Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Marcelo Coelho

Cultura e crítica

Perfil Marcelo Coelho é membro do Conselho Editorial da Folha

Perfil completo

As tentações de Joaquim Barbosa

Por Folha
05/03/14 03:00

Começo com uma banalidade. É natural que uma pessoa pobre sonhe em ficar rica. Mais forte, entretanto, é o sonho de enriquecer de novo quando se perde a fortuna possuída.

É mais fácil se contentar com o pouco que sempre se teve do que com o muito que se tinha, e que já não se tem mais.

Acredito que a regra funcione não só em matéria de dinheiro, mas em questões de poder também. Digo isso pensando no caso do ministro Joaquim Barbosa.

O presidente do STF deixou claro, tempos atrás, que não tinha intenção de concorrer a nenhum cargo eletivo; pelo menos, a disputa pela sucessão de Dilma Rousseff não estava no seu horizonte.

Uma coisa, entretanto, é não ter esse tipo de ambições quando tudo lhe parecia sorrir no caso do mensalão. A vitória sobre as teses da defesa estava garantida; a maioria dos réus, a começar de José Dirceu, tinha sido condenada.

Outra coisa é sentir, como Joaquim Barbosa declarou na semana passada, que todo o seu trabalho estava sendo “posto por terra”. Com a presença de Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, não foi apenas na questão da quadrilha que o jogo parece ter virado no STF.

Corretamente ou não, Barbosa pode imaginar que, dada a nova composição dos membros do tribunal, dificilmente os responsáveis pelos próximos escândalos políticos serão punidos com a mesma severidade.

Tendo a acreditar, como dizem alguns inconformados com as decisões da última semana, que no STF de hoje nem mesmo a denúncia do Ministério Público contra os mensaleiros seria aceita.

Derrotado, Joaquim Barbosa está na situação de quem já teve o doce nas mãos e vê, de repente, que tudo não passara de um sonho. Não tem o poder de construir uma nova maioria no STF, e muito menos (embora pareça acreditar nisso) a capacidade de impor no grito suas próprias opiniões.

Ponho-me no lugar de Joaquim Barbosa. Como não acalentar a ideia de, um belo dia, nomear sozinho os futuros membros do STF? Vingar-se de Barroso, Teori e Lewandowski a partir de um lugar com muito maior poder de fogo?

A conjuntura eleitoral parece favorável a esse tipo de pretensão. Todo o clamor das manifestações de junho, contraditório como era, desapareceu sem ter sido atendido.

Eduardo Campos e Aécio Neves podem ser tão oposicionistas quanto desejem, mas não expressam aquele tipo de impaciência, de revolta, presente nas ruas. Mesmo porque, qualquer o partido a que se pertença, sempre há mensalões parecidos no fundo de alguma gaveta.

Isso é um movimento de direita ou de esquerda? Perguntava-se isso a propósito das manifestações. Havia as duas coisas. Também as duas coisas estão presentes, provavelmente, no ímpeto de Barbosa.

Violento contra o PT, ele não é menos antipático com relação aos erros ou hábitos da “mídia burguesa”. Quer figurões petistas na cadeia, não porque sejam ou tenham sido de esquerda, mas porque se recusa a aceitar que na cadeia só fiquem os pobres, os pardos, os negros.

Está desvinculado dos partidos. Parece disposto a condenar tucanos e petistas com a mesma fúria dos muitos manifestantes que rejeitavam Feliciano, Dirceu, Alckmin e Haddad num único, amplo e vago movimento.

Falta-lhe tempo na televisão (mas como ele teve tempo ao longo deste julgamento!); falta-lhe um partido de tamanho conveniente (mas é por ter achado um que Marina Silva esvaziou-se de seu potencial expressivo); falta-lhe capacidade de negociação política (mas é disso que tanta gente está cansada).

André Singer apontou, em sua coluna de sábado passado, o potencial de Joaquim Barbosa como candidato capaz de levar a sucessão de Dilma Rousseff ao segundo turno. É fato que as pesquisas, mesmo quando incluem o nome do ministro, garantem boa vantagem para a atual presidente, especialmente nas menores faixas de renda.

Mas é possível repetir-se aquele conhecido fenômeno que abala a política brasileira, a cada duas ou três décadas: primeiro Jânio Quadros, depois Collor de Mello, representaram a impaciência com os partidos e com a corrupção. O destino administrativo, político e pessoal desses personagens não foi, como se sabe, coerente com seu sucesso eleitoral.

Inflexível, autoritário, popular, emocional, Barbosa não é um demagogo nem um charlatão; suas diferenças com os dois antecessores são inegáveis. Não é impossível, entretanto, que a função —ou o drama— que ambos protagonizaram venha a repetir-se com seu nome.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. nunes comentou em 05/03/14 at 19:27

    como dizem o ditado, uma andurinha sozinha não faz verão!!!
    crocaram até os menistro para que os bandidos do mensalão não fossem ponidos…

    O JB é o único que não olha o partido que o bandido pertece…. Ele puni de acordo com o crime…
    parabéns Barbosa…. se tivessimos mais pessoas assim como você, nosso país ainda tinha jeito….

  2. Roberto Corrêa da Silva comentou em 05/03/14 at 19:26

    Doa a quem doer Joaquim Barbosa se tornou nosso grande herói, está nas graças do povo se ele se candidatar a presidente do pais ganha no primeiro turno, sai do STF com seu dever comprido, um grande brasileiro um negro de alma nobre isto causa indignação em muitos pilantras que estão solo por ai praticando corrupção ou dando cobertura para bandidos. Joaquim é nosso ídolo, estamos com ele para o que der e vier.

    • João Nogueira comentou em 05/03/14 at 19:57

      Doa a quem doer ! A mídia,elevou o Morcegão criando pra ele até um Big Brother pra ver se decolava como candidato da oposição. Todas as pesquisas realizadas,mostraram que não decolou.Diante do fato,a mídia já o descartou como mostra esta reportagem !

  3. Rui comentou em 05/03/14 at 19:19

    A Esperança da volta total do autoritarismo militar salta aos olhos no texto do articulista, outra vez ,como no passado a corrupção e o judiciario manipulados e esteriótipados servem de pano de fundo para um novo tipo de ditadura , a da cor AZUL,UM JUÌz que prende dezenas de deliquentes vermelhos ,mesmo contrariando até famosos juristas incolores,prender VERMELHOS ´´e tão bom como matar indios , escravizar negros ,explodir mulcumanos em suas escolas. uma parte dos AZUIS acham certas coisas politicamente corretas. Basta um Juiz dizer ser constitucional . viva a volta.

  4. JOSÉ CARLOS DOS SANTOS comentou em 05/03/14 at 19:19

    comentário petista governista ,inultil,sem crença esem validação juridica,os petista gosta das mamadas e de esconder dinheiro nas cuecas. O Presidente do STF é o nosso orgulho como brasileiros.Se os petista continuar no poder els formaraõ um STF só de pedista, como os senhores Barroso, Teori Zavascki e seu Lewandowski,vigie povo brasileiros.

    • nunes comentou em 05/03/14 at 19:46

      acho que o problema não está só no PT…(se fosse estava bom) e sim em toda a classe politica… se colocasse todos os petistas na cadeia…. ainda sobrava um caminhão de bandidos no congresso e senado….

  5. Paulo comentou em 05/03/14 at 19:18

    Vocês sabem que eram os melhores(ou piores, depende do ponto de vista) caçadores de escravos durante a escravidão? Vocês sabem quem eram os melhores capatazes? Vocês sabem que são os melhores encarregados da construção civil? Pois é, sempre são aqueles que vem exatamente do grupo que lideram. O poder sobe sempre a cabeça…

  6. n/c comentou em 05/03/14 at 19:17

    O quadro é desolador.
    O articulista viaja na maionese.
    Acho que a maior fazenda de plantação e comercialização de bananas, Chiquita Brand, deve se interessar por nossa terra, pois há bananas por todo o lugar!

  7. LIM@ comentou em 05/03/14 at 19:17

    De tudo o que foi dito aqui e da análise do comportamento dos homens públicos (na esfera dos três Poderes), a conclusão que chego é a de que essa “Corja” que mantém o Poder (passa de pai para filho), desde o Descobrimento do Brasil somente será escorraçada através dos movimentos de “força” do Povo nas ruas, e para que isso ocorra sabemos que é necessário consciência, ~e capacidade de não se deixar manipular. Não acredito nos caminhos chamados “legais” (que dependa de interpretação do Direito), pois será interpretado dentro da conveniência daqueles que detém o Poder, pelo menos é isso que o tenho visto até aqui, ou seja, O Direito parece que tenho servido até aqui para tornar o “torto” com aparência de LEGAL!

  8. celso soares comentou em 05/03/14 at 19:14

    Quisera o Brasil ter não um, mais dez ministro
    com a honestidade,seriedade.educação do
    ministro Joaquim Barbosa para mim deveria
    ser o nosso presidente do STF ATÈ ACABAR
    COM A CORRUPÇÃO NO BRASIL.PORQUE DO
    DA MANEIRA QUE O NOSSO BRASIL ESTA SÒ RESTA UMA GRANDE REVOLUÇÃO.

  9. Lamartine Serra comentou em 05/03/14 at 19:13

    Caro articulista. Com a devida vênia e o respeito necessário, permita-me discordar literalmente de vossa posição. Na verdade o que esta em curso é uma ampla articulação como forma de desmoralizar e desqualificar a capacidade técnica do Min. JB.
    Das duas uma, ou, o nobre articulista esta a serviço dos setores que atribuem ao ministro o papel de justiceiro, ou é desconhecimento e má fé.

    Se não vejamos. Quem foi a televisão em cadeia nacional, afirmar que foi apunhalado pelas costas, sobre o Mensalão, não foi o ministro JB. Quem fez a denuncia não foi o ministro, e sim, o senhor Roberto Jeferson.

    Quem investigou, apurou, fez diligencias foram a PF e o MPF, por fim quem ofereceu a denuncia foi o PGR, cuja indicação e recondução foi do executivo. Imaginar que uma casa como o STF, se vence no grito, é no mínimo irresponsável, ou mesmo, descreditar o conhecimento e a capacidade os seus membros, que, ressalvado as exceções possuem credibilidade para o cargo que foram conduzidos. Esta claro em seu artigo, a que interesses defende.

    Ainda que saiba que não a imprensa livre muito menos independente, alguns pelo menos, tentam fazer um jornalismo nesse sentido. Nas entrelinhas de seu artigo está muito claro a sua paixão.

    Pensar que o ministro como relator da AP 470, seria capaz de impor aos demais a sua posição, é leviana. Para que serve então os demais ministros? O que dizer do revisor min. Lewandovisk? O STF é um colegiado caro articulista, logo, atribuir a posição de ditador ao ministro JB, é preconceituosa, racista e de uma deslealdade impar.

    Ainda que possamos não gostar da postura, das posições defendidas pelo min. JB, temos que entender da sua grandiosa importância para a sociedade e valiosa colaboração para uma justiça mais clara, aberta a uma linguagem mais compreensível pelo povo, o que você não gosta, e ficou muito transparente em seu artigo, quando o chama o populista.

    De Lula você não falaria isso, diria que é um homem do povo, humilde etc, não é mesmo?

    Um abraço.

    • IVANDER comentou em 05/03/14 at 19:39

      apoio sua opinião, apesar de ter alguns “intelectuais”, escrevendo bonito, mas fragilmente achando que são donos da verdade e ofendendo, discretamente, a quem deixa sua opinião aqui. Isso é tipico dos petistas. E olhe não voto em partidos, porque partidos não existem e, todos são comandado por “politicos sujos” muitos de S.Paulo, mas que na verdade o Brasil esta nas mãos dos politicos do Norte e Nordeste. Que tal sr jornalista fazer uma materia sobre esse assunto.. Mas felicito pela sua opinião. O jornalista dessa pagina esta sendo muito infeliz no seu conceito jornalistico sobre o Sr Joaquim Barbosa.

  10. Tabaroa comentou em 05/03/14 at 19:12

    A imprensa é em parte culpada pois ” encheu a bola do Ministro” durante o julgamento e o mesmo se achou o próprio Batman ! E agora pensa que está em Gotman City !
    Mas o país é livre e o Ministro pode achar o que quiser…..

    • helio silva comentou em 05/03/14 at 19:32

      o problema central, é que no Brasil não se vive a democracia. quando tivermos o voto representativo, um senador por estado, o direito de colocarmos na rua um politico eleito corrupto, ai só teremos JB.

  11. jorge comentou em 05/03/14 at 19:11

    Parabens..so os inteligentes e criticos da politica.tem essa visao do JB aparecido..Esse senhor é um ditadorzinho..abriu as audiencias para imprensa ja de caso pensado..Como um lunático, sem nocao, desequilibrado, nao aceita quieto a decisao de um colegiado, o qual faz parte? Será que ele acha q so ele sabe tudo? percebe-se que a burguesia..os vagagundos masacarados, estão com ele..

    • Guilherme comentou em 05/03/14 at 19:26

      Só falta você dizer que ministros exemplares são o Toffoli e Levandowisk

    • helio silva comentou em 05/03/14 at 19:34

      e voce acha justo o povo ser roubado pelos corruptos só porque eles participaram de uma eleiçao?

  12. Lucas comentou em 05/03/14 at 19:10

    Infelizmente as pessoas que aqui comentam não parece ter um senso aguçado sobre as disposições constitucionais e do aparato político e econômico sobre as questões do Estado. Julgam que este sr (Barbosa) esteja acima do bem e do mal. Concordo com o colunista sobre suas proposições, no Brasil não temos uma oposição, temos uma mídia que se porta como uma direita, que vive criando “caçadores” (de marajás, de mensaleiros, de …) para poder dar voz aos projetos das elites e de seus interesses. É por isso, que essas figuras aparecem e no final sempre sucumbem. Falta cientificidade nas análises da maioria, o que tornam seus comentários artificiais e sem profundidade, ou seja, vão para onde indicam os meios de comunicação.

    • IVANDER comentou em 05/03/14 at 19:28

      COMO O JORNALISTA QUE, TAMBEM O QUAL DISCORDO DE SUA OPINIÃO , VOCE ACHA QUE A VERDADE ESTA COM VOCE, ATRAVÉS DE UM VOCABULO, BONITO DESCRITO AQUI?? PARA COM ISSO.. O BRASIL ESTA MUDANDO E TEM QUE RESPEITAR O SR JOAQUIM BARBOSA, SIM.

    • Moisés Aguiar Senra comentou em 05/03/14 at 19:53

      Perfeito seu comentário!
      Sendo J. Barbosa resultado desse processo de indicações de Juízes feitas pelo PT junto ao STF, que moral ele tem para levantar suspeição sobre os outros indicados? Estaria sua indicação também sujeita à suspeição? Quem se atreve a responder sem colocá-lo na berlinda?
      Joaquim Barbosa, marionete da imprensa golpista.

  13. Mário comentou em 05/03/14 at 19:10

    É no grito e com a cumplicidade da mídia corporativa, como a própria Folha de SP, que Joaquim Barbosa conseguiu condenar os políticos do PT e se impor. Espero que a sociedade acorde enquanto é cedo e negue voto ao JB para qualquer cargo eletivo, até mesmo de síndico.

    • Guilherme comentou em 05/03/14 at 19:28

      … e continuem votando na corja…..
      Comentários como este mostram claramente que ainda estamos e continuaremos por um bom tempo no 5o mundo!

    • helio silva comentou em 05/03/14 at 19:38

      concordo com voce, na minha opinião ja chegou a hora dos militares intervirem.

      • Mário comentou em 05/03/14 at 19:56

        “A MANIPULAÇÃO DA MÍDIA PODE CAUSAR MAIS DANOS QUE A BOMBA ATÔMICA. E DEIXA CICATRIZES NO CÉREBRO.” (Noam Chomsky).

  14. Luiz Roberto Messias comentou em 05/03/14 at 19:10

    Joaquim Barbosa fez um trabalho inédito no Brasil colocando na cadeia um bando de políticos corruptos e isso tem que ser enaltecido e não criticado.
    Esse jornalista deixa dúvidas quanto a sua conduta, para mim parcial e tendenciosa.
    Como assinante da Folha fico desapontado com a qualidade e ética dos profissionais que trabalham nesse jornal e irei reavaliar se continuarei ou não com a assinatura.

  15. José Carlos Guimarães comentou em 05/03/14 at 19:10

    Por conta da absolvição dos condenados da AP 470, o brasileiro pode vestir luto e desacreditar da palavra justiça: os novos integrantes do STF , nomeados pelo governo petista em leal e incontido agradecimento, alteraram o resultado do julgamento anterior.

    Os absolvidos contaram, de fato, com os mais influentes defensores: além dos próprios advogados, seis ministros do Superior Tribunal de Justiça, a nossa Suprema Corte.
    A partir de hoje, a sigla STF, por justo mérito, deverá ser entendida como Supremo Tribunal Falacioso – guardado o distanciamento de cinco representantes que honraram a pátria e o povo e a justiça.

    Mas o país exige uma explicação: as multas aos mensaleiros, pagas com anônima colaboração petista, ridiculariza não apenas as sentenças, mas a próprio Poder Judiciário, com a estrita colaboração dos seus aliados no STF. O julgamento de hoje só vem confirmar as palavras de um deles, que “no país só vai preso quem é pobre ou muito mal defendido.”

    O Brasil infelizmente ainda é isso, uma estrutura política assentada no vazio capaz de virar de cabeça para baixo um julgamento de corruptos à custa de argumentos levianos e falaciosos.

    • Tabaroa comentou em 05/03/14 at 19:16

      Pelo menos o senhor Jose Carlos deveria saber que o resultado foi 7×4 !
      Deveria se infirmar primeiro antes de começar a falar….

      • Guilherme comentou em 05/03/14 at 19:32

        Você é que deve ter acompanhado outro julgamento. Foi 6×5.
        Votaram por manter a condenação da quadrilha:
        – Fux
        – Celso de Mello
        – Marco Aurélio
        – Gilmar Mendes
        – JB

  16. Senna comentou em 05/03/14 at 19:02

    As razões do articulista contra a pretensa candidatura de Joaquim Barbosa tem sua razão de ser… O discurso que favorece a elite é mesmo reacionário, as vezes contraditório. Certamente que Barbosa só, sem mídia, principalmente, não irá a lugar nenhum…
    Não falemos pelo povo, pelos cidadãos brasileiros que buscam um novo perfil político, o clamor das ruas decidem…

    • Duda comentou em 05/03/14 at 19:09

      Rapaz, santa igenuidade!

      Onde estaria Lula sem os comícios sindicalistas do ABC.
      Ou Dilma sem o apoio de Lula?

      Ou mesmo Collor sem o apoio da Globo?

      Será que gostaria de sugerir um ilustre desconhecido para ocupar a cadeira maior? O seu vizinho estaria bom?

      Que argumento mais tolo.
      Desculpe.

  17. IRAN comentou em 05/03/14 at 19:01

    QUADRILHA – ART.288 CP – ASSOCIAREM-SE TRÊS OU MAIS PESSOAS, PARA O FIM ESPECÍFICO DE COMETER CRIMES. É SÓ ISSO QUE OS SEIS JUÍZES DO STF PRECISARIAM SABER PARA SACRAMENTAR A DECISÃO. OU SERÁ QUE TEM ALGO DE PODRE NO AR DO STF?

    • luiz comentou em 05/03/14 at 19:15

      é preciso mais que isso para ter formação de quadrilha, vai estudar um pouco d edireito penal, que é matéria para quem pensa e não para quem quer impor. o que aconteceu no mensalão foi concurso eventual de pessoas, do art. 29 CP, e não formação de quadrilha- esta é a diferença que muita gente não entende, pois tem o pensamento comum do povo.

      • helio silva comentou em 05/03/14 at 19:44

        eu entendo que meu dinheiro, da minha família e dos meus amigos que trabalham foi roubado. se foi eventual por tres anos ou se hove formação de qaudrilha por tres anos ou se hove formação de partido por tres anos, para mim eles deveriam estar na cadeia sem nenhum outro direito. e eu tenho curso superior e pos graduação.

      • IRAN comentou em 05/03/14 at 19:58

        O ART. 288 DO CP É OBJETIVO, OU VOCÊ ACREDITA QUE FOI UMA EVENTUALIDADE? UMA PERGUNTA VOCÊ FAZ PARTE DA EMPRESA PT S/A?

  18. edison rocha comentou em 05/03/14 at 19:00

    Meu caro Marcelo, está claro que com esse quadro político, desenhado pela CF de 88, o Min. Barbosa, se presidente, não governaria. Ele não se dobraria a triste realidade. Não construiria uma base parlamentar a lhe dar sustentação política usando das ferramentas corruptas que estão a disposição, e que tanto combate. Esse congresso é corrupto até as raízes dos dentes e dos fios de cabelo. O presidente Barbosa seria refém dessa camarilha. Precisamos de uma profunda reforma política e administrativa. Uma nova Constituinte para, quem sabe, nos livramos do Senado da República; reduzirmos pela metade o número de deputados federais; estaduais e vereadores. Uma legislação draconiana contra os corruptos, etc. Se instalarmos um “corruptometro” neste país, veremos que a corrupção ultrapassa os orçamentos de dezenas de ministérios, criados somente para saciar a “fome” dos partidos nanicos. Mas, quem vai colocar o sino no pescoço do gato ?

  19. Ferdinando Montanari comentou em 05/03/14 at 19:00

    Este reporter da Folha é mais um pelego do bando PT> Basta aparecer um cidadão honesto,de boas intenções, culto para que os pelegos fazem politicalhas contra. Neste Páis ser honesto é como disse Rui Barbosa ” O Homem chega a desanimar-se da virtude, A Rir-se da honra a ter vergonha de ser honesto”. Aqui basta ser LADRÃO COM OS DO BANDO PT PARA TER VALOR. O Nobre Joaquim Barbosa tentou quebrar esta caracteristica de só ir para a cadeia pobre e negros. Povão as eleições estão chegando, vamos dar o troco neste Bando PT

    • Ernesto Freire Pichler comentou em 05/03/14 at 19:09

      Dizer que o Barbosão é honesto só pode ser brincadeira. Quadrilheiro tucano.

      • ANTONIO sALLES comentou em 05/03/14 at 19:22

        Nem no nome você é honesto, né ERNESTO!? Vê-se de cara que é mais um petralha que mama nas tetas da nação sem nada dar em troca!!! Seus dias estão contados!!! Dá-lhes Joaquim Barbosa!!!

      • carlos eduardo fernandes comentou em 05/03/14 at 19:34

        e você comu nista? Sua era já foi, so sobrou cuba e coreia do norte, vai pra lá, amigo dos pe tra lhas. isso sim qua dri lha que só aumenta de membros! Quer financiamento publico? Isso o P T já tem afz tempo com o nosso dinheiro!

  20. Nil Sastre comentou em 05/03/14 at 18:59

    O candidato ideal para derrubar Dilma tem que ser um que não tenha rabo preso com sigla partidária nenhuma, pois nenhum desses partidos facções criminosas represantam o povo; a não ser a eles mesmos. Que não tenha nenhuma acusação sobre desvio de dinheiro público, que não faça do Palácio do Governo um balcão de venda de ministérios e cargos, que não faça oposição demagógica pra depois ir jantar em Paris com empresários e empreiteiros. Como bem disse o Marcelo, tem que ser uma pessoa de caráter irrefutável e que expresse aquela impaciência e revolta, presente nas ruas. Voto nele no 1º e no 2º tunos.

  21. Ernesto Freire Pichler comentou em 05/03/14 at 18:57

    Esse barbosão é da quadrilha dos tucanos.

    • helio silva comentou em 05/03/14 at 19:47

      e voce, de qual quadrilha?

  22. Nilson comentou em 05/03/14 at 18:54

    O ministro Joaquim Barbosa é um ser humano com os defeitos que todos têm. Apesar de algumas das suas atitudes ter sido, incompatíveis com o cargo que ocupa, conseguiu notabilidade em razão de vivermos num país sem leis efetivas, desigual e concentrador de renda, onde boa parte da população é sem voz, desinformada, espoliada, enganada e, quando surge alguém que tenta, ainda que por meio diverso, fazer prevalecer os rigores da lei, surge sempre uma esperança nos excluídos. Não concordei com algumas das atitudes do eminente ministro, mas, nem mesmo ele sabe a importância, o impacto de sua postura para aqueles que sonhavam e continuam sonhando com um país bem diferente desse que vivemos. Há uma total inversão de valores, estamos vendidos, sem rumo, afundando. Carnaval hoje, São João amanhã, Copa do Mundo depois. É pão e circo…..

  23. Erik comentou em 05/03/14 at 18:54

    Há muita falta de sintonia entre as aspirações da sociedade brasileira, a imprensa brasileira, os Ministros do Supremo (exceto o Ministro Barbosa) e o políticos. Aparentemente apenas o Ministro Barbosa está ao lado da sociedade. Os demais…O próprio Wikileaks já havia apontado isso. Por exemplo, o encontro do então embaixador dos EUA no Brasil John Danilovich com representantes do grupo RBS, narrado por despacho, em 2005, pelo então consul americano em SP, Dennis Duddy. Não há erros. Sabemos onde pisamos.

  24. Renato Carrer comentou em 05/03/14 at 18:54

    É impressionante como a Honestidade do JB incomoda os neófitos do PT.

    • Ernesto Freire Pichler comentou em 05/03/14 at 19:01

      Joaquim Barbosa é uma fraude.

    • Fernando comentou em 05/03/14 at 19:15

      Assim como a honestidade do Skaf está pondo o geraldo alckimin de cabelo em pé, com a menor possibiliadde de perder SP, reduto tucano!

  25. marcos comentou em 05/03/14 at 18:53

    Joaquim barboza é uma fraude!!!!!

    • pedro j guedes comentou em 05/03/14 at 19:13

      O Ministro Joaquim Barbosa não ganha nada no grito ele ganha com a lei e com a constituição federal e sua competência.

    • dejalma mendonça comentou em 05/03/14 at 20:02

      Ola marcos, se o joaquim barbosa é uma fraude, do que você chama o zé dirceu genoino delubio lula e dilma, são verdadeiros simbolos da “FRAUDE”.

  26. fernando pinto colmenero comentou em 05/03/14 at 18:52

    Análise perfunctória. Argumentos petistas. Matéria parcial. Creio que o conhecimento de história, geral e do Brasil, deveria ser necessário para elaboração de tema tão importante ao povo. Muito mais um mínimo de conhecimento de direito penal e história do direito. Pena. Veículo tão importante na formação de opinião de grande parcela da sociedade e publicando matéria desse calibre. O que me assusta não é a falta de memória da população em geral, mas daqueles que têm a obrigação de não violar a ética da informação. A decisão do STF em grau de recurso é verdadeiro absurdo jurídico e fático. Teriam que ser todos condenados por quadrilha como queria o Ministério Público. O Ministro Joaquim Barbosa só pode emitir sua decisão, mas os magistrados “de pé” é que se sentem em queda livre na defesa do Estado Democrático de Direito e não essa pantomima petista

  27. Otair B Batista comentou em 05/03/14 at 18:52

    Acredito que temos muitos partidos por isso quem for presidente tem q negociar ministerio com os partidos assim eles conseguem manipular o dinheiro liberado para tal ministerio . Creio q deveria ter apenas dois partidos o da Direita e o da Equerda sei que isso fere a democracia mas fazer oque deixar do jeito q esta não pode temos q acabar com as negocitas se não quando aparecer um J.B sera neutralizado pelos politicos. Diga sim a dois partido

    • Ernesto Freire Pichler comentou em 05/03/14 at 19:04

      Otair, sua preocupação é louvável, mas a democracia é mais importante. Para que ela seja efetiva é necessária uma reforma política que elimine o efeito corruptor do poder econômico nas eleições. É necessário o financiamento exclusivamente público de campanhas e estas têm que ter o custo reduzido.

      • helio silva comentou em 05/03/14 at 19:49

        agora voce quer que paguemos ainda para esses sem carater sejam eleitos.

  28. Geraldo comentou em 05/03/14 at 18:51

    É fundamental que tenhamos uma educação de qualidade, assim teremos uma massa crítica capaz de questionar nossa representatividade nos três poderes. Na verdade não a temos, e o pior, são poucos aqueles que questionam isso e quando o fazem são logo taxados de baderneiros. Tudo está organizado para funcionar exatamente como está: sem representatividade, com lentidão, negociatas, corrupção, impunidade. E a grande massa se contenta com o famigerado”bolsa família” achando que está ganhando muito com isso.

  29. Jose carlos r paiva comentou em 05/03/14 at 18:49

    Quadrilha……..procurem no mais pobre dicionário o que significa quadrilha…….pergunte ao mais humilde dos mortais o que significa……será mesmo que a mídia não levará a debate o que o espírito da lei quer dizer com quadrilha e mostrar aos exmos ministros…….será que os demais condenados terão oportunidade de adentrar com os embargos infringentes, ou terão suas petições negadas face a regimento deste pretório…..

  30. claudio sulis comentou em 05/03/14 at 18:48

    O problema e que os Brasileiros se entusiasman muito facilmente….a maioria das pessoas que gritam…Fora Dilma….Barbosa pra presidente…..mal sabem quem è o Ministro Joaquim Barbosa….

    • Nelson Leão comentou em 05/03/14 at 18:56

      E Sabiam quem era a Dilma antes da eleição??
      a diferença é que o Barbosa NÃO vai precisar de muleta, tipo o molusco!!

    • everton comentou em 05/03/14 at 19:07

      E quem é ele??vc o conhece tao bem assim…Vc fala mto

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailcoelhofsp@uol.com.br

Buscar

Busca

Versão impressa

  • Em cartaz
  • Geral
  • Livros
  • Versão impressa
  • Recent posts Marcelo Coelho
  1. 1

    Aviso

  2. 2

    Debate sem fim

  3. 3

    Pequenos profissionais

  4. 4

    O homem da fibra ótica

  5. 5

    Temporada de caça

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 01/06/2006 a 31/01/2012

Sites relacionados

  • Seja avisado dos novos posts deste blog
  • Folha.com
  • UOL
  • BOL
  • O link de todos os links
  • Eurozine
  • Voltaire e seu tempo
  • Fotos maravilhosas
  • Rádio naxos
  • Times Literary Supplement
  • Teatro fantasma
  • Controvérsia
  • Entrelinhas
  • Luiz felipe de alencastro
  • Jean Claude Bernardet
  • Amigo de Montaigne
  • Catatau: cultura, ciência e afins
  • Guindaste: literatura, crianças, desenhos
  • Marco Antônio Araújo: aforismos
  • Sebos on line
  • Comentários, arte e fotos
  • Ciência em Dia
  • Pinakothek
  • The Atlantic
  • Bibliodyssey, gravuras e ilustrações
  • Teatro e libertinagem com Mauricio Paroni
  • Caça-lorotas de internet
  • Curiosidades de todo tipo na internet
  • Livros antigos de arte
  • George orwell: diário
  • Jornais de todo o mundo
  • Videos de arte
  • Guia de pronúncia em todas as línguas
  • Biblioteca universal
  • Blog do favre
  • Milton ribeiro
  • Noemi jaffe
  • Images&visions
  • Partituras clássicas
  • Revistas acadêmicas
  • Blog de música classica
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).