As tentações de Joaquim Barbosa
05/03/14 03:00Começo com uma banalidade. É natural que uma pessoa pobre sonhe em ficar rica. Mais forte, entretanto, é o sonho de enriquecer de novo quando se perde a fortuna possuída.
É mais fácil se contentar com o pouco que sempre se teve do que com o muito que se tinha, e que já não se tem mais.
Acredito que a regra funcione não só em matéria de dinheiro, mas em questões de poder também. Digo isso pensando no caso do ministro Joaquim Barbosa.
O presidente do STF deixou claro, tempos atrás, que não tinha intenção de concorrer a nenhum cargo eletivo; pelo menos, a disputa pela sucessão de Dilma Rousseff não estava no seu horizonte.
Uma coisa, entretanto, é não ter esse tipo de ambições quando tudo lhe parecia sorrir no caso do mensalão. A vitória sobre as teses da defesa estava garantida; a maioria dos réus, a começar de José Dirceu, tinha sido condenada.
Outra coisa é sentir, como Joaquim Barbosa declarou na semana passada, que todo o seu trabalho estava sendo “posto por terra”. Com a presença de Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, não foi apenas na questão da quadrilha que o jogo parece ter virado no STF.
Corretamente ou não, Barbosa pode imaginar que, dada a nova composição dos membros do tribunal, dificilmente os responsáveis pelos próximos escândalos políticos serão punidos com a mesma severidade.
Tendo a acreditar, como dizem alguns inconformados com as decisões da última semana, que no STF de hoje nem mesmo a denúncia do Ministério Público contra os mensaleiros seria aceita.
Derrotado, Joaquim Barbosa está na situação de quem já teve o doce nas mãos e vê, de repente, que tudo não passara de um sonho. Não tem o poder de construir uma nova maioria no STF, e muito menos (embora pareça acreditar nisso) a capacidade de impor no grito suas próprias opiniões.
Ponho-me no lugar de Joaquim Barbosa. Como não acalentar a ideia de, um belo dia, nomear sozinho os futuros membros do STF? Vingar-se de Barroso, Teori e Lewandowski a partir de um lugar com muito maior poder de fogo?
A conjuntura eleitoral parece favorável a esse tipo de pretensão. Todo o clamor das manifestações de junho, contraditório como era, desapareceu sem ter sido atendido.
Eduardo Campos e Aécio Neves podem ser tão oposicionistas quanto desejem, mas não expressam aquele tipo de impaciência, de revolta, presente nas ruas. Mesmo porque, qualquer o partido a que se pertença, sempre há mensalões parecidos no fundo de alguma gaveta.
Isso é um movimento de direita ou de esquerda? Perguntava-se isso a propósito das manifestações. Havia as duas coisas. Também as duas coisas estão presentes, provavelmente, no ímpeto de Barbosa.
Violento contra o PT, ele não é menos antipático com relação aos erros ou hábitos da “mídia burguesa”. Quer figurões petistas na cadeia, não porque sejam ou tenham sido de esquerda, mas porque se recusa a aceitar que na cadeia só fiquem os pobres, os pardos, os negros.
Está desvinculado dos partidos. Parece disposto a condenar tucanos e petistas com a mesma fúria dos muitos manifestantes que rejeitavam Feliciano, Dirceu, Alckmin e Haddad num único, amplo e vago movimento.
Falta-lhe tempo na televisão (mas como ele teve tempo ao longo deste julgamento!); falta-lhe um partido de tamanho conveniente (mas é por ter achado um que Marina Silva esvaziou-se de seu potencial expressivo); falta-lhe capacidade de negociação política (mas é disso que tanta gente está cansada).
André Singer apontou, em sua coluna de sábado passado, o potencial de Joaquim Barbosa como candidato capaz de levar a sucessão de Dilma Rousseff ao segundo turno. É fato que as pesquisas, mesmo quando incluem o nome do ministro, garantem boa vantagem para a atual presidente, especialmente nas menores faixas de renda.
Mas é possível repetir-se aquele conhecido fenômeno que abala a política brasileira, a cada duas ou três décadas: primeiro Jânio Quadros, depois Collor de Mello, representaram a impaciência com os partidos e com a corrupção. O destino administrativo, político e pessoal desses personagens não foi, como se sabe, coerente com seu sucesso eleitoral.
Inflexível, autoritário, popular, emocional, Barbosa não é um demagogo nem um charlatão; suas diferenças com os dois antecessores são inegáveis. Não é impossível, entretanto, que a função —ou o drama— que ambos protagonizaram venha a repetir-se com seu nome.
Pra começar Ministro do STF não tem que derrotar advogado de Réu. Ele tem que fazer o mais justo para a vítima e para o réu. Fazer espetáculo pra se promover à custa do destino de pessoas, atropelando a Justiça é crime hediondo e quem apóia esse tipo de coisa é co-altor e co-responsável, ficando à merce das consequências da verdeira Justiça.
Co-autor escreve-se assim, com ‘u’, e não como vc escreveu. Se te falta consistência intelectual, falta-lhe também a capacidade para criticar.
– Agora sim, o mundo desabou sobre nós cidadãos de bem.Com este maldito resultado, significa que a roubalheira vai continuar e intensificar porque tá tudo liberado. Na mente dos políticos ladrões principalmente destes petistas, os cofres do governos estão abertos para saquearem tudo que tem lá, porque a quadrilha do STF aliançou-se com esta corja. Agora é que vai faltar de tudo para saúde, segurança, educação e etc.
Sr. Joaquim creio que sua condidatura a Presidencia e a unica Ferramenta disponivel neste momento > Pense com Carinho o povo como o SR. pode estar no caminho da Verdade.
É inaceitável que um cérebro pobre como o do articulista esteja a serviço de escrever sobre a vida política brasileira num jornal de âmbito nacional. Esse é mais um sintoma do quanto o Brasil está infelicitado. Joaquim Barbosa é um grande homem e a história o terá entre os grandes homens públicos brasileiros. O articulista não quer compreender a extensão do mal que os chamados mensaleiros causaram e seguirão causando ao Brasil. Todos pagaremos caro pela ação desses marginais, inclusive o articulista.
O Brasil, precisa urgente de um homem na como Dr.Joaquim Barbosa, o povo conclama justiça para os injustos. Chega de hipocrisia dos nossos politicos, tantas armações de partidos.
Circula na internet, a situação catastrófica que o governo lula e Dilma (divida interna e externa) má administração,remessas vultuosas para Cuba, e outros paises com dinheiro dos nossos impostos.
Vamos acordar, há uma luz no final do tunel que se chama JOAQUIM BARBOSA.
estou triste
muito triste
Chegou a hora do povo ir para Rua impor sua vontade ao STF. O Povo quer justiça agora e enxergar no horizonte uma espada justiceira que puna com rigor os corruptos que surgirem. Estamos cansados se ser lesados.
Essa campanha da mídia contra o Joaquim Barbosa, esconde alguma coisa que deve ser dinheiro comprando opiniões.
Ele é inegavelmente a favor do Brasil. Se tivéssemos um país sério, os moradores de Brasilia, iam fazer vigília na casa de cada um dos juízes do STF.
Impor punição à uma quadrilha de ladrões safados? que seja no grito se for necessário. Contra bandidagem é o mínimo que se espera de um homem que honra sua existência. Ao contrário do pobre escritor meia boca que escreveu esse artigo. A esquerda vai cair meu caro escritor meia boca. E a queda vai ser feia!
Joaquim Barbosa para Presidente…….eu levanto esta bandeira…… resto e tudo pau mandado da Dilma e Lula , a começar pelo Tofolli , vejam seu Curriculum e uma Maravilha , ai vem a turma do Teori e Lewandowsk , e o RESTO.
O pouco que venho vendo do ministro Barbosa tem, me decepicionado, pois ate a alguns anos no governo Lula ele comungava junto ao entao governo tanto que Lula o nomeo para ministro no supremo, li alguns comentarios como sendo servidor publico e criar uma empresa co endereço onde reside (nao pode) comprar ap na USA a preço de banana isso me preocupa como eu dar credibilidade.
Sebastião, se vc escreve mal, significa que lê mal. Falta-lhe informação, esclarecimento mental. A sua crítica é insubsistente, falta uma perna a ela.
O ministro Joaquim Barbosa é o retrato do povo brasileiro….Hoje ele vive o que o povo já senti na pele há 10 anos: A COVARDIA, A MANIPULAÇAO, A CORRUPÇÃO, A IMPUNIDADE….
O PT é um câncer para o Brasil!!! são anos de atraso em infraestrutura e desenvolvimento e estamos vendo o reflexo agora…
O povo brasileiro precisa urgentemente tirar essa máfia do governo brasileiro!!!
MARCONIO
Será mais um caçador de marajás ?
Povo sofrendo aonde, quando que lugar tem esse sofrimento ae ?
Ta tudo 100% os que passam fone ganhando um salario minimo de aposentadoria, tem que aumentar os impostos e roubar mais o desculpa, roubar não desviar para fins pessoais, os médicos cubanos são médicos mesmos ta parecendo mais um cavalo de Tróia……
Povo gosta e de falar nas esquinas, quero ver é boicotar as urnas esse sim é uma grande manifesto contra o poder de hoje… Chupa essa manga brasil….
Um dos mais ingênuos ( ou tendencioso ) artigo que eu já li sobre o assunto.
Vergonha alheia.
Por acaso a Folha de São Paulo é propriedade da Globo? Se for, está amplamente explicado.
Concordo com o artigo no que se refere à tendência autoritária de Joaquim Barbosa. Mas a imparcialidade é uma quimera, seja na justiça ou no jornalismo. Seria bom se o Barbosa administrasse melhor sua ira, de resto compreensível. Como seria bom se o autor da coluna não deixasse escapar tanto preconceito.
Joaquim, estou aguardando sua candidatura para votar em você na próxima eleição. Até la…
E eu também. J.B. (como cidadão) faz parte de uma pequena parcela da população brasileira que ainda não perdeu a capacidade de se indignar.
JB tem pés de barro: Como em uma eleição majoritária era irá explicar as agressões a ex-mulher, o apartamento de 10 dólares em Miami e o emprego do filho na Globo?
Fora do STF ele poderá e vai ser confrontado com isso e não vai adiantar ele gritar. Na planície ele vai ser igual aos outros.
Particularmente gostaria q ele fosse candidato. Perderia até para o Aécio. E isso faria bem para a democracia no Brasil.
Disposto a condenar petistas e tucanos??? Caro Marcelo Coelho, há controvérsias. Petistas, com certeza… mas não vejo o mesmo ímpeto, seja do proprio joaquim Barbosa e os demais membros do stf – vamos ver agora, com a entrada do teori e barroso como fica – assim como não desperta o mesmo interessa dos grandes gropos da imprensa que, curiosamente, persiste em se esquivar de dar o mesmo destaque a casos até de maior vulto, como banestado, oporação satiagraha, mensalão mineiro e propinoduto tucano do cartel de empresas nas licitações do metro e trem… só esse último, lesou os cofres públicos em mais de um bilhão de reais em vinte anos. Muito estranho o comportamento do stf e imprensa nacional
Dilma ganha dos 2 candidatos da oposição hj no primeiro turno. Se entrar o JB o que irá alterar? Divide apenas os votos da oposição.
O SR JOAQUIM DEVERIA SE ALIAR COM MARINA SILVA, E DAR UM SHOW NESTE POLITICOS CORUPTOS
acho que o ministro não esta fazendo mas que a obrigação de um cidadão ou uma autoridade honesto é justo faria!!!
A FUNDAÇÃO INNOVARE DA GLOBO VAI CONDECORAR JB E GI LMAR MENDES QUE SERÃO FUTUROS PRESIDENTES DESSA GRANDE FUNDAÇÃO
É assim que começam as ditaduras. O Collor era caçador de marajás, o povo areditou e deu na merda que deu. O Joaquim caçador de petistas. Qual o melhor. Sem ditadura todos sao iguais. Sermpre vai ter um congrsso no meio para atrapalhar qualquer pretendente a ditador. Id Amin Dada era assim e deu na merda que deu. São aprendizes de ditadores. Hitler que era um verdadeiro ditador deu na merda que deu.Nós temos que ver quem são os menos ruim e no caso acho o PT. São aprendizes diante de Daniel Dantas e seus aliados com fortunas fantásticas e que já remeteram mais de trilhão de doláres para o exterior.. Se lembram do BANESTADO….
Isso jornalistas matem o único cara que teve coragem de enfrentar o PT e sua esquadra de bandidos, mas cuidado pois o próxima arma para calar a mídia está próximo.
O PODER DAS GRANDE MÍDIAS…..como pode uma coisa q vem acontecendo há 500 anos no Brasil, dinheiro vivo prá lá e prá cá para politicagem….e no caso criado pela propria oposição..e na verdade em torno de 100 milhões, conseguirem fazerem este estardalhaço todo, se só agora depois q Haddad assumiu SP, descobriu pelos critérios de investigação implatados por estes ditos por muitos como os maiores ladrões do Brasil….lá SP, só nos menores fiscais, ISS, IPTU, Trensalão é muitas vezes tudo isto-Mansões-dinheiro vivo-dinheiro no exterior e está como se não fosse nada, não está tudo ao contrário?…..só comprova poder de fogo das grande mídias enciam dos mais distraídos…
O nobre Presidente do STF representa a indignação de todos os cidadãos de bem deste país que não têm voz, o grito de todos nós é abafado pelos corruptos que se instalaram no poder .
Para a socidade ainda resta a esperança do ilustríssimo Presidente da suprema corte de vermos a justiça triunfar, embora no STF já fora plantado alguns muitos corruptíveis.
Cara, você é um demagogo, hipócrita. Sabe que o JB está tentando moralizar o STF. As coisas no Brasil não funcionam, aliás, funcionam para os ricos, para os que detém o poder, como o senhor pode escrever o que quiser, fala um monte de abobrinha. Eu conheço um monte de petistas que sugam do estado, colocam membros da família para receberem as benesses do Estado, o PT colocou mais 1 (um) ministro e ganhou a batalha. O Brasil precisa de gente como JB que luta pelos interesses da sociedade, não como vocês, que vieram da burguesia, que falam não como a maioria, como a minoria burguesa, que quer o sistema do jeito que tá. o Brasil precisa mudar, do serviço público (com o fim do patrimonialismo e do clientelismo), assim como as demais instituições
De uma certa forma vc tem razão, esse é o momento para Joaquim Barbosa fazer algo difrerente na política e moralidade desse País tão corrupto, mais não adianta querer e ficar somente protestando, se o poder está nas mãos do inimigo e ele e na suas reuniões na calada da noite manipulam como quer.
esse, jornalista, devia ir, pra cadeia por quer? esta sendo pago pelo P T recebendo dinheiro público pra falar mal do ministro Joaquim barbosa eu fose você tinha vergonha na cara seu cometárista ladrao de meia tigela você vergonha pra brasil admira folha aceitar tipo de comentario dese
Se tá sendo pago, foi mal instruído, em nenhum momento ele se posicionou a favor do PT, apenas fez uma constatação de um acontecimento, e fez um alerta a algo que já se repetiu duas vezes na história brasileira e pode novamente acontecer. Ele não se posicionou a favor ou contra o Barbosa, apenas analisou o fato, goste-se ou não de sua conclusão.
Se tivesse a favor do PT, poderia falar que o mensalão era uma farsa, do apartamento nos EUA, e outras abobrinhas.
O Brasil precisa urgentemente importar 200 milhões de vacina contra Salvador da Pátria. Os mais velhos se lembram do cara que iria salvar o país empunhando sua implacável vassourinha . Resultado: 20 anos de ditadura; o Caçador de Marajás dispensa apresentação: Foi o super-herói que saqueou o Brasil. Mais um? – Pelo amor de Deus, ninguém merece!…
Se você viveu nos tempos dos dois antecessores (Jânio e Collor) não terá como negar que o atual ministro é muito diferente deles. Aliás, ele não se autodenomina “Salvador da Pátria”. O povo é que clama por isso.