As tentações de Joaquim Barbosa
05/03/14 03:00Começo com uma banalidade. É natural que uma pessoa pobre sonhe em ficar rica. Mais forte, entretanto, é o sonho de enriquecer de novo quando se perde a fortuna possuída.
É mais fácil se contentar com o pouco que sempre se teve do que com o muito que se tinha, e que já não se tem mais.
Acredito que a regra funcione não só em matéria de dinheiro, mas em questões de poder também. Digo isso pensando no caso do ministro Joaquim Barbosa.
O presidente do STF deixou claro, tempos atrás, que não tinha intenção de concorrer a nenhum cargo eletivo; pelo menos, a disputa pela sucessão de Dilma Rousseff não estava no seu horizonte.
Uma coisa, entretanto, é não ter esse tipo de ambições quando tudo lhe parecia sorrir no caso do mensalão. A vitória sobre as teses da defesa estava garantida; a maioria dos réus, a começar de José Dirceu, tinha sido condenada.
Outra coisa é sentir, como Joaquim Barbosa declarou na semana passada, que todo o seu trabalho estava sendo “posto por terra”. Com a presença de Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, não foi apenas na questão da quadrilha que o jogo parece ter virado no STF.
Corretamente ou não, Barbosa pode imaginar que, dada a nova composição dos membros do tribunal, dificilmente os responsáveis pelos próximos escândalos políticos serão punidos com a mesma severidade.
Tendo a acreditar, como dizem alguns inconformados com as decisões da última semana, que no STF de hoje nem mesmo a denúncia do Ministério Público contra os mensaleiros seria aceita.
Derrotado, Joaquim Barbosa está na situação de quem já teve o doce nas mãos e vê, de repente, que tudo não passara de um sonho. Não tem o poder de construir uma nova maioria no STF, e muito menos (embora pareça acreditar nisso) a capacidade de impor no grito suas próprias opiniões.
Ponho-me no lugar de Joaquim Barbosa. Como não acalentar a ideia de, um belo dia, nomear sozinho os futuros membros do STF? Vingar-se de Barroso, Teori e Lewandowski a partir de um lugar com muito maior poder de fogo?
A conjuntura eleitoral parece favorável a esse tipo de pretensão. Todo o clamor das manifestações de junho, contraditório como era, desapareceu sem ter sido atendido.
Eduardo Campos e Aécio Neves podem ser tão oposicionistas quanto desejem, mas não expressam aquele tipo de impaciência, de revolta, presente nas ruas. Mesmo porque, qualquer o partido a que se pertença, sempre há mensalões parecidos no fundo de alguma gaveta.
Isso é um movimento de direita ou de esquerda? Perguntava-se isso a propósito das manifestações. Havia as duas coisas. Também as duas coisas estão presentes, provavelmente, no ímpeto de Barbosa.
Violento contra o PT, ele não é menos antipático com relação aos erros ou hábitos da “mídia burguesa”. Quer figurões petistas na cadeia, não porque sejam ou tenham sido de esquerda, mas porque se recusa a aceitar que na cadeia só fiquem os pobres, os pardos, os negros.
Está desvinculado dos partidos. Parece disposto a condenar tucanos e petistas com a mesma fúria dos muitos manifestantes que rejeitavam Feliciano, Dirceu, Alckmin e Haddad num único, amplo e vago movimento.
Falta-lhe tempo na televisão (mas como ele teve tempo ao longo deste julgamento!); falta-lhe um partido de tamanho conveniente (mas é por ter achado um que Marina Silva esvaziou-se de seu potencial expressivo); falta-lhe capacidade de negociação política (mas é disso que tanta gente está cansada).
André Singer apontou, em sua coluna de sábado passado, o potencial de Joaquim Barbosa como candidato capaz de levar a sucessão de Dilma Rousseff ao segundo turno. É fato que as pesquisas, mesmo quando incluem o nome do ministro, garantem boa vantagem para a atual presidente, especialmente nas menores faixas de renda.
Mas é possível repetir-se aquele conhecido fenômeno que abala a política brasileira, a cada duas ou três décadas: primeiro Jânio Quadros, depois Collor de Mello, representaram a impaciência com os partidos e com a corrupção. O destino administrativo, político e pessoal desses personagens não foi, como se sabe, coerente com seu sucesso eleitoral.
Inflexível, autoritário, popular, emocional, Barbosa não é um demagogo nem um charlatão; suas diferenças com os dois antecessores são inegáveis. Não é impossível, entretanto, que a função —ou o drama— que ambos protagonizaram venha a repetir-se com seu nome.
Apenas para corrigí-lo, não foi derrotado somente o Joaquim Barbosa, mas sim todo o Brasil e os verdadeiros cidadãos brasileiros. Vou resumir: durante os governos populistas de Lula e Dilma, o Estado Brasileiro (todo o governo, órgãos públicos, autarquias, empresas mistas etc) foi vergonhosamente aparelhado, como nunca antes na história. E, pelo andar da sem-vergonhice, estamos nos avenezuelando, assim, na cara de pau. Podem escrever isso. Muitos que os apoiam irão se decepcionar, outros serão perseguidos, como os que não se alinharem. “Isso é só o começo.” Perderemos – mais uma vez – o bonde da história. Infelizmente.
Joaquim Barbosa é um homem inteligente.Ele afirma que não tem pretensão à sucessão de Dilma Rousseff,porque sabe que não tem espaço político para tal,a não ser nos partidos nanicos,o que não seria interessante para ele.Os principais partidos já têm seus candidatos definidos e nenhum deles estaria disposto a ceder lugar a um candidato sem experiência política significativa,que apenas alcançou notoriedade,face a um julgamento político polêmico e controvertido que tinha como objetivo confirmar uma condenação já antecipada.O resto são utopias e fantasias de mentes desejosas de criar factóides.
Está n cara! Quem se posiciona contra Joaquim Barbosa é do PT (mensaleiros corruptos), Psol, PR, esses partidinhos nanicos vendilhões de emendas e cargos. Não querem homens com H grande, quanto mais corruptos maior é o interesse desses petralhas. Outubro vem aí, S.O.B.
Acho que a justiça e não a “violência” do Ministro Joaquim Barbosa foi contra os corruptos, o Brasil não pode continuar tolerante aos corruptos inflexíveis, autoritários, populares e sem emoção, acho que este ministro tomou a iniciativa.
Eu ja fiz promessa pra que o nosso presidente JB venha a ser candidato a presidente deste pais tão rico que estes larapos quebraram nos ultimos 10 anos.caso não venha ser que as forças armadas tomem conta so assim cumpria-se lei.
o babaca do jornalista PETISTA , nao tem coragem de rebater nenhum leitor ,
APARECE COVARDE
——————————
Ética, honestidade, firmeza, dizer a verdade, comprometimento, agora virou sinonimo de inflexibilidade e autoritarismo.
Senhor jornalista é necessário um pouco mais de lucidez.
É acreditar em papai noel. Seria por demais interessante e porque não dizer, uma luz no fim do túnel. Por acaso não estão vendo que existem mais de dezoito milhões de bolsa VOTO não? Faça as contas com pelo menos dois beneficiários votando nesses ladrões oficiais que aí estão e veja qual a diferença no final. Isso mesmo! É sempre essa margem que elege esses FDP. Tem jeito não. Estou com medo que somente tenha que ser na força outra vez, para recolocar esse País nos eixos.
Achava que o STF era o último guardião da justiça, porém ao descaracterizar Zé Dirceu e Cia Ltda. da condição de quadrilheiros, essa instância de julgamento não merece mais crédito. Imposições políticas condicional o julgamento, curvam-se, adotam posição de submissão às pressões do poder central. É a desmoralização total! Só sobra Deus para proteger os brasileiros.
Sr. Marcelo, Efetivamente, há tempos, muitos anos, que não lia tamanha estupidez. Você é um idiota a serviço do PT. Lamentável que a Folha o mantenha, uma mácula no jornal. Você não sabe nada. Cresça e apareça ! Defensor dos corruptos, moleque !!!
Se os dois últimos juízes nomeados pelo pt, já tinham acertado com lula que somaria com toffofoli e levanwisque, para livrar Dirceu e sua gang da cadeia e o fizeram… Quem deve reagir é o povo brasileiro e não Joaquim Barbosa… Em tempo: êta jornalistazinho fraco… Nem eu que sou analfa, dou uma noticia com tanta tendência!
O medo de perder a mamata de receber bolsa isso, vale aquilo, etc e tal, para votar e manter os corruptos que hoje estão no poder, e ter que viver do próprio trabalho apavora muitos por aí…
O imbecil que ecreveu esse artigo deve ser petista.
Parabenizo o autor dessa matéria, o jornalista Marcelo Coelho, por ter sintetizado em poucas palavras o sentimento e o desejo de muitos brasileiros que querem o bem e o progresso do nosso país. Ministro Joaquim Barbosa, por favor coloque sua candidatura à Presidência da República nesta próxima eleição. Ainda há tempo para recolocar o Brasil nos trilhos…
Não vi, Sr. Marcelo Coelho, nenhuma colocação tendenciosa; apenas editorial, baseado em suas observações sobre o momento político nacional. Melhor que criticar, seus registros servem para nossa reflexão. Sem partidarismo, com isenção, buscando elementos para usarmos nosso grande trunfo, que é o voto.
Já de alguns comentários até aqui, percebe-se o quanto são laranjas PETRALHAS, este e outros jornalistas(SINGER- irmãos e pai). Querer que suas linhas sejam verdades, é muito para meu entendimento. A Folha já foi melhor, ainda vou abandoná-la, com tristeza pois, já se vão mais de 25 anos como assinante.
Na verdade o Brasil está precisando de Homens com H +. O que vimos ai é um fraco expondo suas asneiras.
Se neste país existisse 10 Joaquim Barbosa já estaríamos sendo comparado a um Japão, onde as pessoas sentem orgulho de dizer que são honestas. Os pilantras sentem vergonha e se suicidam.
Não acompanho o dia a dia do ministro nem posso sugerir suas ações futuras, agora sugerir que o brasil melhore a força, fazendo com que um ótimo ministro tome o cargo de presidente quase que por golpe é muito complicado. Se a solução do brasil é essa, ja nos perdemos. Acredito que cada um usando seu “dom” e empenho naquilo que realmente se propôs a fazer fará grande diferença no fim. Até lá a perceverança é a nossa grande aliada.
Hahaha é engraçado como a mídia quer que tudo seja resolvido de forma plácida e pomposa, mas já não tentamos isso desde o começo? Se chama burocracia! O grito que Joaquim esta dando no STF é o meu e o de muitos brasileiros indignados com essa situação. Gritando ou não, ele é o único que se levantou contra essa corja de ladrões.
A conclusão correta deste blablabla
“A LEI NO BRASIL É FORTE CONTRA OS FRACOS”
Não sei o porquê de tanta festa, afinal de contas a intensão do PT é a de desmoralizar o Ministro Joaquim Barbosa, conseguiram com isso também a fazer o STF uma casa de desordem, embutiram ali a sujeira e a bagunça que acompanha o partido
BY THE WAY, ponha-se mesmo no lugar do Joaquim Barbosa por uns minutos apenas… e tente compreender valores como ética e respeito aos direitos e deveres constitucionais e o significado do vocábulo JUSTIÇA.
Membro do Conselho Editorial da Folha? Que vergonha!!!
Se voces querem saber quem é lula e o
pt, leiam o livro do Romeu Tuma JR. Ali ele
relata as reais intenções destas duas fi-
guras juridicas.O nome do livro é “Assassinato de Reputações”. Tomara que o povo dê um não rotundo ao PT nas eleições
de 2014. Fora camarilha, viva JOAQUIM BARBOSA.
Parabéns NATAL DE SOUZA RAMOS.
Muito oportuno o seu comentário.
Como pode, um governo que fez tudo que você disse, pedir aos integrantes do G7 apoio para obter uma vaga no Conselho Permanente da ONU, quando ela se declara ser amiga, ou a melhor amiga, dos piores inimigos dos integrantes do mesmo G7.
que jornalista fraco este. deve estar a serviço da petralhada.
Joaquim é um incompetente politicamente. Falta-lhe diálogo, falta-lhe serenidade, falta-lhe aceitar o contraditório, falta-lhe civilidade. Seria um desastre um Joaquim ocupar um cargo político. Nem sei se Joaquim pode ser juiz. Criar penas para condenar, não é papel de um juiz, está mais para a ditadura do que para a democracia.
O Sr. Joaquim é incompetente e os condenados são o que?
Mocinhos, honestos? Seu idiota.
MEU AMIGO! QUALQUER BARBOSA É MUITO MELHOR DO QUE AÍ ESTÁ………..QUE VENHA ELE……….
outro babaca====> você
Nunca li tanta patacoada em um só texto…que texto cheio de preconceito e INVEJA
Pior cego é o que não quer!
Quanto tu levou pra escrever essas asneiras.
Infelizmente, senhores, vimos o fim de um filme diferente dos que gostamos de assistir, isto é o bem vencendo o mau ! Neste filme, que o “mocinho” foi o Ministro JB, o vencedor foi o bandido !! Bandidos travestidos de políticos corruptos, ladrões, capazes de vender a própria mãe por algumas moedas … ! Ministro, para nós brasileiros você foi e sempre será o vencedor, mas infelizmente os bandidos são muitos … pobre Brasil !!!!
Passei a minha infância ouvindo meu pai dizer que a solução era o PT, votei as ultimas 04 eleições gerais no PT e municipais tb. Não resolveram educação, mas nem começaram; obras de infraestrutura andaram a passos de tartaruga, a transposição do rio são francisco, que seria um marco para entrar na historia deste pais tb não andou, ai eu lhe pergunto amigo; com tanta corrupção comprovada, com os desmandos de recursos dentro e fora do pais( porto de cuba) e a latente situação de quebra da petrobras, tirem suas conclusões e enxerguem pelo amor de Deus a realidade!!!
PARECE QUE ALGUNS ANARFAS ESTAVAM DENTRO DE UMA CAVERNA DORMINDO DESDE 2002 QUANDO LULA TIROU O BRASIL DO OSTRACISMO E O COLOCOU NA VITRINE MUNDIAL COM AJUDA CLARO DA CONJUNTURA MUNDIAL MAS TAMBEM MESMO COM A MAIOR CRISE EM 2008 SOUBE SUPORTAR DE TAL FORMA QUE HOJE AINDA ESTAMOS CRESCENDO ENQUANTO GIGANTES COMO UNIÃO EUROPEIA VACILAM.
provavelmente vc recebe bolsa familia..
Terceiro maior PIB do mundo em 2013, menor nível de desemprego da história, todos com uma vida melhor…..isso desde 2002 claro, uma hora a farsa da imprensa golpista termina, a perna curta da mentira da acabando…..PSDB NUNCA MAIS!!!!!
graças a deus, que existe ainda gente como vc. deveria expor mais suas opniões, sereno civilizado e realista, meus parabens.
MARCELO COELHO, VOÇE DEVE ESTAR A SERVIÇO DOS PETRALHAS !!! NUNCA IMAGINEI LER TANTA ASNEIRAS, DE UMA PESSOA QUE SE DIZ JORNALISTA !! LAVA SUA BÔCA AO FALAR DE UMA PESSOA COMO O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA !!