Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Marcelo Coelho

Cultura e crítica

Perfil Marcelo Coelho é membro do Conselho Editorial da Folha

Perfil completo

As tentações de Joaquim Barbosa

Por Folha
05/03/14 03:00

Começo com uma banalidade. É natural que uma pessoa pobre sonhe em ficar rica. Mais forte, entretanto, é o sonho de enriquecer de novo quando se perde a fortuna possuída.

É mais fácil se contentar com o pouco que sempre se teve do que com o muito que se tinha, e que já não se tem mais.

Acredito que a regra funcione não só em matéria de dinheiro, mas em questões de poder também. Digo isso pensando no caso do ministro Joaquim Barbosa.

O presidente do STF deixou claro, tempos atrás, que não tinha intenção de concorrer a nenhum cargo eletivo; pelo menos, a disputa pela sucessão de Dilma Rousseff não estava no seu horizonte.

Uma coisa, entretanto, é não ter esse tipo de ambições quando tudo lhe parecia sorrir no caso do mensalão. A vitória sobre as teses da defesa estava garantida; a maioria dos réus, a começar de José Dirceu, tinha sido condenada.

Outra coisa é sentir, como Joaquim Barbosa declarou na semana passada, que todo o seu trabalho estava sendo “posto por terra”. Com a presença de Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, não foi apenas na questão da quadrilha que o jogo parece ter virado no STF.

Corretamente ou não, Barbosa pode imaginar que, dada a nova composição dos membros do tribunal, dificilmente os responsáveis pelos próximos escândalos políticos serão punidos com a mesma severidade.

Tendo a acreditar, como dizem alguns inconformados com as decisões da última semana, que no STF de hoje nem mesmo a denúncia do Ministério Público contra os mensaleiros seria aceita.

Derrotado, Joaquim Barbosa está na situação de quem já teve o doce nas mãos e vê, de repente, que tudo não passara de um sonho. Não tem o poder de construir uma nova maioria no STF, e muito menos (embora pareça acreditar nisso) a capacidade de impor no grito suas próprias opiniões.

Ponho-me no lugar de Joaquim Barbosa. Como não acalentar a ideia de, um belo dia, nomear sozinho os futuros membros do STF? Vingar-se de Barroso, Teori e Lewandowski a partir de um lugar com muito maior poder de fogo?

A conjuntura eleitoral parece favorável a esse tipo de pretensão. Todo o clamor das manifestações de junho, contraditório como era, desapareceu sem ter sido atendido.

Eduardo Campos e Aécio Neves podem ser tão oposicionistas quanto desejem, mas não expressam aquele tipo de impaciência, de revolta, presente nas ruas. Mesmo porque, qualquer o partido a que se pertença, sempre há mensalões parecidos no fundo de alguma gaveta.

Isso é um movimento de direita ou de esquerda? Perguntava-se isso a propósito das manifestações. Havia as duas coisas. Também as duas coisas estão presentes, provavelmente, no ímpeto de Barbosa.

Violento contra o PT, ele não é menos antipático com relação aos erros ou hábitos da “mídia burguesa”. Quer figurões petistas na cadeia, não porque sejam ou tenham sido de esquerda, mas porque se recusa a aceitar que na cadeia só fiquem os pobres, os pardos, os negros.

Está desvinculado dos partidos. Parece disposto a condenar tucanos e petistas com a mesma fúria dos muitos manifestantes que rejeitavam Feliciano, Dirceu, Alckmin e Haddad num único, amplo e vago movimento.

Falta-lhe tempo na televisão (mas como ele teve tempo ao longo deste julgamento!); falta-lhe um partido de tamanho conveniente (mas é por ter achado um que Marina Silva esvaziou-se de seu potencial expressivo); falta-lhe capacidade de negociação política (mas é disso que tanta gente está cansada).

André Singer apontou, em sua coluna de sábado passado, o potencial de Joaquim Barbosa como candidato capaz de levar a sucessão de Dilma Rousseff ao segundo turno. É fato que as pesquisas, mesmo quando incluem o nome do ministro, garantem boa vantagem para a atual presidente, especialmente nas menores faixas de renda.

Mas é possível repetir-se aquele conhecido fenômeno que abala a política brasileira, a cada duas ou três décadas: primeiro Jânio Quadros, depois Collor de Mello, representaram a impaciência com os partidos e com a corrupção. O destino administrativo, político e pessoal desses personagens não foi, como se sabe, coerente com seu sucesso eleitoral.

Inflexível, autoritário, popular, emocional, Barbosa não é um demagogo nem um charlatão; suas diferenças com os dois antecessores são inegáveis. Não é impossível, entretanto, que a função —ou o drama— que ambos protagonizaram venha a repetir-se com seu nome.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Bernardo comentou em 05/03/14 at 12:11

    Me desculpe, mas quanta besteira, asneira, e porque não dizer sujeira que o Sr. faz em seus comentários, quer enganar a quem?aos menos instruídos, ou mesmo àqueles que sabem ler escrever, mas não possuem analise crítica. me faz o favor, este seu discurso, em que nas entrelinhas tenta desqualificar um cidadão da categoria do Sr. Joaquim Barbosa é coisa de quem esta em promiscuidade com todo o horror e desprezo que os brasileiros de bem sentem, e que não são enganados por matérias como a sua. Espero que não seja censurado e aceitem opiniões contrarias e que pensam diferente.

  2. Marcos Fernandes comentou em 05/03/14 at 12:10

    Ninguém subestima, apenas teme o que ocorreu pós eleição de Jânio e de Collor. É um cenário que não interessa nem a direita e nem a esquerda.

  3. Amando Santos comentou em 05/03/14 at 12:09

    Ele não tem esse ímpeto todo para julgar o mensalão mineiro não. Até por que esse processo é de 1998 e estava lá parado no STF. Por que ele nunca fez nada para agilizar a ação penal? Reparem que só pra um dos envolvidos, o Azeredo o Procurador Já pediu 22 anos de prisão. Outro detalhe que diz: Quer saber quem é o homem? Dê poderes à ele.

  4. Gleciomar Antunes comentou em 05/03/14 at 12:09

    – Mais uma vez repete-se a mesma coisa quando pensa-se que o povão vai sair do poço vem um derruba novamente para dentro do poço quando sera que o Brasil vai se livrar desta corja; ta difícil.

  5. Ju comentou em 05/03/14 at 12:08

    Joaquim Barbosa: PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO DO BRASIL!!!!!

    • Guilherme comentou em 05/03/14 at 12:12

      Votaria no Barbosa tranquilamente!
      Parece ser a única pessoa séria neste país!
      Os demais, todos corrompidos!!!

    • ADONIAS JOSÉ LUZ comentou em 05/03/14 at 12:29

      Eu já não sonho com cores, sonho com um presidente completo, assim: inteligente, honesto, de decisão rapida, corajoso, bravo, forte, elegante, culto, que queira elevar a situação do povo pobre para melhor (dividir melhor o bolo) incorruptivel, visionario, inovador, que respeite a opinião alheia, e se for muda-la argumente bem, sem impor seu ímpito, não violento, que seja eloquente em elogios e seja reticentente em criticas, que ame o Brasil de fora a fora, que saiba cantar o Hino Nacional, que de entrevistas para todos os meios de comunicação, e não somente para a globulolobbbe, e que odeie o pecado e não aos pecadores…..ENTÃO ELE NÃO PRECISA SER NEGRO, BRANCO, ORIENTAL, CAFUSO, MAMELUCO, CABLOCO, RICO OU POBRE….

    • padua comentou em 05/03/14 at 12:57

      Quem indicou o Barbosa para STF ? – O Lula ! Nunca um ministro do STF foi tão rigoroso contra o grupo político que lhe deu um bom emprego. Rigor exagerado dentro e fora do processo;aliás, em alguns momentos o Sr Barbosa parecia mais membro do MP do que membro da Magistratura na qual sem concurso. (Barbosa quis ser diplomata mas foi reprovado no concurso, mas em vez de acatar a reprovação como uma coisa natural achou por bem insinuar que a cor da pele atrapalhou. Nada diplomático.). Não acho que o Barbosa queira ser político; se isso acontecer muitos poderão imaginar que ele fez do STF o seu palanque e fez discurso de oposição. Será um político desacreditado.

  6. Silass comentou em 05/03/14 at 12:07

    Triste um articulista comparar Joaquim Barbosa a ex-presidentes aventureiros. Ele e a única alternativa para mudança que se apresenta no nosso horizonte. Ministro Joaquim Barbosa, seja candidato e avalie se o povo quer pessoas corajosas na direção deste pais.

    • ADONIAS JOSÉ LUZ comentou em 05/03/14 at 12:38

      o amigo tem que entender que as situações se assemelham, o reporter não comparou as pessoas e sim a situação……valeu. abç

    • A.Lupin comentou em 05/03/14 at 13:07

      Triste é ver que as experiências com Jânio e Collor já foram esquecidas, por gente que sempre acredita em salvadores da pátria…

  7. Cláudio Tardiolli comentou em 05/03/14 at 12:07

    Joaquim Barbosa, um brasileiro de verdade, honesto, justo. Lutar contra este sistema corrupto, cheio de bandidos, talvez seja muito para ele sozinho, mas que pelo menos sirva para o povo abrir os olhos, enchergar que populismo, artimanhas políticas, superfaturamentos públicos, etc… só nos transformam cada vez mais em apenas a REPÚBLICA DAS BANANAS ( OU DOS BANANAS), infelizmente!!!

  8. Sebastião Chaves comentou em 05/03/14 at 12:06

    Enfim, leio algo que manifesta serenidade e profundidade na análise política dos fatos.
    O furor condenatório do barbosa é grande em relação aos petistas, moderado em relação aos tucanos.
    Temos processados do mensalão mineiro com pena prescrita e uma demora no julgamento dos tucanos. O processo é anterior ao dos petistas e associados.
    barbosa percebeu que o cartel dos meios de comunicação dariam uma cobertura ao processo que o tornaria um super star.
    Aproveitou e se promoveu.
    Mas o mundo da política tem suas regras e cultura. Quando muito terá um pv da vida que vai querer usá-lo para eleger seus candidatos sem votos. Vida que segue.
    Parabéns, nesta toca tem coelho

    • marcilio felippe comentou em 05/03/14 at 12:23

      Não vejo o Supremo Tribunal Federal como lugar de vinganças, isso é da ótica do articulista, equivocado as vezes. Os Senhores Juízes do Supremo deveriam zelar pela justiça com serenidade e imparcialidade. Isso não ocorreu. Ficou evidente para todo o Brasil e para o mundo se alguém tiver interesse, a parcialidade de determinados ministros, ora defendendo os réus, como se fossem advogados dos mesmos. Não se pode fechar os olhos às evidências. As manobras jurídicas exacerbaram a lógica e denotaram a clara intenção de inocentar os réus, que já tinham sido condenados. Se houve uma fúria do relator (coisa que não vi) em condena-los, houve fúria de parte de alguns ministros do Supremo em inocenta-los. Por óbvio, eu também ficaria desolado se meu trabalho de anos em relatar crimes, fosse jogado por terra da forma como foi. Tenho certeza de que Joaquim Barbosa nunca sonhou com a Presidência da República. Isso foi o clamor de um povo, farto de injustiças, tramoias, corrupção, crimes e mentiras.

      • A.Lupin comentou em 05/03/14 at 12:33

        Engraçado… eu vejo as coisas de modo oposto ao seu! Para mim, houve um ímpeto muito grande para punir os réus petistas. E Justifico a minha impressão, lembrando que o Mensalão Tucano de Minas é muito mais antigo que o petista, e mal começou a ser julgado. Os cartéis do Metrô de São Paulo, envolvendo políticos tucanos durante os governos de Covas, Alckmin e Serra, ainda nem começaram a ser investigados, após aproximadamente 20 anos! Enquanto isso, os petistas já se encontram presos!

  9. Ronaldo da silva comentou em 05/03/14 at 12:05

    Só e lançar a candidatura de Joaquim Barbosa a presidente e vamos ver quem será os apoiadores.

  10. A.Lupin comentou em 05/03/14 at 12:05

    Eu gostaria de saber, como se faz para comprar um apartamento em Miami pagando apenas 10 dólares…

  11. helzio mascarenhas comentou em 05/03/14 at 12:03

    Marcelo Coelho,
    Não entendi sua postura já que é membro do Conselho Editorial da Folha. Não se deve misturar alhos com bugalhos. O Ministro Joaquim Barbosa tem um temperamento difícil, isso tem, mas tem razão quando a alma da independência do STF está sendo jogada por terra por alguns de seus membros, lá colocados para agirem dessa forma. Já o candidato, somente você está vendo. Será que é esse o pensamento do Conselho editorial desse jornal.
    Hélzio

  12. antonio f. maricato filho comentou em 05/03/14 at 12:02

    não sei onde se esta fazendo pesquisa, pois com quem eu falo todos estão contra o pt. sou JOAQUIM para as próximas eleições e todo minha família também.

  13. Lara Porto comentou em 05/03/14 at 12:02

    Qualquer ministro que condenasse o PT para a oposição seria transformado em herói. Poderia ser Barbosa, Barroso, Teori, não importaca o ministro e nem a sua história de vida para eles o importante era condenar o PT e quem fizesse isso, colheria os louros da fama…mas mentira tem perna curta e hoje sabemos o que estava por trás desse circo chamado mensalão. Barbosa condenou tanto os seus pares pela politização no julgamento mas se esqueceu que ele próprio andou de braços dados com Aécio para cima e para baixo. Posando sorridentes para fotos, almoçando juntos, recebendo medalhas de honra dos tucanos, Barbosa era a propria hipocrisia em pessoa. São atitudes como essa caro ministro, que cada vez mais pois em duvida a sua credibilidade. É o exemplo máximo do faça o que eu digo mas não faça o que eu faço, não é?

    • fagner silva comentou em 05/03/14 at 12:28

      é incrível como as pessoas se deixam levar por crendices que a mídia impõe, é sempre assim.. sempre que que se levanta alguém para dizer não a essas patifarias politicas, aparece o milagroso oportunista para sujar a imagem de quem faz justiça.

  14. Marcelo Gonçalves de Almeida comentou em 05/03/14 at 12:01

    Pena que este cidadão tenha o nome de Marcelo resumo de você e sua matéria “LIXO”

  15. rodrigo comentou em 05/03/14 at 12:01

    Eu gostaria de saber se essas urnas são realmente confiáveis outra coisa falam que a marionete do pt Dilma ganharia no 1 turno mas nunca + nunca mesmo vi uma dessas pesquisa em minha cidade e não conheço ninguém que tenha participado.

    • ADONIAS JOSÉ LUZ comentou em 05/03/14 at 12:35

      VOCE NÃO VOTA QUERIDO, MAS EU SIM…….E DAÍ……….. O PT PERDEU SEU VOTO MAS GANHOU O MEU…………..

      OU NÃO..BEM TALVEZ EU NÃO VOTE MAIS NUNCA NO PT……

      SOMENTE SO PARA LHE MOSTRAR COM É O ELEITOR BRASILEIRO. DESCULPE meu pitaco no seu comentario ..fique na paz, abraço

  16. paulo comentou em 05/03/14 at 12:01

    barbosa ja ta com rabo presso com a globo
    filho ja ta trabalhando la
    duvido que ele vai por na cadeia propietario da GLOBO KKKKKK DUVIDO

    • Guilherme comentou em 05/03/14 at 12:16

      Ainda mais presso!!!

  17. Ricardo comentou em 05/03/14 at 12:00

    E assim o brasil caminha a passos largos pra merda !!! quando surgi alguém disposto a lutar pelo correto, pelo justo, como o ministro Barbosa, nos deparamos com comentários criticando a maneira como vossa excelência conduziu os julgamento dessa quadrilha de ladroes descarados, ACORDA ignorantes esse senhor tentou fazer justiça de quem nos roubas a décadas sem ser incomodados, MEUS PARABENS MINISTRO BARBOSA

  18. RRRRRRR comentou em 05/03/14 at 12:00

    SE TODOS VOLTARAM ATRAS DO MENSALAO PARA NAO CONDENAR OS CULPADOS, IMAGINA AS NOSSAS PERDA DO FGTS, SE NOS NAO PEGAR NO PE DESSES PT NAO VAMOS CONSEGUIR NADA

  19. enio constancia comentou em 05/03/14 at 12:00

    o sr Joaquim Barbosa e autoritario nao tem jogo de cintura , coitado do nosso povo se for um dia presidente da republica

    • mauricio rocha comentou em 05/03/14 at 12:14

      é por ter jogo de cintura que o país está desse jeito. excelentes salários para o povo, segurança total nas ruas e nas casas, hospitais, transporte e moradia exemplar,politicos honestos preocupados com o povo, não existe menor infrator matando , assaltando. tá tudo ótimo.

  20. Alexander Diaz comentou em 05/03/14 at 11:59

    Sr. Marcelo,

    O Ministro Joaquim Barbosa pode não se impor no grito no STF, mas depois do que está para acontecer em Junho….se ele quiser vai se impor nas Urnas.

    Anote!

  21. Carlos comentou em 05/03/14 at 11:59

    O PT realmente indicou todos os Ministros do Supremo e de forma estratégica montou todo esse cenário em que o personagem Joaquim Barbosa é visto como Robin Hood. toda esse cenário político cercado de verdadeiras raposas onde o único cordeiro é o povo.

  22. Edna,2 comentou em 05/03/14 at 11:59

    Sinceramente *NÃO* acredito que o Ministro Barbosa entre nessa furada de *ficar político*,*mas* sei que nada nesse mundo é impossível.
    Caso *isso* aconteça o meu voto *ele* não terá,pois querendo ou não vai ter uma hora que *ele* também vai entrar no saco corrupto no qual encontram-se *TODOS* os políticos.

  23. paulo comentou em 05/03/14 at 11:58

    BARBOSA INTIMA A GLOBO A PAGAR QUE DEVE P RECEITA FEDERAL
    SERÁ QUE VC TEM PEITO P ISSO
    AI VC TEM MEU VOTO?

    • Edna,2 comentou em 05/03/14 at 12:02

      “Mas *TU* citas somente a GLOBO?”
      Tem muita,mas muita gente com esse *probleminha que TU citastes*.rsrsrsrs…

      • Marcelino comentou em 05/03/14 at 12:19

        Mas só o probleminha da Globo + a Satiaghara já são o maior problema multiplicando o mensalão em mil vezes… ou vc acha que era de graça a globo dando espaço p mensalao p tirar o foco dela? acorda Brasil. Pare de nadar na superficie e se aprofunde no que está por tras. A maioria do seu JB emite Habeas Corpus p Daniel Dantas num domingo, o amigo de Gilmar Mendes….

  24. silas comentou em 05/03/14 at 11:58

    Joaquim Barbosa tem que ser Presidente e se possivel com amplos poderes para poder lutar contra esta corrupção escandalosa em nosso Pais.
    JOAQUIM BARBOSA PARA PRESIDENTE , URGENTE.

  25. Clavadeferro comentou em 05/03/14 at 11:57

    O articulista tem “rabo preso” com seu empregador, pois considera que o julgamento não foi político e insiste na desqualificação dos “réus” usando o termo mensageiros! Como se sabe, o delito eleitoral foi caixa-dois para pagamento de dívidas de campanha. Ah, sem o uso de dinheiro público!

    • Umberto Moura comentou em 05/03/14 at 12:05

      Verdade, mas que sujeito idiota.

    • gilmar comentou em 05/03/14 at 12:07

      Cara aré para ser ‘otário’ existe um limite, pose-se gostar ou não do Barbosa mas ai a defender políticos que desviaram dinheiro publico é muita burrice para uma cara só.

  26. armando almeida comentou em 05/03/14 at 11:56

    Joaquim é um homem honrado e um orgulho para todos os negros e Brasileiros num modo geral.

    Obrigado, Joaquim por ter essa sensação de que nem tudo está perdido ainda.

    • katraka comentou em 05/03/14 at 12:03

      já tivemos a primeira mulher presidente.
      é chegado o momento de termos o primeiro negro presidente.

      • A.Lupin comentou em 05/03/14 at 12:24

        Segundo é afirmado por muita gente, o Brasil já teve um presidente negro, ou, como era chamado um mestiço, à época, mulato: O Presidente Nilo Peçanha. Só que, ao que parece, a família nega até hoje que ele tivesse sangue africano. Suponho que seria fácil confirmar isso com um exame de DNA, em seus restos mortais ou em algum descendente.

    • Luiz Morais comentou em 05/03/14 at 12:04

      Armando, o Joaquim é um orgulho para os brasileiros e não para os “negros” brasileiros. Não se deve fazer distinção de cor, mesmo para aspectos positivos. É com base nesse tipo de atitude que se fomenta o preconceito. Afinal, se for motivo de orgulho pode-se citar a cor, se for pejorativo não?

      • ADONIAS JOSÉ LUZ comentou em 05/03/14 at 12:57

        Assim é uma faca bem afiada; tem um lado que pode outro lado não pode.
        Por uma questão de principios eu jamais enxergo cores nos homens, vejo apenas a decência…….dela eu posso falar a vontade.

    • Ribamar comentou em 05/03/14 at 12:13

      Lamento te dizer,mas esse cidadão está longe de representar os negros do Brasil.Ou será q todos são desse tipinho,arrogante,mau educado,recalcado e vingativo,torço q ele vá pra disputa eleitoral,o povo vai coloca-lo no lugar dele ou seja,no ostracismo,vai ser uma lavada.

    • Sebastião Chaves comentou em 05/03/14 at 12:37

      o que não falta são negros que pela cultura, inteligência e desassombro muito fizeram por este país. Este senhor era um zero absoluto até o Lula guindá-lo a Ministro do STF. Aproveitou o solo fertilizado pela grande imprensa para sair do anonimato em que sempre viveu antes de sua nomeação.
      Seus votos no julgamento são rasos de argumentação jurídica, caracterizam-se pela adjetivação agressiva de tanto gosto do povo.
      Justificou o julgamento de todos com o sem direito a fórum privilegiado dizendo que as ações dos julgados eram indissociáveis.
      No mensalão do tucanato mineiro, irmão gêmeo do mensalão petista, separou o julgamento dos indiciados.
      Quem vê esta figura dúbia e grosseira como o salvador da pátria e orgulho dos negros é pouco informado ou já totalmente robotizado pelo cartel dos meios de comunicação.
      Pensar dói menos que tomar uma injeção.

  27. Joaquim Carlos comentou em 05/03/14 at 11:56

    Que vergonha Em Folha, não vem sujar o nome do ministro, pegue suas moedas de ouro e fiquem calados.

  28. joao pieroni comentou em 05/03/14 at 11:55

    ESSE CARA É UM RECALCADO EM BUSCA DA FORRA. IGUAL AO JANIO.

  29. Eduardo Nimer Elias comentou em 05/03/14 at 11:55

    Senhor Coelho, com todo respeito, sua reportagem, “está longe de ser uma reportagem”, seu comentário/opnião sobre Joaquim Barbosa é simplesmente corretíssima, mas ao invés do senhor enaltecer a historia de Joaquim Barbosa que todos conhecem, do pobre que ficou rico e enfrentou os poderosos em um Brasil aonde os poderosos não são punidos, o Senhor deveria ter comentado que o que esta acontecendo com ele é mais um pezinho do PT que nomeou ou comprou correligionários que estão sentados no STF e é claro não iriam votar em desfavor de um governo imperialista e covarde que entraram pobres e estão bilionários. Então poupe-me do que já sabemos e conte o outro lado e por favor publique meu comentário. Não é pessoal.

  30. vander araujo comentou em 05/03/14 at 11:54

    Jornalistas petistas ou petebas, não subestimem o JB, porque poderão provar do próprio veneno, ele pode ter perdido a maioria do SPTF ou tribunal bolivariano, mais continua muito VIVO..

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailcoelhofsp@uol.com.br

Buscar

Busca

Versão impressa

  • Em cartaz
  • Geral
  • Livros
  • Versão impressa
  • Recent posts Marcelo Coelho
  1. 1

    Aviso

  2. 2

    Debate sem fim

  3. 3

    Pequenos profissionais

  4. 4

    O homem da fibra ótica

  5. 5

    Temporada de caça

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 01/06/2006 a 31/01/2012

Sites relacionados

  • Seja avisado dos novos posts deste blog
  • Folha.com
  • UOL
  • BOL
  • O link de todos os links
  • Eurozine
  • Voltaire e seu tempo
  • Fotos maravilhosas
  • Rádio naxos
  • Times Literary Supplement
  • Teatro fantasma
  • Controvérsia
  • Entrelinhas
  • Luiz felipe de alencastro
  • Jean Claude Bernardet
  • Amigo de Montaigne
  • Catatau: cultura, ciência e afins
  • Guindaste: literatura, crianças, desenhos
  • Marco Antônio Araújo: aforismos
  • Sebos on line
  • Comentários, arte e fotos
  • Ciência em Dia
  • Pinakothek
  • The Atlantic
  • Bibliodyssey, gravuras e ilustrações
  • Teatro e libertinagem com Mauricio Paroni
  • Caça-lorotas de internet
  • Curiosidades de todo tipo na internet
  • Livros antigos de arte
  • George orwell: diário
  • Jornais de todo o mundo
  • Videos de arte
  • Guia de pronúncia em todas as línguas
  • Biblioteca universal
  • Blog do favre
  • Milton ribeiro
  • Noemi jaffe
  • Images&visions
  • Partituras clássicas
  • Revistas acadêmicas
  • Blog de música classica
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).