As tentações de Joaquim Barbosa
05/03/14 03:00Começo com uma banalidade. É natural que uma pessoa pobre sonhe em ficar rica. Mais forte, entretanto, é o sonho de enriquecer de novo quando se perde a fortuna possuída.
É mais fácil se contentar com o pouco que sempre se teve do que com o muito que se tinha, e que já não se tem mais.
Acredito que a regra funcione não só em matéria de dinheiro, mas em questões de poder também. Digo isso pensando no caso do ministro Joaquim Barbosa.
O presidente do STF deixou claro, tempos atrás, que não tinha intenção de concorrer a nenhum cargo eletivo; pelo menos, a disputa pela sucessão de Dilma Rousseff não estava no seu horizonte.
Uma coisa, entretanto, é não ter esse tipo de ambições quando tudo lhe parecia sorrir no caso do mensalão. A vitória sobre as teses da defesa estava garantida; a maioria dos réus, a começar de José Dirceu, tinha sido condenada.
Outra coisa é sentir, como Joaquim Barbosa declarou na semana passada, que todo o seu trabalho estava sendo “posto por terra”. Com a presença de Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, não foi apenas na questão da quadrilha que o jogo parece ter virado no STF.
Corretamente ou não, Barbosa pode imaginar que, dada a nova composição dos membros do tribunal, dificilmente os responsáveis pelos próximos escândalos políticos serão punidos com a mesma severidade.
Tendo a acreditar, como dizem alguns inconformados com as decisões da última semana, que no STF de hoje nem mesmo a denúncia do Ministério Público contra os mensaleiros seria aceita.
Derrotado, Joaquim Barbosa está na situação de quem já teve o doce nas mãos e vê, de repente, que tudo não passara de um sonho. Não tem o poder de construir uma nova maioria no STF, e muito menos (embora pareça acreditar nisso) a capacidade de impor no grito suas próprias opiniões.
Ponho-me no lugar de Joaquim Barbosa. Como não acalentar a ideia de, um belo dia, nomear sozinho os futuros membros do STF? Vingar-se de Barroso, Teori e Lewandowski a partir de um lugar com muito maior poder de fogo?
A conjuntura eleitoral parece favorável a esse tipo de pretensão. Todo o clamor das manifestações de junho, contraditório como era, desapareceu sem ter sido atendido.
Eduardo Campos e Aécio Neves podem ser tão oposicionistas quanto desejem, mas não expressam aquele tipo de impaciência, de revolta, presente nas ruas. Mesmo porque, qualquer o partido a que se pertença, sempre há mensalões parecidos no fundo de alguma gaveta.
Isso é um movimento de direita ou de esquerda? Perguntava-se isso a propósito das manifestações. Havia as duas coisas. Também as duas coisas estão presentes, provavelmente, no ímpeto de Barbosa.
Violento contra o PT, ele não é menos antipático com relação aos erros ou hábitos da “mídia burguesa”. Quer figurões petistas na cadeia, não porque sejam ou tenham sido de esquerda, mas porque se recusa a aceitar que na cadeia só fiquem os pobres, os pardos, os negros.
Está desvinculado dos partidos. Parece disposto a condenar tucanos e petistas com a mesma fúria dos muitos manifestantes que rejeitavam Feliciano, Dirceu, Alckmin e Haddad num único, amplo e vago movimento.
Falta-lhe tempo na televisão (mas como ele teve tempo ao longo deste julgamento!); falta-lhe um partido de tamanho conveniente (mas é por ter achado um que Marina Silva esvaziou-se de seu potencial expressivo); falta-lhe capacidade de negociação política (mas é disso que tanta gente está cansada).
André Singer apontou, em sua coluna de sábado passado, o potencial de Joaquim Barbosa como candidato capaz de levar a sucessão de Dilma Rousseff ao segundo turno. É fato que as pesquisas, mesmo quando incluem o nome do ministro, garantem boa vantagem para a atual presidente, especialmente nas menores faixas de renda.
Mas é possível repetir-se aquele conhecido fenômeno que abala a política brasileira, a cada duas ou três décadas: primeiro Jânio Quadros, depois Collor de Mello, representaram a impaciência com os partidos e com a corrupção. O destino administrativo, político e pessoal desses personagens não foi, como se sabe, coerente com seu sucesso eleitoral.
Inflexível, autoritário, popular, emocional, Barbosa não é um demagogo nem um charlatão; suas diferenças com os dois antecessores são inegáveis. Não é impossível, entretanto, que a função —ou o drama— que ambos protagonizaram venha a repetir-se com seu nome.
Só pessoas que tem o rabo preso como você para falar estas merdas. Por isso o Brasil está esta zona.
O dia que nos livrarmos desta turma do PT,pode ser que o Brasil seja um páis democrático
Que matéria ridícula.
Folha cada vez pior com esses tipos de matérias. Como se tudo que se esta em pauta no STF fosse feito a base de “eu grito mais alto, eu ganho.”
Muito bem Marcelo Coelho você fez com que lessem sua matéria e criticassem o seu profissionalismo.
Parabéns!!
Concordo plenamente. Desserviço
Pois é, mais um comentário em que prevalece a vontade do comentarista em setrimento dos fatos. Ridículo!
chegou a hora de colocar todos esses merdas para correr da preside cia de congresso da camera dos deputados federal que sao a favor de bandido maior idade e menor idade snr joaquim barbosa a gora chegou a sua ves de mostrar que lugar de bandido e na cadeia
ACHO QUE O MARCELO COELHO COM O SEU COMENTÁRIO NÃO AJUDA O BRASIL
É MUITO, PARA O NOSSO PRESIDENTE SO STF, LIDAR COM UM GOVERNO INCOMPETENTE E CORRUPTO QUE TRABALHA COM A MAQUINA POLÍTICA E MEMBROS DA IMPRENSA COM O INTUITO DE PROVOCAR, CHANTAGEAR E DESMORALIZAR O PRESIDENTE DO SUPREMO FEDERAL JOAQUIM BARBOSA.
UM BRASILEIRO RARO, CORRETO E JUSTO. MERECEDOR DE NOSSOS APLAUSOS E NÃO DA PECHA DE PERDEDOR QUE VOCÊ DESCREVEU.
NÉVITON CASTRO
Concordo!! Estou cada vez mais indignada com pessoas cegas ou que querem que a população seja cega, distorcendo toda a realidade que acontece com esse bando de bandidos com B maiusculo. Joaquim Barbosa é a esperança de termos realmente pessoas ligadas a vida pública que trabalham para a população de verdade e não para beneficio próprio.
Esse infeliz foi usado pelo pig e pela mídia, se achando um deus, agora que foi abandonado, só resta chafurdar, pois um homem sem poder não é nada.
Ele só ataca o PT o governador de Goias/PSDB e o de São Paulo/PSDB continuão no cargo ate hoje mesmo recebendo propina para as obras dos seus estados onde esta a justiça de verdade.
Senhor Marcelo Coelho,
Ao ler seu “comentário” me sinto indignado e triste, pelo fato de vc ser um gerador de opiniões.
pois não se trata do sentimento de um Homem que ocupa qualquer cargo, mas nosso (brasileiros) sentimentos, de um dia ver nosso país sem corrupção. um absurdo que pense assim ( muito pequeno). Uma sugestão pense como um Brasileiro.
“…Parece disposto a condenar tucanos e petistas com a mesma fúria dos muitos manifestantes..” Caro articulista Marcelo Coelho, não vejo nas ações e reações de Barbosa nenhum indício sequer da imparcialidade que você tenta passar! Barbosa é parcial. Não moveu uma palha para dar andamento ao processo do Mensalão Tucano (por falta de interesse da mídia…). O que JB quer é holofote! uma postura indigna para um ministro do STF. O que esperar deste cidadão como político?
Sei não, com sua empáfia, grosseria e outros adjetivos que não cabe aqui, seu puxão de orelha, não veio à cavalo não!
Como os petistas abominam esse homem, somente os ati-petitas os transforma em Mártir. Para mim ele é um fanfarrão quando deixa de usar da mesma “ética” com outros políticos, acho que ele fez o circo dele, perdeu os holofotes, de certa forma ofuscando seus planos, que certamente não é lutar pela ética na politica, usado da justiça.
Infelizmente se queimou na primeira, quiça pudesse ter tido a oportunidade de se candidatar…. Mas os astro nem sempre brilham….
Acompanhei todo o julgamento e, na minha análise, Joaquim Barbosa é um dos poucos de que devemos nos orgulhar. Indignado fica quem é decente, justo, imparcial e patriota!
Com a invenção do “domínio do fato” se mostrou um manipulador desonesto, que envergonha o povo brasileiro e a justiça.
Sr Comentarista
O carnaval acabou e o Sr colocou a fantasia vermelha.No dia que isso aqui virar uma nova Venezuela sua voz será a primeira que será calada.Me parece ser essa uma das lutas de Joaquim Barbosa, pela sua liberdade de escrever, mesmo que seja uma ODE ao PT.
Luiz Fernando, na Venezuela ninguém é calado. O oposição tem os maiores jornais e TV. Tentam dar um golpe fascista contra a democracia, mas não passarão, sim passarinho.
Senhora Vera,
Quem tem competência política nesse país de políticos-bandidos e bandidos-políticos? Faça-me o favor, que comentário mais ridículo!
Barbosa ja.
já era…
Mudar o Brasil é uma impossibilidade. Mas a realidade brasileira é profundamente humilhante para os seus cidadãos mas esclarecidos. Paciência.
É por isto que o mundo não nos leva a sério. Não é admissível, fora do eixo África – Oriente Médio, ter um pais com tanta corrupção e impunidade como o Brasil. Afinal, este país não é uma Republiqueta Bananeira, ou é?
Muitas vezes,na falta de assunto,pode-se incorrer em escrever vontades pessoais na foma de raciocinio politico. Oportunidade perdida de ficar calado.
Separemos o joio do trigo: bandido é bandido em qualquer situação, seja roubando 1 centavo ou roubando 1 milhão. Para bandido político, cadeia e não importa se do partido A, B ou C… Mas a mão do Joaquinzão que pune com mão de ferro o P*T*, não quer punir nem com mão de algodão o P*S*D*B*… Lembremos de figuras políticas e judiciárias que brandiam a bandeira da honestidade e quando a verdade veio à tona, sairam de cena “à francesa” e continuam impunes…
– O mundo desabou sobre nós cidadãos de bem.Com este maldito resultado, significa que a roubalheira vai continuar e intensificar porque tá tudo liberado. Na mente dos políticos ladrões principalmente destes petistas, os cofres do governos estão abertos para saquearem tudo que tem lá, porque a quadrilha do STF aliançou-se com esta corja. Agora é que vai faltar de tudo para saúde, segurança, educação e etc.
Gostaria de ver vocês sendo julgados por um juiz parcial com esse. mesmo num crime simples de acidente de trânsito.
Caro Marcelo
JB é um oportunista midiático. Gostou da atenção e repercussão que sua truculência causou e abusou do poder. Ele quer martirizar figuras históricas com Dirceu e Genoíno para angariar a simpatia dos mesmos reacinários que clamam pela volta dos militares. E jamais julgaria da mesma forma os maiores e piores mensalões (vide PSDB, Furnas, propinodutos,etc) porque a mídia é sua maior mandante e aliada. Como sempre, admiro seu olhar sensível, a procura de sutilezas que façam a diferença. Acho só que JB é um tópico perioso e espero que em breve, obsoleto. Abraços.
Minha cara internauta, vivemos infelizmente ou felizmente à procura de “don quixotes”. JB para você pode ser uma “besta” humana, mas para uma minoria, infelizmente é um rasgo de hombridade e caráter. Vivemos à procura destes detalhes, para sobreviver na alma.
Olha Luciana, você póde até estar certa, pois hoje não se tem mais homens com palavra que você possa confiar, mas esse é o único que debate, briga para fazer o correto ou seja o que o povo acha certo, olha que está ao lado de homens na mesma altura e que luta apenas para protejer bandidos, como tem também, advogados, juises, senadores, enfim todas as classes do alto escalão que todos hoje estão apenas trabalhando em prol de defender bandidos, iguais a eles, a policia prende eles soltam.
lUCIANA, Torço muito, mas muito mesmo para que um dia você seja vítima desta onda de inversão de valores. COm certeza você deseja tudo de bom para seus filhos ou entes mais queridos. Tenha certeza de que um dia seus mais nobres valores serão postos por terra e a vontade socialista vai roubar (descaradamente como foi no caso do julgamento desta quadrilha), seus valores mais sagrados.
Continue apoiando sim o descaramento, a falta de vergonha, o conluio para fazer valer a manipulação da verdade, assim talvez um dia, lá na frente, quando seus direitos forem afastados das suas possibilidades, você finalmente entenda que sem regras e sem justiça efetiva, vamos afundar num mar de desespero…
Sergio, seu discurso é muito ideológico.
Vc deve fazer parte desta máfia de bandidos pois chamar Genuino e Dirceu de figuras de expressão do Brasil somente fazendo parte do esquema dos mensalões , mesadas e etc. coitado de vc que não enxerga o quanto estas figuras prejudicam o país , roubam e ainda se acham bonzinhos demais para irem para cadeia , O PT quer inverter a realidade dos fatos !!
genuino e dirceu, delubio são pessoas de expressão, tem dinheiro o quanto quiser, continuam fazendo parte da quadrilha, são protegidos por todos do alto escalão, riem como riem os pequenos ladrões, assassinos e outros riem da justiça, pois a plicia prende a “justiça” solta e os direitos humanos da a guarida a toda essa cambada de corruptos.
Feliz foi Ali-Babá que teve apenas 4o ladrões para comandar.
Luciana, você está corretíssima!
Acho que o senhor como a luciana fazem parte ou são parentes desses ladrões
Marina, concordo com cada palavra sua e assino embaixo; esses que odeiam o PT, não enxergam um palmo à frente, visto que os queridinhos deles fizeram e fazem pior que os petistas, e são agraciados com elogios, e ainda dizem, que querem ver o Brasil sem corrupção, com quem, com o P$DB? Eles precisam ser beliscados p/ acordar e entender, que não existe governo no [geral]sem corrupção, mas……….deixam rolar.
Esqueci-me de dizer, tenho 76 anos, viví a época da ditadura, não sei se é teu caso, pois pessoas que não viveram o tempo não tem condições de julgar, pois promoveram uma enorme lavagem cerebral e continuam até hoje, e muita gente fala o que lê, aos livros escritos, enfim, uns Maria vai com as outras, eu vivia a época atravessava São Paulo da Rua Riachuelo até em frente `hoje ROTA, nunca fui molestado por civil ou militar, vivia a minha vida trabalhava, me divertia, só que não tinha tanta mulher pelada, tantos BBB, tantos canalha como hoje, tantos assassinatos, tinhamos uma escola fundamental espetacular, saúde atendida pelo INPS e outras siglas que funcionava muito bem, havia família, respeito, e a cadeia funcionava bem demais.
Joaquim Barbosa presidente; General Heleno Vice-Presidente e campanha Anti PT nas eleições para Vereadores, Prefeitos, Deputados Federais e Estaduais e Senadores. Depois de concretizado o ato, estabelecer uma comissão da Verdade para os 12 anos do PT no poder e jogar todos os culpados na cadeia sem direito a Embargos Infringentes.
Só vão faltar a guilhotina e a forca nesse balaio.
Olha, o jeito que está no Brasil, com a Dilma que se acha que e a dona do Brasil, mas afinal eu me pergunto: Com tantos anos na presidência no nosso pais o que o PT fez? Fez dar dinheiro para ladrão, e gente que não quer trabalhar com seus tantos bolças família, gás..
#Acorda Brasil.. Se você candidatar a presidência Joaquim Barbosa meu voto e da minha toda familia e seu !!!
Não meu amigo, o pt não fez apenas isso não, ele conseguiu formar a maior quadrilha existente no mondo, não se engane com siglas, pt, pv, pc, pmdb, psdb, pputaquepariu são apenas siglas mesmo, o povo vai votar apenas para escolher o chefe desse quadrilha que vai ter a incumbencia de distribuir os cargos, que é feito da seguinte forma, se representa poucos votos o cara vai ter pequenos cargos em pequenas estatais ou em municipais, quem tem grandes votações, vão para enbaixadas, ministros, petrobras, banco do brasil, casa da moeda, enfim vão falar grosso, mas sempre em de acordo com o chefe, na época de eleição fica livre para meter o pau nos adversários, mas depois são todos da mesma quadrilha, entendeu ?
Que matéria ridícula e sem nexo.
Lamentável que a Folha permita uma publicação dessa.
Concordo. Porque ele não julgou o PSDB pelas propinas da Siemens, da Alston até hoje? O que dizer de seu apartamento em Miami comprado em nome de empresa fictícia? Ainda dá rolezinho na Europa com diárias de R$12.000,00 e agora vai pra África. Ele não engana ninguém, já está em campanha.
E pelo jeito voce só defende o PT. Eu não sou Psdb,porem, querer defender o indefensavel é uma piada. Antes tivesse uns 5 ou mais Joaquim Barbosa e este pais não estaria inundado na corrupção e todo o Congresso comprado com 39 Ministerios,verbas,empreguismo,etc.
Berenice, você está corretíssima!
Seu petista descarado.
Caro Coelho. Com o processo de bolivarização imposto pelos PTralhas ao STF, uma das últimas esperanças de justiça e ética neste País foi embora. É muito triste acompanhar tudo isto e ver a imprensa brasileira preocupada com a instabilidade emocional do Ministro Joaquim… Pergunto à você, quem não ficaria ? Será que a imprensa está mesmo comprada pelos PTralhas ? Acho que sim !
A imprensa sempre foi comprada pela direitalha. É necessária uma reforma política que democratize a imprensa, dando voz a todos os partidos. Esse barbosão foi apenas mais um palhaço da direita.
Sr jornalista, parece que você já está escalado para o próximo esquemão do PT. Portanto não merece mais comentários.
não tem imaginação!!!!
Gostaria que os nobres “comentaristas” saissem de suas posições de radicalismo e “PAIXÃO” políticas e sejam mais BRASILEIROS paixão pelo “BRASIL” igualitário, justo, fraterno, democrático, aprendam a ouvir as vozes da periferia, periferias das cidades, periferias de setores industriais, periferias do comércio, esse estão a cada dia sentindo as dificuldades, agora governos são passageiros e temporarios !!!
.Quero crer que o Senhor Joaquim se recuse aceitar que injustiças sejam feitas, que a justiça seja igual para todos na medida de suas desigualdades, não importando a quem. Quero crer, ainda, que Joaquim esteja certo e que a lei esteja errada. Quero crer que existam Joaquins, Marias e Josés que lutem pela justiça ainda que a lei seja contrária. A verdade é que conhecemos os vilões, eles estão lá e permanecerão lá, tripudiando, sorrindo de sua esperteza, oportunistas de alma, na verdade não passam da escória da humanidade.Podem achar em seu oportunismo e esperteza que são ganhadores, mas, são apenas uns covardes medíocres que tem medo de vencer jogando limpo. Preferem roubar porque sabem no fundo de sua alma espúria que nunca venceriam jogando integramente. Eles estão no poder, mas, já nasceram perdedores e, sabem disso. Todos nós sabemos disso.
O Ministro Joaquim Barbosa deve ter sentido na pele a dor do preconceito,da injustiça e da humilhação. Não sei do que seria capaz estando no Poder.Sei o que vi, ao longo da novela “Mensalão”. Apenas indignação e honestidade não bastam.Competência Politica é fundamental e isso,infelizmente, o Ministro não tem. Pena.
Acredito que o ministro Joaquim Barbosa tem competência de sobra. O que falta neste país é pessoas no poder comprometida com a o honestidade e o crescimento da nação. E não apenas querer enriquecer e governar apenas para a minoria . Para mim o que ocorreu com os mensaleiros só provou mais uma vez que cadeia é para pobre e preto. E os ministros que votaram a favor de inocentar os mensaleiros não tem compromisso com a ética e com a moral do país, mas com certeza tem compromisso com os mensaleiros apenas.
Sra. Vera.
Tire a venda dos olhos ! O Brasil precisa mudar o jeito de se fazer “política” !!!
Com quem? Já sei a resposta, ah vá!
Já tivemos nomes cheio de “Competência Política” neste país, e que cada dia mais vai se afundando. Não adianta ter competência política e não assumir os problemas do dia a dia. Através da Competência Política estamos a beira de uma Copa, a mais vergonhosa de todos os tempos, e a cada dia, o povo que paga os impostos, ficam a mercês de bandidos e bandidos profissionais.
Precisamos de pessoas realmente com compromissado com a verdade, honestidade e vergonha na cara. Não dar, mas ensinar a pescar. O Dr. Joaquim Barbosa, é um dos homens, pois existe muitos ainda, que vieram debaixo e deram a cara bater, indo contra o sistema implantado. Continue votando nos mesmos e vamos ver onde o Brasil vai parar.