ser apunhalado pelas costas, assim como o Lula foi ao designá-lo ao STF…
Marcelo Coelho, mais imbecil que você só mesmo quem te deu este emprego!
Abordagem fragil e reducionista, tanto da Nação como do seu mais notável Magistrado !
Pretender interpreta-lo como vingativo se almejar a Presidencia da Republica, para vingar-se do aparelhamento politico do STF e a consequente diminuição de sua função Republicana nobre para uma bancada de Advocacia Administrativa, é muito mesquinho e pequeno.
Certamente a mesma grandeza de espírito do Magistrado, que o leva a conferenciar sobre Direito Constitucional nos principais centros acadêmicos do Mundo, onde goza do respeito característico, o levaria á Presidência da Republica para objetivos maiores, de aperfeiçoameto de nossa Ordem Juridica, Legislativa e a boa e honesta gestão do Executivo, o que certamente trasnformaria o Brasil sob gestão em seu comando !
Os cães ladram e a carruagem passa !
Parabéns Ministro Barbosa e obrigado por seus esforços em favor do Brasil.
Mesmo que não queira oferecer mais nenhum segundo de sua vida à sua missão social, o que já fez pela Nação muito nos honrou e ressicitou a esperança do que nos é possivel alcançar como Nação mais Justa e Livre do racismo dos exploradores, que tentou se utilizar de sua cor ao lhe nomear para explora-lo e tambem o mesmo que agora o combate e tenta diminuir !
Como um Bem intangivel, cultural, psicologico, moral, sutil e subjetivo, seu êxito afirma tambem que não há racismo em nossa Nação e o senhor representa a todos os homens de bem !
Mais uma vez parabens !
Sou branco de olhos azuis e ninguem melhor que o senhor, no exercicio do poder publico. para me representar e a todos os brasileiros !
Obrigado Barbosa !
Bravo!!!
Obrigado pelo ótimo comentario. já me senti representado em suas palavras!!!