O outro problema
02/04/14 03:02Um escritor policial da velha guarda chamado John Dickson Carr (1906-1977) era especialista nos chamados “mistérios do quarto fechado”. A vítima é encontrada morta, no seu gabinete de estudos, sem sombra de arma nem pegadas do assassino por perto.
Pior que isso, o lugar estava trancado por dentro; nenhum sinal de que janelas ou portas tivessem sido arrombadas. Como o assassino entrou? Como saiu? Como matou o milionário?
Crimes assim perfeitos terminavam resolvidos pelo obeso dr. Fell, que numa tarde de verão manteve estranha conversa com um homenzinho “grave e sincero”. O homenzinho conta ao detetive um crime complicadíssimo, no gênero “quarto fechado”.
Poucas páginas são necessárias para que o dr. Fell reconstrua mentalmente todo o mecanismo do assassinato. A vítima havia se encostado na janela, no ponto mais alto da mansão. Levara um binóculo aos olhos.
Dentro do binóculo, um mecanismo preparado anteriormente fizera saltar uma flechinha especialmente pontiaguda, que penetrou por um olho da vítima até perfurar-lhe o cérebro. O detetive prossegue em seus raciocínios, e conclui que o assassino tinha sido o próprio homenzinho que acabava de lhe contar o caso.
Vem dessa circunstância o título do conto, “O Outro Problema”. Por que, afinal, o próprio assassino procurou o detetive para lhe propor o enigma? Talvez quisesse se certificar de que ninguém, nem mesmo o dr. Fell, seria capaz de desvendar o crime.
“Ele é um exibicionista, um sádico”, disse o advogado José Carlos Dias a respeito do coronel Paulo Malhães, depois do depoimento em que este admitiu à Comissão Nacional da Verdade as torturas e assassinatos que cometeu durante a ditadura militar.
Disse ter matado “tantas pessoas quanto foram necessárias”; não soube se lembrar quantas torturou, só que foram “muitas”; contou que quebrava os dentes e cortava os dedos dos cadáveres, para impedir que fossem identificados.
Fico pensando, em todo caso, no “outro problema”, para usar o título daquele conto policial. O que leva um ex-torturador a comparecer diante da Comissão?
Imagino que certo machismo militar se misture à teimosia de suas convicções políticas. “Não sou homem de me acovardar; vou à Comissão e enfrento essa comunistada.” De resto, está afastado o perigo de que sejam presos depois do que disserem.
A construção mental vai além disso, entretanto. Ao longo de muitas décadas, o torturador teve tempo para repetir a si mesmo o que já dizia ao fim de cada sessão de interrogatório: estou cumprindo o meu dever, estou salvando o país da ameaça comunista.
É difícil, sem dúvida, imaginar que alguém fosse capaz de convencer-se disso depois de ter feito o que o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra fez com Maria Amélia Teles, segundo esta contou à Folha.
Ustra levou os dois filhos de Maria Amélia, Edson e Janaína, à sala onde ela estava sendo torturada, junto com o marido. As crianças tinham 5 e 4 anos de idade. “Mamãe, por que você está azul?”, perguntou a criança para Maria Amélia, coberta de hematomas.
O ex-dirigente do DOI-Codi silenciou na Comissão da Verdade quando perguntado sobre torturas, mas repete o que todos os personagens da repressão dizem sempre. “Lutávamos pela democracia.”
A contradição, embora salte aos olhos, é das mais comuns. Para defender a democracia, faço uma ditadura. Para que o comunismo não acabe com os direitos humanos, acabo eu com os direitos humanos.
Nós matamos, mas “eles mataram também”. Até aí é fácil de ir. Não sei se algum torturador chegou a afirmar que “eles torturavam também”.
“Era uma guerra”, dizem os generais e os civis mais graduados do sistema, como se ignorassem que até nas guerras vale a Convenção de Genebra. Nós não inventamos a tortura, dizem outros. A Gestapo também usava… Por que tanta perseguição contra nós?
Uma frase do coronel Malhães acrescenta novo ingrediente a esse espetáculo de cinismo, de deboche e impunidade. “A tortura é um meio”, afirmou aos membros da Comissão. “Se o senhor quiser saber a verdade, tem que me apertar.”
Talvez seja essa a maior provocação. “Não conto tudo o que sei a respeito da ditadura. Vocês terão de me torturar para saber. Torturem-me. Mostrem que vocês são no fundo iguais a mim. Só desse modo conseguirei provar que eu estava certo ao fazer o que fiz.”
Na malfada administração dos militares, (pseudo ditadura), fui assaltado pelos (pseudos) guerrilheiros na ag bancária onde eu trabalhava. Infelizmente eu era “dono” da chave do cofre. Meses depois, fui levado a sentar em frente de um capitão do exército, que ameaçou me pendurar no pau de arara. Reagi com firmeza, o homem acreditou que eu não era comunista e me liberou
Moral da história: o país tava em guerra, os comunistas de um lado, o exército de outro, e as pessoas de bem no meio do fogo cruzado.
Porém, se for escolher entre os comunistas que me matariam se eu não entregasse o dinheiro, e o exército que me torturaria se eu fosse comunista, eu fico do lado das pessoas de bem que querem trabalhar para o progresso do país.
Violência gera violência, já está na hora deste país ficar civilizado e deixar de lado as rusgas do passado. O que passou, passou. A melhor ideologia que existe é a ideologia do trabalho.
Pra falar a verdade, não aguento mais ver a imprensa falando o tempo inteiro dessas bendita(ou mald…) revolução, que na verdade nem aconteceu.
Revolução de fato ocorreu em Cuba, onde diariamente dezenas de pessoas se perfilavam no paredão
Nas guerras existe a Convenção de Genebra que impede o uso de tortura em prisioneiros.
Os ´´irregulares´´não são contemplados
pela referida Convenção,merecedores por
tanto de um tratamento diferenciado,pro
porcional a covardia de fazerem-se passar
por cidadãos comuns,da mesma forma como
procede o Taliban.
Quer dizer que os partisans jugoslavos, italianos e franceses que combateram os nazistas e fascistas na Segunda Guerra Mundial eram covardes? Hahahahahahahaaaa!!!!
Acho digno o fato de se investigar crimes passados, até pq não se pode deixar impune atos como a desse coronel, seria a premissa perfeita para uma próxima ditadura, onde vc não ira poder fzr este comentário e talvez morre-se querendo defender o dinheiro do seu senhor de engenho
Para um lado houve condenações me julgamentos sumários de tribunais militares, exílios, banimentos, cassações, “desaparecidos”, mortes em sessões de tortura, os que sobreviveram tiveram que cumprir penas. Para esse lado a lei da anistia não serviu para nada. As punições já haviam sido impostas.
Mas para o lado dos generais-presidentes-cúmplices que sabiam, se omitiam, permitiam. Foi uma bênção. Para os seus carrascos que arrancaram dedos, dentes, vísceras, esquartejaram corpos humanos, sequestraram e torturaram crianças e ainda foram condecorados pelo estado brasileiro, a anistia serviu e muito.
Estamos repetindo o mesmo erro cometido com a ditadura de Getúlio, anistiada pela comoção nacional do seu suicídio. Desculparam-se o mar de lama, a tortura comandada por Felinto Muller que arrancava unhas dos presos políticos, a entrega de Olga Benário para morrer nas mãos de Hitler. Essa “anistia” é que incentiva aventuras golpistas, os novsu Mourões e Castelos a dar quarteladas embalados pelas rezadeiras e a embaixada americana.
O Brasil precisa ser passado à limpo. O Brasil precisa mostrar sua cara.
Celio,
Como disse : Revolução de fato ocorreu em Cuba,…
Então: Viva La REVOLUCIÓN !
Nos dias de hoje : Viva a REVOLUSSSSÃO !
kkkkk (5 kakas)
– O desgoverno atual… o pibinho… a corrução… a volta da inflação….
– O governo tenta desviar a atenção dos reais problemas do Brasil…
– Vão prá Cuba… que é melhor para o Brasil !
Execuções sumárias e tribunais de exceção são só justificados quando lutamos pelos ideais esquerdopatas.
Em suma, não é o que se faz mas sim contra quem se faz
O ´´paredon´´correu solto,sem qualquer
contraditório.Os mesmos que aplaudiram-
no,hoje questionam a auto defesa pratica
da por aqui…
Os mesmos que hoje condenam o regime militar, cujo poder foi dado pelos parlamentares e população da época, e julgam com a ótica de 50 anos depois dos fatos terem acontecido, aceitam pacificamente e ainda elogiam as democracias de Cuba, União Soviética de Stálin e Lenin, de Mao, países da cortina de ferro, atual Venezuela, Rússia e tantos outros paraísos. Obviamente estão todos querendo morar nesses lindos países democráticos, que eram o modelo a ser seguido por esses líderes que querem dizer que estavam lutando pela democracia de nosso povo!
É o fim da picada existir fascistas que apoiem as mazelas causadas pelos torturadores do DOI Codi. Esse povo vive uma alienação realmente perigosa, e são tão daninhos quanto um na zista ou um stalinista. Deviam fazer como a Alemanha e prender quem apoie publicamente esse regime maldito.
Concordo. Em muitos países a apologia do fascismo/nazismo continua sendo crime.
Há luz no fim do túnel. Os comentarios por aqui têm opinioes absolutamente inumanas, violentas de lógica falha. Dificil encontrar um comentario lucido.
Realmente,todos os adoradores de Fidel e
do Chaves,merecem essa sina!!!
Maria Amélia de Almeida Teles foi torturada pelo coronel Ustra ao longo de 9 dias na frente de sua filha Janaina (então com 5 anos) e de seu filho Edson (4 anos). NADA JUSTIFICA UMA BARBARIDADE DESTA. NEM A GESTAPO FAZIA ISSO.
OPA!!!! Isso é mentira e uma mentira desavergonhada
Que eu saiba jornalistas deveriam levar a publico fatos e não invenções
Marcelo Coelho é um jornalista e colunista sério. Inclusive faz parte do Conselho Editorial da Folha. Informe-se melhor.
É? Então diga a ele que o último parágrafo está incompreensível – não se sabe se ele está querendo fazer uma nova vítima, ou dizendo sei lá o quê. Bons jornalistas são claros e lúcidos.
São as vítimas que estão relatando as torturas sofridas.
A grande verdade é que houve erros de ambos os lados.Não entrarei no mérito da questão porque todos já postaram os seus comentários.Mas apenas, diante dessa realidade que estamos vivendo nesses quase 12 anos de PT no poder.Disse um general, aquilo que hoje estar, acontecendo nessa conjuntura atual.”Ponha-se na presidência qualquer medíocre,louco,semianalfabeto ou guerrilheira e 24 horas depois , a horda de aduladores estará à sua volta, convencendo-o de que um gênio politico e grande homem ou mulher…Em pouco tempo,transforma-se um ignorante em um sábio um primário em um estadista”.
Nós estamos vivenciando isso, nesse período de quase doze anos.Uma quadrilha de ladrões,assola o poder da nação e hoje pede apoio das forças armadas.Quem em vez de salvar a nação desse desgoverno de larápios.Essa cidadã usa o exercito para fazer o papel de policia porque a nação estar tomada de bandidos.Quem irá nos salvar dessa vez!?
O governo do Brasil, foi escolhido pelo POVO do Brasil, só o POVO do Brasil tem o direito de substituir esse governo por outro, mediante eleição. Admita isso e respeite.
É isso aí, só um equívoco desde o desgoverno de Sarney estamos nas mão de bandidos que matam e torturam muito através da corrupção que rola sem punição alguma, deixando à mercê um batalhão de pessoas sem atendimento hospitalar, sem merenda nas escolas, sem segurança nas ruas, sem transporte público digno……..
Volte para o MOBRAL, amigo.
…Será que nesta Comissão da Verdade os militarers citarão o nome de um grande especialista em INDUÇÃO SUBLIMINAR para ensino e treino deTÉCNICAS DE TORTURA, cujo nome era DANIEL MITRIONE (Dan Mitrione). Este “tecnico” de fórmulas avançadas de manipulação” treinou militares brasileiros. E este Malhães tem forte substrato patologico.
O ser humano não é bom naturalmente, ele é mau por natureza e as regras sociais o fazem andar na linha. Em um regime como este que felizmente acabou há muito, essas pessoas perdem as amarras que os fazem se comportar e mostram quem realmente são, sádicos e homicidas, como esse Sr. que depôs. É por esse mesmo motivo que nas redes sociais e nas páginas da internet como um todo, encontramos várias pessoas a exaltar a crueldade, porque na internet elas mostram quem realmente são sem ter que se esconder por detrás de uma máscara. Assim acham normal matar,estuprar, torturar, porque elas mesmas sentem esse desejo contido, desejariam poder fazer isso contra pessoas que lhes fossem desagradáveis. Quem não se lembra daquela estudante de direito que postou em uma rede social que “faça um favor a são paulo, mate um nordestino afogado”. São essas mesmas pessoas que defendem os torturadores e a ditadura.
Quem pagava estes baderneiros que
lutavam para instalar o cumunismo no
Brasil. De onde vinha agrana para lula- guchiquen- ze dirceu- genuino etc.
A ditadura militar matou e torturou muitos inclusive quem não era da luta armada, como jornalista, políticos e até pobres dos índios que não tinham nada com a política, foram torturados e mortos, quem pode concordar com isso?
“Torturamos, mas eles fuzilaram”. “Castro executou milhares, mas Pinochet também”. “Esse governo teve o mensalão, mas o anterior comprou a reeleição”. Crianças de 6, 7 anos usam a mesma lógica para justificar seus erros. Está na hora de parar de sentar no próprio rabo para apontar o erro dos outros. Que cada um RECONHEÇA seus erros, assuma as consequências e trabalhe para que não se repitam.
ILLYUSHIN, quanto você recebe do PT e da Começão de Dinheiro Público da Verdade?
Muito se tem falado e vai continuar falando, tudo o que é violentado se torna uma ferida que jamais vai sicratizar, continuará sangrando eternamente, nenhum regime totalitario presta, mas a história conta que o da direita as pessoas contra podem ainda lutar, o da esquerda não, pois são fuzilados e a oposição vai para o cemitério e não haverá testemunhas para contrapor o que aconteceu.
Esse assunto serve apenas para ocultar os problemas atuais, como: antes existia 17 ministérios, hoje temos 39 e talves mais centenas de secretarias, para abrigar as pessoas oportunistas, com isso não sobra dinheiro para a saude, a escola, o saneamento básico e o investimento, pois os recursos sao só para pagar a máquina administrativa, tanto e verdade que vão aumentar o imposto sobre bebidas para cobrir o rombo que existe. Gente vamos lutar tambem para acabar com esses desmandos que ninguem esta falando, e fingindo que não ve.
Você tem razão, tudo isso vai sangrar e nunca vai cicatrizar.
Porque os que torturaram era funcionários públicos, que recebiam altos salários para sequestrar, prender e matar jovens de classe média de 18 ou 19 anos de idade, e hoje estão aí soltos, recebendo suas altas aposentadorias.
Se você tivesse um parente torturado e morto por funcionários públicos de qualquer regime que fosse, você ia querer, TE GARANTO, que os torturadores fossem levados a julgamento.
A comissão da verdade não é um julgamento, e eles têm a garantia de que não serão punidos caso confessem, contudo, pelo menos pra os pais está sendo bom descobrir depois de décadas que seus filhos foram mortos, porque até hoje o estado escondia isso deles.
Pense. Pense na dor que eles sentem, e depois reflita se isso tivesse acontecido com parente seu.
ILLYUSHIN, você é um lixo, escória. Acha que todo mundo tem que concordar com você? Comunistazinho de merda. Vai te catá cara, pare de ofender as pessoas que postam aqui. Você não é o dono da verdade.
Bom, não sei sobre você, mas não sou comunista.
Não estou nem aí pra esse discurso idiota de ameaça comunista, coisa que nunca existiu de verdade a não ser na cabeça de lunáticos.
O Presidente era um dos maiores latifundiário do Rio Grande do Sul, entre seus ministros estava o maior industrial do Brasil, o José Ermírio de Moraes, além de pessoas como San Tiago Dantas e Celso Furtado, que JAMAIS apoiariam um movimento comunista.
Tirando essa fantasia de fora do debate, temos a realidade:
Funcionários Públicos, recebendo altos salários e hoje aposentados com nosso dinheiro, eram mandados sequestrar e torturar por semanas, até a morte, jovens de classe média com 17, 18 ou 19 anos de idade
Sem julgamento, sem qualquer legalidade até mesmo para as leis da época da ditadura, que garantiam o indiciamento e o direito a um inquérito e a um julgamento.
O resto é fantasia maluca de quem vê ameaça num governo que era formado por industriais e latifundiários.
Sugiro estudar um pouco
Finalmente, te garanto, se você tivesse um parente qualquer, mesmo distante, ou um amigo, que tivesse sido desaparecido ou morto pela tortura da ditadura militar, essas suas mesmas palavras aqui doeriam até o fundo da sua alma.
Mas pelo visto, Deus te livrou dessa pena grande, que fez tantas vítimas inocentes, como o pobre do Manoel Fiel Filho que foi confundido por um tenente idiota com um comunista e sofreu tortura durante 90 horas seguidas até morrer, e então descobriram que era o cara errado, assim como aconteceu em mais de 100 casos de tortura conhecidos com pessoas erradas
A quem vc engana ? A si mesmo ? Os que queriam derrubar os militares, não queriam fazer isso para a volta da democracia, mas para que o sistema deles fosse implantado. Queriam trocar 6 por meia dúzia, e como “primeiro” os comunistas MATARAM MILHÕES de compatriotas na URSS e China, e portanto a MÁ fama do comunismo já havia chegado aqui, seria a derrubada de um ditadura Militar para um governo comunista “PIOR”. Golpe sobre Golpe, Cobra ENGOLINDO Cobra. Não estou apoiando Golpe “terrorista Militar” e MUITO MENOS a “tentativa de Golpe Comunista” dos guerrilheiros aos militares, a história (FATO) mostrou que os militares abandonaram o poder em 80, não seria a mesma história contada caso os comunistas de guerrilha tivessem chegado ao Poder. Estou dizendo : Dos males, O MENOR. Qual ? O mal chamado “militares no poder” por meio de Golpe.
Caro Illyushin, admiro sua paciência pedagógica. Suspeito, porém, que esses imbecis que te agridem não raciocinam, não querem raciocinar e estão decididos a não estudar, conhecer e compreender nosso processo histórico. Assim, penso que seu esforço didático é meio inglório.
esses imbecis…
Paulo,
Como assim ? Seu pai e sua mãe não te deram educação ? Para vc entrar na conversa e “ofender” quem está comentando ? Puxa-saco !
Não tentem fazer a mesma merda que fizeram, porque desta vez o povo está mais consciente e será totalmente a favor do golpe. Vamos tirar esses larápios comunistas do poder, colocar num imenso navio cargueiro e despejar em Cuba e na Coreia do Norte. Vão cortar cana bando de fud….
Amigos se não fosse os militares hoge
teriamos um cabresto e vivendo uma vida
de miseria. O levante ou guerrilha do
cumonismo fez o militar ficar 21 anos para
garantir nossa futura liberdade.
Volte para o MOBRAL, cara.
Uma coisa demonstra o perigo do comunismo, primeiro podemos observar o fracasso desse sistema em países em que foi implantado, isso quer dizer que não precisamos cair no mesmo erro, segundo, podemos observar e concluir como os comunistas e quem apoiam o comunismo são EXTREMISTAS, eles depois de todos esses anos ainda não ligaram o DESCONFIÔMETRO, os brasileiros já deixaram CLARO nossas posições sobre o comunismo : NÃO QUEREMOS O COMUNISMO ! E eles não respeitam a decisão e posição dos brasileiros, da maioria dos brasileiros, se não querem ENFIAR GUELA ABAIXO O SISTEMA, querem NOS OBRIGAR A ACEITAR o Comunismo, isso demonstra um pouco, o qual nocivo e prejudicial é o comunismo, essas pessoas são DOENTES PSICOLOGICAMENTE, PERTURBADAS, ainda não entenderam que o brasileiro disse NÃO ao comunismo, que FECHAMOS A PORTA NA CARA DELES. Ouçam comunistas e quem apoia o comunismo neste país, o fato de eu ser contra o Golpe Militar, a ditadura e contra a Tortura dos militares não quer dizer que sou a favor de Ditadura Comunista nem de TORTURA COMUNISTA nos países comunistas, como isso aconteceu primeiro nos países comunistas podemos dizer que os Comunistas no Brasil, NÃO SE ENXERGAM, NÃO TEM DESCONFIÔMETRO, se querem o Comunismo, que saiam do Brasil E VÃO para CUBA e CHINA, aqui vcs são um peixes foras d’água.
Idiota, foda-se o comunismo, quem quer saber de comunismo?
Estamos falando de fatos concretos, de coisas reais que aconteceram em nosso país.
Funcionários públicos de alta patente, que hoje estão aposentados recebendo salário pago com nosso dinheiro, torturando até a morte jovens de 18 anos, durante semanas.
É disso que estamos falando.
Você com certeza é claque paga do DEM, recebendo seus R$150 por dia pra postar asneiras como essa
Vc está completamente perdido, Votei nas últimas eleições em quem estão no Governo, de FHC passando por Lula e finalmente Dilma, do governo Lula para o da Dilma, eu que era Classe “B” passei para Classe “C”, votei nesses últimos dois porque sou pobre, porque não sou Rico, não sou da ELITE, e embora tenha sido prejudicial para mim, não posso dizer que foi para a maioria dos pobres e miseráveis desse país. Não votei no Lula e Dilma “SOCIALISTAS” votei em quem se identifica com os pobres e miseráveis desse país, que não são da ELITE, se não te agrada quem está no governo,vá as Urnas nessas eleições e tire quem vc quer e coloque quem vc quer, mas da minha LIBERDADE eu não abro mão, como era na ditadura militar e seria “pior” num absolutismo comunista. Ser pobre não significa ser Burro, para a maioria dos brasileiros que são pobres e miseráveis, para votarem em quem é da ELITE, seria jogar contra o patrimônio. Portanto vc está completamente perdido, pois não sou do DEM, vc está como um cego em tiroteio.
O que me faz ficar Indignado com esse dualismo Militares vs Guerrilheiros (comunistas) é que na parte final da ditadura, no início da década de 80, embora os militares não cogitassem abandonar o poder, quem MANDAVA nessa budega era o FMI FARAÓ Monetário Internacional, não era mais os MILICOS, os Generais passaram a COADJUVANTES, SUBALTERNOS, paus MANDADOS do FMI que era o ator PRINCIPAL, mal conseguíamos pagar os JUR0$ da MÁ administração dos Bad Boys FARDADOS. Portanto seria bom que tenhamos uma visão contínua do período dos MILICOS no governo, com início – meio – fim, e a conclusão dessa administração foi prejudicial e negativo para o país, não foi positiva.
Cuba tem o melhor tratamento médico infantil e nenhum analfabeto. O que o capital ofereceu à sociedade brasileira? Falam de modos de produção como se falassem de religião. Se bem que, até para falarmos de religião precisamos levar em conta o modo de produção. Estou esperando alguém me convencer que o capitalismo é justo, não explora o trabalho humano- veja a teoria do mais valor, meus alunos do ensino médio conhecem-, permite que todos desenvolvam suas capacidades. Contem-me sobre a história do capitalismo.
Vejo muitos brasileiro dizerem que a Medicina de Cuba é a mais avançada do mundo. kkkk Qual ? A Medicina Homeopática ? Kkkk, não existe medicina avançada sem equipamentos, e muito menos sem equipamentos para fabricação de remédios, comprimidos. Isso vem de jovens que não tem peito e inteligência para encarar um Enem da Fuvest e da Usp. Eu já encontrei boliviana sacoleira que vinha a Goiânia comprar roupas com filho fazendo Medicina na USP, é por que ? É obvio que a Medicina dos países onde há equipamentos e tecnologia é superior a Medicina HOMEOPÁTICA e Curandeira de Cuba. Daqui uns dias vão querer dizer que a Medicina Boliviana é superiora a brasileira, enquanto os Bolivianos mais inteligentes mandam seus filhos cursarem Medicina na USP. Uma piada.
Correa,
A questão de quem apoia o comunismo e socialismo no Brasil não é essa, me parece que foi a banda Legião Urbana, com o Renato Russo que cantou mil vezes melhor e mais inteligente que os cantores de funk atualmente : “Homens primatas, Capitalismo SELVAGEM”, essa é possivelmente uma das maiores verdades sobre o Capitalismo, isso é o EXCESSO do Capitalismo, portanto não é perfeito, assim como o Comunismo em seus EXCESSOS, tem seus defeitos, uma das questões é o que acontece com a maioria de quem mora em países capitalistas e apoiam o comunismo, eles não estão dispostos a se mudarem para países Comunistas, isso é contraditório, o que eles apoiam e dizem ser o melhor sistema, eles não querem VIVER, o brasileiro já disse N A O (til) ao Comunismo, já chegou aos nossos ouvidos e olhos Os EXCESSOS, e a podridão do Comunismo, uma farsa, e quem apoia isso mesmo sabendo de nossas posições sobre o Comunismo, não respeitam nossas escolhas, da maioria dos brasileiros, se não querem nos ENFIAR GUELA ABAIXO o Comunismo, querem nos OBRIGAR A ACEITÁ-LO, essas mesmas pessoas com o poder militar nos obrigariam a aceitar o Comunismo, contra a vontade da maioria dos brasileiros. Eles querem apoiar o comunismo em outros países, VIVER COM UM REI NA BARRIGA nos países Capitalistas e mudarem o sistema de governo para o Comunismo onde vivem. No Comunismo não é permitido terem UM REI NA BARRIGA, pelo menos não a população, apenas quem está no poder. São como aqueles atores que fazem propaganda de produtos que eles que não utilizam e nem querem utilizar, UMA FURADA.
Tchau.
Passar bem,
– Você só pode ter sofrido lavagem cerebral…
– Só uma pergunta:
Por que os cubanos estão tentando fugir do ‘paraiso’ de Cuba para o inferno imperialista dos EUA ?
… MAIS UMA:
Por que os médicos de Cuba ganham menos que um gari aqui no Brasil ?
Ao ler os comentários absurdos a favor da ditadura, só concluo que um pais sem educação é uma fabrica de monstros em potencial .
Falem o que quiser, mas foi a melhor época o governo Militar. Não havia esta roubalheira, escrachada em todos os órgãos públicos, insegurança.Havia respeito.
Quanto você recebe do DEM pra publicar sua escória fascista? R$150 por dia?
Vou perder um pouco domeu precioso tempo com você. Poucas vezes, na história da humanidade se roubou tanto quanto no período da ditadura militar. A razão: Falta de liberdade de imprensa para se denunciar. Medo generalizado. Concentração de poder.
“A corrupção nas Forças Armadas está tão grande que a única solução para o Brasil é fazer a abertura”, desabafou Geisel.
Casos às centenas. Transamazônica, Ponte rio Niteroi, Coroa Brastel, Lutfala, centenas de casos no mercado financeiro. Exterm´nio de índios para entregar as fontes de minérios para os gringos aliados. Milhões dólares nas redes de comunicação. A corrupão hoje é muito menos. Só que é muito mais divulgada. Toda a corrupção que vivemos foi plantada no regime militar. Vai estudar um pouco.
Não sou a favor de ditadura, nem de tortura alguma, porém, também não sou a favor dessa dita democracia que o cidadão de bem não tem a liberdade de sair na rua, pois pode a qualquer momento ser assaltado e morto, e o bandido criminoso dificilmente vai preso, e quando vai passa a ganhar quase 2 salários de auxilio reclusão, enquanto o trabalhador quando ganha 1, ganha muito. Sou contrário a manifestação de choro de uma ministra de estado, quando um policial baleia um ladrão para evitar um roubo. Na tão falada e criticada ditadura militar, os cidadãos de bem podiam andar tranquilo, quem vivia com medo era os baderneiros do poder, os criminosos, os ladrões. Hoje essas corjas vivem livremente, e ainda por cima acobertados por políticos corruptos, direitos humanos. Não entendo como o atual governo tanto critica o regime militar, dita ditadura, e agora apoiam as ditaduras da venezuela, cuba e outros mais, há uma contrvérsia.
É obvio que os militares brasileiros da ditadura erraram, mas em boa parte das vezes a maioria das pessoas não fazem tudo absolutamente 100% certas para alcançar seus objetivos, o que importa é que alcance seus objetivos, os militares torturaram e podiam não ter torturado, nesse aspecto falharam, mas esse erro é menor do que se eles tivessem perdido o poder para os comunistas e hoje fôssemos um país sem democracia, sem previsão de retorno do comunismo para democracia. Por isso o erro dos militares é compreensível e perdoável. Vale REFRESCAR a memória dos comunistas de coisas que eles são Lerdos tendenciosos, ou mesmo teimosos em LEMBRAR: o sistema comunista matou milhões de pessoas na URSS e na China, esse tipo de informação não vemos quem apoia o comunismo, divulgando, pelo contrário, omitindo e principalmente ACOBERTANDO, ESCONDENDO, os comunistas e quem apoia o comunismo querem se passar por anjos, mas são demônios, Lobos em pele de Cordeiro.
Não é possível que você acredite nessa história de 5a categoria sobre ditadura comunista…
O Presidente era um dos maiores latifundiários do Brasil, entre seus ministros estavam homens como José Ermírio de Moraes, San Tiago Dantas, Celso Furtado.
Portanto, você só pode ser claque paga do DEM, recebendo R$150 por dia pra postar lixo como esse.
“Nós temos que dizer aqui o que é uma verdade conhecida, que temos expressado sempre diante do mundo: fuzilamentos, sim! Fuzilamos, estamos fuzilando e seguiremos fuzilando até que seja necessário. Nossa luta é uma luta até a morte. Nós sabemos qual seria o resultado de uma batalha perdida e os vermes também têm de saber qual é o resultado da batalha perdida hoje em Cuba. E vivemos nessas condições por imposição do imperialismo norte-americano. Isso, sim, mas assassinatos não cometemos, como comete neste momento a polícia política venezuelana que, creio, recebe o nome de Digepol se não estou mal informado. Essa polícia cometeu uma série de atos de barbárie, de fuzilamentos, ou melhor, de assassinatos, e depois atirou os cadáveres em alguns lugares (…)”(Discurso de Che Guevara na ONU, 1964)
Esses comunistas no poder querem democracia ?
– Por que não condenam as vítimas do ‘PAREDON’ de Fidel Castro ?
– Por que vão lá beijar os pés dos irmãos castro, que promoveram a DITATURA QUE JÁ DURA MAIS DE 50 ANOS ?
– Quanto alarde…
Querem mudar a História…
Querem condenar a ditadura militar por uma centena de mortes…
Mas se esquecem que o COMUNISMO que defendem fez 100.000.000 de vítimas.
LEIA O “LIVRO NEGRO DO COMUNISMO”.
Quanto você recebe do DEM para postar esse tipo de sandice?
Não tem honra ou moral?
Sabe o que é ser torturado? entende o mal que isso causa para família da pessoa pelo resto da vida?
Vem falar em comunismo?
Estamos falando do que aconteceu de verdade, aqui mesmo no nosso país, e você cria essas fantasias pra desculpar esse bando de assassinos uniformizados que matavam e estupravam nos quartéis e recebiam salário público pra isso?
Já vão estender o prazo das comissões da verdade par mais 1 ano, é sinal que a “boca” é muito bôa. É preciso que se divulque tambem o quanto essas comissões estão custando aos cofres públicos. Seria dever dos salvadores da pátria da época assim que assumiram o poder apurarem as torturas e punir os torturadores, pois as provas seriam robustas e quentes. Passados 50 anos e em ano eleitoral é um factoide para promover os oportuni9stas de sempre.
Seu discurso inteiro é pura escória, tenho pena de você, que deve receber dinheiro do DEM para postar canalhices como esta
Illyushin, isso aqui não é uma briga de partidos, você só sabe dizer que o “DEM” está pagando etc ?
Tem suposto “torturado” que na época tinha 7 ou 8 anos, ou menos (pelos devidos cálculos) será que isso tem a haver com a “BOLSA TORTURA” ??
Gestapo? UAU, o missivista é realmente do rabo…Será que ele já ouviu falar em KGB?
Está aí até hoje…
MAM
Você é lixo humano… com brincadeira infantil sobre a dor e a perda de milhares de mães que ficaram sem filhos e filhas
Ninguém pode sequer ousar negar holocausto. Os judeus, com razão, não permitem. Que dirá defender Hitler…Mas no Brasil se pode negar a tortura dos ditadores ou pior centenas de “humanos” ou seriam robôs? nas redes sociais defendem o horror que foi a ditadura militar – e defendem a tortura ou até estupros…sim vcs acham mesmo que os militares apenas davam choques em mulheres?
Revelar os crimes de tortura e arbitrariedades do regime militar, além de servir à memória e à verdade, destruirá o mito que ficou numa parte da sociedade brasileira de que a “ditadura foi boa”, ou seja, o mito de que “éramos felizes e não sabíamos”. O compromisso com o silêncio é a última linha de defesa do arbítrio. O regime militar foi uma obra de destruição. Nunca há dois lados numa ditadura por definição. Justificar o arbítrio por supostos “erros” da esquerda é a tentativa atual de desvirtuar os fatos, que, se revelados, tornarão a verdade menos opaca. O Estado ao assumir as culpas encobre publicamente os atos privados mais sórdidos do regime. A verdade submeterá os torturadores perante a justiça e envergonhará os defensores do regime perante a sociedade. Anistia não é absorvição, é confissão. O que ainda não houve. A tortura dos torturadores é o arbítrio do silêncio pela certeza da absorvição. Ao confessarem, libertar-se-ão do regime. O regime implora ao silêncio dos torturadores para sobreviver como mito. Eles são sua última linha de defesa.
O que leva um indivíduo desse a comparecer diante da comissão é o fato de se trazer à tona este assunto, todo ano. Lá se foram 50 anos e continuam explorando o assunto. O partido político, o político, o cretino, o jornalista etc..
Ora, vamos esquecer o assunto e enterrá-lo de vez. Não traz benefício algum. Houve a anistia, não houve? Vivi nessa época e não fico remoendo, nunca.
Com toda a certeza, diz isso porque não teve parente seu torturado por semanas até a morte…
Pergunta direta, sem meias-palavras: se sua irmã, mãe ou filho tivessem sido torturados até a morte por funcionários públicos fardados em salas escuras, você garante que não remoeria?
Então isso traria algum benefício?
Eu vivi a época e não fui torturado e nem dedo-duro. Quem pratica algo ilegal está sujeito as consequências. Entrou na guerra, ou vai ganhar ou se f… Você com certeza sabe do crime que sua presidente praticou matando um soldado, roubando cofre, issso é legal ou ilegal? Perderam malucos!
Derrubar presidente eleito é ato ilegal.
Se um governo nasce de uma ilegalidade ele não tem moral nenhuma para exigir obediência.