Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Marcelo Coelho

Cultura e crítica

Perfil Marcelo Coelho é membro do Conselho Editorial da Folha

Perfil completo

As tentações de Joaquim Barbosa

Por Folha
05/03/14 03:00

Começo com uma banalidade. É natural que uma pessoa pobre sonhe em ficar rica. Mais forte, entretanto, é o sonho de enriquecer de novo quando se perde a fortuna possuída.

É mais fácil se contentar com o pouco que sempre se teve do que com o muito que se tinha, e que já não se tem mais.

Acredito que a regra funcione não só em matéria de dinheiro, mas em questões de poder também. Digo isso pensando no caso do ministro Joaquim Barbosa.

O presidente do STF deixou claro, tempos atrás, que não tinha intenção de concorrer a nenhum cargo eletivo; pelo menos, a disputa pela sucessão de Dilma Rousseff não estava no seu horizonte.

Uma coisa, entretanto, é não ter esse tipo de ambições quando tudo lhe parecia sorrir no caso do mensalão. A vitória sobre as teses da defesa estava garantida; a maioria dos réus, a começar de José Dirceu, tinha sido condenada.

Outra coisa é sentir, como Joaquim Barbosa declarou na semana passada, que todo o seu trabalho estava sendo “posto por terra”. Com a presença de Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, não foi apenas na questão da quadrilha que o jogo parece ter virado no STF.

Corretamente ou não, Barbosa pode imaginar que, dada a nova composição dos membros do tribunal, dificilmente os responsáveis pelos próximos escândalos políticos serão punidos com a mesma severidade.

Tendo a acreditar, como dizem alguns inconformados com as decisões da última semana, que no STF de hoje nem mesmo a denúncia do Ministério Público contra os mensaleiros seria aceita.

Derrotado, Joaquim Barbosa está na situação de quem já teve o doce nas mãos e vê, de repente, que tudo não passara de um sonho. Não tem o poder de construir uma nova maioria no STF, e muito menos (embora pareça acreditar nisso) a capacidade de impor no grito suas próprias opiniões.

Ponho-me no lugar de Joaquim Barbosa. Como não acalentar a ideia de, um belo dia, nomear sozinho os futuros membros do STF? Vingar-se de Barroso, Teori e Lewandowski a partir de um lugar com muito maior poder de fogo?

A conjuntura eleitoral parece favorável a esse tipo de pretensão. Todo o clamor das manifestações de junho, contraditório como era, desapareceu sem ter sido atendido.

Eduardo Campos e Aécio Neves podem ser tão oposicionistas quanto desejem, mas não expressam aquele tipo de impaciência, de revolta, presente nas ruas. Mesmo porque, qualquer o partido a que se pertença, sempre há mensalões parecidos no fundo de alguma gaveta.

Isso é um movimento de direita ou de esquerda? Perguntava-se isso a propósito das manifestações. Havia as duas coisas. Também as duas coisas estão presentes, provavelmente, no ímpeto de Barbosa.

Violento contra o PT, ele não é menos antipático com relação aos erros ou hábitos da “mídia burguesa”. Quer figurões petistas na cadeia, não porque sejam ou tenham sido de esquerda, mas porque se recusa a aceitar que na cadeia só fiquem os pobres, os pardos, os negros.

Está desvinculado dos partidos. Parece disposto a condenar tucanos e petistas com a mesma fúria dos muitos manifestantes que rejeitavam Feliciano, Dirceu, Alckmin e Haddad num único, amplo e vago movimento.

Falta-lhe tempo na televisão (mas como ele teve tempo ao longo deste julgamento!); falta-lhe um partido de tamanho conveniente (mas é por ter achado um que Marina Silva esvaziou-se de seu potencial expressivo); falta-lhe capacidade de negociação política (mas é disso que tanta gente está cansada).

André Singer apontou, em sua coluna de sábado passado, o potencial de Joaquim Barbosa como candidato capaz de levar a sucessão de Dilma Rousseff ao segundo turno. É fato que as pesquisas, mesmo quando incluem o nome do ministro, garantem boa vantagem para a atual presidente, especialmente nas menores faixas de renda.

Mas é possível repetir-se aquele conhecido fenômeno que abala a política brasileira, a cada duas ou três décadas: primeiro Jânio Quadros, depois Collor de Mello, representaram a impaciência com os partidos e com a corrupção. O destino administrativo, político e pessoal desses personagens não foi, como se sabe, coerente com seu sucesso eleitoral.

Inflexível, autoritário, popular, emocional, Barbosa não é um demagogo nem um charlatão; suas diferenças com os dois antecessores são inegáveis. Não é impossível, entretanto, que a função —ou o drama— que ambos protagonizaram venha a repetir-se com seu nome.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. otavio vargas comentou em 05/03/14 at 11:53

    OS PETISTAS estão logados e muito preocupados com a possível candidatura do MINISTRO JOAQUIM BARBOSA.
    Eles sabem do risco, por isso, tentam desqualificar a matéria.
    MARCELO COELHO, ÓTIMO ALERTA e PARABÉNS PELA MATÉRIA.

  2. Rodrigo comentou em 05/03/14 at 11:53

    Se o Joaquim quer se candidatar pra algum cargo porque não? Se ja fez algo de bom no STF pode fazer também na POLITICA.

  3. Rodrigo comentou em 05/03/14 at 11:53

    Matérinha POBRE e CORRUPUTA demais, não vejo matérias criticando os Juizes que absolveram os bandidos do mensalão para formação de quadrilha, afinal eles se uniam mas era só pra fazer churrascos e gastar milhões que roubaram do povo só pode ser, e esse jornal se vendeu infelizmente, eu era assinante parei de assinar!!!!!!! Se o Joaquim quer se candidatar pra algum cargo porque não? Se ja fez algo de bom no STF pode fazer também na POLITICA.

  4. marcelo dos santos comentou em 05/03/14 at 11:52

    Balão de ensaio de Marcelo Coelho, de viés petista e que lança o ministro que perde o cargo este ano para sucessor de direito e eleito pelos pares, no colo da desgastada Dilma. Quantas banalidades esse excelente jornalista tece. Ora, todos nós temos um louco, um médico, mas precisamos dosar. Pelo que escreve o Coelho, Barbosa é o Robespierre e Danton e outros são os inocentes que ele quer mandar para a guilhotina… Tão inocentes que desviaram, não pode falar roubaram, R$ 100 milhões dos cofres públicos e ninguém devolveu um centavo, apenas as multas que perto da quantia é irrisória.
    Marcelo Coelho deve compartilhar da musicista Bete Carvalho, que não se deve comparar o Brasil com outros países, nem podemos copiar as boas coisas, exemplos, leis e aplicá-las devidamente. Ser autoritário e aplicar a lei e fazer justiça para a sociedade fere a ética e os politicamente corretos no Brasil, PT, PSDB entre outros e o povo que se lixe…Afinal quebrem a cara, são vândalos, para o povo, a massa, não tem aspecto psicológico, social, herança cultural escravagista, arrocho salarial, segregação racial, perseguição… Não disso existe no Brasil…

  5. junior comentou em 05/03/14 at 11:52

    O PIOR GOVERNO DE TODOS QUE JA PASSARAM PELO BRASIL, O PT.
    PENSAM,ESSE PARTIDO O PT, QUE O BRASIL É DO PARTIDO. ROUBO AGORA NÃO É MAIS CRIME, ISSO FOI JOGADA POLITICA, PARA TENTAR A REELEIÇÃO.
    SE O LULA VOLTAR AO GOVERNO AI O BRASIL SERA REPUBLICA DO PT, E A REELEIÇÃO DA DILMA TAMBEM SERA O MESMO, REPUBLICA DO PT.
    FHC, FALOU E CONCORDO, QUALQUER UM É MELHOR QUE A DILMA.
    ESSE GOVERNO,LITERALMENTE É LADRÃO E CORRUPTO.

  6. Jackeline comentou em 05/03/14 at 11:52

    Parabéns pela reportagem! Afinal de contas para ele só existem 15 pessoas corruptas no Brasil, ele quer fazer parecer que NUNCA antes do partido atual houve corrupção no país e com isso sair de pseudo-herói, o que ele está sendo é partidário! Vocês acham que esses são realmente os ÚNICOS corruptos no país??? Em seu Estado ou Município não existe ninguém corrupto? Os outros presidentes ou atuais candidatos não são corruptos? Repito: gosto da idéia dos PTistas corruptos na cadeia, mas porque é que ele “fecha os olhos” para as denúncias contra os outros partidos? Estranho, não??? QUE PENA! Poderia ter sido um grande homem se não fosse separatista, sou apartidária.

    • Hilton Leal comentou em 05/03/14 at 12:01

      Conforme publicado n na FOLHA . Rouba b mensalmente a nação receendo acima do teto . Compra ap em MIAMI por empresa off shore fantasma , para SONEGAR IMPOSTOS . Reforma banheiro de ap funcional por 91 mil . Faz turismo na EUROPA com diarias pagas por nós . ESTAVA DE FERIAS . Agride verbalmente repórter da FOLHA que denunciou os fatos … UM LAMBÂO . Hilton Leal … Rio de Janeiro

    • Jackeline comentou em 05/03/14 at 12:06

      Não é à toa que os corruptos PTistas estão se saindo de mártires, infelizmente. Culpa dele que está “escolhendo” só um partido para “pegar no pé”. O que ele fez foi corretíssimo, porém deveria ser feito com TODOS os partidos brasileiros, inclusive o PT também, ele está “tropeçando” em seus próprios atos demonstrando ódio e segregação partidária.

  7. Anitoan comentou em 05/03/14 at 11:52

    Como existe aqui adepto do Juaquim Barbosa gente esse senho é autoritário, não aceita a tese de ninguem vale lembrar aqui a queles que tanto o defende que existe muitos ditadores por esse munda afora com esse mesmo conceito.

    • Luiz Morais comentou em 05/03/14 at 12:12

      Prezado, seguir a constituição de um país, não é ser autoritário. Quando se fala em respeitar as leis não existe tese. As leis estão escritas e para respeitá-las não são necessárias teses, até porque, interpretação não significa mudanças nas leis como sugerem ministros como lewandovski e outros indicados pela dilme e que têm o rabo prso ao P.T.
      Antes de tudo veja o conceito de autoritarismo.

  8. Eduardo Nimer Elias comentou em 05/03/14 at 11:51

    Senhor Coelho, com todo respeito, sua reportagem, “está longe de ser uma reportagem”, seu comentário/opnião sobre Joaquim Barbosa é simplesmente corretíssima, mas ao invés do senhor enaltecer a historia de Joaquim Barbosa que todos conhecem, do pobre que ficou rico e enfrentou os poderosos em um Brasil aonde os poderosos não são punidos, o Senhor deveria ter comentado que o que esta acontecendo com ele é mais um pézinho do PT q

  9. Thiago comentou em 05/03/14 at 11:51

    Trata-se de matéria tendenciosa de um petista tolerante com essa quadrilha de mensaleiros. Joaquim Barbosa pretendeu colocar nas grades essa quadrilha em razão do crime que cometeram (desvio de R$ 100 milhões).

  10. PiterCrow comentou em 05/03/14 at 11:51

    É ridículo que o Brasil seja dessa forma. Dominado por um só partido. Esse PT faz o que quer. Logo teremos uma interversão militar.

  11. otavio vargas comentou em 05/03/14 at 11:50

    VAMOS DIVULGAR ESTA MATÉRIA DE TODAS FORMAS POSSÍVEIS. O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA É O ÚNICO HOMEM NESTE MOMENTO CAPAZ DE FAZER DO BRASIL UM PAÍS MELHOR.

    • paulo comentou em 05/03/14 at 11:54

      se ele peitar a globo ai fala que ele é macho
      pq a GLOBO SONEGA É NÃO PAGA NINGUEM

  12. paulo comentou em 05/03/14 at 11:50

    VCS SABIA QUE A GLOBO ja empregou filho do joaquim no proglama do ruk
    esperto a globo ,assim joaquim não vai climinar a globo ? viva o joaquim

    • Paulo Din comentou em 05/03/14 at 11:57

      Você poderia imaginar o número de pessoas empregadas pelo Lula e Dilma para beneficiar o esquema do PT ??? Leia mais a respeito e se nao acreditar no que lê venha para o mercado industrial e tente vender para o governo federal…. Dai sua ficha vai cair.

  13. Guilherme comentou em 05/03/14 at 11:49

    O conselho editorial da Folha e petista, sempre que possível, direta ou indiretamente, auxiliam o partido. O editorial e a primeira ação de preparação para trabalhar a opinião pública, sobre a inevitável absolvição e soltura dos mensageiros. O mensalão e uma pedra no sapato do PT e, manchou consideravelmente sua história, desta maneira, iniciou-se o processo de desqualificar o Joaquim Barbosa, que acabou se tornando o único entrave para se poder apagar o mensalão junto a opinião pública.

  14. agnaldo comentou em 05/03/14 at 11:49

    Coelhinho da Páscoa o que trazes pra mim…

  15. Sandoval comentou em 05/03/14 at 11:48

    “PULA FORA DESSA CASA DE MARIMBONDO MISTURADO COM ABELHA BARBOSINHA, ISSO AI.
    É FRIA, É GELADA, É CARTA MARCADA.

  16. EDSON PINTO RIBEIRO comentou em 05/03/14 at 11:48

    POIS CONTINUO COM O DR BARBOSA, TEMOS CERTEZA DE QUE ELE AINDA EH INTEGRO E CORRETO

    • Alberto comentou em 05/03/14 at 12:09

      O Sistema não aceitará nunca esse perfil de pessoa e profissional nós, Povo que tem que si aliar ao Presidente Joaquim Barbosa.

  17. otavio vargas comentou em 05/03/14 at 11:48

    OUTRA COISA: Só da minha família e amigos JOAQUIM BARBOSA terá, pelo menos, MIL VOTOS…

  18. ROBERTO WILLIAM comentou em 05/03/14 at 11:47

    conversa que é popular. a imprensa burguesa está se utilizando dos baforidos gritos de guerra do Ministro para abafar ou fazer calar a vitória da sra DILMA. Olha, eu não encanto com nenhum desses lados. A meu ver merecemos coisas melhores, melhores juízes, melhores leis, melhores políticos , melhores presidentes, melhor povo
    Alguns enxergam os olhos, outros a ramela. só não me venha com essa falsa verdade que ele é popular, pois popular é LULA ,,, feliz ou infelizmente é o que estamos colhendo. A minha posição como cidadão, acho que o tempo do petismo já passou e passa a fazer mal ao brasil. E a oposição? é morta.

  19. Alex Garcia comentou em 05/03/14 at 11:47

    O dia que o povo souber votar talvez teremos um país melhor, estávamos melhorando a anos atrás, mas nos últimos anos o Brasil regrediu muito, mas muito mesmo.

    • scar alves teixeira junior comentou em 05/03/14 at 11:58

      Eis um ponto que eu me pergunto há muito tempo: o que é o povo saber votar? não há verba para a educação, nem verba para a saúde, não há verba para o povo ter dignidade humana, só bolsa família, como o povo irá aprender a votar?

  20. rodolfo pereira lima jr comentou em 05/03/14 at 11:47

    achar que o ministro Joaquim Barbosa impoe ou impunha sua vontade no “grito” é menosprezar os demais ministros . Sem fundamento.

  21. otavio vargas comentou em 05/03/14 at 11:46

    ÓTIMA MATÉRIA. Os PTralhas que se cuidem!!! JOAQUIM BARBOSA para PRESIDENTE!!!!

  22. marcos comentou em 05/03/14 at 11:45

    o PT agora tem 6 membros atuando no STF, agora será imbatível. O crime organizado de colarinho branco está com o canal aberto.

  23. Paulo Soares comentou em 05/03/14 at 11:44

    verdade seja dita, gostem ou não da maneira que Joaquim Barbosa julgou os o mensalão do PT, ele julgou sem lembrar que foi o PT que colocou ele no STF, diferente de outros 6 ministros que fizeram questão de dizer meu voto é em agradecimento ao PT por ter me colocado aqui, para mim a condenação foi baixa e deveriam nunca mais poder se candidatar a cargos públicos !!!

  24. Francis Sergio comentou em 05/03/14 at 11:44

    Marcelo coelho tu é petista ta na cara e nas suas materias, va visitar o genoino na cadeia e pare de fazer materias incitando o odio contra joaquim barbosa, o teu PT esta acabando com nosso pais.

    • CRISTINIANO AQUINO comentou em 05/03/14 at 11:52

      O Brasil não precisa de um presidente autoritário e arrogante como o Ministro Barbosa, que dificilmente conseguiria ganhar da Dilma nas próximas eleições. A grande maioria do povo brasileiro o ignora e apenas nutre curiosidade pela personalidade beligerante do Ministro. A mídia é que o mantêm em evidência com nítido propósito de tumultuar o processo eleitoral do país.

  25. jerson comentou em 05/03/14 at 11:43

    É de cortar o coração ver esse Brasileiro de verdade querer acabar com um pouco da bandidagem política que assola nosso pais e ser barrado pelos próprios bandidos que compõem o STF aos olhos da população que sai a rua para protestar e agora vai ter que brigar além dos corruptos com um caminhão anti protesto.

  26. paulo comentou em 05/03/14 at 11:43

    SERÁ QUE ELE VAI INVESTIGAR A GLOBO MARINHO ?

  27. A.Lupin comentou em 05/03/14 at 11:43

    Uma história muito estranha: o ímpeto punitivo do STF acaba, logo após a condenação e prisão de um grupo de petistas que há algum tempo pertencia à alta cúpula do partido. Justo agora que chegou a hora de julgar tucanos de Minas e de São Paulo? Depois dizem que nós, petistas, temos mania de perseguição!

    • Rafael comentou em 05/03/14 at 12:04

      Todos devem ser julgados independente de partido, o STF será sempre fraco e submisso ao presidente que os nomeia. Os juízes do STF não podem ser indicados por presidente. Tem que ter autonomia para julgar e condenar, tem que ser isento. Estamos correndo riscos desta forma, estamos dando carta branca para que os roubos continuem e que quadrilhas subam e perpetuem no poder. Tenho medo do presente e do futuro do nosso país.

  28. Micky Oliver comentou em 05/03/14 at 11:42

    O Barbosa foi engolido pelas víboras do STF!
    Se ele quiser se impor agora, terá de ser como presidente da República.
    Em outubro, o Ricardão assumirá o STF e aí já sabemos que será a festa petista no judiciário!
    O Brasil já era! Viva a impunidade oficial!

    • A.Lupin comentou em 05/03/14 at 11:50

      Que festa petista no judiciário? Sou petista e quero que Joaquim Barbosa, e outros ministros, daqui para diante, continue com aquela sede de justiça que teve contra os petistas, pois está chegando a vez dos tucanos serem julgados! E ao que tudo indica, deverão ser condenados, pois há provas contra eles. E pessoalmente, ainda quero ver outros sendo julgados de acordo com a Teoria do Domínio do Fato, determinando que todo chefe deve saber o que fazem seus subordinados, e portanto, sempre ser condenado junto com eles, exatamente como condenaram José Dirceu!

      • Luiz Morais comentou em 05/03/14 at 12:20

        Ih Lupin, se realmente acontecesse o que vc quer, o L.u.l.a estaria preso faz tempo! O que, diaga-se, seria a glória, pois não existe nesse país cidadão pior e mais mau caráter.

  29. Idal comentou em 05/03/14 at 11:42

    Se é em outro país de pessoas de coragem os ptralhas já estavam fora do poder a muito tem tempo, será que uma transfusão de sangue europeu não resolveria o problema?

  30. JOAO comentou em 05/03/14 at 11:40

    Não Adianta, tentarem desestabilizar o Joaquim Barbosa > Ele é a Lei > O povo tá vendo > Mais cedo ou mais tarde > o PT vai sair do poder > e o Brasil será muito melhor para os trabalhadores > aposentados > e os pobres que não aguenta mais o supermercado> Transportes > Educação >
    O povo não é bobo

    • elidio luiz martinelli comentou em 05/03/14 at 11:45

      O SUPREMO ACABA DE DAR A SENTENÇA AO BRASIL: “O NOVO PARAGUAI” NA AMERICA LATINA COMANDADA PELO PT.

    • João Nogueira comentou em 05/03/14 at 11:51

      Ó meu Xará,você está “viajando na maionese”. O Joaquinzão na presidência,não passaria de um novo Color de Melo !

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailcoelhofsp@uol.com.br

Buscar

Busca

Versão impressa

  • Em cartaz
  • Geral
  • Livros
  • Versão impressa
  • Recent posts Marcelo Coelho
  1. 1

    Aviso

  2. 2

    Debate sem fim

  3. 3

    Pequenos profissionais

  4. 4

    O homem da fibra ótica

  5. 5

    Temporada de caça

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 01/06/2006 a 31/01/2012

Sites relacionados

  • Seja avisado dos novos posts deste blog
  • Folha.com
  • UOL
  • BOL
  • O link de todos os links
  • Eurozine
  • Voltaire e seu tempo
  • Fotos maravilhosas
  • Rádio naxos
  • Times Literary Supplement
  • Teatro fantasma
  • Controvérsia
  • Entrelinhas
  • Luiz felipe de alencastro
  • Jean Claude Bernardet
  • Amigo de Montaigne
  • Catatau: cultura, ciência e afins
  • Guindaste: literatura, crianças, desenhos
  • Marco Antônio Araújo: aforismos
  • Sebos on line
  • Comentários, arte e fotos
  • Ciência em Dia
  • Pinakothek
  • The Atlantic
  • Bibliodyssey, gravuras e ilustrações
  • Teatro e libertinagem com Mauricio Paroni
  • Caça-lorotas de internet
  • Curiosidades de todo tipo na internet
  • Livros antigos de arte
  • George orwell: diário
  • Jornais de todo o mundo
  • Videos de arte
  • Guia de pronúncia em todas as línguas
  • Biblioteca universal
  • Blog do favre
  • Milton ribeiro
  • Noemi jaffe
  • Images&visions
  • Partituras clássicas
  • Revistas acadêmicas
  • Blog de música classica
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).