As tentações de Joaquim Barbosa
05/03/14 03:00Começo com uma banalidade. É natural que uma pessoa pobre sonhe em ficar rica. Mais forte, entretanto, é o sonho de enriquecer de novo quando se perde a fortuna possuída.
É mais fácil se contentar com o pouco que sempre se teve do que com o muito que se tinha, e que já não se tem mais.
Acredito que a regra funcione não só em matéria de dinheiro, mas em questões de poder também. Digo isso pensando no caso do ministro Joaquim Barbosa.
O presidente do STF deixou claro, tempos atrás, que não tinha intenção de concorrer a nenhum cargo eletivo; pelo menos, a disputa pela sucessão de Dilma Rousseff não estava no seu horizonte.
Uma coisa, entretanto, é não ter esse tipo de ambições quando tudo lhe parecia sorrir no caso do mensalão. A vitória sobre as teses da defesa estava garantida; a maioria dos réus, a começar de José Dirceu, tinha sido condenada.
Outra coisa é sentir, como Joaquim Barbosa declarou na semana passada, que todo o seu trabalho estava sendo “posto por terra”. Com a presença de Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, não foi apenas na questão da quadrilha que o jogo parece ter virado no STF.
Corretamente ou não, Barbosa pode imaginar que, dada a nova composição dos membros do tribunal, dificilmente os responsáveis pelos próximos escândalos políticos serão punidos com a mesma severidade.
Tendo a acreditar, como dizem alguns inconformados com as decisões da última semana, que no STF de hoje nem mesmo a denúncia do Ministério Público contra os mensaleiros seria aceita.
Derrotado, Joaquim Barbosa está na situação de quem já teve o doce nas mãos e vê, de repente, que tudo não passara de um sonho. Não tem o poder de construir uma nova maioria no STF, e muito menos (embora pareça acreditar nisso) a capacidade de impor no grito suas próprias opiniões.
Ponho-me no lugar de Joaquim Barbosa. Como não acalentar a ideia de, um belo dia, nomear sozinho os futuros membros do STF? Vingar-se de Barroso, Teori e Lewandowski a partir de um lugar com muito maior poder de fogo?
A conjuntura eleitoral parece favorável a esse tipo de pretensão. Todo o clamor das manifestações de junho, contraditório como era, desapareceu sem ter sido atendido.
Eduardo Campos e Aécio Neves podem ser tão oposicionistas quanto desejem, mas não expressam aquele tipo de impaciência, de revolta, presente nas ruas. Mesmo porque, qualquer o partido a que se pertença, sempre há mensalões parecidos no fundo de alguma gaveta.
Isso é um movimento de direita ou de esquerda? Perguntava-se isso a propósito das manifestações. Havia as duas coisas. Também as duas coisas estão presentes, provavelmente, no ímpeto de Barbosa.
Violento contra o PT, ele não é menos antipático com relação aos erros ou hábitos da “mídia burguesa”. Quer figurões petistas na cadeia, não porque sejam ou tenham sido de esquerda, mas porque se recusa a aceitar que na cadeia só fiquem os pobres, os pardos, os negros.
Está desvinculado dos partidos. Parece disposto a condenar tucanos e petistas com a mesma fúria dos muitos manifestantes que rejeitavam Feliciano, Dirceu, Alckmin e Haddad num único, amplo e vago movimento.
Falta-lhe tempo na televisão (mas como ele teve tempo ao longo deste julgamento!); falta-lhe um partido de tamanho conveniente (mas é por ter achado um que Marina Silva esvaziou-se de seu potencial expressivo); falta-lhe capacidade de negociação política (mas é disso que tanta gente está cansada).
André Singer apontou, em sua coluna de sábado passado, o potencial de Joaquim Barbosa como candidato capaz de levar a sucessão de Dilma Rousseff ao segundo turno. É fato que as pesquisas, mesmo quando incluem o nome do ministro, garantem boa vantagem para a atual presidente, especialmente nas menores faixas de renda.
Mas é possível repetir-se aquele conhecido fenômeno que abala a política brasileira, a cada duas ou três décadas: primeiro Jânio Quadros, depois Collor de Mello, representaram a impaciência com os partidos e com a corrupção. O destino administrativo, político e pessoal desses personagens não foi, como se sabe, coerente com seu sucesso eleitoral.
Inflexível, autoritário, popular, emocional, Barbosa não é um demagogo nem um charlatão; suas diferenças com os dois antecessores são inegáveis. Não é impossível, entretanto, que a função —ou o drama— que ambos protagonizaram venha a repetir-se com seu nome.
OS PETISTAS estão logados e muito preocupados com a possível candidatura do MINISTRO JOAQUIM BARBOSA.
Eles sabem do risco, por isso, tentam desqualificar a matéria.
MARCELO COELHO, ÓTIMO ALERTA e PARABÉNS PELA MATÉRIA.
Se o Joaquim quer se candidatar pra algum cargo porque não? Se ja fez algo de bom no STF pode fazer também na POLITICA.
Matérinha POBRE e CORRUPUTA demais, não vejo matérias criticando os Juizes que absolveram os bandidos do mensalão para formação de quadrilha, afinal eles se uniam mas era só pra fazer churrascos e gastar milhões que roubaram do povo só pode ser, e esse jornal se vendeu infelizmente, eu era assinante parei de assinar!!!!!!! Se o Joaquim quer se candidatar pra algum cargo porque não? Se ja fez algo de bom no STF pode fazer também na POLITICA.
Balão de ensaio de Marcelo Coelho, de viés petista e que lança o ministro que perde o cargo este ano para sucessor de direito e eleito pelos pares, no colo da desgastada Dilma. Quantas banalidades esse excelente jornalista tece. Ora, todos nós temos um louco, um médico, mas precisamos dosar. Pelo que escreve o Coelho, Barbosa é o Robespierre e Danton e outros são os inocentes que ele quer mandar para a guilhotina… Tão inocentes que desviaram, não pode falar roubaram, R$ 100 milhões dos cofres públicos e ninguém devolveu um centavo, apenas as multas que perto da quantia é irrisória.
Marcelo Coelho deve compartilhar da musicista Bete Carvalho, que não se deve comparar o Brasil com outros países, nem podemos copiar as boas coisas, exemplos, leis e aplicá-las devidamente. Ser autoritário e aplicar a lei e fazer justiça para a sociedade fere a ética e os politicamente corretos no Brasil, PT, PSDB entre outros e o povo que se lixe…Afinal quebrem a cara, são vândalos, para o povo, a massa, não tem aspecto psicológico, social, herança cultural escravagista, arrocho salarial, segregação racial, perseguição… Não disso existe no Brasil…
O PIOR GOVERNO DE TODOS QUE JA PASSARAM PELO BRASIL, O PT.
PENSAM,ESSE PARTIDO O PT, QUE O BRASIL É DO PARTIDO. ROUBO AGORA NÃO É MAIS CRIME, ISSO FOI JOGADA POLITICA, PARA TENTAR A REELEIÇÃO.
SE O LULA VOLTAR AO GOVERNO AI O BRASIL SERA REPUBLICA DO PT, E A REELEIÇÃO DA DILMA TAMBEM SERA O MESMO, REPUBLICA DO PT.
FHC, FALOU E CONCORDO, QUALQUER UM É MELHOR QUE A DILMA.
ESSE GOVERNO,LITERALMENTE É LADRÃO E CORRUPTO.
Parabéns pela reportagem! Afinal de contas para ele só existem 15 pessoas corruptas no Brasil, ele quer fazer parecer que NUNCA antes do partido atual houve corrupção no país e com isso sair de pseudo-herói, o que ele está sendo é partidário! Vocês acham que esses são realmente os ÚNICOS corruptos no país??? Em seu Estado ou Município não existe ninguém corrupto? Os outros presidentes ou atuais candidatos não são corruptos? Repito: gosto da idéia dos PTistas corruptos na cadeia, mas porque é que ele “fecha os olhos” para as denúncias contra os outros partidos? Estranho, não??? QUE PENA! Poderia ter sido um grande homem se não fosse separatista, sou apartidária.
Conforme publicado n na FOLHA . Rouba b mensalmente a nação receendo acima do teto . Compra ap em MIAMI por empresa off shore fantasma , para SONEGAR IMPOSTOS . Reforma banheiro de ap funcional por 91 mil . Faz turismo na EUROPA com diarias pagas por nós . ESTAVA DE FERIAS . Agride verbalmente repórter da FOLHA que denunciou os fatos … UM LAMBÂO . Hilton Leal … Rio de Janeiro
Não é à toa que os corruptos PTistas estão se saindo de mártires, infelizmente. Culpa dele que está “escolhendo” só um partido para “pegar no pé”. O que ele fez foi corretíssimo, porém deveria ser feito com TODOS os partidos brasileiros, inclusive o PT também, ele está “tropeçando” em seus próprios atos demonstrando ódio e segregação partidária.
Como existe aqui adepto do Juaquim Barbosa gente esse senho é autoritário, não aceita a tese de ninguem vale lembrar aqui a queles que tanto o defende que existe muitos ditadores por esse munda afora com esse mesmo conceito.
Prezado, seguir a constituição de um país, não é ser autoritário. Quando se fala em respeitar as leis não existe tese. As leis estão escritas e para respeitá-las não são necessárias teses, até porque, interpretação não significa mudanças nas leis como sugerem ministros como lewandovski e outros indicados pela dilme e que têm o rabo prso ao P.T.
Antes de tudo veja o conceito de autoritarismo.
Senhor Coelho, com todo respeito, sua reportagem, “está longe de ser uma reportagem”, seu comentário/opnião sobre Joaquim Barbosa é simplesmente corretíssima, mas ao invés do senhor enaltecer a historia de Joaquim Barbosa que todos conhecem, do pobre que ficou rico e enfrentou os poderosos em um Brasil aonde os poderosos não são punidos, o Senhor deveria ter comentado que o que esta acontecendo com ele é mais um pézinho do PT q
Trata-se de matéria tendenciosa de um petista tolerante com essa quadrilha de mensaleiros. Joaquim Barbosa pretendeu colocar nas grades essa quadrilha em razão do crime que cometeram (desvio de R$ 100 milhões).
É ridículo que o Brasil seja dessa forma. Dominado por um só partido. Esse PT faz o que quer. Logo teremos uma interversão militar.
VAMOS DIVULGAR ESTA MATÉRIA DE TODAS FORMAS POSSÍVEIS. O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA É O ÚNICO HOMEM NESTE MOMENTO CAPAZ DE FAZER DO BRASIL UM PAÍS MELHOR.
se ele peitar a globo ai fala que ele é macho
pq a GLOBO SONEGA É NÃO PAGA NINGUEM
VCS SABIA QUE A GLOBO ja empregou filho do joaquim no proglama do ruk
esperto a globo ,assim joaquim não vai climinar a globo ? viva o joaquim
Você poderia imaginar o número de pessoas empregadas pelo Lula e Dilma para beneficiar o esquema do PT ??? Leia mais a respeito e se nao acreditar no que lê venha para o mercado industrial e tente vender para o governo federal…. Dai sua ficha vai cair.
O conselho editorial da Folha e petista, sempre que possível, direta ou indiretamente, auxiliam o partido. O editorial e a primeira ação de preparação para trabalhar a opinião pública, sobre a inevitável absolvição e soltura dos mensageiros. O mensalão e uma pedra no sapato do PT e, manchou consideravelmente sua história, desta maneira, iniciou-se o processo de desqualificar o Joaquim Barbosa, que acabou se tornando o único entrave para se poder apagar o mensalão junto a opinião pública.
Coelhinho da Páscoa o que trazes pra mim…
“PULA FORA DESSA CASA DE MARIMBONDO MISTURADO COM ABELHA BARBOSINHA, ISSO AI.
É FRIA, É GELADA, É CARTA MARCADA.
POIS CONTINUO COM O DR BARBOSA, TEMOS CERTEZA DE QUE ELE AINDA EH INTEGRO E CORRETO
O Sistema não aceitará nunca esse perfil de pessoa e profissional nós, Povo que tem que si aliar ao Presidente Joaquim Barbosa.
OUTRA COISA: Só da minha família e amigos JOAQUIM BARBOSA terá, pelo menos, MIL VOTOS…
conversa que é popular. a imprensa burguesa está se utilizando dos baforidos gritos de guerra do Ministro para abafar ou fazer calar a vitória da sra DILMA. Olha, eu não encanto com nenhum desses lados. A meu ver merecemos coisas melhores, melhores juízes, melhores leis, melhores políticos , melhores presidentes, melhor povo
Alguns enxergam os olhos, outros a ramela. só não me venha com essa falsa verdade que ele é popular, pois popular é LULA ,,, feliz ou infelizmente é o que estamos colhendo. A minha posição como cidadão, acho que o tempo do petismo já passou e passa a fazer mal ao brasil. E a oposição? é morta.
O dia que o povo souber votar talvez teremos um país melhor, estávamos melhorando a anos atrás, mas nos últimos anos o Brasil regrediu muito, mas muito mesmo.
Eis um ponto que eu me pergunto há muito tempo: o que é o povo saber votar? não há verba para a educação, nem verba para a saúde, não há verba para o povo ter dignidade humana, só bolsa família, como o povo irá aprender a votar?
achar que o ministro Joaquim Barbosa impoe ou impunha sua vontade no “grito” é menosprezar os demais ministros . Sem fundamento.
ÓTIMA MATÉRIA. Os PTralhas que se cuidem!!! JOAQUIM BARBOSA para PRESIDENTE!!!!
o PT agora tem 6 membros atuando no STF, agora será imbatível. O crime organizado de colarinho branco está com o canal aberto.
verdade seja dita, gostem ou não da maneira que Joaquim Barbosa julgou os o mensalão do PT, ele julgou sem lembrar que foi o PT que colocou ele no STF, diferente de outros 6 ministros que fizeram questão de dizer meu voto é em agradecimento ao PT por ter me colocado aqui, para mim a condenação foi baixa e deveriam nunca mais poder se candidatar a cargos públicos !!!
Marcelo coelho tu é petista ta na cara e nas suas materias, va visitar o genoino na cadeia e pare de fazer materias incitando o odio contra joaquim barbosa, o teu PT esta acabando com nosso pais.
O Brasil não precisa de um presidente autoritário e arrogante como o Ministro Barbosa, que dificilmente conseguiria ganhar da Dilma nas próximas eleições. A grande maioria do povo brasileiro o ignora e apenas nutre curiosidade pela personalidade beligerante do Ministro. A mídia é que o mantêm em evidência com nítido propósito de tumultuar o processo eleitoral do país.
É de cortar o coração ver esse Brasileiro de verdade querer acabar com um pouco da bandidagem política que assola nosso pais e ser barrado pelos próprios bandidos que compõem o STF aos olhos da população que sai a rua para protestar e agora vai ter que brigar além dos corruptos com um caminhão anti protesto.
SERÁ QUE ELE VAI INVESTIGAR A GLOBO MARINHO ?
Uma história muito estranha: o ímpeto punitivo do STF acaba, logo após a condenação e prisão de um grupo de petistas que há algum tempo pertencia à alta cúpula do partido. Justo agora que chegou a hora de julgar tucanos de Minas e de São Paulo? Depois dizem que nós, petistas, temos mania de perseguição!
Todos devem ser julgados independente de partido, o STF será sempre fraco e submisso ao presidente que os nomeia. Os juízes do STF não podem ser indicados por presidente. Tem que ter autonomia para julgar e condenar, tem que ser isento. Estamos correndo riscos desta forma, estamos dando carta branca para que os roubos continuem e que quadrilhas subam e perpetuem no poder. Tenho medo do presente e do futuro do nosso país.
O Barbosa foi engolido pelas víboras do STF!
Se ele quiser se impor agora, terá de ser como presidente da República.
Em outubro, o Ricardão assumirá o STF e aí já sabemos que será a festa petista no judiciário!
O Brasil já era! Viva a impunidade oficial!
Que festa petista no judiciário? Sou petista e quero que Joaquim Barbosa, e outros ministros, daqui para diante, continue com aquela sede de justiça que teve contra os petistas, pois está chegando a vez dos tucanos serem julgados! E ao que tudo indica, deverão ser condenados, pois há provas contra eles. E pessoalmente, ainda quero ver outros sendo julgados de acordo com a Teoria do Domínio do Fato, determinando que todo chefe deve saber o que fazem seus subordinados, e portanto, sempre ser condenado junto com eles, exatamente como condenaram José Dirceu!
Ih Lupin, se realmente acontecesse o que vc quer, o L.u.l.a estaria preso faz tempo! O que, diaga-se, seria a glória, pois não existe nesse país cidadão pior e mais mau caráter.
Se é em outro país de pessoas de coragem os ptralhas já estavam fora do poder a muito tem tempo, será que uma transfusão de sangue europeu não resolveria o problema?
Não Adianta, tentarem desestabilizar o Joaquim Barbosa > Ele é a Lei > O povo tá vendo > Mais cedo ou mais tarde > o PT vai sair do poder > e o Brasil será muito melhor para os trabalhadores > aposentados > e os pobres que não aguenta mais o supermercado> Transportes > Educação >
O povo não é bobo
O SUPREMO ACABA DE DAR A SENTENÇA AO BRASIL: “O NOVO PARAGUAI” NA AMERICA LATINA COMANDADA PELO PT.
Ó meu Xará,você está “viajando na maionese”. O Joaquinzão na presidência,não passaria de um novo Color de Melo !