As tentações de Joaquim Barbosa
05/03/14 03:00Começo com uma banalidade. É natural que uma pessoa pobre sonhe em ficar rica. Mais forte, entretanto, é o sonho de enriquecer de novo quando se perde a fortuna possuída.
É mais fácil se contentar com o pouco que sempre se teve do que com o muito que se tinha, e que já não se tem mais.
Acredito que a regra funcione não só em matéria de dinheiro, mas em questões de poder também. Digo isso pensando no caso do ministro Joaquim Barbosa.
O presidente do STF deixou claro, tempos atrás, que não tinha intenção de concorrer a nenhum cargo eletivo; pelo menos, a disputa pela sucessão de Dilma Rousseff não estava no seu horizonte.
Uma coisa, entretanto, é não ter esse tipo de ambições quando tudo lhe parecia sorrir no caso do mensalão. A vitória sobre as teses da defesa estava garantida; a maioria dos réus, a começar de José Dirceu, tinha sido condenada.
Outra coisa é sentir, como Joaquim Barbosa declarou na semana passada, que todo o seu trabalho estava sendo “posto por terra”. Com a presença de Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, não foi apenas na questão da quadrilha que o jogo parece ter virado no STF.
Corretamente ou não, Barbosa pode imaginar que, dada a nova composição dos membros do tribunal, dificilmente os responsáveis pelos próximos escândalos políticos serão punidos com a mesma severidade.
Tendo a acreditar, como dizem alguns inconformados com as decisões da última semana, que no STF de hoje nem mesmo a denúncia do Ministério Público contra os mensaleiros seria aceita.
Derrotado, Joaquim Barbosa está na situação de quem já teve o doce nas mãos e vê, de repente, que tudo não passara de um sonho. Não tem o poder de construir uma nova maioria no STF, e muito menos (embora pareça acreditar nisso) a capacidade de impor no grito suas próprias opiniões.
Ponho-me no lugar de Joaquim Barbosa. Como não acalentar a ideia de, um belo dia, nomear sozinho os futuros membros do STF? Vingar-se de Barroso, Teori e Lewandowski a partir de um lugar com muito maior poder de fogo?
A conjuntura eleitoral parece favorável a esse tipo de pretensão. Todo o clamor das manifestações de junho, contraditório como era, desapareceu sem ter sido atendido.
Eduardo Campos e Aécio Neves podem ser tão oposicionistas quanto desejem, mas não expressam aquele tipo de impaciência, de revolta, presente nas ruas. Mesmo porque, qualquer o partido a que se pertença, sempre há mensalões parecidos no fundo de alguma gaveta.
Isso é um movimento de direita ou de esquerda? Perguntava-se isso a propósito das manifestações. Havia as duas coisas. Também as duas coisas estão presentes, provavelmente, no ímpeto de Barbosa.
Violento contra o PT, ele não é menos antipático com relação aos erros ou hábitos da “mídia burguesa”. Quer figurões petistas na cadeia, não porque sejam ou tenham sido de esquerda, mas porque se recusa a aceitar que na cadeia só fiquem os pobres, os pardos, os negros.
Está desvinculado dos partidos. Parece disposto a condenar tucanos e petistas com a mesma fúria dos muitos manifestantes que rejeitavam Feliciano, Dirceu, Alckmin e Haddad num único, amplo e vago movimento.
Falta-lhe tempo na televisão (mas como ele teve tempo ao longo deste julgamento!); falta-lhe um partido de tamanho conveniente (mas é por ter achado um que Marina Silva esvaziou-se de seu potencial expressivo); falta-lhe capacidade de negociação política (mas é disso que tanta gente está cansada).
André Singer apontou, em sua coluna de sábado passado, o potencial de Joaquim Barbosa como candidato capaz de levar a sucessão de Dilma Rousseff ao segundo turno. É fato que as pesquisas, mesmo quando incluem o nome do ministro, garantem boa vantagem para a atual presidente, especialmente nas menores faixas de renda.
Mas é possível repetir-se aquele conhecido fenômeno que abala a política brasileira, a cada duas ou três décadas: primeiro Jânio Quadros, depois Collor de Mello, representaram a impaciência com os partidos e com a corrupção. O destino administrativo, político e pessoal desses personagens não foi, como se sabe, coerente com seu sucesso eleitoral.
Inflexível, autoritário, popular, emocional, Barbosa não é um demagogo nem um charlatão; suas diferenças com os dois antecessores são inegáveis. Não é impossível, entretanto, que a função —ou o drama— que ambos protagonizaram venha a repetir-se com seu nome.
e claro que ele Joaquim esta a serviço das elites que nunca aceitaram o pt no comando a perseguição ficou explicita não houve critérios e sim um linchamento ao acusados. um verdadeiro carnaval da mídia,cade os mensaleiros do DEM, os do PSDB
Sou fã de Joaquim Barbosa e até gostaria de conhecê-lo pessoalmente, e gostaria que no Brasil tivesse muitos iguais a ele e com o mesmo interesse de moralizar e prender os corruptos, mas aqui se vendem por nada e esquece que existe uma vida uma Família uma carreira e até mesmo um compromisso com os que acreditaram dando os votos para que eles ajudassem a melhorar o País para todos e não somente para alguns. Eles se esquecem de que outras oportunidades para estarem onde estão hoje pode acabar, eleições acontece a cada 4 anos e se tivermos a sorte de ter o Sr. Joaquim Barbosa para nos ajudar quem sabe poderemos vencer essa luta.
O Sr. Ministro NÃO TEM PREPARO emocional, não convive com divergências, não aceita opinião contrária à sua; também já brigou com Gilmar Mendes, M. Aurélio, Ricardo, Barroso, DEMONSTRANDO um recalque e rancor que não condiz com o cargo que exerce… Ainda bem q em novembro ele passará a ter só um VOTO, (o dele), pois insiste que todos votem com ele. QUEM É DITADOR!…
Sou absolutamente a favor dos atos do corajoso, destemido, firme e honesto Sr Joaquim Barbosa. Muito provável, os contrários a este senhor pertencem a uma sociedade hipócrita, sociedade esta que é responsável por um país falido moralmente, que prefere atenuar o maior escândalo politico no Brasil que é o Mensalão. Pobre Brasil, pobre Folha de São Paulo por ter um colunista (Marcelo Coelho) de opinião tendenciosa , dúbia e extremamente questionável. A Folha de São Paulo ( que no passado tinha posições bem mais firmes e críticas, especialmente em relação a TV Globo) hoje parece ter perdido de vez a compostura…
Apoio integralmente sua opinião…
meu povo,tudo está como nunca deixou de ser; tonto é quem pensar que uma simples decisão do STF,vai mudar o curso deste país.Acorda meu povo.
Tomara que JB se candidate a presidente e vença. Vale a pena arriscar votando nele; é uma chance de tirar a corja petista do poder.
É frustrante quando nos defrontamos com situações institucionais no caso os três poderes, que desmerecem a confiança do povo brasileiro. Os partidos totalmente desavergonhados, acobertam e defendem com unhas e dentes as inúmeras quadrilhas saqueadoras do dinheiro público e o Zé Povinho fica se mordendo, mas, na hora do vamos ver se acovardam e votam nos mesmos pinguços. Espero que em OUTUBRO/2014 se descarte a petralhada pelo menos para não chegarmos ao que chegou a Venezuela e se a candidatura do Senhor Ministro JOAQUIM BARBOSA se concretizar, com certeza será bem vinda.
MARCELO COELHO, GOSTEI DESSA SUA ANÁLISE, BEM MAIS DO QUE VOCÊ DISSE NO ENTRE ASPAS. TEM RAZÃO, O MINISTRO JOAQAUIM BARBOSA TRARIA O NOVO E, QUEM SABE, UMA NOVA FORMA, NÃO DISSIMULADA, DE FAZER POLÍTICA. O PASSADO DELE REVELA CARÁTER E TENACIDADE. SE SE CANDIDATAR, TERÁ O MEU VOTO
Acredito piamente que se o ministro Joaquim Barbosa sair candidato a presidente nas eleições deste ano, com toda certeza o PT perde o governo, pois representará o novo, a mudança que o povo pediu nas manifestações das ruas.
Infelizmente esse ministro que foi o que representa a verdade vai passar pq, esse lixo desse paisinho que nasci é um pais de ladro~es e eu não tenho medo.
Nesse país não existe justiça só impunidade, até mesmo com a própria justiça…!!!
Acredito piamente que se o ministro Joaquim Barbosa sair candidato a presidente nas eleições deste ano, com toda certeza o PT perde o governo, pois representará o novo, a mudança que o povo pediram nas manifestações das ruas.
…tudo passa. O poder passa, a soberba passa, a arrogância passa…È Bíblico: “Nada é eterno”…O Doutor Min. Ricardo está na fila..
E você tá doidinho pro Levando vski entrar pra te livrar da cana.
Há muitos sentimentos velados por traz de tudo isso, que são inerentes ao ser humano. As leis, entretanto, estão aí para
obrigar o norteamento das interpretações dos aplicadores, tornando cada um com a possibilidade de erros e acertos, daí os re-
cursos, não os obrigando a intendimentos
iguais e dirigidos
Sempre culpam a imprensa golpista,que apoiou a ditadura e apoiam os que estão ao lado da ética e contra os corruptos. Que moral tem o PT de dizer alguma coisa, se estão acabando com as melhores empresas brasileiras. Petrobras, B.Brasil, Caixa,BNDES, e outras mais,colocando a mão no dinheiro do contribuinte.
Sr. jornalista, quem perdeu não foi o Ministro Barbosa e, sim foi o Brasil.
PRECISAMOS NOS UNIRMOS PARA QUE OS MINISTROS DO STF NÃO SEJAM MAIS INDICADOS POR POLÍTICOS,E, SIM, PROMOVIDOS POR MERECIMENTO E QUE SEJAM JUIZES DE CARREIRA.
..ah, ah, sonhando, sonhando!…
Realmente o correto seria uma outra forma de escolha dos ministros, que não fosse política, mas acho que se fosse por outro método o ministro Barbosa e outros lá não estariam. Porque o Sr. Barbosa era um desconhecido do mundo jurídico, foi escolhido politicamente e depois no cargo tornou-se conhecido por seu temperamento que agrada ao povo.
OS MINISTROS DO STF AMIGOS DOS PETRALHAS, MUDARAM O CÓDIGO PENAL, FORMAÇÃO DE QUADRILHA PARA ELES AGORA É UMA REUNIÃO ENTRE AMIGOS PARA ROUBAR O ERÁRIO PÚBLICO
Se as indicações dos juízes são suspeitas, vamos tirar todos de lá, incluindo o Joaquim Baarboooosa que também foi indicação de Lula/Dilma!!!
Moises, se queremos ter um Judiciário independente os ministros não podem ser nomeados pela Executivo. Devem ser concursados para o cargo, e não indicados pelo Presidente da Republica.
não foi só o Joaquim o indicado pelo PT que, mesmo assim, votou contra o PT. Agora, o PT aposta as fichas na mudança de composição para mudar veredito. É um achincalhe público e notório. Ser eleitor do PT hoje é ser um completo energúmeno idiota.
O STF tem que mudar e com urgência. Como é que um Poder pode ser independente se os seus membros são indicados pelo Presidente e ex-presidentes e ainda com o aval do Congresso? Parece mais piada do que coisa séria. É o Brasil que “dorme em berço esplêndido…”. Chega de prosa!
Vá estudar como são feitas as nomeações antes de falar o que não sabe.
Se as indicações dos juízes são suspeitas, então vamos tirar todos de lá, incluindo o Joaquim Baarboooosa que também foi indicação de Lula/Dilma!!!
fora os bandidos do p t estão criando uma nasão de vagabundos e nois pagamos a conta fiquen espertos voces qe apoiam o pt nen caza ten para morar viven en comunidade ok fora os vagal da nacão
Você (sem noção) que apoia o J.B., me responda se for capaz? Por que entre os juízes (desonesto) indicados por Lula/Dilma o único honesto seria Joaquim Barbosa?
O Brasil só vai mudar quando as pessoas forem punidas.
Uma constituição federal que não serve para nada.
Um monte de sanguessuga no poder, tenho vergonha se ser Brasileiro.
Sr. Joaquim antes de ser fritado, manda o Genoino pra cadeia, lugar de onde nunca deveria ter saido.
Joaquim esta sendo fritado, pelos PeTistas do STF, e seus capangas de carteirinha.
Acho que o povo tem q começar a tocar fogo na casa desses safados do STF, STF cambada de vendidos.
Acorda Brasil
..Esse indivíduo já passou dos 1000 comentários, já pode ir ao seu superior da Folha e falar com glórias do seu blog….mas vamos lá!! Vocês sabem a diferença entre JB e MC?? O JB tem o saco roxo (Democrata) e o MC saco vermelho (Socialista)….
Sendo J. Barbosa resultado desse processo de indicações de Juízes feitas por Lula e Dilma, junto ao STF, que moral este justiceiro tem para levantar suspeição sobre os outros colegas que também foram indicados pelo PT? Estaria a indicação de Joaquim Barbosa também sujeita à suspeição?
Joaquim Barbosa é sim uma marionete da imprensa golpista.
Na sanha de tirar o PT do poder a qualquer preço, a imprensa que apoiou o GOLPE de 1964, escondendo ou amenizando os malfeitos do J. Barbosa. Ele esta desvairado com os holofotes que lhes são dados pela mídia golpista e que o destino lhe reservou, ele ofende, acusa, distorce todo e qualquer posicionamento diferente ao dele.
Como justificar a compra que ele fez do apartamento em Miami através de uma empresa offshore com endereço em seu apartamento funcional? Mesmo que sendo legal é imoral, pois se beneficiou de brechas na lei, já pensou se alguém do PT tivesse comprado utilizando este mesmo mecanismo, no outro dia seria manchete?
Como justificar suas acusações ao comportamento dos advogados? Para quem não se lembra, ele afirmou que eles, os advogados, são preguiçosos, que acordam tarde.
Como justificar o total desrespeito aos seus pares de STF? Uma coisa é defender seus pontos de vista e sua interpretação das relações entre as leis e as acusações do Ministério Público, e das partes interessadas nos processos judiciais. Outra é cassar a palavra, desqualificar os argumentos que lhe incomodam aos berros ou insinuações?
Como justificar o STF pagar diárias de Joaquim Barbosa na Europa durante as férias, recebendo 11 diárias, no valor total de R$ 14.142,60, para proferir duas palestras, em Paris e Londres?
Como justificar pagar jornalistas da imprensa grande em viagens oficiais para fazerem serviço de assessoria de imprensa?
Como justificar que a pessoa indicada por ele para secretariar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) more nos Estados Unidos?
Como justificar mandar prender réus com o processo criminal ainda em andamento e lhe imputar regimes de cumprimento de pena diferentes da decisão do STF, de acordo com o que já foi julgado?
Como justificar a divisão do processo penal (ou aqui) apenas para fabricar um reality show na tevê?
Como justificar a não divulgação do inquérito 2474, pelo menos a seus pares do STF, que mostra bem que não houve recursos públicos na Ação Penal 470 e muito menos que esses foram desviados? E ai como poderá ele justificar?
Concordo com as suas questões. A serem respondidas…
Agora, a questão principal é sobre as indicações do Lula e da Dilma:
– Se as indicações deles dois são suspeitas, vamos tirar todos de lá, incluindo o Joaquim Baarboooosa e o Luiz “Fucs”!!!
Vai vendo… Agora vai ter um bocado de “gente boa” sem argumentos!!
Marco antonio soares, Você simplismente é alguem que ta comendo do mensalão, para falar tamanha falta de caracter, comparo você com o bandido do Lewandowski, que merecia ta no xadrez.
Moises tambem ta comendo do mensalão com a coeca cheia, para falar tamanha falta de caracter, comparo você com o bandido do Lewandowski, que merecia ta no xadrez.
Adoro como os esquerdistas usam as palavras… Ridícula sua opinião. Um partido que lutou tanto pela ética jamais poderia ter sujado as mãos! Votei até o Lula ganhar a eleição, depois a decepção foi tão grande que hoje tenho nojo de ver aquela estrela.
Se temos alguma coisa que podemos acreditar nesse Pais, chama-se Joaquim Barbosa, Presidente do Supremo, graças a ele os criminosos estão na cadeia, até que os ministros petistas os soltem. Tenho vergonha desses maus políticos e incompetentes ministros. Pelo seu comentário deve ser petista também.
Caro Sr. Moisés.
com todo o respeito ao vosso comentário, e visto que é um grande entendedor, faço-lhe uma pergunta:
Porque somente agora, vem com todos estes argumentos para difamar o Sr. ministro Joaquim Barbosa? Ainda que todos seja verdadeiros, não acha um pouco oportunista e tipo ” pau mandado ” .Ou o Sr. acha que oque o Sr. José Dirceu, Genuíno e Cia. fizeram não caracteriza com sendo papel de quadrilha ?
Show de bola o seu comentário, Moisés. De repente o Brasil começou e apodreceu com o PT no poder, então eis que surge o mais novo paladino da justiça, o mais novo caçador de marajás ou, se preferirem, a mais nova “vassourinha”. Cada um com o seu tipo peculiar, um moralista, outro vigoroso e bonitinho e agora o feioso, mas revoltado, indignado como o povo que não tem voz e agora tem alguém para representá-lo naquilo que ele não sabe o que é, mas que ouviu dizer que foi o maior ato de corrupção da história. Isso, formou-se o circo (perdoe-me o circo pois é cultura), vamos mudar para reality show que é imbecilizante tanto quanto tentam fazer com que acreditemos ser e, as vezes, acabamos tendo certeza que somos.
Mais uma vez, parabéns por sua colocação, Moisés.
Complementando meu comentário anterior, quando disse dois beneficiários; estava me referindo a quem recebe e quem está do lado dessa pessoa e que não quer quer perder essa tetinha do governo. Isso sem querer considerar pai, mãe, e irmãos. Gente, enquanto existir essa tal bolsa prostituição, o Brasil será dos PTralhas
Pra mim, politicamente falando, tanto em termos gerais, como eleitorais, ele é o “Sassá Mutema” da vez, agora que a Marina passou…
Ele devia ficar lá no STF, mesmo com seus maus modos, pois serviria como um tipo de “consciência”, mesmo cooptado por certos campos da direita nacional…
A ala Petista começou a descarregar sua sanha desmoralizante sobre J.Barbosa. Ele é Presidente do STF. Por acaso ele poderia destituir o Presidente e fechar o Senado com o apoio das forças armadas!
Acabar de uma vez com essa corrupção. Viram o caso da Petrobrás e a empreiteira Odebrech cujo homem propaganda é o LULA!
Complementando meu comentário anterior, quando disse dois beneficiários estava me referindo a quem recebe e quem está do lado dela e que não quer quer perder essa tetinha do governo. Isso sem querer considerar pai, mãe, e irmãos. Gente, enquanto existir essa tal bolsa prostituição, o Brasil será dos PTralhas