Temporada de caça
03/09/14 02:00Como não podia deixar de ser, está aberta a temporada de críticas a Marina Silva. É saudável. Todo candidato com chances de ganhar a eleição deve passar por esse tipo de obstáculos.
Azar, na verdade, do comentarista que se aventura no debate. Algum tempo atrás, se falava mal do PT, via-se incluído imediatamente na lista do “PIG” (Partido da Imprensa Golpista). No caso de criticar Aécio, seria estigmatizado como “petralha”.
A ascensão da “terceira via” complica o jogo. O crítico que tentava escapar da dicotomia PT-PSDB precisa agora se afastar de Marina também.
Falar mal dos três ao mesmo tempo! Mas que jornalistas incontentáveis! Será que apoiam Levy Fidelix? Seja como for, o momento é de arregaçar as mangas contra Marina. A tentativa acaba produzindo críticas que me parecem forçadas.
Faço muitas ressalvas à candidatura do PSB, mas prefiro deixar isso para mais tarde. Começo com uma injustiça.
O físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite, meu colega de Conselho Editorial, escreveu domingo passado que não se sentia confortável em ter como presidente da República “alguém que acredita concretamente que o universo foi criado em sete dias”.
O criacionismo de Marina Silva, diz Cerqueira Leite, “não decorre da ignorância, mas de um defeito de percepção”. “Os especialistas”, prossegue o cientista, “chamam essa condição de desordem do desenvolvimento neural”.
Fico assustado com um diagnóstico tão irrecorrível. Cerqueira Leite fala dos chamados “idiots-savants”. Pelo que sei, são aquelas pessoas com grande deficiência mental mas que, ao mesmo tempo, conseguem por exemplo decorar listas de nomes intermináveis, ou fazer contas dificílimas de cabeça.
Será que a capacidade política e verbal de Marina entraria nesse mesmo tipo de habilidades? E o que seria um “defeito de percepção”?
Se a candidata insistisse em dizer que, na mesa à sua frente, está sentado um tamanduá, quando todos podem ver que só existe um copo de água, eu chamaria isso de desordem neurológica.
Acreditar no relato bíblico do Gênese não me parece um fenômeno equivalente. Não tem nada a ver com uma percepção errada da realidade. Tem a ver com fé religiosa.
Sou o primeiro a considerar essa fé totalmente irracional. Não chego a ser cético, amistoso ou tolerante quanto a isso. Passo a eternidade no inferno, mas continuarei dizendo que a Bíblia está errada, que a ciência terá sempre a última palavra, e que acreditar em Adão, Eva, arca de Noé e tudo o mais não passa de total bobagem.
A questão é outra. O que significa “acreditar”? Milhões de pessoas acreditam em bobagens tremendas, mas levam sua vida de modo tão razoável e sensato quanto o mais austero cientista.
Acreditar, para essas pessoas, é quase uma reverência pessoal à tradição. Exceto em casos de fanatismo delirante, o religioso está pronto a aceitar que dois mais dois são quatro, e que se uma porta está aberta, não está fechada. Só não leva esses princípios ao reino misterioso da religião, onde Deus pode ser uno e trino, ou pode ter corpo de homem e cabeça de elefante ao mesmo tempo.
Aliás, o especialista em física quântica também aceita a realidade da porta e da parede à sua frente, ainda que no mundo subatômico as evidências pareçam contrariar o mais sólido senso comum.
O religioso, se não for maluco, sabe fazer a separação entre o mundo real e o plano de sua fé. Pode haver duplicidade mental nisso, mas não se trata de uma percepção deformada da realidade.
O problema não é cognitivo, mas prático. O religioso se complica quando age mais em função da fé do que do bom senso. Segue, por exemplo, a teoria da indissolubilidade do casamento, mesmo que isso seja fonte de infelicidade para toda a família. Sofrerá culpas inúteis porque sua religião não aceita a homossexualidade.
É esse plano prático, e não o funcionamento cerebral de Marina Silva, que cumpre avaliar. Do ponto de vista subjetivo, ela pode acreditar nas maiores tolices. Mas não é tola como candidata.
Aliás, é uma candidata nada inovadora nesse aspecto. Segue, em suas declarações, o que lhe der mais votos, e especialmente aquilo que não lhe tirar os votos que já tem.
Oscila e enrola tanto quanto os outros; um pouco mais, talvez. Incomoda-me, na verdade, mais sua esperteza do que sua tolice. Mas vejo que, para falar disso, preciso do espaço de outro artigo.
Na área religiosa, (espiritual), especula-se muito. Mas, na verdade, ninguém tem certeza de nada… Por isso, é de bom senso, não misturar política com religião…
Parece que meu comentário, anterior fundamentalista vai deixar de ser publicado? Interessante se houvesse uma resposta pelo Sr. morador do Haddes, num debate saudáveis de alto nível.
Interessante você reconhecer a inteligência de Marina e teme-la só por que ela lê e crê em um livro que você desacredita, me parece contraditório! não? Me parece que sua fé na lógica e crença nas Ciências Políticas e sociais na qual és letrado encontra-se abalada!! quanto a sua postura de descrença na realidade O livro Sagrado dos Cristão diz:
“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.” (1 Coríntios 1:18-21)
É me parece que você precisa estudar mais um pouco de Ciência pra entender a realidade a luz desta que deposita sua fé, caso contrario esse conflito interno reverberado em vários artigos iguais serão insuficientes pra firmar sua Fé em crê a credita pois sinto que continuara incrédulo a realidade de igual modo ao que faz ao Deus de Noé.
Leia a bíblia vai que o Deus de Marina se revela a você e lhe livra deste infortúnio que afronta sua racionalidade.
Melhoras!!! Desejo que Esse Deus da candidata Marina ilumine sua mente lhe dando mais Inteligência e Sabedoria e Você reconheça ele como seu salvador!
Caso contrario pode invocar o próprio Lúcifer uma vez que você como expôs é indiferente!
Marina Silva será a próxima Presidente. Aécio tem uma política muito chegada à extrema direita, e essa é uma das muitas razões porque ele perdeu muitos eleitores para Marina. Os Conservadores e Liberais, vão ter quatro anos para arrumarem a casa e criarem ideias mais modernas e atuais, com a finalidade de conceber uma renovada e redobrada força liberal, à volta das presentes e futuras gerações.
Eu acho assim cara , vcs ferram com o brasil , as pessoas com mais de 35 anos , deveriam se tocar e deixar os mais novos consertar as coisas que vcs n conseguiram fazer por Incompetência, vamos lah pessoal nao vao as urnas, Seus filhos merecem mais do que vcs vem fazem hoje…
Folha e o resto da imprensa fazendo de tudo para manchar a campanha da Marina.
Galera, aceita que dói menos.
O Aécio não tem chance, a Dilma não vai conseguir vencer os números , os nanicos estão apenas pra dar shows nos debates.
E francamente, dizer que crer em Deus é algo de gente débil. Amigo, aceita outra coisa aí então, você vive num mundo cercado de gente débil. No meio dessa loucura toda, vai ver você é o sábio e o dono da razão, né?!
A Dilma Roussef foi, é, tem sido e será a melhor para o Brasil e para os brasileiros. Inclusive para quem crer em seres extra-terrestres.
Eu acho assim cara , vcs ferram com o brasil , as pessoas com mais de 35 anos , deveriam se tocar e deixar os mais novos consertar as coisas que vcs n conseguiram fazer por Incompetência, vamos lah pessoal nao vao as urnas, Seus filhos merecem mais do que vcs vem fazem hoje…
francamente,a folha tem publicado muuuuuuuuuuuitaaaaaaa p o r c a ri a!!!!
O que eu sei é o seguinte: a Dilma como presidente atéia não fez nada para que o crescimento das igrejas evangélicas diminuísse. Muito pelo contrário, aceita e se vende facilmente diante das exigências dessa irracionalidade que o senhor cita e acha bobagem.
Sendo assim, o fato da Marina Silva ser evangélica, realmente não me assusta e não me faz acreditar que uma onda fundamentalista ganhará mais força do que esta que já está.
Olhem os EUA! O presidente é negro o racismo continua de vento em popa em todos os setores da sociedade americana e nada é feito para que isso diminua.
Resumindo: Ser evangélica, mulher ou negro não muda em nada na forma de governar. Quem governa o capitalismo é o capital, as empresas e os bancos. O governo é só um funcionário-marionete do sistema.
Marina Silva será próxima Presidente. Aécio tem uma política muito chegada à extrema direita, e essa é uma das muitas razões porque ele perdeu muitos eleitores para Marina. Os Conservadores e Liberais, vão ter quatro anos para arrumarem a casa e criarem ideias mais modernas e atuais, com a finalidade de conceber uma renovada e redobrada força liberal, à volta das presentes e futuras gerações.
Acreditar deve sim ser um campo livre, no que tange ao subjetivo, ao imaterial, ao seja lá o que for o espiritual. Mas pôr em dúvida, descrer dos milhares de resultados obtidos pelas ciências da paleontologia e da arqueologia, para não falar da física (datação carbono-14, argônio, etc.) e da astronomia, e trocá-los por uma visão infantil de criança de 4 anos, baseada em papiros escritos por ignorantes pastores de cabras da era do bronze, não merece sequer o nome de desordem neurológica, é primitivismo, e em pleno século XXI, é insanidade coletiva mesmo.
HAHA, o Folha claramente apóia um ParTido, disso ninguém tem mais dúvidas. O que me incomoda é o grande incômodo e o desespero que o jornal se submete para rebaixar Marina. Chega a ser cômico. Entre alguém que acredita que o universo foi criado em 7 dias e um que é petista, talvez ambos possam ser considerados acéfalos. ( E é claro, este comentário não será publicado) rs…..
Pois é, Marcelo. Inda bem que não é: tri vela. A candidata Marina, de boba, só tem a cara. Recordo de um Filósofo, mexicano (?) que disse: “Na politica, todos os amigos são falsos e todos os inimigos, verdadeiros”! Fico pensando, diante de todas as análises, de todas as críticas Acadêmicas e populares, de todos os cientistas políticos, misticos pai de santo. QUEM TEM A CHAVE?
Perfeito, Marcelo ! Recusar a Marina pois, como evangélica, ela acredita que o mundo foi feito há 10 mil anos é tão absurdo quando recusar a Dilma ou Aécio que, como católicos, acreditam que uma virgem (sem inseminação!) deu à luz. As religiões são amontoados de bobeiras e infantilidades. Mas na vida social (normal) há outras tantas bobeiras, é olhar em volta. Então, dos candidatos interessa a sua habilidade de administrar o país, o resto é o resto.
Incomoda-me a esperteza de Marina, a falta de vontade de Aécio em ser presidente e a espantosa incapacidade de Dilma em expressar ideias em frases que façam sentido. Feliz é C.H Cony , que já disse que , pela lei , estando livre para não votar , não votará. O voto obrigatório é uma espécie de condenação com candidatos assim.
É Marcelo, concordo com você, me preocupa mais a esperteza e rapidez da Marina do que qualquer julgamento sobre sua capacidade cognitiva. Realmente ela tem sido bastante pragmática e não cola a estória de nova política. Na verdade sua sagacidade captou a voz das ruas. Enfim é o jogo.
Não sendo brasileiro, penso que o tom do artigo é justo. Bravo.
Infelizmente, para a próxima eleição, muita gente está justificando sua escolha com ajuda de Eça de Queiroz: “Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelos mesmos motivos.”
Tive a mesma impressão ao ler o artigo do grande especialista em física do estado sólido, a quem muito admiro., embora de física ,nada saiba além do (mal) aprendido no colegial.Quanto a campanha : O PSDB está sempre com o candidato errado para o momento errado. A hora era de um candidato independente.Covas …calma !!, como não sou budista ou kardecista, portanto não cogito a possibilidade de reencarnações , havia a possibilidade do Serra.Não estou brincando…. é , talvez , a única concordância que tive com José Dirceu , que já disse : “Serra jamais será presidente , é muito independente , não permitirão”. Serra teria chance , mas um Serra sem marqueteiros , sem arreios , um Serra-Serra , se é que ele ainda conseguiria ser – em campanha -quem se preparou para ser.Impressões.
Deus do céu. O Serra perdeu para 2 postes. Dilma em 2010 e Hadad em 2012.
O Serra está acabado para cargos no executivo.
Se bobear ele perde a eleição para o “dispostos” e vendendo “vigor” Suplicy